Stalingrado

Stalingrado Vassili Grossman

Resenhas - Stalingrad

Gislene62 16/03/2024

Nosso Gerra é paz do Século XX
Vassili Grossman nos permite ter uma visão diferente dessa importante batalha. Vivenciando, através dos seus personagens, o interior da guerra. Medos, expectativas e agruras da batalha nos são repassados. Obra primorosa, clássico da literatura de guerra. transforma o terror da guerra em arte. Sigamos para Vida e Destino..

Valéria Cristina 27/10/2023

"Guerra e Paz" do século XX
Este é um livro poderoso. Juntamente com “Vida e Destino” forma o que foi considerado pela crítica o “Guerra e Paz” do século XX.

A história se desenvolve na Rússia e na Europa e constitui uma narrativa intensa dos eventos que envolveram a decisiva Batalha de Stalingrado. Grossman não se detém apenas no teatro de guerra, no campo de batalha, nas trincheiras, mas sua narração se expande para o impacto da guerra na vida da população russa.

A protagonista principal é a família Chápochnikova e por meio de suas histórias percebemos a enorme tragédia que constituiu o combate. O destino dessas personagens nos envolve e faz com que nos transportemos para as décadas nefastas da Segunda Guerra Mundial. Sentimentos e emoções são explorados de forma magistral.

Por meio do conhecimento do esforço de guerra, do incessante trabalho nas minas de carvão e nas fábricas vemos a coragem e a determinação de todo um povo, de todo um país em defesa de sua liberdade e soberania.

O amor pela Rússia, a força de sua população, as descrições maravilhosas da estepe, tudo isso pode ser visto nesse livro excepcional. Também há uma das melhores análises do caráter de Hitler que já li, bem como de suas motivações.

Ainda, as diversas notas explicativas são muito importantes para a total apreensão dos eventos que são descritos.

Vasily Semyonovich Grossman, pseudônimo de Iosif Solomonovich Grossman, foi um proeminente escritor e jornalista soviético. Sua principal obra é Vida e Destino, considerada uma das mais importantes do século XX. No Brasil, pode ser encontrada também a tradução de muitos de seus artigos publicados no Estrela Vermelha, órgão do Exército soviético, durante a II Guerra, sob o título Um Escritor na Guerra.

Daiane316 23/10/2023

"Por uma causa justa"
Esse ano, eu tive a sorte de ler duas maravilhas do Grossman, o vida e destino e essa maravilha que antecede ele, Stalingrado. Vassili, foi um correspondente de guerra, e acompanhou de perto, os horrores aqui vivenciados por personagens magníficos em tons de cinza; Ele transmite com propriedade, todo o sofrimento causado pelos combates, deixando-nos com um gosto amargo das barbáries, e no entanto, há a força que uma prosa única e cheia de beleza pode proporcionar. Eu não conseguiria nem em sonhos resenhar essas obras. Mas nessas linhas, eu afirmo que seus livros possuem beleza, dor, contemplação, força e humanidade. Verdadeiras obras-primas carregadas de conhecimento de um período sombrio da nossa história. Ambos, tanto Stalingrado, quanto o Vida e destino, podem ser lidos de forma independente e sem moderação.
Gleidson 24/10/2023minha estante
Acho que inveja no meio literário não é pecado. Portanto, sim, tenho inveja de vc. Vida e Destino eu tenho, mas essa preciosidade aí ainda não comprei pq tá o olho da cara. ?

Daiane316 24/10/2023minha estante
Hahahaha super compreensível, tá demais o preço. Tive que apelar pelo livro digital, embora o preço esteja tb meio salgado. Mas compensou.
Logo uma promoção, aparece!!