A Ciência e a Questão Vital da Revolução

A Ciência e a Questão Vital da Revolução Mikhail Bakunin

Resenhas - A Ciência e a Questão Vital da Revolução

Ronaldo Thomé 08/11/2018

A Ciência e a Questão Vital da Revolução
Bakunin é um verdadeiro petardo nas ciências sociais do século XIX e, de certa forma, ele permanece como um dos grandes teóricos da época, com seu pensamento radical e inflamado; no entanto, aqui, Mikhail nos oferece uma face muito mais polida e refinada, baseado em argumentos filosóficos muito interessantes, bastante sólidos. Aqui, ele detalha sua visão de mundo sobre o ciclo de revolução e poder que pontuou os principais processos revolucionários da História (as Revoluções socialistas do século XX provaram que ele estava certo). Faz, também, uma crítica bastante interessante sobre o papel da ciência: ela precisa ser totalmente livre do pensamento ideológico e baseada na realidade (aparentemente, uma crítica ao darwinismo social, ao positivismo e boa parte do marxismo). Embora Mikhail Bakunin seja, em grande parte, um teórico muito radical, em especial no que concerne à violência das primeiras ondas anarquistas, é impossível deixar de reconhecer seu valor como crítico visionário, cujo pensamento atravessa o tempo, sendo válido até hoje.

Indicado para: conhecermos melhor a estrutura do anarquismo, seus objetivos e ideias.

Nota: 10,0 de 10,0.