O Voo da Vespa

O Voo da Vespa Ken Follett
Ken Follett




Resenhas - O Vôo da Vespa


89 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Jéssica | @jehbreda 03/08/2023

Suspense, espionagem e 2* Guerra Mundial
Aquela leitura sobre a Segunda Guerra como plano de fundo de um livro sobre espionagem, amizade, Dinamarqueses e como sempre, com um vilão que acha que está lutando para ?purificar? a população.

Essa leitura parecia grande no início, mas cada parte passou voando. Os ?capítulos? vão sendo contando de acordo com o que acontece com cada personagem, ou seja, você decora o livro até voltar para o personagem que está no meio de mais ação.

Há bastante partes técnicas sobre como é voar e como consertar maquinários e aeronaves que confesso que fiz uma leitura mais ?dinâmica?, mas certamente pela teoria da pra pegar um monomotor e dar um volta por aí depois dessas aulas!

Os personagens principais são fáceis de se apegar, principalmente Harald e Karen, nossos dois jovens guerreiros louco.
comentários(0)comente



Andre.Vieira 18/04/2022

Mais outra PERFEIÇÃO de FOLLETT
Ah como eu amo do fundo do meu coração os livros de Follett. Disparado meu autor favorito (Dan Brown não fique com ciúme que você está no páreo ?).
Depois de lê "As espiãs do dia D", "Tripla Espionagem", "O homem de São Petesburgo", "O Buraco da Agulha", esse aqui "O Voo da Vespa" se tornou o quinto livro dele que eu li. E como sempre, como de praxe, que put@ livraço f0d@ do c@ralh0 meus irmãos e irmãs ??????????????????????????????????
Esse livro poderia ter uma continuação. Follet poderia escrever como foi o desempenho dessa nova resistência Dinamarquesa. Please Sir Follett, I've never ask you anything ??????????????????????
Minha nota para esse livro é 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
comentários(0)comente



Fernanda3335 16/01/2022

Um ótimo livro, leitura fácil e fluida. Uma história de resistência ao nazismo, bem interessante mas bem aflitiva. Fiquei tensa o livro todo
comentários(0)comente



Gabriel1994 11/01/2024

Para Além da Dinamarca...
O Vôo da Vespa é mais um livro que concluo do mestre Ken Follett, autor favoritadíssimo na minha estante!

Nessa história veremos a Alemanha Nazista invadindo a Dinamarca e dominando o país sem a necessidade de usar força bruta. O que muda completamente a realidade dos dinamarqueses.

Na Inglaterra, Hermia Mount, uma analista de vivência dinamarquesa do MI6 é incumbida de criar uma força tarefa de espionagem na Dinamarca com o objetivo de neutralizar informações sobre um potente radar chamado Freya que está fazendo com que os Alemães tenham vantagem contra os bombardeiros Ingleses.

As coisas pareciam ir muito bem e em ordem, quando Peter Flemming, um policial dinamarquês determinado a subir na hierarquia e conquistar a confiança dos alemães, entra em ação investigando o tal grupo de espionagem e buscando interceptá-los.

Com abates, quedas, frustrações e reviravoltas. O jovem Harald Olufsen, cunhado de Hermia, é recrutado como membro do grupo de espionagem e tem uma missão de extrema importância que fará com que o jovem dinamarquês seja capaz de cruzar o mar em direção a Inglaterra em um Hornet Moth para completar com êxito a missão e colocar os Ingleses a par das informações e estratégias alemãs, conseguindo entrar em vantagem.

---

Adorei a história e a maneira como Ken Follett trabalhou a narrativa. Sempre muito fluido, dinâmico e introduzindo o leitor a uma leitura, no mínimo, cinematográfica. Foi de uma imersão super convidativa e satisfatória essa leitura!

Gostei muito dos personagens, torci por Poul Kirke, Arne Olufsen, Jen Toksvig, sem me dar conta do destino que a Guerra reservaria para eles nessa história. Me envolvi e gostei de ter me entretido ao máximo com esse livro. O audacioso, esperto e inteligente, entendedor de motores e máquinas, Harald Olufsen. Sua paixonite por Karen, o amor inseparável de Arne e Hermia, as consequências e desafios da Guerra...

Todos esses detalhes e muitos outros que escaparam dessa resenha, contribuíram para uma grata experiência de leitura.

Recomendo muito esse livro e outras obras do autor! Muito bom mesmo!

Leiam!

Ken Follett, certamente, é um dos melhores, senão o melhor, no gênero de Romance Histórico e Espionagem!!!
Andre.Vieira 16/01/2024minha estante
Livraço!!!




Carlos531 07/02/2023

Um thriller empolgante
O Voo da Vespa , outro thriller de Ken Follett, também retratando a segunda gerra mundial, e como é do seu estilo, mistura ficção com fatos reais. Uma história que se passa na Dinamarca durante a invasão dos nazistas alemães e a atuação da resistência de alguns dinamarqueses. Há também referência ao colaboracionismo que houve na Dinamarca o que também aconteceu em outros países tais como na França, Áustria e outros. É uma boa leitura com trechos realmente empolgantes e divertidos prendendo nossa atenção do começo ao fim. Os aficionados neste tipo de leitura não devem deixar de ler, é muito bom.
comentários(0)comente



Matheus 26/03/2013

O Vôo de Follett
O Vôo da Vespa foi o primeiro livro que eu li do Ken Follett. Eu sempre compro dois livros do mesmo autor quando pretendo conhecê-lo, pois, todo autor merece uma segunda chance antecipadamente.

Eu comecei o livro desconfiado e com um pé atrás, pois sou um medievalista fanático e nunca havia lido um romance de espionagem contemporânea antes. Talvez por isso a experiência tenha se demonstrado ainda mais fascinante.

Eu li as 450 páginas do livro em três noites, mas, se pudesse, teria lido de uma só vez. Eu não conseguia me separar do livro. Pensando agora, depois de baixado a febre pelo livro, a história contada não tem nada de tão espetacular, porém a narrativa fluida e direta do mestre Follet quase nos obriga a ler o próximo capítulo.

A trama é extremamente equilibrada e surpreendente. Todos os personagens possuem um lado humano individual palpável, porém são conduzidos com realismo pelo contexto de guerra, medo e revolução, por isto estão em constante movimentação e conflito. A reconstituição histórica do cenário é de uma precisão assombrosa, com destaque para o conhecimento técnico do autor pelas aeronaves. O autor simplesmente te arrasta para o cockpit do avião e, sabe-se lá como, te faz sentir cada curva que a nave faz no ar, deslizando suavemente pelas nuvens, sentindo o vento gelado na cara.

Um dos melhores livros que li na vida. Se o restante da bibliografia do autor for do mesmo nível, Ken Follett acaba de somar mais um fã de carteirinha à sua lista.
Ivana 15/07/2020minha estante
Você deve ler Os Pilares da Terra... é medievalista, maravilhoso . Sou viciada no Ken Follett




Spy Books Brasil 02/03/2024

A história flui rápida e a tensão se mantém ao longo de toda a história
O Voo da Vespa mistura espionagem e feitos heróicos no início da Segunda Guerra Mundial, desta vez na Dinamarca.

A trama – Follett nos coloca na história na Inglaterra, no início de 1941. A Alemanha dominou a europa ocidental praticamente inteira e o Norte da África. Sem um ponto no continente em que possa concentrar tropas terrestres, a Inglaterra – única nação de pé no combate aos nazistas – concentra seu esforço de guerra nos bombardeios aéreos a alvos alemães.

A Royal Air Force, porém, enfrenta um problema: os caças da Luftwaffe – a força aérea alemã – estão dizimando os bombardeiros britânicos. Nesse ritmo, a RAF em breve não terá mais aeronaves para seguir com a única frente de batalha que resta aos britânicos.

Depois de interceptar e decifrar uma troca de comunicação alemã, o MI6, o serviço secreto britânico, desconfia que o sucesso dos alemães se deva a algum novo sistema de radar instalado na Dinamarca. Hermia Mount, chefe da divisão dinamarquesa do MI6 aciona sua rede para tentar descobrir que novo equipamento é esse e uma forma de burlá-lo.

As protagonistas – Como é comum na obra de Follett, o autor inicia lançando várias personagens com potencial para herói. De saída, porém, percebemos que um forte candidato é Harald Olufsen, um jovem dinamarquês de 18 anos com uma aptidão extraordinária para a engenharia.

Filho de um pastor luterano, ele nasceu e cresceu na ilha de Sande, onde os alemães construíram uma base secreta. Seu irmão, Arne, dez anos mais velho do que ele, é piloto da Força Aérea dinamarquesa, que está impedida de voar pelos alemães. Harald vive o presente revoltado com a capitulação sem resistência de seu país, e com a simpatia pelos nazistas demonstrada por parte da elite governante do país. Contribuem para esse sentimento o desaparecimento de uma tia sua que vivia em Hamburgo e era casada com um médico judeu. Harald odeia os antissemitas. Um de seus melhores amigos na escola é judeu, filho de um banqueiro poderoso na Dinamarca. Harald vai acabar conhecendo a irmã desse colega, Karen, por quem vai desenvolver uma paixão platônica.

A segunda candidata a heroína é Hermia Mount, a chefe da divisão do MI6 dedicada à Dinamarca. Filha de um diplomata britânico, Hermia cresceu no país nórdico e é fluente em dinamarquês. Ela vivia em Copenhagen antes de ser evacuada com todos os diplomatas britânicos, logo após a invasão alemã. É noiva de Arne Olufsen, o irmão de Harald, e foi dela a ideia de organizar uma rede de espionagem em território dinamarquês, chamada Vigilantes da Noite. Assim que os ingleses desconfiam da existência de um novo radar em solo dinamarquês, ela é chamada a colocar sua rede em operação para tentar descobrir a localização do equipamento.

O vilão - Também, como é comum nos livros de Follett, o vilão nos é apresentado desde os primeiros capítulos. Desta vez, a surpresa é o fato de ele não ser um oficial alemão, como seria de se esperar, mas sim um jovem policial dinamarquês.

Peter Flemming é originário da mesma ilha de Sande. Estudou com Arne Olufsen e são da mesma idade. As duas famílias têm uma rivalidade antiga, desde que o pastor Olufsen atacabou publicamente Axel, pai de Peter e dono do hotel da ilha, por sonegar impostos.

Revoltado com a estrutura da sociedade dinamarquesa, Flemming se sente inferiorizado frente às elites intelectuais de seu país. Recentemente, um acidente de carro provocado por um jovem rico e embrigado deixou a mulher dele, Inge, catatônica. A princípio, Peter se recusa a deixá-la, mas passa a viver dividido entre a obrigação de se manter fiel a Inge e o desejo por sua parceira na polícia, Tilde Jespersen.

Com tantas frustrações reprimidas e ressentido, ele enxerga na ordem nazista um caminho para a reordenação do mundo. Passa, então, a usurpar seu poder como policial para agradar aos invasores nazistas.

A vilânia dele vai se consolidar apenas no capítulo 16, numa aula de Follet sobre como suar a simbologia e o subtexto para marcar, sem dizer diretamente, a transformação sem volta de uma personagem. O famoso show, don't tell dos cânones de escrita criativa.

Recomendação de leitura

Escrito em 2002, O Voo da Vespa se baseia livremente numa história real de dois irmãos que, para fugir da Dinamarca ocupada, em 1941, cruzaram o Mar do Norte a bordo de um bimotor feito de madeira e tecido. Era uma viagem extremamente arriscada. Follett, porém, criou uma história original a partir dessa inspiração.

É possível notar a maturidade do autor neste livro, em comparação com sua obra anterior, especialmente no tocante às cenas quentes de sexo, sobre as quais comentamos na resenha de Noite sobre as Águas. Sem os excessos desnecessários dessas cenas tórridas, a história flui rápida e a tensão se mantém ao longo de toda a história. Acho uma leitura imperdível para apaixonados pelo tema da espionagem na época da Segunda Guerra Mundial.

site: spybooksbrasil.wordpress.com
comentários(0)comente



Antunes 26/10/2023

Os destemidos heróis anônimos
A segunda guerra mundial, talvez tenha sido o último grande momento onde o mundo todo se uniu para acabar com o mal absoluto. Naquele contexto, pessoas comuns e sem qualquer condição de luta chamaram a responsabilidade para si e elevaram-se contra esse mal.

Nesse contexto Follet nos trás a história fictícia (mas que poderiam realmente existir) de personagens lindamente desenvolvidos, que tiveram atos de bravura incomensuráveis. Harald e Karen são alguns dos personagens melhores escritos dos romances com histórias soltas do autor.
Diferentemente do "Homem de São Petesburgo", por exemplo que li recentemente, nesse aqui você se importa e muito com os personagens e torce demais pela vitória deles na empreitada.
Existem algumas coisas mínimas que ficaram sem muita explicação (como a retirada abrupta dos demais estudantes da escola de Harald, ele saiu e os caras sumiram junto) mas nada que atrapalhe em absoluto o andamento da história.
O momento onde o "voo da vespa" acontece é simplesmente eletrizante, digno dos filmes de espionagem dos anos 70!!! Um petardo!!

???? fácil fácil!!!

Depois da minha leve decepção com o autor, ele retorna nas leituras chutando tudo com esse livraço!!!
comentários(0)comente



Dijair Antonino 04/04/2022

De tirar o fôlego
Para quem já leu a trilogia "o século " vai achar esse livro muito mais rápido e envolvente. Com mocinhos e vilões bem claros, fica fácil torcer e se envolver na história. Sem contar que você conhece a Dinamarca sem sair de casa.
comentários(0)comente



Francieli Vieira 06/04/2021

Adorei
Esse livro me prendeu do início ao fim. Gostaria que não acabasse tão rápido. Tem uma leitura gostosa tranquila com aventuras.
comentários(0)comente



Priscila 29/05/2022

Capítulos que prendem até o final
Mais uma vez Ken Follett me tirou o fôlego e me deixou com vontade de ler tudo o que ele escreve (ainda vou bater essa meta!).

Essa emocionante aventura é livremente baseada num evento real, onde dois jovens decidem escapar da Dinamarca ocupada pelos alemães a bordo de um avião bimotor feito de madeira e tecido.

O Follett como sempre combina elementos de histórias reais com ficção, numa aventura incrível, dessas que a gente só pode parar quando termina!
Andre.Vieira 30/05/2022minha estante
Eu também tenho essa meta de ler tudo dele kkkkkkk
Esse livro deu espaço para ter uma continuação. Seria bom se Follett escrevesse.




Magasoares 24/09/2022

O Voo da Vespa
Mais outro livro espetacular de Ken Follet. Ken consegue colocar espionagens e romance de um jeito que só ele consegue fazer. E que perfeição!! Você quando começa a ler os livros dele, não consegue parar enquanto não chega o final.
RECOMENDO MUITO??
comentários(0)comente



WallanS 19/11/2009

Achei o livro legalzinho, mas nada extraordinario. Abaixo do que esperava.
comentários(0)comente



Duda 17/05/2021

Quero ler TUDO que Ken Follett escreve
Eu realmente não sei como fazer a resenha desse livro. Ele é incrível, bem escrito, bem desenvolvido, tenso, apaixonante... Nos desperta vários sentimentos, tanto para o bem quanto para o mal. Temos os bondosos irmãos Harald e Arne Olufsen, ao mesmo tempo que temos o odioso Peter Flamming, mas todos corajosos e lutando pelo o que acreditam e julgam ser o certo (mesmo quando o certo é apenas em detrimento próprio).
É lindo ver o amadurecimento dos personagens à medida que a história se desenvolve e, como diz nas primeiras páginas, parte do que nos é relatado, de fato aconteceu. E aí me peguei tentando descobrir o que era verdadeiro e ficava "Meu Deus, será que isso aconteceu? Será que foi assim?" e, quando chegamos na última página, na conclusão, tudo o que se passou, valeu a pena; todo o sofrimento, mortes, lágrimas, tudo isso não foi em vão.
É diferente dos livros que normalmente lemos sobre a Segunda Guerra Mundial, pois mostra um lado que não é normalmente contado, já que a maioria dos livros foca no Holocausto e nas suas vítimas, não temos muitas chances de ver o lado político e engenhoso da coisa - e foi algo que eu gostei muito, pois não estava acostumada e comecei a admirar mais ainda aqueles que resistiam às ocupações nazistas alemãs.
Esse foi meu segundo livro do Ken Follett e com certeza pretendo ler tudo o que ele escreve!
comentários(0)comente



Martony.Demes 26/03/2024

O livro aborda um contexto da segunda guerra mundial, por meio de uma ficção bem interessante. Contudo, não me agradou tanto quanto o buraco da agulha.
Nota: 3
comentários(0)comente



89 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR