A Cruz e o Crepúsculo

A Cruz e o Crepúsculo Beth Felker Jones

Resenhas - A Cruz e o Crepúsculo

Mia Fernandes 04/05/2020

“As histórias que amamos têm poder. Elas mudam nossa vida.”
Eu tinha este livro na minha instante a muito tempo, ele estava literalmente comendo poeira. Até que decidi fazer uma limpa nos meus livros e separar alguns para doar, e ele, entrou na roda. Mas, antes de passar adiante eu tinha que ler, né? E ainda bem que eu esperei passar todo aquele alvoroço em torno que foi a onda de Crepúsculo.

“As histórias que amamos têm poder. Elas mudam nossa vida.”

Se eu tivesse lido naquela época auge, com toda certeza a minha opinião teria sido bem mais negativa. A Cruz e o Crepúsculo tenta mostrar a obra de Sra. Meyer sob o prisma cristão, comparando as escolhas da protagonista de deixar de ser humana para virar uma vampira, com os conceitos da bíblia.

O mundo dos vampiros sempre mexeu com o imaginário feminino. E os Cullens, vampiros vegetarianos e perfeitos são o supra sumo dos sonhos das adolescentes. Quem é que nunca sonhou com Edward? Se não, quem não quis ficar ao lado dos lobos, ganhar um abraço quente do fofo Jacob Black?De um lado tínhamos figuras masculinas fortes e másculas e do outro aquela protagonista comum e sem graça.

E repito a pergunta: Em algum momento você já se imaginou como a Bella? Teve o seu dia onde tudo dá errado? Bem, eu já tive os meus e ainda sou TeamJacob.
A professora de teologia Beth Felker Jones quis entender o furor que foi a Saga Crepúsculo. E tenho que dar um crédito positivo a ela, a autora realmente leu os quatro livros. E em cada capítulo, ela fala sobre a evolução dos personagens culminando até o final da saga.

Beth tenta mostrar o quanto Bella é forte, mesmo se considerando fraca. E o quanto sua dependência ao Edward mudou totalmente sua vida. Em cada final de capítulo, ela apresenta algumas perguntar para pensar melhor sob o prisma cristão.

“Porque o amor que sentem um pelo outro os consome. Bella e Edward ficam vulneráveis, passíveis de serem destruídos. Um arrisca morrer pelo outro.”

“A Cruz e o Crepúsculo” não chegou a ser maçante. Algumas considerações da autora fazem parte da minha opinião sobre a Saga. As citações da bíblia foram muito bem introduzidas, principalmente na questão de Bella transformar Ed em seu mundo. Ela levanta questões que servem para discutir com grupos de amigos as escolhas dos personagens. Faz refletir e discutir sobre uma saga que teve o seu auge, mas que nunca vai ser esquecida. Vida longa aos Cullens!

xoxo
mia fernandes.

Isa 21/12/2014

Completamente desnecessário
Ao menos pra mim, que sou fã da saga, este é um daqueles livros que da vontade de não terminar de ler. Bem, ela diz em 'desvendar as mensagens ocultas da Saga', mas pra mim ela não revelou nada que eu não sabia. Na verdade, ao meu ver, ela simplesmente pega toda a história de Meyer e fala o que o que deve ser feito e o que não deve, seguindo o Cristianismo. Isso pode ser observado em: "Bella Swan acreditava que tudo que precisava para ser feliz era Edward. Mas tudo o que precisamos é Deus". Beth Jones busca 'explicar' vários temas cristãos comparando ao que acontece nos livros da saga. Afirmando indiretamente, assim, que tudo o que acontece no mundo de Crepúsculo é um tremendo pecado.Talvez ela estivesse apenas querendo argumentar que a verdadeira felicidade está somente em Deus, mas, francamente, não era preciso fazer um livro criticando um fenômeno mundial para atingir esse objetivo. Acho que Beth Jones ainda não entendeu que a religião dela é diferente da religião de Stephenie Meyer e, principalmente, que a Saga Crepúsculo é uma FICÇÃO. Comparar religião com um livro de ficção é realmente uma coisa lastimável. Talvez seria bom para os pais lerem esse livro, para entenderem o universo de Crepúsculo e o por quê dos seus filhos gostarem tanto dele. Ou talvez esse livro sirva como um manual de como 'viver a sua vida a fim de glorificar a Deus'. Pra mim particularmente, até agora, não serviu de nada ter lido.
Patrícia 25/05/2018minha estante
Nossa existe livro assim?!! Estou surpresa e concordo com o que você disse, tem somente uma unica frase no seu comentário que não entendi, " [...]viver a sua vida a fim de glorificar a Deus [..]"; não quero provocar polemica gostaria de saber se essa é a sua opinião sobre a escritora porque geralmente as pessoas pegam frases desse tipo e fala asneiras do tipo 'você não é cristão?' e coisas do tipo.

Isa 31/05/2018minha estante
Essa é minha opinião sobre o livro, não conheço a escritora ou outros livros dela. Mas, ao meu ver, é essa a mensagem que ela quer passar.

Michele Bueno 12/08/2010

"Não dianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta"
Sabe quando uma pessoa perde a oportunidade de ficar calada? Pois bem, Beth Felker Jones perdeu uma ótima.

O livro é tão moralista que chega a ser falso. Quase desisti.

Mas enfim, o livro é bom pra quem quer ler alguma coisa rápida, e ótimo pra quem quer sentir algum tipo de revolta.
Débora Paes 22/10/2010minha estante
Eu abandonei.

"A forma como ela passa a mensagem de Deus é tragável, apesar das repetições que são massacrantes. Não vou entrar no mérito de como ela descreve um "cristão verdadeiro", porque provavelmente eu terminaria dizendo que entendo o motivo de tantas pessoas largarem a Igreja."

E isso acontece logo de cara, comecei a ler o livro e a perceber o padrão de cristão. Provavelmente ela deveria estar revoltada pq as filhas gostam da Saga.

Logo vou terminar de ler para postar algo e provavelmente, não vai ser diferente do q vc postou.

Milla 18/01/2013minha estante
Sou cristã, mas infelizmente preciso concordar com você.
Provavelmente ela nao entendeu o que realmente é a historia de Edward e Bella. Foi medíocre essa atitude de comparar o livro com o cristianismo. Ela perdeu uma otima oportunidade de ficar quieta mesmo!!!

Dica de Amigas 29/05/2010

Interessante
Não vou falar muito sobre o livro, pois como perceberam ele não é um romance. É um livro onde uma professora de teologia na Wheaton University, em Illinois, Estados Unidos, nos aponta detalhes que deixamos de ver na Saga Crepúsculo.
No inicio, achei a leitura um pouco cansativa, mas como não gosto de desistir de livros, resolvi ir até o fim. O livro começou a me prender e eu comecei a entender sobre o que a autora quis nos mostrar.
Muitos adolescentes gostam de sonhar, abandonando o mundo real e Meyer criou o mundo perfeito, onde os vampiros – que já eram famosos por serem sedutores, – entram de uma forma mais romântica e perfeita. Edward é um “garoto” perfeito e dos sonhos de qualquer garota, com sua força, velocidade, beleza e principalmente sua generosidade. Para completar, o romance proibido entre uma humana e um vampiro é sempre intrigante.
Bella é a típica garota que quer manter afastada dos “holofotes” e gosta de ficar sozinha em seu mundo. Sempre teve que cuidar de sua mãe em papeis invertidos de mãe e filha, deixando de lado sua infância e quando vem morar com o pai, ela começa a cuidar dele também.
Beth aponta como Bella é forte, mas não sabe disso. Bella ao mesmo tempo que atrai perigos em sua vida, tem sua força, maior do que qualquer outra adolescente. Mas a partir do momento que Edward entra em sua vida, Bella se torna fraca, vivendo sempre tendo que ser protegida. Tudo passa a girar em torno dele. Beth nos mostra o quanto Edward se torna um monstro também, quando ele tenta impedir Bella de ir até Jacob, seu melhor amigo, mostrando que Edward às vezes não é tão perfeito.
Ela também aponta detalhes sobre o casamento perfeito, filhos, famílias e assuntos que acontecem no decorrer do livro, fazendo comparações com passagens da bíblia. No fim de cada capitulo, existem perguntas para você fazer a si mesma e ver o quanto o universo de Meyer mexeu com você e sua vida.
Se você ficou totalmente intrigada com o motivo da Saga Crepúsculo mexer tanto com você, eu recomendo a leitura do livro A cruz e o Crepúsculo. =)

Carla Ferreira
Quer saber mais? Visite o Dica de Amigas: http://dicadeamigas.blogspot.com/
Jhonson 06/08/2012minha estante
achei esse livro muito ruim, nem me dei ao trabalho de terminalo.