Sinfonia Minas Gerais: a vida e a literatura de João Guimarães Rosa

Sinfonia Minas Gerais: a vida e a literatura de João Guimarães Rosa João Guimarães Rosa

Resenhas - Sinfonia Minas Gerais

Dênia Andrade 02/01/2019

O livro não traduz o tamanho e a importância do Rosa e de sua obra.
O livro parece um monte de recortes de outros livros. Isso torna a escrita cansativa. Não é ainda uma biografia digna de Guimarães Rosa. Ainda assim acredito que seja um livro que deva ser lido, pois traz, em uma única obra, fatos importantes da vida do autor.

Demas 09/11/2011

Ainda não é a grande biografia que Guimarães Rosa merece
"Sinfonia Minas Gerais" é uma espécie de colagem de trechos de cartas, de memórias já publicadas em livros por amigos de Guimarães Rosa. O autor, na verdade, fez um grande trabalho de pesquisa bibliográfica, pinçou o que achou significante e transcreveu para seu livro. Assim, essa biografia está cheia de coisas curiosas (é inegável), mas não consegue traçar um retrato consistente da vida do grande escritor de "Grande sertão: veredas". Por exemplo: não se comenta por que e em que momento Rosa decidiu abandonar a Medicina para abraçar a Diplomacia. Também fiquei perdido, Em muitos momentos, com relação às datas dos depoimentos transcritos. Mais um detalhe: o prólogo - em que o autor Alaor Barbosa descreve seus encontros com Guimarães Rosa - é desnecessariamente longo (46 páginas), com poucas informações relevantes e muito confete em cima da "amizade" entre os dois escritores.
Sérgio S. 30/08/2018minha estante
Não há dúvida que Alaor Barbosa é um grande escritor. Esta biografia de JGR é prova disso: a leitura é agradável. Concordo que o trabalho é ainda muito superficial e deixa inúmeras dúvidas a respeito da vida do escritor mineiro. Parte disso se deve às dificuldades do autor junto à família, que inclusive controla a vida do escritor a ferro e fogo, impedindo o acesso de estudiosos. Alaor foi muito prejudicado pela filha de JGR e pela própria editora Nova Fronteira, que o processaram por conta desse livro. Vale como uma única possibilidade de chegar o mais próximo possível desse grande escritor. Mas ainda falta uma grande biografia dele.

Dênia Andrade 02/01/2019minha estante
Tive a mesma sensação ao ler. A biografia deixou a desejar, mas é um livro que, na minha opinião, deve ser lido pelo tipo de informação que traz.