A maldição

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Nick 03/07/2023

Nem bem comprei esse livro é já passei ele na frente de todos os outros da lista haha.. Quem nunca, não é mesmo?!
A verdade é que já estava de olho nele a um bom tempo, e criei altas expectativas sobre a premissa do livro, porém não foi exatamente como imaginava.
O livro é sim muito bom, o começo é bem parado, mas após a metade do livro as coisas se desenrolam muito e você não quer largar até saber como vai acabar.
Além do sobrenatural, o autor inclui temas como preconceito, senso de justiça, consequências e decisões.
O final é um ponto alto do livro, mas não vou dizer mais nada pra não correr o risco de acabar dando um spoiler.
E pra quem tem medo de livros de terror, pode ficar tranquilo que aqui King não pesou em nada a mão.

vits_maria 03/07/2023

A infelicidade anseia por companhia
Stephen King é um dos melhores autores quando se trata de descrever o que há de ruim na natureza humana e nesse livro não foi diferente.

A gente vê o personagem principal desenvolvendo isso e o final é surpreendente (King sabe escrever finais bons sim!)

Estou perplexa e fascinada pela história... nunca achei que leria um capítulo de vinte páginas de uma só vez e isso aconteceu nesse livro (o capítulo da história de Ginelli. Quem sabe, sabe.)

História incrível. Cada dia que passa e cada livro que eu leio eu viro mais fã do King.

Tawan.Cesar 03/07/2023

Porque é assim que tem que ser...
Foi uma ótima leitura, a história nos prende e possui bons momentos frenéticos graças ao melhor personagem do livro na minha opinião, o mafioso Ginelli.

O final é satisfatório, apesar de em determinado momento você já ter uma ideia do que vai acontecer, é um pouco previsível.

Gabriel 02/07/2023

Meio nada
Tinha certa curiosidade com essa história, mas acabei não curtindo muito. Demorei bastante para ler e no fim não curti a narrativa.

Gii.assis 30/06/2023

Simplesmente incrível ?
Típico do King!!
Traz várias reflexões sobre o caráter humano e até onde o homem pode chegar pra conseguir algo, além de deixar bem claro que pra TUDO tem um preço ?
Linguagem fácil e envolvente, rápido de ler. História super diferente e bem elaborada, sensacional. ???
Emyllaynny.Freitas 30/06/2023minha estante

eu amooo ???

Jorisdana 01/07/2023minha estante
Amoooo

escorpimonia 19/06/2023

Fiquei muito curiosa para ler essa obra do Mestre por causa do tema.
O livro é muito legal e desenrola bastante rápido até. Não me apeguei a nenhum personagem, porém me vi torcendo pelos ciganos haha.

Muito bom.

@karinasouzasm 11/06/2023

A maldição
Mais uma vez King consegue prender nossa atenção com uma estória eletrizante. Somos apresentados à Billy, que após um acidente de trânsito acredita ter sido amaldiçoado.
Simplesmente impossível largar o livro!

Gi 11/06/2023

Superou minhas expectativas
Comecei a ler achando que não seria tão bom quanto os outros livros do King, mas me surpreendeu muito. Não conseguia parar de ler, o final é um pouco previsível mas acho que foi um desfecho muito bom (e meio bizarro ?) pro livro.

GAssika 10/06/2023

King nunca erra?
Mais uma vez fiquei muito envolvida com um livro do King. Não li muitas obras dele até hoje, mas todas as que já li até o momento me despertam o interesse de alguma maneira, e com esse livro não foi diferente. Achei a história muito instigante e posso dizer que achei o final muito condizente com tudo. Não queria parar de ler, e mesmo não exatamente gostando de nenhum personagem, todos são muito interessantes, esse é um dos maiores talentos do King, na minha opinião. Gostei demais!

Duda 08/06/2023

Bom, nao é dos melhores que eu já li do King mas o livro entrega uma boa história. Começo muito arrastado porém, o final é inesperado e bem triste.

Gabriel.Sacramento 07/06/2023

Um livro de Richard Bachman
Um típico livro do pseudônimo, com esse forte senso de movimento (a tensão do nome dos capítulos) e um ritmo mais ágil. Apesar do forte teor sobrenatural, não sei se consigo chamar de terror.

Gosto do humor do livro e adorei a sacada do final.

Leandra9 31/05/2023

Completamente apaixonada
Estava ansiosa demaiss para ler esse livro, com certeza entrou para meu top 3 de livros favoritos do King. Minhas expectativas já eram altas e ele conseguiu superar! Uma história muito envolvente.

Gabriel1994 31/05/2023

A Maldição do Cigano e o Advogado Fanfarrão.
Mais um livro lido do Mestre, Stephen King. A Maldição ou a Maldição do Cigano foi uma leitura muito boa, apesar de seus "poréns".

"Mais magro", foi a frase que mudou completamente a vida do gordaça, Billy Halleck! Um advogado influente, um ótimo pai e um 'enorme' popular cidadão da cidade. Essas alcunhas são todas muito bem atribuídas ao saudoso Halleck.

Em um certo dia, voltando de um passeio com a esposa, Heidi. Sua amada decide lhe fazer um "agrado", enquanto está dirigindo. O que acontece é que esse "agradozinho" resulta em uma distração e consequentemente um inconsequente acidente. Billy Halleck atropela uma senhora cigana que veio, tragicamente, a falecer.

Como eu ressaltei no início, Billy é um cara muito influente, e mediante a esse cenário complicado de acabar promovendo um acidente imprudente que levou a um óbito, ele usará de toda sua relevância e popularidade para contatar seu amigo juiz, Rossington, para dar uma "mãozinha", ajudando com que o advogado seja absolvido em julgamento.

Halleck é levado a tribunal e inocentado desse crime! Na saída do tribunal, um cigano, carcamano, ancião e de nariz carcomido se aproxima do corpulento advogado e diz a frase que mudará todo o curso e o destino de Halleck:

"Mais Magro".

Halleck não leva muito a sério esse contato com aquele estranho senhorzinho. Ele só não contava com a familiaridade daquele velho cigano com a vítima e o poder de maldição que uma frase provida de um cigano com bagagem e sede de justiça pode causar-lhe... Mas isso ele irá descobrir ao longo da trama!

Se tiver alguma cigana lendo essa resenha disposta a testar um negócio, me chama pra conversa. Tô precisando perder uns quilinhos igual ao Halleck, mas... Pensando bem no rumo que ele toma na história é melhor deixar pra lá!

"Mozamigus" antes de carimbar minha opinião nessa resenha, vamos esclarecer uma coisinha: O STEPHEN KING NÃO FOI DESCOBERTO COMO RICHARD BACHMAN, ELE MESMO SE CAGUETOU!! ?. Cara. Ele já estava vendo o sucesso que estava emplacando com o próprio nome e quis "passar a faca" no pseudônimo. Eu li outros livros de Bachman e a narrativa, forma de escrita, desenrolar da história, maneira de explorar os personagens, enfim... É completamente diferente desse livro aqui! A Maldição do Cigano tem TODAS as características de Stephen King. Tem até uma menção dizendo "Ain nossa, isso está parecendo um livro do Stephen King" ?. Vai entender o porquê parece tanto, né King? ?

Portanto... King quis ser descoberto e deu todas as pintas em A Maldição do Cigano.

Gostei muito dessa leitura! É um livro que tem muito a característica do King escritor dos anos 80. Aqui ele está na fase "escritor prodígio" e explora alguns elementos de escrita que vemos nos livros dessa década.
Em A Maldição (Suma deve ter cortado o título na hora de imprimir e deixou... Se foi para não dar "spoiler" do livro no título, que eles cortaram o nome original do livro, parabéns. Adianta de bosta nenhuma, até porque a sinopse ou as 30 primeiras páginas do livro King já apresenta qual que é da história) King já entrega o "grosso" da história de cara! No começo do livro o autor já te serve o caldo do que se trata a trama e você se pergunta "Tá. Ok. E agora???" e é aí que entra o mágico Stephen King. Ele vai trabalhar e explorar a mente do personagem, toda melancolia que a situação em que ele está vivendo reluz, todo drama, neurose, paranóia e a nata mesmo do psicológico de Halleck, King vai desenvolver durante o livro. E até a página 200 é aquele crescimento do personagem durante a história, a ascenção e redenção dele por conta de tudo que a maldição do cigano causou na vida dele...

Só que o King dá uma leve estragada! Pois é... O autor joga TOOODA uma construção de personagem para chegar no momento em que Halleck vai colocar fogo no pavio e se consagrar e do nada ele muda as cartas do jogo e envolve um outro protagonista na história que vai colocar Billy Halleck como um segundo plano e o filho da mãe (que ele realmente é) no fim das contas.

Eu gostei do Ginelli, juro. Eu só não gostei do rumo que o King tomou aqui. Me senti meio "desenganado" quando percebi que o Halleck virou um coadjuvante. Ele teve todo um pique de crescimento em meio a desgraça e o desenrolar do livro para o Ginelli chegar, tomar posse do b.o de Halleck e passar a tomar decisões e contar "histórias do que ele aprontou para safar Billy"????

Pra mim o King cagou aí! Acho que ele chegou na página 200 se compadeceu com o velho cigano achou "bom demais da conta" o destino de Halleck e substituiu o protagonista e finalmente se contentou "Ah, não. Ok. O filho da P da história vai ser o Halleck mesmo" e construiu esse final... As últimas páginas trazem esse lance da covardia e pilantragem das atitudes de Billy e as consequências que ter sido um filho da mãe vacilão causou nele, ele mereceu esse fim! Só acho que o King apelou e abriu um leque de encheção de linguiça quando fez essa troca no meio do rolê e mudou o ritmo do arco principal do personagem.

Isso fez com que começasse a me incomodar e o livro foi decaindo a partir desse ponto. Não foi uma queda drástica no meu conceito, até porque, finalizada a leitura, ainda assim, foi muito boa!

Recomendo muito esse livro!! Essa resenha saiu assim mesmo "resenha resenhando", dane-se. Já peguei intimidade com os livros do King ?.

Digníssimo 4.0 estrelas, leiam A Maldição do Cigano e cuidado, muito cuidado com que tipo de velhinha pode ser a que você passa seu carro por cima...

"MAIS MAGRO...."