O Chalé No Fim do Mundo

O Chalé No Fim do Mundo Paul Tremblay

Resenhas - O Chalé do Fim do Mundo

Erica 24/09/2019

Mas gente!...Que doideira de livro ruim kkkk...aff
É por essas e outras que eu não curto descansar em lugares isolados da civilização sem sinal de vida, cel, wi-fi, segurança ... pra mim as chances de tudo dar certo são as mesmas de dar errado, a premissa dessa história foi bem interessante, o começo foi empolgante mas infelizmente o desenrolar não acompanhou o ritmo inicial.

O livro narra a história de Andrew, Eric e a filha deles de sete anos, que ao tirarem uma semana de descanso em um chalé longe de tudo e de todos recebem uma visita inesperada de estranhos até que “simpáticos” se não fosse a mensagem que eles carregam sobre o fim do mundo e o terrível plano para salva-lo, o problema é que a família tem medo dos estranhos e não concorda com eles, os estranhos querem convencer a família a todo custo de que eles podem evitar o apocalipse e a trama é esse looping, parece que não sai do ponto inicial e os fatos não pareceram fazer o menor sentido.

Sem contar que o livro tem 250 págs. e é dividido em 7 capítulos, a sensação que eu tive é que cada capitulo tinha 100 págs. de tão longo que era, o que pra mim tornou a leitura cansativa, ainda mais considerando os devaneios na história em momentos críticos e tensos pra explicar acontecimentos passados na vida dos personagens, achei isso bem irrelevante e anticlímax.

Eu resolvi dar 2 estrelas porque passado da metade as coisas começam a ficar bem doentias e a trama ganha gás, pois meio que rola uma luta por sobrevivência, porem a ideia principal do livro foi muito mal desenvolvida, lutei bastante pra não abandonar e depois que eu terminei eu deveria ter abandonado rs simplesmente não me agregou em NADA essa leitura.
Alcione13 24/09/2019minha estante
Vixe e são resenhas assim que me fazem desanimar pois Eu ultimamente ando numa ressaca brava estou selecionando bem o que ler

Erica 24/09/2019minha estante
Sabe o "caixa de pássaros" que a galera ficou putaça pelo final que não teve? Esse conseguiu ser pior, a história parte do nada pra lugar nenhum, pensa num vácuo kkkk...juro que eu tentei entender a "essência" do livro

Alcione13 24/09/2019minha estante
Riscado sem choro. E odiei Caixa de pássaros! Nem me fale que odeio livro assim...

Erica 25/09/2019minha estante
Kkkkk to rindo porque eu favoritei Caixa de pássaros, apesar do final brochante, eu realmente gostei daquele livro estranho

Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
Estou lendo e estou na página 105, ainda está ótimo. Fico até com medo.

Erica 25/09/2019minha estante
Fernando vai na fé, meu problema maior foi o "fim", até a pag 150 queria dar 3 estrelas, depois que terminei quis dar 1. Esse livro não foi pra mim rs

Isa Books 25/09/2019minha estante
? muito interessante ver opiniões tão diversas. Particularmente amei esse livro, tocou meu coração.

Erica 25/09/2019minha estante
Isa eu achei o inicio desse livro fantástico, fiquei impactada pelo o que aconteceu com a família depois... mas é só! Acabou o livro daí rs porque após horas lendo o povo continuava com aquela ladainha de ?Só queremos conversar? e quando você descobre o motivo fica a questão ?é verdade ou não é?? . Pensa na minha expectativa? Na minha opinião o autor não soube explicar a própria historia que ele criou.

Isa Books 25/09/2019minha estante
Ou isso ou propositalmente deixar o leitor em uma eterna dúvida kkk

aahhh não!!! Pra mim Capitu e Bentinho é suficiente já. Bateu a cota

Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
Estou adorando, já leu na escuridão da mente e do mesmo autor

Alcione13 25/09/2019minha estante
Acredita que agora vou ler esse livro só para ter uma opinião a respeito porque eu simplesmente adorei na escuridão da mente

Leia mesmo Alcione

Erica 25/09/2019minha estante
Gente vou ler esse Escuridão da mente pra tirar o ranço do autor, curti a sinopse

Alcione13 25/09/2019minha estante
Erica, na escuridão é bem controverso. Eu curti pq pensei bem diferente da ideia.ai me agradou

Fernando estou numa ressaca horrível. Nada desce. Vou tentar

Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
Alcione, não olhei sua estante mas vou indicar no escuro, entendeu, Escuridão da Mente, o delicioso Noturno (Del Toro e Hogan), leve, gostoso e, principalmente diferente. Que História, vai ficar com vontade de ler a sequência (A queda) no mesmo nível, se não for melhor. Fique longe de Noite Eterna, simplesmente terrível, no pior sentido.

Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
Lei Erica, vou ler tb, tenho uma expectativa muito alta para esse livro, a Adriana do canal Redatora de Merda adorou.

Alcione13 25/09/2019minha estante
Escuridão da mente eu curti bem. Vou procurar Noturno. Estou lendo a conta gotas. Tá difícil o negócio

Tatiane Buendía Mantovani 02/10/2019minha estante
Concordo. Acabei de ler e ainda estou wtf?

Erica 02/10/2019minha estante
Tatiane, uma pro meu time rs

A.Paula.Sz 04/10/2019minha estante
Não vou resenhar pq vc falou tudo que eu ia dizer....
Fala sério, nunca fiquri com tanta raiva de um livro como fiquei com esse....
O inicio é muitomais que impressionante... eu só gostaria que o retante da históriafosse tão impre8 quanto...
Juro que fui pesquisar sobre o final pq achei que meu livro tinha vindo incompleto com um capítulo faltando....

Erica 04/10/2019minha estante
Paula pra mim esse livro foi um coito interrompido

Fernando Lafaiete 20/04/2020

O Chalé no Fim do Mundo: O melhor terror de 2019?
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br

Que escolha você faria se soubesse que o fim do mundo está próximo e que você pode salvá-lo desde que tome uma decisão aterradora de assassinar alguém? Uma escolha perturbadora que serve como ponta pé inicial de "O Chalé no Fim do Mundo" do autor Paul Tremblay, lançado em 2019 e vencedor do Bram Stoker Award daquele ano. Como um romance de terror, detentor de um prêmio conceituado e tendo vencido nada mais nada menos que "Outsider" de Stephen King, confesso que esperava muito mais de "O Chalé no Fim do Mundo".

Com uma ambientação que remete a filmes como "Os Estranhos" de 2008 dirigido por Bryan Bertino e "Nós" de Jordan Peele lançado em 2019, a obra de Tremblay nos apresenta uma família passando um tempo em um afastado chalé; sem internet, com apenas seus livros e diversões aleatórias como capturar gafanhotos. Tudo muda quando estranhos portando armas caseiras como foices, aparecem afirmando que precisam adentrar o chalé para que tenham a oportunidade de salvar o mundo. Do lado de dentro uma família assustada sem saber o que fazer. Do lado de fora, pessoas estranhas que fazem afirmações desconexas, que rondam o chalé e que ameaçam adentrá-lo. Com um início interessante, o terror de Paul Tremblay perde força ao apresentar diálogos repetitivos que não chegam a lugar nenhum.

Com diversas referências bíblicas e históricas, "O Chalé no Fim do Mundo" tenta a todo momento nos fazer refletir sobre os sofrimentos alheios e sofre a fé em um Deus que permite tais consternações, nos colocando frente a decisões ilógicas ao longo da vida. "Que tipo de Deus está fazendo tudo isso acontecer?"  - indaga um dos protagonista em determinado momento da narrativa. O desenvolvimento precário dos personagens e dos diversos temas inseridos, transformam o suposto melhor terror de 2019 em uma obra indigesta.

Não posso negar que há alguns momentos interessantes, com sequencias tensas e bem escritas dignas do gênero. Entretanto, o autor parece não saber como sustentar o suspense de sua própria obra, construindo uma narrativa que oscila a todo momento, levando a uma história que caminha para um desfecho confuso, que tenta deixar uma mensagem de união e esperança, mas que só contribui para toda a confusão que é este livro.  Ao terminar de ler "O Chalé no Fim do Mundo", só conseguia pensar: "Quais critérios utilizaram para elegê-lo o melhor romance de terror do ano?"

Sem explicações, com infinitas tentativas de se consolidar como terror, com escolhas equivocadas por parte do autor e com um final decepcionante, o livro da vez é mais um que entra em minha pilha de livros a não se indicar. Gostei de pouquíssimos momentos, não consegui me apegar aos personagens e achei tudo deveras superficial. Todavia,  não posso dizer que me sinto completamente decepcionado. Diante de tantas críticas negativas, esperava algo muito pior do que de fato foi. Já li coisas muito piores e sem sentido que conseguem superar com facilidade o terrorzinho de Paul Tremblay ("A Febre" e "Piano Vermelho" mandam lembranças!). E fica a grande questão... "O Chalé no Fim do Mundo" mereceu ganhar o Bram Stoker Award? Ainda preciso dizer algo mais sobre o que penso a respeito?

PS. O prêmio Bram Stoker sempre premia os livros do ano anterior.
ROBERTO468 20/04/2020minha estante
POXA, comecei a ler a resenha e pensei, meu Deus, vou amar esse livro, mas pelo jeito não é tão legal, ainda me sinto curioso e tentado a ler, adoro livros que mesclam o real com metáforas e analogias, sabe, livros que me faz criar teorias e mais teorias.

ROBERTO468 20/04/2020minha estante
obs: Gosto bastante do filme Nós e Os estranhos, devido a isso me sinto tentado a ler, mesmo que seja ruim kkkk

Flávia Pasqualin 20/04/2020minha estante
Eu gostei da parte que os visitantes chegam portando suas ferramentas, mas no geral a história não sai do lugar, né?

Fernando Lafaiete 20/04/2020minha estante
Então Junior... pode ser que você goste. Eu também adoro os filmes que eu citei; mas esse livro é muito fraquinho.

Fernando Lafaiete 20/04/2020minha estante
Pois é Flávia... eu gostei de algumas partes. O começo é legal e me deixou tenso. Gosto bastante desse clima de pessoas estranhas ameaçando pessoas que ficam presas dentro de casa. Mas é como você falou... a história não sai do lugar. É tudo muito repetitivo e o final eu achei uma baboseira. Me deu a impressão que nem o autor sabia as respostas pras questões que ele colocou no livro.

Flávia Pasqualin 22/04/2020minha estante
Exatamente essa impressão, Fernando. Parece que tinha um número x de páginas para entregar e preencheu com umas coisas bobas pra encher linguiça. Não é um livro horrível, mas também não é bom.

frankistner 03/05/2020minha estante
Nossa, enrolado e confuso demais...

Fernando Lafaiete 03/05/2020minha estante
Bota enrolado nisso Frankistner. E que final ruinzinho!!

Karine 11/02/2022minha estante
História horrível.

Fernando Lafaiete 13/02/2022minha estante
Então Karine, até hoje lembro desse livro como uma grande decepção. Realmente não o indico.

Adriana 06/12/2022minha estante
Valeu pela resenha. Tenho tanta coisa pra ler que, ultimamente, tenho selecionado bem minhas leituras. Sua resenha me deu a sensação de que não vou me arrepender se ele for pra lista dos "talvez um dia".

Lucia.Ferreira 09/04/2023minha estante
Até agora, em abril, foi meu pior livro lido. Não pelo final sem pe nem cabeça, mas por prometer tanto e não entregar nada. Teve algumas cenas tensas, mas pra que?? Um livro que não diz a que veio. Neu primeiro do autor e já me decepcionei.

Fabby 05/04/2021

Não gostei
Gosto de histórias que me tirem da zona de conforto mas desde o primeiro momento eu achei que estava vivendo um filme de Shyamalan (não me entendam mal, gosto dos filmes dele mas qdo são DELE) e depois de certo tempo eu me cansei do que estava acontecendo, talvez se fosse um conto seria mais interessante.
Considerei um livro cheio de uma violência desnecessária e com um final aberto (dos quais eu não gosto, prefiro que os autores deixem claro os caminhos que os personagens tomaram) que não me agradou em absolutamente nada, pensar na única perspectiva que foi apresentada não foi agradável, não trouxe esperança. É isso, foi uma leitura que me tirou a esperança e os bons sentimentos do meu coração, não gosto disso nas leituras. Em um mundo egoísta e violento em que vivemos, quero coisas que me façam bem.
Não julgo a qualidade da escrita ou a competência do autor dentro do que ele propõe, apenas não é uma leitura pra mim.
Racestari 08/11/2021minha estante
Também achei que o choque que o autor desejava era gratuito.

Epha Silva 06/11/2022minha estante
E o pior é que agora vai ter um filme dirigido pelo Shyamalan kkkkkk

Fabby 07/11/2022minha estante
Vixi, não sabia do filme!!!! Kkkkkkkk mas é o tipo de coisa que é a cara dele

Epha Silva 10/11/2022minha estante
Vê o trailer. Fiquei interessada em ler o livro por causa dele, mas depois dessa resenha, acho que é melhor nem perder meu, mas confesso que ainda sinto curiosidade em saber o final.

Fabby 11/11/2022minha estante
Se vc gosta de finais abertos talvez goste do livro... Participei de um debate e as pessoas que não gostaram estavam em mesma quantidade das que amaram.

Marcia @belaspaginas 16/04/2020

Afff :(
Toda a proposta chamou muito minha atenção, mas foi decepcionante. Que livro ruim, foi difícil continuar. Pra mm não rolou.
Beatriz.Silva 16/04/2020minha estante
poxa parece ser bem bacana,o que exatamente foi decepcionante?

Raiza 16/04/2020minha estante
Oxi, o que não curtiu???

Marcia @belaspaginas 18/04/2020minha estante
Beatriz eu achei isso que seria bem bacana, mas não me conectei, até agora não entendi o livro e os porquês.
Raiza, não entendi muitas coisas no livro, a história me dispersou, vc já leu? Eu não conseguiu entender, me senti jogada na história de paraquedas ???

Raiza 18/04/2020minha estante
Ainda não li. Estou procurando livros para ler mas pelo seu comentário este não será um deles

Marcia @belaspaginas 18/04/2020minha estante
Raiza que tipo de leitura vc gosta?

Mandark 23/03/2021

Tinha tudo pra ser uma história das melhores, mas achei a narrativa irregular e muito confusa, em vários momentos, graças à alternância de pontos de vista e a escolhas narrativas bem estravagantes da reta final (Sabrina). Li resenhas bem negativas sobre o final, mas juro que o final não chegou a me incomodar tanto assim. Achei até bonito. Um livro interessante pra se ler durante a Pandemia. Não chegou a me chocar, mas admito que a história mexeu com meus sonhos nos últimos dias.
ROBERTO468 24/03/2021minha estante
Esse livro funcionou bastante para mim.
Achei a narrativa muito boa. E o final aberto Maravilhoso, vc decide acreditar ou não kkk.

Mandark 24/03/2021minha estante
Até a metade inicial do livro, ele também funcionou comigo, mas eu acho que a sequência que começa na terceira parte do livro pra frente deixou a narrativa meio perdida. Entendo que era o efeito que ele gostaria, diante dos acontecimentos, e até esperava por algo assim, mas não gostei do efeito. A parte narrativa da Sabrina pra mim não fez sentido com aqueles "Digo a vocês, Eric e Andrew". O que me incomodou não foi o final em aberto. Como eu disse, o achei até bonito, mas a sequência que antecede a saída do Chalé tirou o clima da história pra mim. Perdeu o ritmo. Mas nada que tire os méritos do livro. Por isso dei 3,5.

ROBERTO468 24/03/2021minha estante
Eu concordo com absolutamente tudo .
Quero até ler mais livros do autor, e ver o desenvolvimento dos outros.

Mandark 24/03/2021minha estante
Também fiquei bem curioso sobre o "Na Escuridão da Mente"... Parece ser bem interessante. Se ler, comento por aqui também!! ;)

Gabryelle 17/08/2020minha estante
Meu amigo odiou esse livro KKK, eu nunca li

Natalie.Coppola 17/08/2020minha estante
Eu fui sem expectativas, mas achei ele bacana, não é nada maravilhoso, mas achei divertido é o.autor escreve super bem.

Gabryelle 17/08/2020minha estante
Nada melhor que você mesmo tirar suas conclusões sobre algo né? Que bom que foi uma leitura válida. ?

Natalie.Coppola 17/08/2020minha estante
Com certeza! A experiência é diferente para cada um.

edisik 14/06/2023

Que livro enrolado e mau desenvolvido. Vem simplesmente jogando absurdos e descrições só para dar mais páginas. A história não se sustenta em nenhum momento. E o final então, considero o pior que li esse ano.
c a r o l 16/06/2023minha estante
Que triste. Por ter gostado da adaptação até iria dar uma chance a esse livro. Mas pelo visto é melhor deixar pra lá hahah

edisik 16/06/2023minha estante
A nota média é de 2.9, mas teve gente que deu 4,5. Eu pelo menos sofri muito para ler. Achei muitooooo chatoooo.

Cris 31/12/2023minha estante
Achei sofrido e extremamente violento. Parece os livros de Raphael Montes. Eu gostei

Gustavo | @guh_santtoos 28/06/2021

A peculiaridade da violência gratuita!
Wen, uma garota de 7 anos, se vê numa situação complicada com seus pais. Num dia como em um outro qualquer, um grupo de estranhos carregando armas modificadas chega, repentinamente, no chalé da família. Depois de conversar com a garotinha, eles entram na casa e começam a fazer um pedido. Se não for realizado, será o fim do mundo.

Sabe aquele tipo de livro que vc não sabe se gostou ou não? Então, esse era minha maior dúvida até chegar no final da obra.

Não é meu primeiro contato com o autor. Antes já tinha devorado seu primeiro livro publicado (Na Escuridão da Mente) e apesar de ter lá suas convergências eu ainda continuo achando um baita livro.

Paul pode se encaixar na categoria de autores peculiares com um estilo que não é nada fácil de agradar aos leitores. Suas obras exigem um mergulho fundo no caos que ele próprio disseca e só assim talvez se entenda o tamanho do horror. Então já lhes adianto que não é um escritor para qualquer leitor ou principiante.

Se tem uma coisa que não me agrada muito em histórias de horror são os flashbacks, mesmo que alguns sejam necessários para a trama em si, ou até mesmo para a construção de personagens. Achei que o autor peca um pouco nisso, nós mostrando mais do que o necessário e nada de informações, e chega um certo ponto em que as coisas precisam de respostas, e não mais interrogações!

Algumas cenas até conseguem te deixar um pouco tenso. E chega a ser interessante a forma como os personagens reagem num ambiente tão hostil. E o que pode ajudar muito nesse quesito é a alternância dos personagens, isso acaba dando um gás a mais, não deixando monótono demais.

?Mas e o final Gustavo, vale meu tempo? ?

Bom, já deixo avisado que você irá aumentar ou abaixar a nota após esse final. O livro termina com um final aberto. Sim, um final aberto (?)
Mas o que realmente acontece naquele chalé se torna uma subcamada profunda de uma visão metafórica podendo ser facilmente aplicada ao mundo real.

O livro em si não é perfeito, longe disso. O autor as vezes estrapola e se assegura na violência gratuita. Quem não está acostumado com isso pode achar desnecessário mesmo.

A minha nota final fica em 3? só por conta desse final que consegui absorver algo realmente digamos ?reflexivo?.
Nat 28/06/2021minha estante
você é o melhor! ?

Gustavo | @guh_santtoos 28/06/2021minha estante
Quem me dera? Ainda sinto falta das suas resenhas. Poderia pelo menos escrever e me mandar.?

Nat 03/07/2021minha estante
Logo sai uma minha, só preciso pegar um bom livro. (E voltar a ler como antes kkkkkkk)

Thais 21/06/2022

Frustrada
Eu nem sei oque dizer depois desse final, to completamente frustrada kkkkkk
O livro me envolveu em uma narrativa completamente tensa durante todo o desenrolar da história, eu fiquei apreensiva, triste, perdida e tava ansiando por um final que fizesse sentido por toda a loucura que foi esse livro.
Mas em troca eu ganhei um final vago e sem respostas, então eu to triste porque esperava muitooo mais ?
Eu gostei, mas o final simplesmente acabou com o encanto que eu senti, decepcionada ?
Lorena 21/06/2022minha estante
vixi amiga! vou passar longe

Thais 21/06/2022minha estante
Poxa amiga, tinha tudo pra ser ótimo, mas esse final foi podre!

Mona 17/12/2022

Uma das maiores decepções do ano :(
Vamos la, eu não gosto de falar mal de livros mas esse aqui vai ser meio difícil kkkkkk eu geralmente olho as notas dos livros que quero ler mas acabo não levando isso muito em consideração pro que gosto é igual cabelo, cada um tem o seu, e mesmo com notas não muito boas eu peguei pra ler por que ja havia lido outro livro do autor e amado muito. Infelizmente não foi isso o que aconteceu com esse :( até os 45% do livro eu fiquei vidrada, sério, não conseguia para de ler, tava tudo muito frenético, mas depois disso parecia que o autor tinha se perdido e não sabia muito bem como terminar a história e fez os personagens tomarem decisões burras além de dar um final horrível pro livro. Espero que a adaptação que vai sair ano que vem seja melhor :(
Alansantiago 22/12/2022minha estante
A nota é três mesmo? Se for, acho que é uma nota boa. Ainda estou em dúvida se leio ou não.

Mona 22/12/2022minha estante
Na vdd a nota é 2,5 akskssskskskakakakaak mas acho que vale a pena vc ler pq vai que voce gostaa?!

Leonardo.Heffer 26/02/2023

Lu o livro depois de ver o filme. E sinceramente, achei o filme mais crível do que o livro.

A história começa interessante, porém a vivacidade e personalidade de cada personagem não ficou tão clara pra mim no livro quanto ficou no filme.

Outro ponto são falas extensas em determinados momentos do livro que são simplesmente totalmente fora da realidade - não que o livro já não seja bem fora da realidade, mas é possível fazer algo parecer real, mesmo nas situações mais insólitas.

E o final, pra mim foi terrível.
Emillymacedo 26/02/2023minha estante
Tava com vontade de ler esse por causa do filme. Mas depois disso desisti kkkkk

turtleGraciosa 27/02/2023minha estante
leia pela experiência, é legal ver a diferença do final, mas ele é meio chatinho ?

ROBERTO468 19/08/2020

Não busque respostas
Me faltam palavras para descrever o quanto eu amei essa narrativa.
O autor aborda toda uma discussão sobre religião, e até que ponto o homem vai a favor da sua fé., defendendo o que acredita.
A intolerância com o outro também é algo bem explorado.
Não acredito que o livro seja sobre encontrar respostas no final.
E se....
E se eles estivessem certos a respeito do fim do mundo ?
E se o sacrifício realmente fosse válido ?
Que Deus seria esse ?
Acho que existem perguntas que não precisam de respostas, essa é a proposta do autor, ele não quer te dar tudo nas entrelinhas, mas usa de artifícios que te faça buscar as suas próprias respostas.
E o livro se encerra com um final que te deixa angustiado. Mas ele cumpre o propósito.
O banho de sangue no livro foi algo inesperado, realmente eu não estava pronto para todas as mortes, fiquei chocado com tudo que ele narra e tece. Cenas extremamente bem escritas de suspense e ação, que faz o gênero valer a pena.
E no final você responde as suas próprias perguntas, baseadas em tudo que o autor te oferece.
Douglas14 20/03/2023minha estante
Falou tudo o que eu tava pensando,
a falta de respostas é justamente o que faz esse livro tão bom, uma pena que a grande maioria das pessoas não pensam q nem a gnt...

Fernanda 07/02/2020

Não me convenceu e tampouco agradou
Okay, talvez o erro tenha sido meu por ter caído de paraquedas nele sem ler a sinopse. Eu faço isso as vezes. É uma experiência boa ir descobrindo a história de um livro desse jeito. Recomendo. Mas com este livro aqui... Não sei nem se a sinopse ajudaria em alguma coisa.
Começa com uma proposta sem sentido que se arrasta, e como se arrasta essa leitura, sobre este grupo de pessoas brotando sem qualquer explicação plausível utilizando aquele argumento contra aquela família. E você fica sem entender nada. Eu saquei que era isso que autor queria. Mas nossa, não fazia sentido e você ter que reler tudo aquilo por outro ponto de vista só pra continuar sem sentido não ajudava. Você queria descobrir algo. O livro nem é tão longo assim, mas tava pra ter feito um conto se concentrasse tudo em apenas um narrador (no fim um narrador bastava, porque francamente mais de um ponto de vista não tava ajudando em nada).
Enfim, não entreive, não me fez refletir, nem ter simpatia por ninguém. Eu apenas queria que acabasse (principalmente pela violência gratuita que rolou ali algumas vezes).
Talvez se você pegar esse livro pra ler e curtir, pode ficar incomodado com o final aberto. Mas tampouco fez diferença pra mim. Eu sinceramente não vi sentido nem no fato do livro ter um início, porque me preocuparia com o fim?
Tita 01/05/2021minha estante
Deu voltando de copiar e colar sua resenha na minha. O livro é ruim demais!

Samara 25/04/2021

Confuso e apesar das várias mortes grotescas e violentas a história falhou em despertar emoções fortes. Apesar do final inconclusivo eu não me importei com o destino dos personagens. As vezes o horror sutil impressiona mais.
Racestari 08/11/2021minha estante
Também achei. O autor parece que se perde nas propostas...

Sarah 14/04/2020minha estante
Te deixei um recado :)