O menino que nunca sorriu e outras histórias reais

O menino que nunca sorriu e outras histórias reais Fabio Barbirato...

Resenhas -

Evva_sec 18/05/2024

Necessário
Quantas histórias... Quantas vidas transformadas, quantas informações necessárias.

Esta obra me trouxe muitas reflexões e até mais empatia com as famílias que tem a sua frente desafios tão grandes. Fiquei emocionada com muitas das histórias narradas e acho que, principalmente profissionais de saúde e educadores possam se beneficiar muito dessas narrativas.

Roberta 27/04/2024

Uma boa leitura
Triste de ouvir esse livro por saber que é real. Que as pessoas passam por tantas dificuldades. Uma boa leitura para reflexão.

Du Du 27/02/2024

Gente que livro é esse? Me contive pra não chorar em vários momentos.
Que livro lindo, humano e amável!
Parabéns aos autores/idealizadores por nos trazer tais conhecimentos. Histórias reais que nos movem a pensar na educação e nos diagnósticos.
Um livro que até professores deveriam ler!

São varias histórias, reais e curtinhas, que nos ensinam sobre os transtornos, mas nos tornam extremamente sensíveis ao outro.

Anninha 06/01/2024

O significado de trabalho humanizado
Essa não-ficção é a exemplificação de como devemos tratar pessoas como pessoas. É maravilhoso acompanhar parte das histórias de tantas vidas que são mudadas pelo atendimento de profissionais que doam seu tempo e seus conhecimentos. Um diagnóstico e tratamento acessível melhoram não só a qualidade de vida do paciente, mas a dinâmica familiar.
Este livro é lembrete da necessidade de reduzir o estigma sobre esses transtornos e tratar as distinções com respeito e compaixão.

Ana Lyra 04/10/2023

Gente que ama seu trabalho
Os autores do livros são médicos que trabalham com atendimento psiquiátrico pediátrico no RJ. O livro é un compilado de casos de crianças com transtornos de personalidade, depressão, autismo, etc. A parte mais interessante é como o livro é escrito, de forma leve, às vezes até divertida e romanceada, além de abordar o lado dos pais, cuidadores, família, é experiências dos próprios médicos em lidar com essas situações. Dá pra notar que foi escrito com muito carinho, que esses profissionais amam o que fazem. Me sinto grata por saber que temos gebtr assim tão boa, trabalhando e ajudando o povo do nosso país, principalmente pessoas com dificuldades financeiras.

Jorge Luiz da Silva 16/09/2023

Histórias comoventes
Um livro que nos apresenta histórias comoventes. Algumas com final feliz, outras dentro de uma realidade cruel.

brenda 04/01/2023

resuminho
Realmente esse livro, é bem intenso. Trata de assuntos normais do nosso dia a dia, porém que não tem a atenção necessária. Faz você repensar um pouco sobre sua parte humanitária.
O livro é separado por casos, que são bem explicados. O livro trabalha com uma leitura muito reflexiva.

Cinthia 21/09/2022

Recomendo a todos os pais!
O livro é uma compilação dos casos atendidos por 2 psiquiatras infantis na Santa Casa do Rio de Janeiro. Tem como intuito apresentar alguns dos possíveis transtornos psiquiátricos que pode acometer nossas crianças. Explicando de forma simples os principais achados clínicos, sinais e sintomas para que os pais possam em caso de suspeita procurar ajuda precocemente.

Ludmila 01/08/2022

Olhar crianças e adolescentes, sem pressa ou preconceitos, desconfiando de comportamentos muito "diferentes", pode ser a diferença entre uma pessoa saudável e feliz e um adulto com dificuldade de enfrentar a vida!

Insta: @neilson_jr 16/07/2022

Apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos, gostei do livro. O formato de crônica adotado pelos autores também ajuda.

Neide22 23/10/2021

O livro aborda histórias reais de famílias que têm crianças que sofrem de depressão e outros transtornos mentais.
É um bom livro pra quem deseja começar a entender sobre transtornos mentais em crianças.

Liliane 24/08/2021

Ambientado num hospital público do Rio de janeiro, especificamente em um ambulatório de psiquiatria infantil, sob apresentação e escrita de Gustavo Pinheiro, seus autores, o casal de psiquiatras Fábio Barbirato e Gabriela Dias, apresentam ao leitor desde a fase de estruturação do serviço à rotina dos atendimentos aos pacientes e familiares, iniciando com a história do menino de 7 anos que nunca havia sorrido. Essa e outras histórias envolvendo medo, angústia, alegria e esperança, são compartilhadas aqui. Esse livro nos leva às várias nuances da psiquiatria infantil, ora pela perspectiva do profissional, ora pelos relatos de familiares, ora através das experiências dos pacientes.
Esse livro de linguagem fluida e simplificada, torna a informação sobre esse universo de sentimentos, acessível para profissionais, familiares e sociedade em geral. Empatia é a chave.

Mateus.Conttessotto 16/06/2020

Livro necessário
Todos deveriam ler esse livro pra sair da bolha pessoal e entender o próximo.

carol 02/05/2020

As histórias são emocionantes, bem escritas, prendendo muito o leitor. Porém, eu esperava que os escritores fossem dar mais reais definições das doenças, explicando de fato o que é cada uma delas. Mesmo com esse pequeno problema, o livro abriu minha cabeça para a psiquiatra e trabalho voluntário. Essa obra me deixou com mais vontade de pesquisar sobre o tema...
Thayse 25/05/2020minha estante
Isso mesmo, era essa a minha expectativa

Diego.Guerra 23/11/2021minha estante
Achei um pouco capacitista e razo no propósito de educar, ele é informativo e pode até direcionar aqueles que já conheçam e / ou entendam do tema e dos quadros nele discutidos.