A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Caroles2 03/06/2024

Leitura empolgante, porém em muitos momentos massante. Conhecia a história pelo filme dos anos 90 e ver a narrativa através dos olhos de Allende foi uma experiência ótima, principalmente nos momentos onde o filme não explicou tão bem. O desenvolvimento da família, suas peculiaridades e causos, foi interessante de acompanhar, mas em certos momentos achei as personagens bem chatas e muitas vezes seus pontos de vista não entravam na minha cabeça.
Enfim, o realismo fantástico foi o que mais me chamou a atenção, recomendo leitura!

_midnightrain 03/06/2024

A casa de todos nós
É impressionante o quanto essa história é real para todos nós, latinos. Clara, Trueba, Blanca, Jaime, Alba, Miguel, Pedro Terceiro, Esteban Garcia, até mesmo Pancha e outras tantas que perpassam a narrativa, são personagens conhecidas para nós, convivemos com elas todos os dias. A narrativa política é uma história que nós, como povo, já vivemos, e carregamos continuamente o medo de voltar a viver. Por isso mesmo, o último terço do livro me causou tanta angústia que demorei três meses para terminar. Mas valeu a pena cada minuto. É um romance sobre uma família e uma nação, quase um épico, triste, cheio de cores, camadas e sombras, com momentos belos e momentos horríveis, como são as histórias reais, mas sempre com uma pincelada de esperança aqui e ali que aquecem nosso coração e nos motivam a continuar. O final, agridoce, traz mais incertezas do que encerramento, mas por isso mesmo é tão real, palpável. Eu não sei mais como vou ser capaz de ler outro livro na vida.

Jubalinhas 03/06/2024

Um tempo pra cada coisa.
Terminar esse livro é perceber que ainda há muito por fazer. É um percurso no labirinto familiar, na existência política do que parece nada, pq tudo é político, pq cada história e cada decisão é.
Estava comentando que eu não gostei do final e isso não estragou minha experiência com a obra, ainda tenho vontade de ler os outros, mesmo que o desejo de reconciliação não converse comigo nesse momento histórico.
Talvez haja um tempo para cada coisa, talvez todos estejam acontecendo de alguma forma ao mesmo tempo em outros lugares.
Me fez gostar ainda mais do realismo mágico, me dá vontade de passear leve como uns personagens e ainda sim enraizada como outros. Talvez seja isso que uma boa história faça.

Barbara 02/06/2024

Clara, claríssima, clarividente
"Tal como no momento de vir ao mundo, ao morrer temos medo do desconhecido. Mas o medo é algo interior, que nada tem a ver com a realidade. Morrer é como nascer: apenas uma mudança".

Pra quem já leu outros livros da autora, a inspiração dos personagens é evidente. Logo no começo, quando Clara faz um comentário na igreja, eu já sabia que mais tarde ela se tornaria a avó, o pilar daquela família tão "diferente". Clara, mantém sua personalidade do início ao fim, e o universo mágico construído por ela se entrelaça com a realidade de forma fluida.
Por volta da página 350, eu parei para refletir sobre quantas coisas já haviam acontecido até ali e me impressionou a consistência de tudo, como as coisas se completam e nada se perde.

Apesar de ser um livro denso e com passagens muito pesadas, fiquei muito envolvida e li por horas a fio.
Eu gosto muito quando uma história fictícia possui elementos reais que nesse caso são decisivos no desenvolvimento do enredo.

Essa é uma obra atemporal, e entendo porque trouxe o reconhecimento mundial para a autora. Eu sou completamente apaixonada pelos livros da Isabel Allende, e meu objetivo é ler todos eles, este sem dúvida se tornou um favorito e já penso em uma releitura porque tenho a sensação de que sempre será possível absorver algo mais desse livro.

Gi.Mendes.Ap 01/06/2024

"O pior é ter medo do medo"
A Casa dos Espíritos é uma obra de realismo mágico, que vai relatar três gerações da família Del Valle e Trueba. Ao decorrer da história temos drama familiar, relacionamentos, interesses políticos e a luta dos trabalhadores que permeiam personagens com convicções diferentes sobre esses temas. As personagens femininas são extremamente cativantes, com seus defeitos, qualidades, excentricidade e força.

A escrita da Isabel Allende é poética e fluida. Porém os capítulos são longos e a história é densa. É um livro demorado e pesado, mas vale muito a pena a leitura, pois a autora aprofunda diversos temas interessantes e conecta vários personagens enquanto tece a narrativa, gerando uma sensação de história bem amarrada quando tudo se encaixa.
Vitoria.F 02/06/2024minha estante
Adorei a resenha

Gi.Mendes.Ap 03/06/2024minha estante
Obrigada, Vi ?

Marê 01/06/2024

Allende começa no alto, mas se perde em algum momento
Comecei a leitura super entusiasmada. A narrativa começa forte e interessante. Nos entregar personagens como Clara, Rosa e Nivea logo de cara foi algo genial. Clara é uma personagem fascinante e corajosa, afrontosa e forte, mas senti falta de um desenvolvimento maior desses personagens. Esteban, por exemplo, é um personagem com muitas facetas, mas não entendemos nenhuma de suas motivações. Não compreendi a razão para tanto ódio, rancor e raiva. Blanca é uma personagem que tinha tudo para virar alguém importante para a narrativa, mas se perde com essa ênfase sobre o quão normal ela era. Os gêmeos não chamam atenção e pelas tantas um deles vira figurante. Depois do falecimento de uma das protagonistas, o enredo se perde. Nem a crítica à ditadura se mantém forte e o realismo mágico também vira pano de fundo. É uma leitura essencial para entendermos a nossa própria história, mas sinto que a Allende se perdeu em algum momento. A narrativa se arrasta nas últimas páginas e fica parecendo uma novela de baixo orçamento da globo.

Edu Coelho 01/06/2024

REALISMO/HISTÓRICO/FANTÁSTICO
Segundo livro da autora que leio. Segundo livro da autora que favoritei. A maneira que a Isabel Allende constrói sua narrativa e seus personagens é algo único (dentro do meu conhecimento). A história se desenrola de maneira tão fluida que nem se sente a densidade da escrita.

Terminei o livro com tantas emoções indefiníveis, mas desesperado para ter alguém com quem dividir a experiência. Os caminhos tomados pela família de Esteban e Clara são tão improváveis que é impossível você imaginar no inicio do livro para onde a leitura te levará.

INCRÍVEL

GiuliVeiga 01/06/2024

Foi o primeiro livro de Isabel Allende que li e foi uma das melhores leituras do ano.

Uma história repleta de emoções, personagens marcantes, entrelaçada com a história do Chile no século XX e que te faz vagar entre um tempo e outro sem nem perceber que o cenário mudou.

A forma de escrita da Isabel Allende é muito envolvente, tanto que, mesmo sendo um livro denso, é possível ler várias páginas seguidas sem se cansar.

Gostei muito da forma como as histórias das famílias se entrelaçam, as personagens femininas são tão diferentes mas ao mesmo tempo retratam as muitaa facetas que uma mulher tem na sociedade, a personagem Clara é extremamente cativante, e mesmo o Esteban Trueba nos surpreende com suas reflexões a cerca de tudo que viveu.

Recomendo fortemente para quem gosta de realismo mágico e literaturas mais profundas.

Matheussantossb 01/06/2024

Um milhão de estrelas. Daqueles que fazem o corpo pulsar e nos lembram o porquê de tanto amar a palavra escrita. Agora minha preocupação é uma só: dificilmente vou encontrar algo melhor que isso pra ler durante a vida ?

Luiza 31/05/2024

Cenas fortes e personagens apaixonantes.
Apaixonante! Até a metade do livro, a história é praticamente igual à do filme (pelo qual sou apaixonada). Depois do meio, vai se distanciando, mas a essência é a mesma. Há personagens que não estão na adaptação cinematográfica. De qualquer forma, são todos envolventes, eu ri e chorei inúmeras vezes. As "cenas" do livro são infinitamente mais fortes, mais dolorosas, mais cruas... E a parte mística é ainda maior.
Recomendo a leitura. Belíssima história!

?????

gabrielleabr_ 31/05/2024

Um ode às excentricidades
Nunca li um livro com personagens tão bem construídos em suas essências. ?A casa dos espíritos? conta a história de como uma família se constituiu e como ela quase sucumbiu em virtude do tempo, das ações humanas e das crenças individuais.

O livro tem uma aura sobrenatural, personificada por Clara, uma personagem extremamente cativante e sábia. Com o poder de prever o futuro, mover objetos com a mente e detentora de uma bondade e sabedoria sem tamanho, Clara é o coração de sua família.

É apaixonante acompanhar a jornada dela, desde a infância até a velhice e depois, com a história contada por sua neta.

Eu amei a forma como Allende profetiza o que vai acontecer, como um spoiler que ninguém pediu. Gostei também da mitologia que a história tem, como a versão de Allende sobre as irmãs Parcas, da mitologia grega, que tece a vida de todos em um fio.

Importante trazer que, embora seja uma leitura extremamente fluida, traz todos os sofrimentos que podem ser infligidos a uma pessoa. Recomendo cautela, ainda mais para aqueles dotados de alto grau de empatia.

Definitivamente vou ler outros livros de Allende depois de ter tido uma experiência tão maravilhosa com essa leitura.

oliviaghetti 31/05/2024

Sensacional
Minha segunda leitura da Isabel Allende e só se confirma o quanto essa mulher conta magnificamente bem suas histórias!
Ela nos envolve do início ao fim, com seus acontecimentos surreais envoltos à realidade nua e crua- sim, eu amo realismo mágico e ela é uma excelente representante desse estilo tão característico da Literatura da América Latina!
Trueba é um personagem asqueroso e altamente humano; Clara é apaixonante e mais parece uma linda invenção; e o cenário social e político retratado na obra nunca foi tão próximo e real como nos últimos tempos.
Esse livro é uma experiência (inclusive sensacional) a cada capítulo!

Paulolins 30/05/2024

Uma incrível história sobre um país da América Latina (Chile?) onde seguimos os desenlaces das famílias Del Valle e Trueba - vamos lendo e nos emocionando com a vida de Clara, Blanca e Alba e todos no seu entorno.

Extremamente recomendado!

Ana 27/05/2024

Clara, claríssima, clarividente
Realismo fantástico me agrada de verdade, nesta história a parte do sobrenatural é dada de modo tão comum que nem se estranha. A escrita é bela, o livro conta coisas simples e dá previsões do futuro de forma natural e bem colocada no enredo. Amei como a autora trouxe o passar dos anos de forma fluida, consegui enxergar perfeitamente o crescimento e o amadurecimento dos personagens, é muito legal ver Clara em diferentes fases. Isto do livro também me trouxe uma outra percepção da vida, de conseguir enxergar os outros como a criança que já foram. De forma geral, o enredo do livro é muito interessante, principalmente a parte final, entendendo que o cenário relatado poderia se adaptar a diversos países da América Latina. Único problema foi descobrir que esse é o 3° da trilogia, pelo menos são livros independentes.

Joyce463 26/05/2024

?a memória é frágil e o trânsito de uma vida é muito breve e sucede tudo tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro (?)?