O que é positivismo

O que é positivismo João Ribeiro Jr.

Resenhas - O que é positivismo

Fada Leitora 17/04/2024

Um bom auxílio nos estudos!
Não tenho muito o que dizer sobre este livro, apenas que, para quem precisa de um suporte nos estudos, sobre o tema, eis aqui um bom aliado.

É um livro curtinho, que vai destrinchar as nuances do positivismo.

Gostei, pois este livro, além de ser curtinho e um bom aliado nos estudos sobre a temática, ele também não possui uma linguagem difícil de ser compreendida.

O recomendo, principalmente, para quem está se estudando e se preparando para fazer algum vestibular.

Leandro 03/08/2021

O livro trata das principais ideias de Augusto Comte e o seu desenvolvimento no evolucionismo de Herbert Spencer, bem como o histórico da influência do positivismo no Brasil.

Lizzy 10/03/2021

Li mais para complementar e aprofundar a aula de Comte. Mas até que me ajudou a entender mais. Leitura é muito chata mas foi.

Rony 05/02/2014

Uma tese sobre o evolucionismo
O livro apresenta a fundamentação do pensamento de Auguste Comte, com a Lei dos Três Estados e a apresentação da Religião da Humanidade. Na seção final, há uma tese interessante sobre o positivismo no Brasil e como os articuladores da Proclamação da República, na verdade, utilizaram as teorias evolucionistas de Herbert Spencer como justificativa para a dissolução do Império. O livro foca muito no aspecto comtiano e suas derivações, pecando em não apresentar os múltiplos usos do termo "positivismo", como utilizado pelo Círculo de Viena, por exemplo. Leitura interessante para os neófitos de Comte.