Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire




Resenhas - Pedagogia da Autonomia


362 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Patchu 10/07/2022

Livro de cabeceira ???
Este é um livro de linguagem simples, porém de reflexão muito densa! Você não pode simplesmente passar os olhos pelas páginas, é necessária uma pausa pra refletir, digerir, pensar em como colocar em prática o desafio de educar pra autonomia numa sociedade estruturada para o conformismo e obediência. Livro fundamental para todas as pessoas que educam, professores, pais, responsáveis legais. Todo mundo que educa devia ler, reler periodicamente, e refletir sobre o que leu. Simples e fantástico!
comentários(0)comente



Sandro 10/07/2022

Referência
Paulo Freire é é continuará sendo uma grande referência para mim. Este livro é maravilhoso. Ajudou-me a perceber nuances não pedagógicas em minha ação e a melhora-lá.
comentários(0)comente



Luísa 07/07/2022

.
A sensação que tive ao ler era de que estava sentada tomando um café e conversando com uma pessoa absurdamente inteligente.
É um fato de que Paulo Freire é um gênio, sempre ouvi falar isso visto que minha família é repleta de professores, então decidi dar uma chance e ler algo dele já que eu mesma decidi também seguir a carreira docente.
Achei a linguagem um pouco complicada, mas pode ser pela falta de hábito
Sem dúvidas agregou muito a mim e pretendo ler mais obras dele em breve
comentários(0)comente



_antunescamilla 05/07/2022

Pedagogia da Autonomia
É um livro bom para quem faz alguma licenciatura na faculdade, te traz uma visão interessante sobre a educação. Acho que é válido para reflexão da prática educativa, mas, é uma leitura pesada. O livro é bem denso e com linguagem difícil.
comentários(0)comente



Ramon 03/07/2022

...
"O negro é geneticamente inferior ao branco. É uma pena, mas é isso o que a ciência nos diz"

"A desproblematização do futuro, não importa em nome de quê, é uma violenta ruptura com a natureza humana social e historicamente constituindo-se"
comentários(0)comente



aleticiacarolina 30/06/2022

sim, apenas sim.
cada palavra desse livro me mudou como ser humano, li todo em uma sentada, linguagem fluída e de fácil compreensão. Paulo Freire ícone revolucionário.
comentários(0)comente



oliveiralauras 29/06/2022

.
leitura para a aula de didática no curso de licenciatura em Letras - português e inglês, foi realizada uma observação de aula.
comentários(0)comente



Emyli 18/06/2022

Uma super conversa com os profissionais da educação. Livro rico de conhecimento educacional e muito bem explicado
comentários(0)comente



Giovana.Sabino 12/06/2022

Só vá ler
Leitura absolutamente necessária não apenas para aqueles que virão a ser ou já são docentes, mas para todos aqueles que estão em busca de autonomia e práticas éticas que sejam primordialmente críticas de si e do mundo. Absolutamente abalada e finalmente entendendo porque ele é o cara.
comentários(0)comente



mayalarue 10/06/2022

bom
práticas decentes para formadores, eu achei ok mas nada de outro mundo por já ser uma pessoa mais decente
comentários(0)comente



Uill 31/05/2022

Finalmente conhecendo Freire
Ouço falar de Freire a um bom tempo, principalmente por ser estudante de uma licenciatura, e reconhecia sim várias importâncias de quem ele foi para todo o sistema educacional do país apesar de nunca ter tido disposição de realmente lê-lo. Quando houve então a vontade genuína, fui atrás dele e, mesmo já sabendo de tudo a respeito dele e suas escritas, me surpreendi.
Quando dizem que Freire é atemporal, não estão errados ou é exagero. Lendo um livro escrito em 1996, consegui ver problemáticas antigas que se transformaram hoje em dia e refleti sobre o sensacionalismo dos jornais e mídia, a precarização e automatização da educação (principalmente nesse momento "pós"-pandemia) e até a tiktokização das profissões. Apesar de se debruçar sobre questões educacionais, a leitura pode ser apreendida e processada também como questões para a vida e práticas cotidianas.
Recomendo não só para professores, pedagogos e estudantes, mas para quem quer lidar melhor com qualquer processo educacional, seja próprio ou de outros, mas também abrir os olhos para questões enraizadas em nossa formação como cidadãos.
comentários(0)comente



Sadrak 30/05/2022

É preciso ir além da imposição ideológica
Que magistral leitura e geradora de reflexão sobre o ato de educar, ensinar/aprender.

Paulo Freire, inegavelmente, tem compromisso com um pensar libertário. Seus arrazoados sobre a pedagogia confrontam com uma atualidade profética os nossos dias. Marcados que são pelas desigualdades e desnivelamento social.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Verissimo 23/05/2022

Necessário!
É impossível ler Paulo Freire e não sentir uma inquietação por estar simplesmente parado, e ao mesmo tempo percebendo como tanta coisa é possível.
comentários(0)comente



Diego 22/05/2022

Saberes obrigatórios da boa docência
Em "Pedagogia da Autonomia" Paulo Freire continua sua proposta filosófica de uma educação inclusiva e transformadora de pessoas em sujeitos de sua própria trajetória no mundo, num "vir a ser" constante.

Nesta obra pequena porém densa (em ensinamentos e reflexões), vemos as propostas do mestre para o que considera a condição necessária do fazer educação. São tópicos muito objetivos e claros. Cada um deles "dando o papo reto" para quem queira se aventurar na carreira de professor, com lições como "ensinar exige rigor metódico", "ensinar exige ética e respeito pelo educando", "ensinar exige reflexão crítica", "ensinar exige dar o exemplo" e etc.

Vemos nesse pequeno livro a continuação do pensamento freireano -- tão bem elaborado em "Pedagogia do Oprimido", no que diz respeito à maturação de uma curiosidade ainda "inocente", a do aluno, para uma curiosidade epistemológica, metódica e crítica. Crescimento esse que será o resultado de um trabalho conjunto entre professor e educando na tentativa de aproximação com os objetos estudados que fuja da educação "tradicional", limitadora, "bancária" (que faz depósitos de informação nas cabeças alheias). Aqui Paulo Freire dirá o tempo todo que seu interesse não é treinar o operário para melhor exercer seu trabalho, mas ir além disso: FORMAR uma pessoa. Formar, que vai além do aspecto técnico, e chega no vir a ser (na questão ontológica). Forma-se alguém no seu livre pensar, no seu senso de estar e fazer no mundo. Forma-se alguém não para apertar parafusos apenas. Forma-se alguém para mudar sua realidade e a dos outros à sua volta.

A força de um pequeno livro como este é a de permanecer relevante sempre. Enquanto houver um professor nesse mundo capaz de sair da cama todo santo dia com a esperança de inspirar alguém a SER MAIS, Paulo Freire estará espiritualmente do lado desse professor.
comentários(0)comente



nickielodion 15/05/2022

incrível!!
é óbvio que minha opinião nem importa nesse livro porque todo mundo sabe que ele é um gênio e etc...mas de qualquer forma, nunca fui ligado em leituras assim e essa foi incrível, ele fala de tópicos importantes que definitivamente deviam ser mais falados, como por exemplo a escola não poder ser algo feito a parte da comunidade/realidade dos alunos, ou como o professor não pode se colocar como um deus na sala e fingir que sabe tudo sobre tudo
comentários(0)comente



362 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR