Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Patchu 10/07/2022

Livro de cabeceira ???
Este é um livro de linguagem simples, porém de reflexão muito densa! Você não pode simplesmente passar os olhos pelas páginas, é necessária uma pausa pra refletir, digerir, pensar em como colocar em prática o desafio de educar pra autonomia numa sociedade estruturada para o conformismo e obediência. Livro fundamental para todas as pessoas que educam, professores, pais, responsáveis legais. Todo mundo que educa devia ler, reler periodicamente, e refletir sobre o que leu. Simples e fantástico!

Sandro 10/07/2022

Referência
Paulo Freire é é continuará sendo uma grande referência para mim. Este livro é maravilhoso. Ajudou-me a perceber nuances não pedagógicas em minha ação e a melhora-lá.

Luísa 07/07/2022

A sensação que tive ao ler era de que estava sentada tomando um café e conversando com uma pessoa absurdamente inteligente.
É um fato de que Paulo Freire é um gênio, sempre ouvi falar isso visto que minha família é repleta de professores, então decidi dar uma chance e ler algo dele já que eu mesma decidi também seguir a carreira docente.
Achei a linguagem um pouco complicada, mas pode ser pela falta de hábito
Sem dúvidas agregou muito a mim e pretendo ler mais obras dele em breve

_antunescamilla 05/07/2022

Pedagogia da Autonomia
É um livro bom para quem faz alguma licenciatura na faculdade, te traz uma visão interessante sobre a educação. Acho que é válido para reflexão da prática educativa, mas, é uma leitura pesada. O livro é bem denso e com linguagem difícil.

Ramon 03/07/2022

...
"O negro é geneticamente inferior ao branco. É uma pena, mas é isso o que a ciência nos diz"

"A desproblematização do futuro, não importa em nome de quê, é uma violenta ruptura com a natureza humana social e historicamente constituindo-se"

aleticiacarolina 30/06/2022

sim, apenas sim.
cada palavra desse livro me mudou como ser humano, li todo em uma sentada, linguagem fluída e de fácil compreensão. Paulo Freire ícone revolucionário.

oliveiralauras 29/06/2022

leitura para a aula de didática no curso de licenciatura em Letras - português e inglês, foi realizada uma observação de aula.

Emyli 18/06/2022

Uma super conversa com os profissionais da educação. Livro rico de conhecimento educacional e muito bem explicado

Giovana.Sabino 12/06/2022

Só vá ler
Leitura absolutamente necessária não apenas para aqueles que virão a ser ou já são docentes, mas para todos aqueles que estão em busca de autonomia e práticas éticas que sejam primordialmente críticas de si e do mundo. Absolutamente abalada e finalmente entendendo porque ele é o cara.

mayalarue 10/06/2022

bom
práticas decentes para formadores, eu achei ok mas nada de outro mundo por já ser uma pessoa mais decente

Uill 31/05/2022

Finalmente conhecendo Freire
Ouço falar de Freire a um bom tempo, principalmente por ser estudante de uma licenciatura, e reconhecia sim várias importâncias de quem ele foi para todo o sistema educacional do país apesar de nunca ter tido disposição de realmente lê-lo. Quando houve então a vontade genuína, fui atrás dele e, mesmo já sabendo de tudo a respeito dele e suas escritas, me surpreendi.
Quando dizem que Freire é atemporal, não estão errados ou é exagero. Lendo um livro escrito em 1996, consegui ver problemáticas antigas que se transformaram hoje em dia e refleti sobre o sensacionalismo dos jornais e mídia, a precarização e automatização da educação (principalmente nesse momento "pós"-pandemia) e até a tiktokização das profissões. Apesar de se debruçar sobre questões educacionais, a leitura pode ser apreendida e processada também como questões para a vida e práticas cotidianas.
Recomendo não só para professores, pedagogos e estudantes, mas para quem quer lidar melhor com qualquer processo educacional, seja próprio ou de outros, mas também abrir os olhos para questões enraizadas em nossa formação como cidadãos.

Sadrak 30/05/2022

É preciso ir além da imposição ideológica
Que magistral leitura e geradora de reflexão sobre o ato de educar, ensinar/aprender.

Paulo Freire, inegavelmente, tem compromisso com um pensar libertário. Seus arrazoados sobre a pedagogia confrontam com uma atualidade profética os nossos dias. Marcados que são pelas desigualdades e desnivelamento social.

Boa leitura!

Verissimo 23/05/2022

Necessário!
É impossível ler Paulo Freire e não sentir uma inquietação por estar simplesmente parado, e ao mesmo tempo percebendo como tanta coisa é possível.

Diego 22/05/2022

Saberes obrigatórios da boa docência
Em "Pedagogia da Autonomia" Paulo Freire continua sua proposta filosófica de uma educação inclusiva e transformadora de pessoas em sujeitos de sua própria trajetória no mundo, num "vir a ser" constante.

Nesta obra pequena porém densa (em ensinamentos e reflexões), vemos as propostas do mestre para o que considera a condição necessária do fazer educação. São tópicos muito objetivos e claros. Cada um deles "dando o papo reto" para quem queira se aventurar na carreira de professor, com lições como "ensinar exige rigor metódico", "ensinar exige ética e respeito pelo educando", "ensinar exige reflexão crítica", "ensinar exige dar o exemplo" e etc.

Vemos nesse pequeno livro a continuação do pensamento freireano -- tão bem elaborado em "Pedagogia do Oprimido", no que diz respeito à maturação de uma curiosidade ainda "inocente", a do aluno, para uma curiosidade epistemológica, metódica e crítica. Crescimento esse que será o resultado de um trabalho conjunto entre professor e educando na tentativa de aproximação com os objetos estudados que fuja da educação "tradicional", limitadora, "bancária" (que faz depósitos de informação nas cabeças alheias). Aqui Paulo Freire dirá o tempo todo que seu interesse não é treinar o operário para melhor exercer seu trabalho, mas ir além disso: FORMAR uma pessoa. Formar, que vai além do aspecto técnico, e chega no vir a ser (na questão ontológica). Forma-se alguém no seu livre pensar, no seu senso de estar e fazer no mundo. Forma-se alguém não para apertar parafusos apenas. Forma-se alguém para mudar sua realidade e a dos outros à sua volta.

A força de um pequeno livro como este é a de permanecer relevante sempre. Enquanto houver um professor nesse mundo capaz de sair da cama todo santo dia com a esperança de inspirar alguém a SER MAIS, Paulo Freire estará espiritualmente do lado desse professor.

nickielodion 15/05/2022

incrível!!
é óbvio que minha opinião nem importa nesse livro porque todo mundo sabe que ele é um gênio e etc...mas de qualquer forma, nunca fui ligado em leituras assim e essa foi incrível, ele fala de tópicos importantes que definitivamente deviam ser mais falados, como por exemplo a escola não poder ser algo feito a parte da comunidade/realidade dos alunos, ou como o professor não pode se colocar como um deus na sala e fingir que sabe tudo sobre tudo