Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Day 19/12/2020

sempre necessário
Paulo Freire nessas 143 páginas ensina muito do que é ser educador e ensina bem, com uma linguagem fácil de compreender e sem floreios. Ele passa por vários temas importantes falando sobre o que é ensinar, com o pensamento libertador que já conhecemos. Me abriu muito a mente sobre que tipo de educadora quero ser e é muito perceptível o motivo da perseguição do atual governo a esse pensador.
"Se não posso, de um lado, estimular os sonhos impossíveis, não devo, de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar." p.141

isalourenn 28/12/2020

Paulo Freire SEMPRE necessário!
Não tem como esperar algo ruim de um livro que termina da seguinte maneira: "Nem a arrogância é sinal de competência, nem a competência é causa de arrogância. Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente."

Mas na verdade, não tem como esperar algo ruim de Paulo Freire.

Lais Duanne 04/01/2021

Me encheu de esperança
Esse é um livro sobre uma educação livre, com escolhas e troca constante.
Através desse livro Freire me fez ter um pouco mais de esperança na sociedade.

Vinicius.Miranda 07/01/2021

Textos simples ideias complexas
Não me julgo a altura para poder dizer que um texto do Paulo Freire possui problemas.
Portanto, digo apenas o que gostei. A linguagem é fluida, faz sentido com o que diz o texto. Ele quer comunicar, ele quer ser acessível. E sua construção argumentativa pode parecer, aos apressados, repetitiva. Mas ela demostra um cuidado com a didática expositiva. Um cuidado de apresentar suas ideias de forma gradativa e se assegurar que o leitor compreenda.
É um livro bom para qualquer profissional, independente da área, e não só para os de educação. Concordo muito com o autor em sua forma de se posicionar e querer interferir no mundo.
Bom texto, recomendo a leitura.

Ursa_Menor 08/01/2021

Mais que necessário
Minha primeira leitura de 2021 não poderia ter sido melhor. Paulo Freire faz jus ao título de patrono da educação, mesmo que poucos brasileiros deem valor aos seus ensinamentos. Como uma futura professora, me senti impelida a lê-lo, algo que todos professores e alunos de licenciatura deveriam fazer, repensar e problematizar o estilo de ensino atual buscando sempre construir uma educação libertadora, nas próprias palavras do autor.
É uma leitura mais que necessária para todos aqueles ligados a educação e que acreditam que o ensino tem o poder de mudar toda uma nação.

dehtavi 09/01/2021

Autonomia, práxis e amor
Muitos dos que recomendam Paulo Freire, recomendam-no para educadores que pretendem melhorar ou transformar seus métodos educativos. Eu discordo dessas pessoas, pois os ensinamentos estruturados por Freire transformam toda e qualquer forma do processo educativo. Desde o aprender, até o ensinar. E foi lendo essa obra que eu aprendi à me ensinar de forma certa e coerente com a prática em suma educativa! Leiam Paulo Freire, ele muda vidas??

Amanda.Ruvina 12/01/2021

Todos devem ler
Por mais que seja um livro voltado ao público acadêmico, acho válido todos os públicos lerem, ultimamente andam demonizando muito o titio Freire e assim podem ver que sua metodologia não passa de uma educação mais humana. Leiam e tenham uma nova visão de mundo ?

Maria :) 22/01/2021

Paulo Freire vive
Tive meio primeiro contato com ele no início da graduação, mas nunca tinha parado pra ler uma obra inteira, apenas fragmentos e capítulos que os professores pediam. Sem dúvidas ele merece toda a fama positiva e o enaltecimento que recebe, seus ideais são tão a frente do seu tempo que me encheu de orgulho o coração. Sem dúvidas vou levar suas palavras e pensamentos no meu percurso da graduação, pois ele me fez conhecer o tipo de educadora que eu quero ser no futuro. Com seus ideais revolucionários, abordando tudo de uma forma acessível, simples e tocante, ele consegue ser sensível para aqueles menosprezados e á educação que vem sendo negligenciada e tratada - justamente como ele temia - como apenas propagadora de conhecimentos.

Bea 29/01/2021

Compreendi muitas coisas...
....e outras coisas não compreendi, Mas no fim, esse livro é do tipo que se precisa ler mais de algumas vezes para conseguir observar mais coisas.

Paula Satie 17/02/2021

Pedagogia da autonomia - Paulo Freire 4,5/5
Pegagogia da autonomia foi o meu primeiríssimo contato com Paulo Freire e estou impactada com a obra dele. A maneira como ele expõe o tema pedagogia que é um solo complexo, relevante e profundo, que exige responsabilidade, consciência, aprofundamento, consistência, cientificidade, proximidade para e com o leitor me fez transbordar de inspiração. É uma honra poder entrar em contato com uma mente tão brilhante e conterrânea como a de Paulo Freire e espero que mais pessoas de diversas áreas de formação tenham a chance de conhecer os trabalhos realizados e escritos por ele.

carolina 19/02/2021

Essencialmente, nada essencialista, para a prática docente e a prática humana! Coisa linda é poder ler Paulo Freire! ?

Mian 24/02/2021

saberes REALMENTE necessários a prática pedagogica.
Me falta palavras para descrever a grandiosidade desta obra de Paulo Freire.
Citar todos os tópicos interessantissimost que ele aborda e que abrem nossos olhos a a respeito da prática pedagogica, me faria escrever uma resenha enorme.
Sendo assim, digo que esta é apenas uma leitura obrigatória a todo professor que atua em prol da ética, da construção do conhecimento e contra qualquer forma de opressão aos direitos universais do ser humano.
Quem dera que as pessoas que tanto julgam e debatem Paulo Freire, realmente lessem Paulo Freire.

Meena 28/02/2021

Xodó
É total culpa do Paulo Freire que me apaixonei pela educação.
Começando pela edição toda datilografada e com seus defeitinhos que a deixam única pra mim. Em 138 páginas, Freire me fez entender a razão por escolher a licenciatura e, no meio desse caos, ele foi a minha direção para não desistir.

Brenda Silva 15/03/2021

Ler Paulo Freire comove e humaniza. Um homem a frente de seu tempo e de sábias palavras.

Camila 30/03/2021

Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
O dicionário nos diz que autonomia é a capacidade de governar-se pelos próprios meios. Paulo Freire nessa obra destaca que "Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos 25 anos. A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser."

De forma objetiva e clara, Freire explica que ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor. Ensinar e aprender é sempre uma troca mútua e interessante, independentemente do nível cultural de seus interlocutores.