A vaca e o hipogrifo

A vaca e o hipogrifo Mario Quintana

Resenhas - A vaca e o hipogrifo

Idayane.Ferreira 31/05/2024

?A vaca todo mundo conhece. Já o hipogrifo??
Este livro reúne poemas, crônicas, anotações, anedotas e frases publicadas pelo Mario Quintana ao longo de mais de uma década no suplemento literário Correio do Povo, de Porto Alegre.

Quintana é espirituoso, divertido, sarcástico, preciso e espontâneo? e, às vezes, seu poder de sintetizar tanto em uma frase, é realmente espantosa.

?Há ilusões perdidas mas tão lindas que a gente as vê partir como balõezinhos de cor que nos escapam das mãos e desaparecem no céu??

Um dos meus textos favoritos é Pausa:

Um trechinho: ?Quando pouso os óculos sobre a mesa para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou na feitura de minhas próprias coisas, surpreendo-me a indagar com que se parecem os óculos sobre a mesa.
Com algum inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas?
Com algum ciclista tombado?
Não, nada disso me contenta ainda. Com que se parecem mesmo?
E sinto que, enquanto eu não puder captar a sua implícita imagem-poema, a inquietação perdurará.?

Tahira-can 09/04/2024

"o delicioso vício da leitura"
Já tinha lido alguns versos de Mário Quintana, mas esse é o primeiro livro completo dele que leio. Em geral, gosto de poesia livre, sem métrica, rimas e regras, e é por isso que amo os versos de M. Quintana.
Ele é bem poeta - contraditório, polêmico, irreverente, "do contra" e também igual (aos outros poetas, claro).
Gosto de alguns pensamentos que ele expressa nesse livro e também discordo completamente de alguns.

"Porque, ao ler alguém que consegue expressar-se com toda a limpidez, nem sentimos que estamos lendo um livro:é como se o estivéssemos pensando." M. Q.

ChangbinGfs 21/02/2024

Dentre todos os poemas aqui, "Paraísos" foi o meu favorito. É curto e seu significado é simples e lindo ??

Cleber 03/07/2023

Quintana
A leitura interrompida

A nossa vida nunca chega ao fim. Isto é, nunca termina no fim.
É como se alguém estivesse lendo um romance e achasse o enredo enfadonho e, interrompendo, com um bocejo, a leitura, fechasse o livro e o guardasse na estante. E deixasse o herói, os comparsas, as ações, os gestos, tudo ali esperando, esperando...
Como naquele jogo a que chamavam brincar de estátua.
Como num filme que parou de súbito.

Robertaxs 22/04/2023

A vaca e o hipogrifo
Simplesmente incrível! Meu primeiro livro de Mario Quintana me surpreendeu, dei boas risadas. Obrigado biblioteca da escola por me apresentar essa obra de arte!

iara360 24/01/2023

da vaca ao hipogrifo
se tudo está no mundo, tudo poderia estar ~de outro modo~ no mundo.
e é isso que o Mário fazia.

disse pra mim que ia colocar todos os trechos que marquei aqui no skoob, mas tenho preguiça de digitar eles, então.... só lendo pra saber.

4/5.

Manu 30/05/2022

As sutilezas das coisas simples
Trata-se de reunião de poemas que mesclam o cotidiano com o imaginário. É uma leitura que fiz às pinceladas, pois cada um traz um singularidade que merece ser apreciada de cada vez.
Alguns me fizeram rir, outros, amar, e ainda outros me fizeram refletir sobre questões simples e que nunca paramos pra pensar por que é assim.
Mario Quintana tem esse poder de fazer do simples, singelo e filosófico.

Talia 07/05/2022minha estante
Rakelly! Você precisa desenvolver mais a resenha, contar mais sobre o livro, está muito vago. Nota: 5

none 16/02/2022

Favorito para reler
A poesia de Quintana em todas as suas formas textuais (crônica, sátira, citação, chiste, trova, tradução, verso) trata da vida, do seu tempo, para o leitor e a leitora de todos os tempos, presente e futuro, para que quem lê tome consciência e desacelere, aceite a tecnologia sem exageros, simplifique, o poema não necessita ser forçadamente rimado. As amizades do poeta com o conterrâneo Érico Veríssimo e o ator José Lewgoy entre outros, as traduções que ele mesmo fez (de tantos clássicos) e de outros tradutores estão presentes aqui, mas sem a forma pedante característica dos (maus) ensaios. Quintana brinca com a palavra, com textos dele mesmo e de outros autores, distingue ironia de piada, torce o nariz para as ofertas televisivas, fuça textos antigos e livros que amou ler, satiriza as entrevistadoras curiosas sobre a sua vida íntima e sua forma de escrever. Vale muito a pena, um dos melhores de poesia em nossa língua.

Ramon.Jung 15/03/2021

Da vaca ao hipogrifo
Leitura interessante, leve, para ser lida aos poucos, sem pressa - talvez, sem compromisso. Entendo que essa é a proposta do livro. Você pode ler como quiser: do fim para o início, apenas o meio, do jeito tradicional... o que você vai encontrar são poemas diversos - da vaca ao hipogrifo - que vão causar sensações bem plurais. E isso é o legal, pois vai depender de cada um. Cada um vai "absorver" os poemas que lhe couber, como couber.

'Há ilusões perdidas mas tão lindas que a gente as vê partir como esses balõezinhos de cor que nos escapam das mãos e desaparecem no céu'
Monica 15/03/2021minha estante
Curti

Nuno Mazer 14/03/2021

Mais prosa que poesia
Não que seja um problema, é um livro de prosa, opiniões, crônicas rápidas e pensamentos. Sempre certeiro, sempre tão leve e inteligente, porém, prefiro seus poemas.