Nove Minutos com Blanda

Nove Minutos com Blanda Fernanda França

Resenhas - Nove Minutos com Blanda

Barracudo 18/02/2011

Não jugue um livro pela capa ...
Eu comprei esse livro achando que seria mais uma história cliche, mas me surpreendi, porque é uma coisa divertida e deliciosa de se ler!

Jéssica Malta 24/01/2011

Resenha originalmente em: http://abookaholicworld.blogspot.com/2010/10/resenha-29-nove-minutos-com-blanda.html

Blanda é uma jovem no auge dos seus vinte e quatro anos, que apesar de sua formação em direito está desempregada. Para completar, tem o Max. Um namorado folgado, que mal lhe dá atenção e aparece quando quer (eu incluria mais adjetivos, mas o 'horário' não permite, rs). Ah, e que nunca a apresentou aos seus pais. Pouca coisa, né?

Diante de tal situação, Blanda resolve 'colocá-lo na parede' e exige ser apresentada aos sogros (se é que pode chamá-los assim, já que Max nunca disse que ela era sua namorada). O que ela não imaginava é que nesse encontro familiar sua mãe e sua sogra resolveriam planejar um casamento que ela não sabia se o namorado queria, ou melhor, nem a própria Blanda sabia.
No meio dessa confusão é que surge Bernado, o gerente-baterista. Um homem trabalhador, lindo, gentil, que toca em uma banda e sempre a vê nas situações mais inusitadas. Para Blanda, uma história com ele só aconteceria nos cinemas.

Mas se ela começa a pensar mais no 'desconhecido' que no próprio noivo alguma coisa está errada, né?

Nessa história, conhecemos os amigos de Blanda, seu gato Freddy, sua família, 'seus pensamentos'. Mas o melhor de tudo é ver Blanda começar a se descobrir. A entender qual é sua vocação e tomar atitudes para ser feliz.

A leitura é completamente leve e divertida. São duzentas páginas que podem ser lidas em algumas horas. Um orgulho para literatura nacional.

Quando eu estava lendo esse livro fiquei pensando em uma coisa. Todos nós, já fomos/tivemos um pouco da Blanda. Seja na incerteza quanto a profissão, no fato de permanecer em um relacionamento apenas por comodismo ou medo de ficar sozinhos, ou quando sua família resolve tomar decisões por você. A 'lição' que tirei da vida de Blanda foi que você pode ter esses sentimentos e atitudes, mas deve procurar não ficar nessa situação por muito tempo, porque pode trazer erros irreparavéis. E mais que isso, não deve aceitar menos do que você merece.

Então, que tal ser feliz? Rsrs :)

Sofi 01/12/2010

Nove min. com Blanda,livro de amor!
Nove Minutos com Blanda fala sobre uma personagem principal-Blanda- que é muito atrapalhada e vive passando vergonha em público; além de ter um namorado (Max) que não está nem aí pra ela,a sogra e mãe planejando seu casamento.
Mas um dia,ela finalmente encontra o homem de sua vida,Bernardo.
No início do livro (ela é advogada) e está desempregada,mas depois,vira uma pintora talentosa!!

Fiquei interessada pelo livro quando encontrei a autora pessoalmente em uma convensão de autores(Parabéns Fê,você "vende" seu livro muito bem!).Sinceramente,não me arrependo por ter comprado esse livro.
O que eu achei legal no livro,é que,você fica com pena da coitadinha por causa do seu namorado cafageste e vive a felicidade dela, pois encontrou o homem dos sonhos que é muitoo fofo,carinhoso e atencioso! Passa vontade de ter amigos como o dela (que são companheiros até nas aventuras mais loucas de Blanda) e comemora quando finalmente,ela vence uma mesquinha no tribunal e no final, se casará com Bernardo!
Ah,e também passa uma raiva danada,pois o ex dos dois ( de Blanda e de Bernardo) ficam armando planos contra eles,mas o bom é que,eles nunca conseguem isso!
É um livro muito legal,acho que vale a pena ler,principalmente para quem gosta de romances e sentir sentimentos quando está lendo,como por exemplo,alegria...

Quando você está lendo Nove Minutos com Blanda,você consegue perceber que foi feito com muito carinho,criatividade e carisma.Acho muito legal que a autora consegue transmitir isso para o leitor,e nada melhor do que perseber isso,né?!

Vivi Barini 25/11/2010

Vivendo uma vida que é tudo, menos pacata, está Blanda, uma jovem mulher à beira dos vinte e cinco anos. Formada em Direito e desempregada há algum tempo, precisa arrumar um trabalho logo para pagar as contas e o apartamento, mesmo não gostando muito da área em que se formou e nem tendo certeza se é isso mesmo que quer fazer.

Para completar a nada fácil existência de Blanda, ela tem um namorado folgado, aproveitador, cachorro, enrolador e indiferente chamado Max, com quem a mãe maluca dela, junto com a mãe de Max, está planejando casá-la! E isso sem nem mesmo consultar Blanda!

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2010/11/nove-minutos-com-blanda-por-fernanda.html

FotoseLivros 19/11/2010

Delicioso!
Blanda é uma jovem de 24 anos, filha única, mas mora sozinha, não mora com Freddy, seu gato, e de vez em quando é visitada por seu namorado Max...que dorme lá eventualmente e dá mais trabalho a Blanda do que Freddy...ela é um advogada, desempregada, à procura de emprego...mas não sabe se quer mesmo continuar sendo advogada...ela gostaria de ser artista...pintar quadros... de repente, não mais que de repente...após um jantar na casa dos 'sogros' a sua vida começa a dar uma guinada...suas mãe e sogra começam a preparar o casamento dela e Max...mas será que ela gosta mesmo de Max a ponto de se casar...viver o resto de sua vida ao lado de Max...um 'menino' mimado, preguiçoso e 'chato'?

Neste intervalo depois de se encontrar a primeira vez, após um momento vergonhoso, com o gerente do banco (...eu passo a maior vergonha de toda a minha vida ao lado de um homem lindo e simpático e ainda preciso explicar que o traste que deixou o bilhete não é meu marido...) ela começa a se encontrar sempre e em momentos diversos e constrangedores com este homem lindo e simpático...será que é o destino? E com isso ela passa a estar sempre com ele (Bernardo) na cabeça...

Realmente gostei de conhecer Blanda, Bernardo e Freddy...indico a todos a leitura deste delicioso livro. Devo confessar que descobri que tenho a tendência de ter como livros favoritos...livros escritos por mulheres...será que é porque as histórias são mais românticas?

Lady 13/11/2010

Nove Minutos com Blanda é um livro hilariante, bem do jeito como eu já imaginava que seria depois de ter conhecido a sua autora, a fofíssima Fernanda França. Leve, bem humorado, o livro nos conta uma história que poderia ser de qualquer uma, com uma personagem cheia de inseguranças, defeitos e pensamentos tão comum à qualquer mulher que a identificação é imediata e o envolvimento é inevitável. Adorei cada página ao lado da Blandinha! :)

Salatiel Júnior 06/11/2010

Resenha do Blog "Me, MyShelf and I" - Nove Minutos com Blanda
Nove Minutos com Blanda narra as aventuras e desventuras da protagonista (Blanda), assim como as suas constantes brigas com o despertador, com a aparência, com seu trabalho, e, acima de tudo, com o seu coração.

Blanda conta, já que o livro é em 1ª pessoa, os desastres ocorridos na sua vida que são comuns à todos nós, como ser barrada na porta giratória do banco, ou ser acordada por uma vendedora de assinaturas de revistas. E isto nos causa um forte processo de identificação, que nos faz desde dar gargalhadas com algumas situações à ficarmos apreensivos em relação ao rumo da vida da Blandinha, como alguns íntimos lhe chamam!

Há uma relativa diversidade de personagens neste livro, assim como os mais diferentes carateres e gostos. Estes personagens fazem grande diferença na estória, além de trazerem algumas surpresas e reviravoltas. Temos desde a agradável vizinha Dona Cotinha, que faz deliciosos biscoitos e dá ótimos conselhos, à extravagante Amaralina, mãe de Blanda, que, no fundo, só quer a felicidade da filha. Temos também o notável Freddy Krueger, o gatinho da protagonista, que, apesar de ser bem dorminhoco, está sempre lá quando Blanda precisa, dando-lhe conselhos silenciosos!

É interessante como, no decorrer da estória, a autora dá pistas sobre o que acontecerá mais pra frente, e que só nos deixam mais curiosos e famintos pela escrita. Um artifício muito inteligente e bem utilizado:

Não sabia que iria querer o abraço dele muito antes disso e só o encontraria novamente numa situação bastante constrangedora.

Leia a Resenha completa: http://bit.ly/djrRhL

Celso 13/09/2010

Para quem curte um bom chick lit
É verdade que o mercado brasileiro dos chick lits tem recebido bons autores nacionais e tive o prazer de finalmente ler o Nove Minutos com Blanda. O motivo da demora era a lista interminável de livros que estavam na cabeceira da minha cama. Agora tenho apenas cinco volumes lá...

Nove Minutos com Blanda é uma história bem divertida e daquelas românticas, para quem gosta de final feliz e algumas complicações básicas para chegar lá. Devo dizer que Fernanda França tem um jeito muito leve e simpático para escrever. Até nas grandes reviravoltas ela consegue ser clara, sem pegar pesado. É quase um passeio pela vida da protagonista.

Blanda é uma garota de vinte e cinco anos com alguns problemas básicos. Uma crise no relacionamento afetivo que se arrasta por algum tempo. Uma carreira indefinida, com aquelas questões nossas de cada dia, qual o limite entre fazer o que gosto e o que preciso pra ganhar dinheiro. Uma história mal contada da separação dos pais e, por fim, um rapaz lindo, simpático que aparece de vez em quando para deixá-la em dúvida sobre seu relacionamento.

Um dos pontos alto do livro, além da forma de escrever da autora, é a história de amor que tem um desfecho esperado, mas com algumas peripécias bem construídas. E gosto de autores que conseguem não deixar o happy end na última página. É verdade que ela fez isso bem antes do fim e, daí, arrumei-me melhor no sofá para ver com ela se segurava. Afinal, nas leituras que fazemos sempre aprendemos com a forma de escrever do outro e nas saídas escolhidas. E ponto para Fernanda, ela conseguiu fechar a história de forma surpreendente e sem parecer que tinha acabado antes.

Eu só achei que a história demora um pouco para começar. No início fiquei na dúvida sobre para onde ela nos levaria. Mas lá pela página oitenta é pego pela história e pronto! O caminho é simples.
Também penso que as tintas jogadas sobre o namorado Max pareceram-me um pouco fortes demais. É fácil saber que ele era um zero à esquerda e fazer uma reunião de família para deixar isso tudo claro, soou meio irreal. Deixar o mico às claras, para todos verem. Mas é um elemento muito usado, por exemplo, pela Sophie Kinsella nos seus livros e personagens. Portanto, é um estilo bacana e faz sentido. O bom é que ela põe a personagem na cena inusitada, para mim, e se sai bem. A construção ficou muito bem feita.

Agora o tal Bernardo é o cara, heim? A história de sair do apartamento e voltar com o chaveiro... Já guardei como sugestão, quando quiser arrasar! Até eu me arrepiei! O cara é um galanteador de marca maior!

Só achei meio estranho ele fazer uma declaração de amor – linda! – no julgamento e o Juiz aceitar. Afinal, Blanda sabia que podia derrubar a testemunha apenas dizendo que o rapaz era namorado da pessoa que estava processando. Se ele faz uma declaração de amor daquelas, não parece que estava defendendo a protagonista?

O romance é delicioso, sim. Como aprendi nos cursos de teledramaturgia, o bom escritor é aquele que faz tudo parecer verossímil. E pronto, isso Fernanda França faz, até porque receber uma declaração daquelas, na frente de todos e de um juiz, não pra qualquer um.

Se você ainda não leu Nove minutos... deve adquirir o livro já. É uma dessas leituras perfeitas de chick lit e, principalmente, por ser nacional. E para as românticas que curtem boas histórias de amor é uma obrigação, principalmente para quem curte, por exemplo, Sophie Kinsella.

Não deixe de pedir na livraria e se divertir. Boa leitura!

Mais resenhas: www.blogdocelsofaria.blogspot.

Leo Santana 28/08/2010

"Encantador, simplesmente..."
Blanda é uma mulher solitária e simples, que, normalmente, faz de seu gato "Freddy", seu melhor amigo nos dias normais. Tudo o que Blanda mais ama, na maioria das vezes, parece não querer ficar ao lado dela: seu namorado, seu emprego de advogada, suas amigas... Contudo, ela consegue lidar com tudo isso com muito bom humor, apesar de saber se vingar das pessoas, usando suas armas mais fortes. Com uma protagonista assim, é fácil dizer que o livro é delicioso.

A narrativa é simples e fluída, e Fernanda França sabe muito bem como espetar o lado mais frágil das situações que Blanda passa, tornando tudo muito mais emocionante.

O livro é a prova de que quando se tem o amor e algo para se guiar, você poderá conseguir tudo o que quer — e algo mais. Blanda conseguiu sua felicidade com um gerente/baterista, uma amiga amalucada e a música do Sherek bem alto no rádio.

Karina 20/08/2010

Você vai se apaixonar por Blandinha!
Blanda é uma jovem advogada que está desempregada e vive com seu gatinho de estimação, Freddy. Blandinha, como é chamada pelos mais íntimos, tem um grande talento para a pintura, uma mãe maluca e aparecida, um pai ausente e um namorado (como é que eu posso dizer?) chato. O cara não dá a mínima para ela e eles levam aquele famoso tipo de relação conhecida como "empurrando com a barriga".

Cansada de ser enrolada pelo chatonildo do Max, Blanda decide dar um ultimato ao cara pedindo para que ele lhe apresente os seus pais. E é aí que começa o martírio da nossa heroína. Quando a mãe de Blanda e a mãe de Max mal se encontram e já começam a planejar o casamento dos dois. O problema é que Blanda não está certa se realmente quer se casar, e o pior: aparece um candidato à Príncipe Encantado de verdade, Bernardo - "O" gerente de banco. E agora, Blandinha, o que fazer?

Meus pitacos:
Sabe aquele livro que te faz passar por todas as emoções possíveis? Você ri, chora, fica com raiva, se emociona e se revolta, às vezes até no mesmo capítulo. "Nove Minutos com Blanda" é exatamente assim, uma história cativante e cheia de reviravoltas.

O mais bacana da trama é que você cria um laço de intimidade muito grande com a Blanda. Isso quer dizer que quando você se der conta, já vai estar completamente mergulhado dentro da história torcendo como um louco para a protagonista ter um final feliz.

(...)

Resenha completa: http://www.89fm.com.br/noticias/ler_noticia.aspx?not=1856

=)

Babi Dewet 03/08/2010

Muitos Minutos com Blanda!
É brasileiro, é chick-lit e é de se orgulhar. O livro de Fernanda França, Nove Minutos com Blanda, é uma graça, incluindo personagens e história. Do começo ao fim é divertido. Blanda não é nenhuma garota propaganda ou chata de galocha – ela é simplesmente uma menina normal. Você, no lugar dela, talvez faria o mesmo. Não que dar uma de detetive está em meus planos, mas vai achar divertidíssimo em como ela se sai diante dos problemas e das dificuldades de não saber bem o que quer da vida. Afinal, todo mundo passa por essa fase (que, às vezes, pode durar a vida toda!).

A leitura é demais, super simples e divertida. Li em poucas três horas e não consegui parar! Praticamente engoli o livro inteiro! Não se deixe enganar: a capa do livro pode ser bem simples e não chamar muito a atenção, mas você vai adorar a história.
Parabéns à Fernanda pelo trabalho incrível. Blanda vai te conquistar também, dê uma chance =)

Leia mais: http://babidewet.com/?p=1951

Gui Liaga 02/08/2010

Toda garota é um pouco Blanda
Li Nove Minutos com Blanda em menos de dois dias. Surpresa. Talvez fosse pelo fato de não ter costume em ler obras nacionais no estilo literatura juvenil, mas a verdade é que todos os livros que li de autores brasileiros me supreenderam. A história é ótima e comum. Isso mesmo. O enredo desse livro da Fernanda não tem nada de diferente, ninguém é famoso, doido, perverso, vampiro ou bruxo. É um livro sobre uma parte da história da Blanda, e a parte mais confusa de sua vida. Talvez, por isso, seja tão engraçado, pois nos indentificamos de cara com a protagonista. Eu me vi nas atitudes maluquinhas da Blanda e me vi perdida dentre um mundo de escolhas: namorado ideal, emprego certo, confusões de família… E ô menina pra pagar mico, viu? Sabe o que é você ter vergonha alheia? Pois então, sofri muito isso ao longo dos capítulos! Eu só pensava: “Blanda, enfia um saco na cabeça e sai correndo! Pelo amor de Deus!”.

Vale muito a pena ler esse romance! Identificação é o segredo e a Fernanda deixa muito claro isso nas linhas. Toda garota/mulher já passou por alguma coisa parecida do que está ali na história. Ter um namorado canalha, ter medo de mudar e magoar os amigos e a família, querer ir atrás do seu maior sonho e, principalmente, jamais deixar de acreditar. Esse livro é uma delicinha, eu garanto. Se você ainda está em dúvidas, só falo isso: o nome do gato dela é Freddy Krueger! E daí? Gente, temos que esperar coisas hilárias de alguém que põe o apelido de um dos maiores vilões de filmes de terror no bichinho de estimação e ainda divide a cama com ele!

Saiba mais aqui http://guiliaga.com/194

Luciana 29/07/2010

Resenha da EOL...
Eu tive a oportunidade de ler esse livro enquanto ele ainda era imaginado. Dia após dia, meses após meses, eu tive o prazer de ler capítulo por capítulo e saber que nem a própria escritora ainda havia escrito o final.
É uma experiência única, eu participei da construção da história e, de meus comentários, às vezes saia uma ideia ou um ponto de vista não imaginado pela escritora.
Quando estava para chegar ao fim, eu pedia pelo último capítulo. Quando o recebi na minha caixa postal, eu lembro de não ter vontade de lê-lo porque eu sabia que seria o final... Foi um sentimento conflitante: eu queria saber o final, mas não queria que a história acabe...
Eu li o livro algumas vezes no computador, uma ou duas vezes impresso ainda em sulfite e, ao final, o li no formato livro, como vocês o conheceram.
A história é cativante, desde o primeiro parágrafo. Blanda é nossa amiga, nossa heroína e, ao mesmo tempo, um pedacinho de nós mesmas. Ela supera as dificuldades da vida com sua personalidade cativante, é autêntica e bem-humorada.
Fernanda soube como prender a atenção, página após página... não dá vontade de parar de ler e, ao final, fica aquele sabor de quero mais... Eu quero mais, Fernanda!!!
Luciana, EOL

Bianca 26/07/2010

Seguindo o ritmo do Desafio Nacional, segue mais uma resenha de um livro escrito por brasileiros. Nesse caso, falamos de Fernanda França, autora de Nove minutos com Blanda, publicado pela Editora Multifoco .

Tenho me extasiado com minha aventura pela literatura nacional. Até agora não me arrependi de minha empreitada.

Blanda é uma garota comum que se vê metida no meio de uma encrenca: sua mãe e sua sogra planejavam o casamento que ela nem sabia se queria. Vivendo um relacionamento com Max por comodismo e por não esperar que algo diferente pudesse acontecer com ela, Blanda conhece, ou melhor, o destino intercede por ela e joga em sua vida Bernardo, o gerente/baterista/homem dos sonhos de qualquer mulher. Além de suas dúvidas em relação a vida amorosa, o trabalho não está colaborando também. Formada em Direito e sem a menor vontade de o exercer, tem a oportunidade de ingressar nas artes, que antes tinha como hobbie.

É um livro divertidíssimo. Fernanda nos apresenta essa personagem que em nos emociona, nos coloca em meio a seus dilemas e nos faz gargalhar. Blanda está completamente perdida e sem rumo. Vive num comodismo intenso e tenta o tempo todo se encontrar. Acompanharemos a trajetória dessa personagem em busca da mulher guerreira que está ali escondidinha em algum lugar dentro dela.

Recomendo a todos!

Na 25/07/2010

Nove minutos...
A Fernanda escreve com muito humor, tem umas tiradas muito divertidas, cria situaçoes fantansticas. Recomendo a leitura deste livro.