Nove Minutos com Blanda

Nove Minutos com Blanda Fernanda França

Resenhas - Nove Minutos com Blanda

Meninas que Leem 24/12/2016

Blog As meninas que leem livros
Esse foi outro livro super indicado pelo Lena do Blog Sempre Romântica. Claro que já tinha lido várias resenhas dele na Internet, sempre positivas.

Comecei a leitura do livro e entre uma parada e outra, terminei a leitura no mesmo dia. Fernanda França escreve um......

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2011/09/nove-minutos-com-blanda-fernanda-franca.html

Fer - Mato Por Livros 30/09/2015

Blanda é uma garota de vinte e poucos anos, que ainda não sabe bem o que quer da sua vida, e para mim uma pessoa com a autoestima abaixo da sola do sapato. Ela está desempregada, formada em direito, nem ao menos sabe se é isso mesmo que quer fazer de sua vida, super azarada e como senão fosse suficiente está em um relacionamento, que nem ela mesmo sabe determinar que tipo de relacionamento é.

Seu “namorado/ficante/futuro noivo e marido”, é um verdadeiro babaca, mas mais tonta ainda é Blanda que aceita tudo como se fosse normal ter um relacionamento assim. Como eu disse sua autoestima está congelando lá no Ártico.

Depois de muitos momentos de frustração e desastres, Blanda resolve dar um ultimato e diz ao Max (vulgo babaca/namorado) que quer conhecer seus pais. Como ele é tão interativo quanto um brócolis, acaba aceitando.

É ai que a confusão está armada. Quando Blanda vê sua mãe e sua sogra estão organizando um casamento, que nem ela mesma sabe se quer (sim ela é muito irritante).
Ok, ok, eu sei que é normal termos esses momentos de indecisão em nossas vidas, e eu sou uma das pessoas que mais aceita os “mimimi” dos personagens, mas nossa Blanda se superou e nem eu mesma consegui suportar suas crises de existência.
Me desculpem, mas realmente foi uma história que eu realmente não gostei, pelo menos até a página 150. Exatamente faltando 50 páginas para acabar a história eu consegui sentir algo pelos personagens.
Até então eu não via a hora de acabar. Não sei, para mim a história não foi, eu não consegui nenhum tipo de ligação com os personagens, e quando isso acontece, a história simplesmente não flui. Em um momento ou dois eu até consegui achar uma situação ou outra engraçada, dei uma risadinha ou outra, mas infelizmente estava quase desistindo. Mas como sou persistente dei mais uma oportunidade.

E realmente lá nos capítulos finais, consegui me prender ao enredo.
Blanda finalmente saiu da redoma em que vivia e resolveu fazer algo útil com sua vida. Ali ela conseguiu chamar minha atenção. E ali a história me prendeu.
Eu comecei até a sentir um pouco de tensão, com tudo o que Blanda estava preparando para fazer uma “surpresinha” ao safado do Max e a uma ruiva muito da louca também.
As últimas 50 páginas passaram em um respiro, quando vi estava torcendo por Blanda e pedindo que ela por favor desse um rumo em sua vida e uma chance real ao seu coração.
Não me entendam mal. Sei que tem muitosssss fãs da escritora. Eu mesmo tenho amigas que adoram suas histórias. Mas nem sempre é possível gostar de tudo não é mesmo?
E o livro é sim bem escrito, não encontrei erros, nem nada. Só que infelizmente a história não me tocou, não mexeu comigo. Li muitas resenhas super positivas por ai, e até me perguntei o que aconteceu comigo? Mas, nem sempre é possível gostar de tudo, e hora ou outra acontece infelizmente de eu ler algo que não me agrada.

Mas como eu sempre digo, leiam e tirem suas próprias conclusões, afinal tem muitos comentários positivos mesmo sobre esse livro. Ele provavelmente só não funcionou bem pra mim, mas ainda quero sim ler outras histórias da autora.

site: matoporlivros.com.br

Eri Guimarães 01/08/2014

9 Minutos com Blanda
Bonjour Anges!

Aqui estamos nós, mais uma vez com livro nacional na “Pilha do Anjo”. E mais uma vez também trago um Chick-Lit. Sim, esse gênero, assim como o erótico, tem crescido cada vez mais aqui no Brasil. E é com muito prazer que posso mostrar mais uma boa recomendação pra quem curte.

Olhando pra capa eu não daria muito pelo livro. Sim, é uma capa bem colorida, com um desenho de traço interessante, bem característico de Chick-Lit. Mas, passando em uma livraria eu não olharia duas vezes para o livro. Ok, talvez eu olhasse, pois tem um gatinho do lado do titulo, e sou louca por felinos. Mas, fora esse detalhe, nada atrairia minha atenção de primeira, mesmo sendo árdua consumidora de Chick-Lit.

E foi ai que em um evento conheci a autora e a achei um doce de pessoa. Sei que em algumas resenhas sempre falo isso, mas muitas vezes o que me ganha primeiro é a empatia com o autor. E foi bem isso que aconteceu. E assim, eis que me vejo com o livro em mãos.

Blanda Reis é uma jovem com pouco mais que vinte anos e pouco menos que trinta anos de idade. Sejamos diretos, ela tem 24 anos. É uma advogada frustrada, fez a faculdade por conta dos desejos da mãe, mas não é satisfeita com a profissão, é uma artista oprimida, por não dar lugar à sua arte, e pra piorar, desempregada. Todo dia seu maior sofrimento é encarar o despertador antes de se preparar para sair e caçar um novo emprego.

Ela mora sozinha. Bem, não tão sozinha, pois divide oficialmente o apartamento com Freddy Krueger, seu gato. E de vez em quando tinha mais um inquilino no lugar: Maximiliano, ou simplesmente Max, que era o... o... Bem, era algo indefinido na vida de Blanda há quase um ano.

Além de ser algo indefinido, Max ainda era uma ancora na vida de Blanda. Totalmente relapso. Nunca tinha uma palavra de incentivo, de apoio moral. Nunca levanta a autoestima da jovem. Só aparecia para comer e deixar roupas para serem lavadas, sem nem ao menos agradecer ou dar um simples beijinho ou carinho qualquer.

A mãe de Blanda, Amaralina, também é advogada e por isso insistiu tanto para que Blanda não pintasse e seguisse seus passos. É uma mulher com gostos duvidosos em relação a vestuário, amante de cosméticos. Uma perua meio desligada, louca pela filha, mas sem senso nenhum do que fazer ou falar sem causar constrangimentos. Guarde essa informação, ela é importante para a trama.

Quando uma coisa está ruim em nossa vida, parece que atrai mais desgraça. E com Blanda não foi diferente. Ao tentar pagar uma conta no banco, Blanda foi vitima da vilã de todas as agencias bancarias do Brasil: a porta giratória. Ao esvaziar a bolsa e quase se despir (e ainda estar segurando a calcinha extra que sempre leva na bolsa – algo rosa pink com babados) finalmente ela consegue entrar no banco e dá de cara com o homem mais lindo que ela já viu: o gerente do lugar, que gentilmente paga a conta para que ela não tenha que enfrentar a fila depois de todo o transtorno com a porta. E é claro que depois disso, Blanda não consegue esquecer o homem de quem nem sabe o nome.

Como desgraça pouca é piada, depois de quase um ano, do nada, Max solta que ele e Blanda são namorados. Isso com certeza foi um choque pra moça, afinal, ela já estava acostumada a ser qualquer coisa, menos a parceira de um relacionamento estável. E assim, num rompante, ela praticamente exige conhecer a família dele. Mal sabe ela que foi bem naquele momento que tudo iria começar a desandar...

Como não conseguiu despistar a própria mãe, Blanda e Amaralina conhecem a Dona Cremilda e Seu José, os pais do moço. Eles um poço de educação conseguiram fazer as convidadas se sentirem extremamente a vontade. A vontade demais eu diria, pois quando Dona Cremilda perguntou em que pé estava o relacionamento dos dois foi Amaralina quem respondeu que seguia pra casamento. E ali, naquele instante, as duas sem nem citarem os mais interessados naquela historia toda, começaram os preparativos do casamento.

Totalmente desnorteada, Blanda saiu do jantar de apresentação dos sogros (que acabou virando quase um noivado) e resolveu sair com sua melhor amiga: Tereza ou Teca. Essa amiga é quase uma irmã, as duas cresceram juntas e são grudadas, mesmo que a correria do dia-a-dia as façam sumir por uns tempos. E Teca é daquelas pessoas que se pode contar a todo momento. E ela percebe que a amiga não está tão feliz assim com essa historia de casamento.

E nessa saída entre amigos (sim, além de Teca, outros amigos da infância e adolescência de Blanda também apareceram) Blanda percebe como tinha deixado sua própria vida de lado por conta das negativas de Max em se enturmar com os amigos dela. E já de saco cheio, Blanda resolve se divertir e brincar... Mas para seu azar (ou sorte) o baterista da banda que estava tocando fica de olho nela e quando ela resolve dar atenção a isso descobre que na verdade o baterista nada mais é que o gerente do banco onde ela pagou mico.

E a partir disso Blanda começa uma jornada de autoconhecimento. Ela descobre o que a deixa tão infeliz, o que realmente a incomoda. Descobre uma verdadeira profissão, um verdadeiro amor, verdadeiros amigos. E essa jornada a tornará uma mulher que curte viver, que é livre pra sonhar e amar e ser amada.

A maior lição desse livro é que por muitas vezes as coisas começam a dar errado para nos mostrar que estamos seguindo o caminho errado para a felicidade e plenitude. Uma escolha tem o poder de dar ou tirar a felicidade.

Muita confusão e diversão em uma narrativa em primeira pessoa que mostra como Blanda é uma criança grande amadurecendo a cada paulada da vida, em situações inusitadas, pra não dizer hilárias.

“9 Minutos com Blanda” é garantia de boas risadas. Um livro leve, de humor quase inocente. Um Chick-Lit fofo e bem envolvente. Uma leitura rápida e relaxante. Pra quem curte o gênero é um ótimo livro.

Carissinha 13/12/2013

Não sei bem o que esperava com 9 Minutos com Blanda, mas confesso que não esperava dar tanta risada como dei com o livro da Fernanda França.

Blanda é uma jovem de 24 anos, formada em direito, desempregada e com um namorado folgado que pede para ela pagar as contas dele. Tem uma mãe esquisita e que adora dar pitaco nas roupas que ela veste. Uma vida perfeita, não?

Sua vida segue mal e sem grandes novidades até que ela vai conhecer seus sogros e, sem querer, se vê no meio de uma preparação para o casamento dela com o Max, o namorado folgado. Só que ela nem sabe se quer casar. E pra piorar acabou de conhecer um sexy gerente de banco que não sai da sua cabeça.

Fico super feliz quando leio um chick-lit nacional bem escrito como esse. Blanda é uma personagem maluca e cativante, com uma mãe completamente esquisita, mas gostável. Tereza é outra personagem bem legal. Melhor amiga de Blanda, tenta colocar um pouco de juízo na cabeça da amiga, apesar de algumas vezes acabar mesmo é metendo Blanda em roubadas.

O Max é um mala de primeira. Eu me perguntava o tempo todo como a personagem aguentava um cara como aquele. E ainda planejava um casamento.

O livro mostra o amadurecimento de uma jovem acomodada com a vida. E é bastante interessante de acompanhar a trajetória dela. Não é simplesmente uma busca pelo amor de um homem. E uma busca por si mesma, pela confiança que ela havia perdido em algum momento da sua existência. Tudo com muito humor.

Adorei a narrativa da Fernanda, o que me deixou com mais vontade de ler Malas, Memórias e Marshmallows, que desde que foi lançado figura na minha lista de desejados. E a nova edição da Rai está muito boa. Confesso que adorei a capa, que chama bastante atenção com suas cores fortes. E que venha o próximo livro da Fernanda.

site: www.carissavieira.com

Vanessa Meiser 14/05/2013

Nove Minutos com Blanda nos conta a humorada história de Blanda que por conta de um mal entendido se vê noiva e de casamento marcado e programado pela sogra e pela mãe, principalmente pela sogra.
O noivo é Max, o namorado de poucos meses que até então nem havia assumido o namoro, mas que ao que parece não se opôs aos planos da mãe para que ele e Blanda juntassem as escovas de dente.
O título do livro faz referência à constante luta da protagonista com seu despertador que insiste em acordá-la todas as manhãs e faze-la levantar e encarar sua pacata vidinha sem sal que muda assim que ela põe os pés pela primeira vez na casa dos pais de seu pseudo namorado.
Max é um chato e não desejo um tipo destes nem para minha pior inimiga, rsrs. O cara é um folgado, filhinho de mamãe sem noção que vive no mundo da lua e se acha o tal. É com este tipinho que Blanda se vê amarrada. Apesar dela gostar dele, ela sabe que seu coração não bate descompassado como deveria bater pelo futuro marido...Mesmo assim Blandinha entra no embalo do casamento e até começa a se empolgar com os preparativos.
Acontece que ao mesmo tempo que a querida sogra organiza o dia D, ela consegue uma inusitada exposição de uns quadros que nem Blanda sabia que era capaz de pintar. Ela sempre gostou muito de pintar a até achava que criava direitinho, mas nunca se imaginou sendo a estrela de um vernissage. Conforme seus quadros vão fazendo sucesso, ela percebe que seu destino pode ser diferente e que o tal casamento com o noivo insosso pode não ser o melhor caminho a seguir...
Claro que no meio deste dilema surge um partidão em potencial. Bernardo, um gerente de banco que cai de paraquedas na vida de Blanda dá um ‘up’ na história e a deixa ainda mais interessante.
O livro é muito divertido e pra cima, daqueles que não te deixam dormir, bem do jeito que eu gosto e como eu já imaginava que fosse por já ter lido um outro livro da Fernanda que me agradou tanto quanto este.
A narrativa é bem simples (eu gosto) e flui super bem. Você se envolve tanto com a trama que se pega torcendo pela personagem, ri, chora e se emociona com Blanda. Acho que este é o fator primordial para que um livro faça sucesso e não é à toa que 9 entre 10 leitores adoram este livro, eu sou uma destas pessoas!!!

Beatriz Gosmin 26/04/2013

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Nove minutos com Blanda é um chick lit que não me convenceu. Na verdade, o livro é bom, divertido e interessante, mas só até a metade. Depois disso eu comecei a me entristecer com a história, que passou a se tornar bobinha e irreal demais.

Blanda, a nossa protagonista, é uma advogada que não exerce a profissão. Na verdade ela quer exercer, mas está desempregada no momento. Ela também é artista, costuma pintar quadros por pura diversão e prazer, e seu companheiro Max é um carinha (tonto) que desde o primeiro contato com ele no livro já dá para desconfiar de suas intenções, isso porque ele não demonstra muito afeto (entre outras coisas), e só depois de 1 ano de “namoro” (dormindo no apartamento dela, deixando meias fedidas espalhadas pelo chão) é que ele se refere à Blanda como namorada.

Então a nossa personagem vai conhecer a família do namô e sua mãe vai junto. Lá a sogra e sua querida mamãe entram no assunto casamento, e sem que ela se desse conta ou pudesse intervir, as duas já estavam comentando sobre o evento e fazendo planos. Pronto, Blanda iria se casar com Max.

Acontece que ela não tem certeza sobre ele, mas por não ter certeza de nada em sua vida como um todo, acha que o mais prático e normal seria casar-se, afinal, ele era um cara bacana e ela gostava dele, apesar de seus defeitos.

Ela também é uma mulher azarada e que sempre se mete em situações constrangedoras, e em uma delas (onde é barrada por uma porta eletrônica de um banco por causa de uma calcinha em sua bolsa) ela conhece (mas não conversa) um homem super lindo (gerente do banco) que a faz ficar pensando nele (ela fala que ficara pensando no cara do nada, sem demonstrar isso para nós no livro).

Então passa a esbarrar com o gerente sempre em que está em situações nada normais, e a cada dia gosta mais dele. Enfim, até aí tudo bem, paixão a primeira vista sem nem falar oi, mas ok. Eu esperava sei lá, que acontecesse algo para os dois se conhecerem, conversarem, se apaixonarem um pelo outro porque ambos eram pessoas bacanas e tals, mas não.

Depois da metade do livro personagens antes relevantes se tornaram bobões de 10 aninhos (me reviro aos ‘maus’), e o cara do banco se declara para Blanda: porque ela é linda e desde quando ele a viu percebeu que ela era linda, e que ela era a mulher mais linda que ele já viu e.... pera aí. Ele passa a amá-la e ela a amá-lo (eles falam!) porque eles são... lindos? Isso me deixou irritada porque não faz sentido! Tá certo, se apaixonar e ficar babando por alguém porque parece um deus(a) grego é normal, mas amar e “quero viver com você para sempre (porque você é linda!)!” não é não. E foi isso que me deixou louca, fora as babaquices dos ex- namorados e namoradas do mau e vingativos.

Não leio muito chick lits, mas este realmente não soube demonstrar uma mulher moderna, no quesito amor e paixão ele ainda é conservador do tipo princesas da Disney, o que obviamente não é a realidade do século XXI, não é meninas? Ou vocês ainda acreditam que um príncipe lindo e mudo vai chegar para despertar-lhes com o beijo e na mesma hora vocês vão querer se casar com ele?

Uma leitura apenas para passar a tarde sem maiores preocupações, nada que te ferá dizer Ooooh! Ou que fofo, eles ficaram juntos e felizes para sempre, êeh (porque isso é coisa de crepúsculo né)!

Resenha originalmente publicada em:

Amanda Ariela 18/04/2013

Nove Minutos com Blanda
Resenha postada no blog ''A Garota do Casaco Roxo'' http://agarotadocasacoroxo.wordpress.com

Nome: 9 Minutos com Blanda

Autora: Fernanda França

Editora: Raí

Páginas: 221

Preço: R$ 29, 90

‘’9 Minutos com Blanda’’conta a história de Blanda, uma advogada frustrada e desempregada que quase sempre briga com o despertador por mais 9 minutos de sono. Ela está enrolada com Max, digo ‘’enrolada’’ porque ele nunca assumiu o relacionamento dos dois e também não quer muita coisa da vida.

A vida de Blanda dá uma reviravolta quando ela pressiona Max para que a apresente a seus pais e, em um jantar, sua mãe e sua sogra começam a planejar seu casamento sem ela saber se ele queria casar com ela.

A situação piora depois de um incidente com uma calcinha pink de babadinhos, um detector de metais de banco e um gerente gato, muito, muito gato.

‘’Ótimo panorama. A minha mãe e a minha sogra planejavam o meu casamento, eu sequer sabia se o meu namorado queria se casar comigo e não parava de pensar em um cara cujo nome eu desconhecia. Naquele momento, pensei: ‘’ Sou a pior espécie de mulher que já existiu, mas não posso desistir de mim mesma, senão estou perdida’’. Decidi dar uma chance para o que é real e tentar esquecer a história de cinema com o gerente de banco que é baterista. Até porque história de cinema é escrita para cinema e só acontece no cinema. Seria diferente comigo?’’

p. 51

Li ‘’9 Minutos com Blanda’’ de uma vez só. O livro é fácil de ser lido e a narrativa é deliciosa, digna de um romance que você pega quando precisa se distrair e sair um pouco da sua própria realidade.

‘’Pior é que naquela manha eu havia dormido no sofá e não tinha levado o relógio para a sala. Quando o barulho me acordou, deve ter despertado também os vizinhos. Saí correndo em direção ao TRIM-TRIM e me joguei na cama, com a esperança de merecer mais nove minutos de descanso.

p.15’’

Lendo a sinopse parece até um pouco clichê, mas não é. O que eu achei mais interessante nesse livro foi que ele vai além do ‘’mocinha com namorado babaca encontra mocinho lindo e que também tem uma namorada babaca’’, a história de Fernanda França consegue abordar a vida de várias pessoas, não só da Blanda, mesmo sendo um romance em primeira pessoa.

‘’- Nem precisa falar, Blanda, como você cresceu! Você era uma menininha quando eu a vi pela primeira vez. Que bochechas rosadas! – e quando ela as apertou, eu nem acreditei. – Lina, ela está uma gracinha, parabéns! (Parabéns pelo quê? Pela filha gracinha de bochechas rosadas? Só faltava ela perguntar onde estava o namorado.) – Mas me diga, onde está o namorado?

Bingo.

p. 32’’

Além disso, o livro tem cenas hilárias! Mais de uma vez me peguei rindo em voz alta e vendo Blanda como a típica personagem de Chick-lit, com seus defeitos, suas alegrias e seus amores, mas como todas as mulheres, buscando seu lugar ao sol e sua felicidade.

‘’E, para acabar com a sua curiosidade, não há ninguém morando comigo além do Freddy.

Freddy era o gato. Freddy Krueger.

p.9’’

Comparando com ‘’Malas, Memórias e Marshmallows’’, outro livro da mesma autora, ‘’9 Minutos com Blanda’’ é mais maduro (apesar de ser o primeiro livro da autora) e tem cenas mais engraçadas.

‘’Idade é pura bobagem, porque, quanto mais velhas ficamos, temos mais experiência e continuamos lindas (por favor, eu quero acreditar nisso).

p. 59’’

Recomendo ‘’9 Minutos com Blanda’’ para todas que querem um romance leve e divertido, mas que ao mesmo tempo estão em duvida sobre alguns aspectos de sua vida. A coragem e a superação de Blanda vão fazer você se encantar e, principalmente, se inspirar.

‘’Percebi que dava mais valor ao que os outros me diziam do que àquilo que eu realmente pensava e sentia. E quem é a pessoa mais importante da minha vida? Sou eu. E eu merecia um pouco mais de respeito, poxa.

p. 106’’

Beeijos, A Garota do Casaco Roxo

Luisa 17/03/2013

9 Minutos com Blanda - Resenha do Blog Amantes de Livros - Por Lulu
O livro "9 Minutos com Blanda", da autora Fernanda França, da editora Rai, com 224 páginas.
Blanda é uma advogada, e fala o que pensa sem medo do que os outros vão pensar. No momento, sua vida está uma bagunça: a mãe e a sogra de Blanda estão preparando seu casamento com seu namorado Max, um preguiçoso cujas meias fedem mais que urina de gato. Ele deixou de ser romântico depois do primeiro beijo, e por isso Blanda está com certo receio quanto ao casamento.
E para piorar de vez, Blanda não consegue esquecer nem parar de pensar em um homem que não conhece.
Nesse livro superengraçado, Blanda está desempregada e precisa descobrir o rumo que sua vida deve tomar, além do amor verdadeiro, que será quem ela menos espera.

Prefiro esse livro do que o "Malas, Memórias e Marshmallows", da mesma autora. "9 Minutos com Blanda" tem o clima brasileiro, no melhor sentido possível.

Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)

---Lulu

Lina DC 11/02/2013

Esse é o primeiro livro da Fernanda França que eu tenho a oportunidade de ler, e definitivamente me tornou fã da autora. A trama conta a história de Blanda, uma jovem advogada que está desempregada, que tem um relacionamento com Max, um cara que não quer saber nada da vida, muito menos de assumir um relacionamento, até que no primeiro jantar entre as duas famílias, as mães falam em casamento. Como Blanda está "temporariamente fora de serviço" (pois ficou chocada demais por estarem falando de casamento), as duas mães acabam assumindo tudo e uma confusão está sendo criada.
Blanda é fofa, engraçada, um pouco neurótica, detesta o despertador (assim como eu) e não planejava ser advogada e sim artista. Mas seguindo os passos da mãe, que deixou claro que arte deveria ser um hobbie, Blanda se transformou em um "espelho", refletindo as vontades alheias como sua. Blanda é uma personagem que fez com que eu me identificasse com ela através dos seus comentários e reflexões hilários, além das suas neuroses sobre alguns assuntos:

"Eu não conseguia me olhar no espelho, aquela não poderia ser a minha bunda. Há menos de um ano ela era tão durinha, tão linda e com pouca celulite, que não havia roupa proibida para aquele corpinho. Não dava para crer que em tão pouco tempo aquele território havia se tornado uma estrada esburacada, um plástico com bolhas, um doce de sagu! Eu só conseguia pensar que, se saísse na rua daquele jeito, eu estaria fadada à chacota eterna de todo o planeta". (p.16)

Conforme eu lia o livro, percebi que Blanda estava "conformada" com a sua vida: seria uma advogada infeliz, deixaria sua mãe e sua sogra decidirem tudo sobre a cerimônia e se casaria com Max, mesmo não tendo aquela "paixão" no relacionamento. Bom, tudo isso provavelmente iria acontecer, se Blanda não tivesse ido ao banco pagar uma conta do Max (o cara é muito folgado) e ao passar pela maravilhosa porta giratória (que apitou algumas vezes), com uma calcinha pink em mãos não desse de cara com um lindo gerente de banco. É claro que uma única situação não a faria mudar de ideia, mas não é que o destino resolve agir, e durante uma noite com os amigos, Blanda dá de cara novamente com o lindo gerente (o Bernardo), só que dessa vez ele é o baterista da banda que está tocando! Blanda começa a questionar porque as suas pernas tremem ao ver Bernardo, seu coração dispara e ela não consegue tirar os olhos dele?
Bernardo é um personagem meio que enigmático, porque em muitos momentos do livro nós o vemos através dos olhos de Blanda. Mas quando ele está presente: uau, eu quero um Bernardo pra mim.
No livro também temos personagens maravilhosos, como a vizinha de Blanda, a Dona Cotinha e seus incríveis biscoitos amanteigados, amigos de infância como a Teca, o Roberto, o Jaime e a Catarina. Amigos que apesar de não estarem constantemente presentes, estão lá quando é essencial. Seus pais: sua mãe com um gosto "exótico" e um segredo antigo e seu pai, um homem amoroso e honrado. E também podemos contar com uma personagem irritante, sim, estou falando da Manuela. Os personagens do livro são simplesmente apaixonantes. Apesar dos defeitos, eles são capazes de dar o apoio e o amor incondicional. Lindos! Vocês perceberam que eu não falei muito do Max né? Digamos que a minha opinião sobre ele é imprópria para publicação rs...
"9 minutos com Blanda" é um livro muito fofo, que de forma engraçada nos conta a importância de refletir sobre as nossas necessidades, lutar pelos nossos sonhos e não nos conformarmos com menos do que merecemos.
Outro detalhe muito importante que eu preciso comentar é a capa: ela é linda, vibrante, contêm detalhes sobre a trajetória da Blanda (tem até o seu gato Freddy Krueger, personagem indispensável do livro), mas mais do que isso, é totalmente perfeita para a personalidade dela. Quanto a revisão, escolha de fonte, diagramação, perfeitos. Só tenho a agradecer a editora pelo trabalho bem feito que foi realizado.
O que eu achei do livro? Simplesmente maravilhoso. Sinceramente, se vocês procuram um livro com muito humor, com personagens incríveis e com uma escrita envolvente, "9 minutos com Blanda" é o livro!

Vanessa Vieira 13/04/2012

Nove Minutos com Blanda_Fernanda França
O livro Nove Minutos com Blanda, de Fernanda França, nos conta a história da jovem advogada Blanda, de 24 anos. Ela é apaixonante, dinâmica e completamente engraçada, além de se meter em várias confusões. Seu namorado, Max, é um sujeito chato, folgado, e avesso a compromissos, apesar de viver hospedado na casa da namorada, com as suas meias encardidas e o seu ronco ensurdecedor.

Blanda sai para procurar emprego todos os dias, sempre se preocupando com o seu visual e com as temidas celulites. Ela é uma pessoa determinada e que tem forte desejo de vencer na vida, totalmente o oposto de seu namorado. O que ela não poderia imaginar era que sua mãe e sua sogra resolvessem arquitetar o seu casamento, sem ao menos ter o seu consentimento.

Mas Blanda não consegue amar Max por completo. O relacionamento acabou sendo desgastado pelos anos e pela rotina, e ela não consegue imaginar passar o resto da sua vida ao lado dele, por mais que não queira se opor a opinião de sua mãe e de sua sogra.

E a confusão se intensifica quando ela conhece o gerente de banco Bernardo, e também baterista da banda Zoom nas horas vagas. Bernardo é lindo, fofo, cavalheiro e refinado. A química entre eles é intensa, apesar de ambos serem comprometidos. Ele namora Manuela, que se mostra uma verdadeira megera, e faz de tudo para estragar a felicidade de nossa protagonista.

Blanda acaba redescobrindo seu dom para a pintura, e consegue expor e vender várias obras de arte, além de se meter em diversas confusões, como ser acusada do roubo de uma agulha de prata e participar de um reality show bem bizarro, além de outras trapalhadas.

A escrita da Fernanda França é doce, envolvente e consegue cativar o leitor. Blanda foi uma personagem muito bem construída, com todos os seus acertos e defeitos, e bem próxima ao real. Amei o gatinho Freddy, e principalmente a conexão que ele possuía com a dona, sentindo sua tristeza e alegria. Os animais são seres bem sensitivos, e realmente nos conhecem muito melhor do que várias pessoas ao nosso redor.

Tem uma cena em que o Max resolve fazer uma surpresa para Blanda, usando uma daquelas cuecas de sex-shop de elefante, e é impossível não rir de sua performance. Ele conseguiu se tornar mais brochante do que qualquer outra coisa, mas propiciou cenas hilárias e super divertidas ao leitor. Eu me acabei de tanto rir...rsrs

Nove Minutos com Blanda é um chick-lit hilário e com cenas de romance super fofas. A autora soube dosar tudo perfeitamente. Eu só não gostei muito da capa. Pelo conteúdo do livro, creio que merecia uma capa mais descontraída, colorida, divertida... O livro é ótimo e a leitura flui intensamente. Recomendo!

Nicole Font 10/02/2012

Por que a Blanda fez faculdade de direito se não gostava? Por que ainda estava com o Max que mal se importava com ela? Sem contar que era muito mal-educado. (...)

O livro é escrito de uma forma fofa, que mesmo com raivinha você gosta da personagem e passa a torcer por ela.

Paola 26/07/2011

Engraçadíssimo
Blanda é uma personagem divertidíssima! Com ela dei várias risadas! Ela é formada em Direito e está desempregada, mas, sempre a procura de algum emprego. Porém, suas entrevistas não são lá aquele sucesso...

Blanda tem um namorado, Max, que ninguém merece! A mãe de Blanda é uma pessoa que me causou raiva em certos momentos... haha Seus palpites em certos momentos é de ferver o sangue! Mas, ela é, com certeza, uma mãe com um super coração! Blanda também tem amigas que são irmãs!!! Uma amizade linda e comovente!

O livro tem várias surpresas, pois, a vida de Blanda é uma surpresa! Com suas atitudes e pensamentos paramos para pensar em muitos casos corriqueiros que nem sempre resolvemos com tanta praticidade e agilidade. É um livro que nos faz pensar que devemos pensar muito em nós mesmos para sermos felizes de verdade! Felizes com a gente mesmo e com os outros.

Blanda nos mostra de uma forma divertida que na vida temos que nos realizarmos com tudo: profissão, amor, amigos e com a vida em si! Fernanda França escreveu um super livro, com uma personagem engraçadíssima e super envolvente!

Se vocês querem diversão em um livro, Nove Minutos com Blanda está super recomendado!

ana paula 11/04/2011

Divertido
Blanda era uma advogada recém formada, desempregada, que vivia sozinha com seu gato, o Freddy. No entanto, sua vida estava muito além de ser pacata. Encalhada num ciclo vicioso, Blanda não conseguia se decidir se arranjava emprego, namorava um calhorda ou colocava um ponto final em tudo aquilo, dando uma guinada em sua vida. A situação piorou quando sua mãe e sua sogra resolveram casar os dois. O que já estava ruim... No entanto, uma calcinha vermelha na mão (rs) e um sorriso de um educado gerente de banco pode ser a última gota no transbordante balde da moça. E para melhor!
Gostei do enredo, da narrativa divertida e da forma como Fernanda França entrelaça seus personagens. Recomendo.

Marina Assis 09/03/2011

Está a procura de muita diversão em um só livro? Então recomendo "Nove minutos com Blanda".
Bem, não vou ficar apresentando os personagens pois não cabe a mim revelar a essência de cada um, por isso vou logo contando o que eu achei desse incrível livro, e sinceramente? Eu pensava que nenhum outro livro iria conseguir fazer com que eu me divertisse tanto quando o "Diário de Bridget Jones", mas ai que me surpreendi ao ler "Nove minutos com Blanda".
Este é um livro engraçado e encantador que com certeza fará parte dos livros favoritos de quem o ler.
Dei altas risadas com Blanda, pois me identifiquei muito com a historia. A unica critica que tenho a fazer desse livro é: Achei "nove" minutos muito pouco. Quando acabei de ler o livro fiquei a procura de alguma pagina seguinte, mas infelizmente não encontrei (risos). Por isso, na minha opinião "Nove minutos com Blanda" merece continuação, pois uma historia como essa com certeza merece ser explorada ainda mais.

Tatiana 21/02/2011

Nove Minutos com Blanda - Fernanda França
Blanda é uma advogada desempregada (mas em busca de um emprego!), presa em um relacionamento sem nome com Max, que adora pintar mas há muito tempo não o faz. Sua vida poderia até estar um pouco "tediosa", se não fosse uma série de acontecimentos que a levam a ver sempre o mesmo homem: o gerente daquele banco, que a viu naquele estado...
O livro é muito bom! A Blanda, apesar de me dar muita raiva no início, é uma personagem bem construída. O que me deixou desmotivada (no início)era a comodidade dela com a vida que tinha - ela sabia que as coisas não estavam boas, mas deixava tudo como estava. Talvez por medo do desconhecido, medo de perder aquilo que ela achava que já estava bom. Mas o que me conquistou nesse ponto também foi que isso acontece com MUITA freqüência, com várias pessoas que nós conhecemos. É como um professor meu falou: se as pessoas ouvissem mais o coração ao invés de só prestar atenção na razão, muitos estariam mais felizes. A partir do momento em que ela leva em frente um projeto (que eu não vou contar para não estragar a surpresa), sua vida muda. Era um salto no escuro que ela decidiu fazer e deu certo. Lógico que alguns problemas vieram com ele também, mas no final, tudo dá certo. Tanto com a história da Blanda quanto na nossa, tudo vai dar certo no final.
É uma história muito verdadeira, muito bem montada. Não é aquela série de acontecimentos que você lê e pensa: "isso só acontece nos livros". Claro que tem coisas que a Blanda passa que, vamos combinar, NINGUÉM MERECE! Ela paga muito mico, tadinha! =)
A única coisa que tenho para falar contra são algumas passagens que a narração é muito rápida, corrida, sem detalhes. Acho que não teria problema nenhum explorar algumas situações e detalhar outras que foram só como uma menção na história. Mas nada que estrague o livro!
A Fernanda é uma ótima escritora e chegou com tudo! Recomendadíssimo!