A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Cami 17/02/2023

Achei ok
Eu gostei muito do primeiro livro e tava ansiosa pra ler esse, mas confesso que não gostei muito desse e to com preguiça de ler o próximo.
O melhor do livro é a Lyra e o Will, porque a história em si começou a virar uma confusão só (na minha opinião).
A leitura não é tão rápida mas acho a escrita bem tranquila

gabs_jota 16/02/2023

Um segundo "primeiro livro"
Pra quem vem de A Bússola de Ouro, pode achar o ritmo desse livro mais lento, já que ele gasta muito tempo em apresentar tanto a relação dos protagonistas como outros detalhes do mundo e do multiverso. Nisso ele assume um ritmo que se assemelha muito a um livro de início de saga (o que não deixa de ser, se pensarmos no Will), principalmente no início.

Para além disso, a história do livro continua interessante, Sra. Coulter está mais malévola do que nunca e Asriel completamente OP.

O ouro desse livro pertence à Lee Scoresby.

Dito isso, gostei muito e o final nos promete uma volta ao ritmo com o qual terminamos A Bússola de Ouro.

Max. 16/02/2023

Um novo personagem é apresentado, cujo destino se entrelaça com o de lyra, que eu particularmente gostei muito. não gostei tanto quanto o primeiro, algumas coisas aconteceram subitamente, mas no geral é um ótimo livro, recomendo muito!

Rodolfo Vilar 10/02/2023

?Continuando a leitura dos livros que fazem parte da Trilogia Fronteiras do Universo??
O bom de se ler livros com continuações é que a série ou é 8 ou 80. Falo isso porque histórias bem criadas, como é o caso dos livros de Phillip Pullman, tem um crescimento espetacular de universo, teorias, personagens e todo o seu contexto, fazendo com que o leitor se prenda a cada página, capítulo, a cada livro.
No segundo volume da trilogia, acompanhamos Lyra em outro mundo, que agora na companhia de Will, um jovem perseguido pela polícia local em decorrência do legado do seu pai que ainda não entende o fardo que carrega, onde ambos desbravam as fronteiras entre mundos paralelos uma vez que ambos são portadores do aletiômetro e agora da Faca Sutil, objeto surpreendente e cobiçado. Porém a história não se resume a somente isso, a somente essa perseguição por encontrar soluções ao fio da história iniciada em ?Bússola de Ouro?. Agora se percebe a física, a ciência, a religião, a teologia. Folclore e fatos factuais, o entendimento sobre bem e mal, anjos e demônios, o que é a alma. A cada vez mais Pullman desce um degrau no mistério, soltando aqui e ali as peças desse quebra cabeça para se entender qual o plano que Lorde Asriel tanto planeja.
Em outro plano também é possível enxergar assuntos bem delineados. A inocência das crianças que ao pouco é questionável (como por exemplo na cena em que as crianças guerreiam pela posse da faca), o descobrimento do amor juvenil (que faz também perder essa inocência), os martírios e estigmas mentais aqui são retratados na forma dos espectros, e o principal, a crítica à Igreja e a impunidade pelas suas leis. Assim como na sua fantasia, Pullman também mescla o nosso mundo ao mundo de seus livros, criando discussões que são importantes até os dias de hoje.
Já ansioso pela leitura do terceiro volume.

Lara1886 10/02/2023

Resenha: A Faca Sutil
A Faca Sutil, segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, explica questões que ficaram em aberto em A Bússola de Ouro.

Começamos conhecendo Will Parry, que vive em um mundo como o nosso (talvez até mesmo o nosso mundo). Tentando fugir da polícia, Will encontra uma janela para um outro mundo, chamado Cittàgaze, e neste mundo conhece Lyra.

Após atravessar a ponte que leva seu mundo à Cittàgaze, Lyra conhece Will, e juntos, embarcam em uma série de aventuras por esses mundos.

Em Cittàgaze, as pessoas não possuem daemons. Lá, existem espectros e anjos, e os mistérios que envolvem esses seres são explicados no decorrer do livro.

" Tanto o Conselho de Oblação quantos os Espectros da Indiferença estão enfeitiçado por esta verdade a respeito dos seres humanos: a inocência é diferente da experiência. "

Com um final avassalador, A Faca Sutil é ainda melhor do que A Bússola de Ouro.

JoAo 08/02/2023

o livro em alguns capítulos fica um pouco cansativo mas a história continua excelente e arrancou algumas lágrimas minhas no final, mal posso esperar pra ler o final dessa trilogia

DAbora 31/01/2023

Opinião sincera
A forma como o autor explora os vários novos ambientes é excepcional. Muitos personagens especiais surgem nesse novo desenrolar da trama.
O papel e responsabilidade de Lira fica mais evidente nos últimos capítulos desse livro, e alguma das muitas dúvidas que perduraram do primeiro livro são respondidas de forma misteriosa.

A fantasia e ingenuidade são fortes aliadas e proporcionam uma leitura embriagante.

Contudo, em minha opinião, o autor poderia ter contextualizado melhor antes de introduzir o nome simbólico de Lira. Senti-me muito confusa, parecia não haver um linear entre os vários cenários e personagens. Entendo que havia uma necessidade rápida de explicações, mas acredito que poderia ter sido mais dinâmica.

As referências à Autoridade e como está relacionado fez muito sentido. Porém, o que me chateou foi essa quebra de ritmo que senti ao ler essa específica parte.

Entretanto, vale a pena ler. É uma escrita intrigante e o enredo da história é estimulante.

Eliene12 27/01/2023

Livro bom mas no começo fiquei perdida.
Com o fim do primeiro livro e comecei o segundo, no início fiquei perdida. Pois era outra perspectiva, outra realidade. Mas ao longo do livro as coisas vão se encaixando, e tira o foco da personagem principal algumas vezes, considero bom inclusive.
Recomendo mas em alguns aspectos poderia melhorar.

Vanessa Santos 25/01/2023

Retornarei a ler
Amei este livro, no início parece um pouco confuso, porém é uma confusão que te intriga. Do terceiro capítulo para frente você se prende bem aos acontecimentos e só posso dizer o quão é emocionante o desenrolar da história! Eu indico plenamente, pretendo reler.

laura3104 25/01/2023

amei muito esse livro, a introdução dos novos personagens é perfeita, sou apaixonada pelo Will e toda a história da faca

DêH 22/01/2023

A adaptação foi melhor
O livro é muito bom, porém a adaptação para série foi muito mais desenvolvido, pela primeira vez preferi a série kkkk, más não tira a magia do livro

catquinn 20/01/2023

Ai mano, q dó do Will :( fiquei meio perdida nas partes que eles explicam mais sobre o pó, anjos e essas coisas, fiquei bem perdida em relação ao Lorde Asriel tmb e ainda não consigo gostar muito da Lyra