A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

random stuff 01/04/2023

Incrível
Continuação simplesmente fodástica. Genial a amplitude do livro e as jornadas de cada personagens apresentados, em especial o Will. A sutileza em certas partes é mt lindo.

Camila0831 31/03/2023

Qual o papel do Pó nisso tudo?
Humanos continuam sendo humanos e seguem movidos pelos mesmos propósitos mesquinhos. Mas, no que diz respeito ao Pó, parece surgir uma outra variação de existência que se considera superior o bastante para apenas assistir, conduzir e ditar tais destinos. Muitas perguntas para o próximo livro responder.

Raquel834 29/03/2023

O segundo livro da trilogia, a faca sútil, tem um enredo eletrizante!
Gostei bastante do Will e do desenvolvimento dele, ao longo da história. Porém, confesso que senti falta da presença da Lyra.

mushroom. 28/03/2023

Interessante.
Definitivamente melhor que o primeiro livro. Este apresenta o Will que na minha opinião carregou a história inteira, personagem muito bem escrito e desenvolvido com uma lore interessantíssima. Eu realmente amo a história do pó e o conselho de oblação, mas principalmente o Lorde Asriel, todo esse "mistério" em relação à ele desperta muito minha curiosidade, quase como um encanto.

Mayara.Vighini 27/03/2023

Maravilhoso
Eu amo essa saga demais, os personagens não tem como se apaixonar. até uns que você odeia pode se perceber começando a gostar deles depois? vale muito a pena ler a trilogia toda.

Jessica L. Cavalcante 23/03/2023

Esse é o segundo volume da coleção Fronteiras do Universo. Basicamente retoma a história exatamente onde a Bússola de Ouro tinha parado, agora com mais um personagem principal além da Lyra: Will, o escolhido da Faca para ser seu portador. Nessa história é aprofundado um pouco mais sobre o que é o tal Pó e como ele afeta os múltiplos universos existentes. Achei esse um pouco melhor do que o primeiro (que foi a Leitura Conjunta), pois mostra a Lyra sendo menos egoísta. Will e ela são totalmente opostos, mas mostram uma química muito bacana.

Novamente, assim como na Bússola de Ouro, o que me incomodou foi o final. Apressado e sem um desfecho bom. Simplesmente a história acaba e fica com aquela impressão de que tinha que ter pelo mais mais uma frase pra fechar direito. É como se você estivesse andando e, de repente, o chão desaparecesse. Sei que cliffhanger é muito comum, mas como foi utilizado no final foi meio ~nhé.

Luiza | @itsluizayall 23/03/2023

Ao contrário de a Bússola de Ouro, essa é a primeira vez que leio A Faça Sutil, e eu gostei tanto quanto do primeiro.

Foi muito interessante nesse livro poder ver mais dos pontos de vista de outros personagens além da Lyra, como do Will, do Lee e das feiticeiras. E gostei também do ritmo do livro, que pra mim foi bem mais rápido que o do primeiro, acho que talvez por já ter passado a apresentação do mundo e a gente já estar no meio da ação da história.

Falando no Will, eu adorei esse novo protagonista da história. Ele é inteligente, determinado, cuidadoso.

Esse livro respondeu pouca coisa do anterior e ainda jogou mais tramas na história, me deixou super ansiosa pro próximo e pra saber como essa trilogia vai se encerrar.

Thaina241 18/03/2023

Muito para digerir
Escrita ?????
Enredo ???,5
Fluidez ???, 5
Personagem ???,5

Que essa fantasia é densa não é novidade para ninguém, mas nesse segundo livro as coisas ganham uma proporção que eu fiquei com o cérebro explodindo. Estou até agora tentando raciocinar essa história.
Pois bem, o livro é bem escrito, a escrita do Pullman é muito simples, o que melhora a experiência, pq se não eu passaria o resto da minha vida lendo esse livro e nem entenderia kkkkk porém como disse, o livro toma um rumo um pouco doido, o que acaba um pouco com a fluidez, pq eu fiquei tentando absorver os acontecimentos e para mim eram estranhos.
Mas enfim, o livro é bom, só q é necessário tempo para digerir.

KEL 17/03/2023

72 | A Faca Sutil
Segundo livro da trilogia da bússola de ouro.

Vou começar dizendo que só li esse livro porque o primeiro não teve um final, e novamente me frustrei porque esse também não teve um final e isso me irrita muito. O autor te obriga a ler a sequência para ver o desfecho da trama que ele construiu durante o livro inteiro.

O livro inteiro girou em cima dessa trama que te deixa sedento para saber onde vai dar, mas o autor acaba com isso porque você não vai saber o final se não ler o próximo livro que certamente vai se estender e enrolar até o ultimo minuto.

Eu gostei bastante do primeiro livro e li o segundo na esperança de ter respostas. O autor deu algumas e criou muitas outras mais, infelizmente termino aqui a trilogia.

Naldo16 12/03/2023

Já li comentários dizendo que esse não era tão bom e eu achei tão bom quanto. Não é o segundo volume de transição em que apenas assenta temas do livro anterior, para dar uma preparada para o último, não, ele se mantém por si só, você tem uma boa aprofundada nesse mundo tão curioso que o Pullman criou. Aliás é uma das melhores construções de mundo fantástico que existem, sem dúvida.
Lunnaris 12/03/2023minha estante
Da trilogia inteira, acho esse o melhor que tem kkkk

Igor 12/03/2023

"Você venceu suas lutas? Lutou pela faca? Então é um guerreiro. É o que você é. Conteste qualquer coisa, menos sua própria natureza."

Moerbeck 10/03/2023

Intrigante
Com novos personagens e novas histórias, o livro trás mais aventuras e continuações perfeitamente entrelaçadas com o primeiro. Muito que se é citado desde o começo aparece aqui de uma forma surpreendente e reveladora. No começo, que nem o primeiro, achei parado, mas do meio pro final me apeguei e não consegui parar de ler. Ainda tem muito a se resolver então espero que tudo se entrelace, fazendo sentido, no próximo livro. Minhas expectativas estão altas!

Tha Bertozzo 10/03/2023

Um simples complexo
No segundo livro de Pullman, Lyra encontra-se com Will, um garoto deslocado à procura de seu pai. De repente, o aletiômetro indica que Lyra deve ajudá-lo nesta missão e não se ater à busca do tão misterioso Pó. Entretanto, ao desenrolar da trama, percebe-se que o destino de ambos é bem mais complexo do que se imagina e que a teia do destino os liga de maneira forte e somente ao final do livro, tão óbvia.

Com capítulos repletos de narrativas que fazem o coração bater forte e arrepiar, com certeza o segundo livro da saga faz jus à frase do The Times estampada na capa: ?Corajoso e perigoso?.

nath.cf 06/03/2023

AAAAAA nossa no começo tava meio chatinho, a história não andava mas depois q pegou no tranco? gente que loucuraaaaa!!!!! quero ler o último urgente, tô passando mal

Rita 05/03/2023

Melhorou bastante em relação ao 1º livro, as personagens estão melhor contruídas, por isso mesmo já consegui estabelecer laços com os personagens. Livro cheio de reviravoltas e emoções.

Acho interessante ressaltar que tanto o 1º, como este e penso como o 3º têm algumas cenas não tão infantis e muitas muito bem descritivas, não caracteriazaria como uma fantasia infanto-juvenil, apesar de que os protagonistas tenho entre os 11 e os 12 anos.