A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Day 19/05/2023

Saga
De início confuso, mas no decorrer é uma saga eletrizante que não te deixa desgrudar do livro.

Faz algumas metáforas diretas com o religioso (mitologia!?), início de tudo e o fim.
Caro leitor, tenho que continuar a leitura, porque simplesmente viciei na história da pequena Lyra, agora acompanhada por Will.

Será Adão e Eva renovando o mundo?

GustavoDC 09/05/2023

Bom, mas o primeiro livro ainda achei melhor!
Em relação ao primeiro livro da trilogia, eu achei que essa continuação não manteve as qualidades as quais me fizeram gostar do primeiro.
Ainda assim, eu gostei desse segundo livro da coleção, principalmente da aproximação da Lyra e do Will. Achei legal acompanhar desenvolvimento e a aproximação deles. Cada um tentando conhecer melhor o outro.
Marisa Coulter continua a se destacar na história! Acho ela ótima! Do que seria uma boa história sem uma boa vilã! É uma personagem complexa e bem desenvolvida.
Nota 4 em 5 estrelas.

Lori 05/05/2023

Que livro maravilhoso! Quase não pude parar de ler. Tão envolvente e gostoso quanto o primeiro, a história da Lyra e do Will se torna mais entrelaçada agora. Tem algumas coisas que eu não curti muito, mas vamos ver como vai se desenrolar no último livro.

cvrmonvs 04/05/2023

Excelente continuação
Após devorar o primeiro livro, precisava continuar a acompanhar Lyra em sua jornada.
Nesse livro somos apresentados a outro personagem principal da trama, sendo ele, Will Parry que vive em nossa realidade e encontra uma "janela" para outro mundo, em contrapartida temos Lyra com uma participação bem mais escondida e o aletiometro muito pouco utilizado.

Destaque para muitos personagens como Lee, o Xamã, Lyra, Will e a Dra. Malone. Essa última tem a participação menor, espero que retorne no próximo livro com uma importância ainda maior.

A Faca Sutil nos apresenta uma segunda história que culmina em uma guerra declarada e só Will e Lyra conseguem ajudar a definir o desfecho desta. Tem um ritmo diferente do primeiro livro e alguns momentos que a personagem principal simplesmente não exibe as características marcantes do livro anterior. Vejamos o próximo.

Daiane.Nascimento 01/05/2023

Incrível
Esta tem sido uma das sagas mais incríveis que já li, o segundo livro trata da esperança, simplicidade, e das grandes perguntas da vida, uma filosofia sutil através da inocência de uma criança. É um livro de fantasia, com guerras, aventuras e magia, enfim, maravilhoso!

TrizDosAnjos 07/04/2023

Eu já achava o Philip Pulman um cara muito inteligente depois de ver a série e ler o primeiro livro. Mas, cara, esse aqui simplesmente me fez querer ver TODAS as entrevistas possíveis deste homem, o que ele fez nesse livro foi SURREAL!!!!!
Primeiramente eu amo a mudança de perspectiva no início da história. Acho que causa um choque legal, principalmente porque a gente entende logo qual a ligação disso com o que a gente viu anteriormente e, óbvio, a construção de personagem é excelente desde o princípio, então você gera empatia e carinho pelo personagem muito muito muito depressa.
Além disso, acho o plot desse livro muito legal. É tudo muito dinâmico e bem redondinho. Fora que eu amo a ambientação também.
Acho que a escrita do Philip é fenomenal, principalmente o quanto ele consegue ser didático pra passar a mensagem que ele quer de forma clara e interessante, sem destoar do livro e da história.
Simplesmente impecável, fantástico, eu fico aqui elogiando por cinco dias se deixarem! Não sei se uma criança conseguiria acompanhar tudo isso, e aqui começo a entender toda a discussão que tem acerca de qual seria a faixa etária ideal pra essa trilogia. Eu acho que se tivesse lido mais nova não entenderia muita coisa, mas conseguiria aproveitar o livro mesmo assim. E acho que essa é a graça de muitos livros: reler ao longo dos anos e descobrir novos detalhes e interpretações diferentes. Então acho que continuo achando que o público infantil conseguiria aproveitar, sim. Mas recomendo pra qualquer um que goste de uma boa história de fantasia.

random stuff 01/04/2023

Incrível
Continuação simplesmente fodástica. Genial a amplitude do livro e as jornadas de cada personagens apresentados, em especial o Will. A sutileza em certas partes é mt lindo.

Camila0831 31/03/2023

Qual o papel do Pó nisso tudo?
Humanos continuam sendo humanos e seguem movidos pelos mesmos propósitos mesquinhos. Mas, no que diz respeito ao Pó, parece surgir uma outra variação de existência que se considera superior o bastante para apenas assistir, conduzir e ditar tais destinos. Muitas perguntas para o próximo livro responder.

Raquel834 29/03/2023

O segundo livro da trilogia, a faca sútil, tem um enredo eletrizante!
Gostei bastante do Will e do desenvolvimento dele, ao longo da história. Porém, confesso que senti falta da presença da Lyra.

mushroom. 28/03/2023

Interessante.
Definitivamente melhor que o primeiro livro. Este apresenta o Will que na minha opinião carregou a história inteira, personagem muito bem escrito e desenvolvido com uma lore interessantíssima. Eu realmente amo a história do pó e o conselho de oblação, mas principalmente o Lorde Asriel, todo esse "mistério" em relação à ele desperta muito minha curiosidade, quase como um encanto.

Mayara.Vighini 27/03/2023

Maravilhoso
Eu amo essa saga demais, os personagens não tem como se apaixonar. até uns que você odeia pode se perceber começando a gostar deles depois? vale muito a pena ler a trilogia toda.