A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Alice 01/11/2023

Dor e sofrimento
Sinceramente viu, eu to p da vida. Porém muito bom, super envolvente, mais até que o primeiro livro. Mas ainda assim: que ódio de tudo que aconteceu.

Juliana222 25/10/2023

Esse livro foi uma grande surpresa pra mim! Não gostei tanto do primeiro livro dessa série, mas sinto que esse evoluiu bastante. Consegui gostar mais da escrita e realmente queria saber o que ia acontecer no final. E esse livro fez o que o primeiro não conseguiu: me deixar com vontade de ler o próximo.

Tuane.Tainara 13/10/2023

Gostei bastante também, no começo achei que nao ia gostar do Will mas mudei de ideia kkk. Ansiosa para ler o último

gabi 15/09/2023

A FACA SUTIL (LIVRO 2. FRONTEIRAS DO UNIVERSO)PHILIP PULLMAN
Tão empolgante quanto o primeiro, o segundo livro da trilogia traz novos personagens, novas reviravoltas, novos mundos e um novo artefato. Seu papel como segundo ato é muito bem construído e te deixa com expectativas altas para o final da história. Segue a dica pra quem quiser continuar se aventurando nesse ótimo sci-fi/fantasia.

Rick 09/09/2023

Dá para o gasto
É uma boa sequência no entanto não é tão satisfatória quanto o primeiro livro que é muito mais envolvente e aventureiro. Não acontece muita coisa e quando acontece elas são rápidas demais, com pouca profundidade, previsíveis e mal explicadas, e extremamente convenientes; a inserção do Will é uma das melhores coisas desse livro, a dinâmica dele com a Lyra, os mundos, e etc.
As piores coisas na minha opinião são a mãe da Lyra que aparentemente só é poderosa porque é bonita e sabe falar grosso, o pai dela é outro até parece que esse Lorde de meia tigela teria a menor relevância perante esses seres poderosos, quem são esses dois na fila do pão cara.
Ps: o final também é bem qualquer coisa porque acaba de qualquer jeito porém a gente releva porque a curiosidade para saber no que vai dar tudo isso fala mais alto rs.

Wesley Rocha 02/09/2023

Demorei demais a ler porque estava sem paciência pra qualquer livro mesmo, maaaas... Que livro!! Alguns acontecimentos triste e em momentos que eu não esperava, do meio pra frente te prende muito a leitura
Já vou logo iniciar o terceiro livro

Renan 27/08/2023

A faca sútil
Excelente sequência da história de Lyra e que apresenta um novo protagonista, Will. O começo é um pouco lento por apresentar novos universos, mas logo a história engata e fica eletrizante.

Fernanda631 31/07/2023

A Faca Sutil (Fronteiras do Universo #2)
A Faca Sutil (Fronteiras do Universo #2) foi escrito por Philip Pullman.
A Faca Sutil é o segundo livro da Trilogia Fronteiras do Universo, ou seja, é a continuação de A Bússola de Ouro.
Esse segundo livro vem para abalar nossas estruturas. Depois da morte trágica ocorrida no primeiro livro, nós nos sentimos tristes, mas confiantes de que agora as coisas vão ser mais calmas. Ledo engano! Recheado de aventuras, essa série vem me lembrando cada vez mais os contos de fadas originais, com mortes trágicas e heroicas, sangue e muita tensão.
Lord Asriel finalmente consegue abrir caminho para outro mundo e começa os preparativos para a grande guerra contra a Autoridade. Que seria Deus. Com isso ele pretende abolir de todos os mundos seus castigos e julgamentos injustos que impedem o ser humano de ser realmente livre.
Depois de uma longa jornada, Lyra, nossa protagonista cruza a janela para outro mundo com seu inseparável daemon em sua busca pelo Pó, deixando seus amigos, o agora rei dos ursos Iorek Byrnison, o aerostata Lee Scoresby e a fada Serafina Pekkala para trás. Cada um tentando descobrir seu lugar na grande guerra que está por vir. A única certeza que todos tem é que vão lutar pela menina. Mas pelo que ela lutará?
O segundo livro da Trilogia Fronteiras do Universo , pois tem um começo diferente do que eu esperava e adoro ter pequenas surpresas agradáveis, como está. Aqui logo no começo somos apresentados a Will Parry de apenas doze anos, está fugindo de homens estranhos que invadiram sua casa mais de uma vez. Ele resolve deixar a mãe com sua antiga professora de piano, antes de voltar para sua casa em busca do "tesouro" de sua mãe, o estojo verde que contém as cartas que seu pai enviara a ela, dez anos antes de desaparecer por completo do mundo.
Ele consegue escapar por pouco, mas acaba acidentalmente, matando um dos homens. Agora, sendo procurado também pela polícia, o garoto acaba por achar uma janela para outro mundo, voltando a ter alguma esperança. Ninguém poderia achá-lo ali, ele estaria seguro.
O outro Universo é chamado Cittàgazze e é lá que vai conhecer Lyra (nossa conhecida do primeiro livro, A Bússola de Ouro).
No entanto, Cittàgazze, apesar de parecer um bom esconderijo para Will e Lyra, lá eles encontram as ruas habitadas apenas por crianças e espectros devoradores de alma, contudo, estes só devoravam as almas dos adultos. Isso é um mistério que Will e Lyra ainda não conseguiram entender.
Nesse novo mundo Cittàgazze, que parece estar completamente desabitado, ele encontra nossa Lyra. Consultando o aletiômetro, a menina descobre que não só pode confiar em Will, como que sua missão é levá-lo de volta ao pai dele. Mas ainda cismada pelo misterioso Pó e querendo descobrir mais a respeito dele e qual sua função real, Lyra decide continuar sua investigação e vai com Will ao mundo dele, para a faculdade Oxford. Com um estranho choque de realidade a menina estranha tudo ao seu redor que está tão diferente e ao mesmo tempo tão familiar do que em seu próprio mundo.
A partir do momento em que se conhecem, ambos formam uma espécie de "aliança", onde um ajudará o outro a seguir seu destino, mas o que eles ainda não sabiam é que além de o destino de ambos reservarem muitas aventuras, aparentemente estavam bastante interligados - talvez o mesmo destino?
Nesse meio tempo, Will e Lyra, vão conhecer a história da Faca Sutil - uma faca capaz de matar e cortar qualquer ser ou coisa além de cortar o espaço e criar pontes para outros Universos. E esse é apenas o começo de inúmeras aventuras pelas quais os dois terão de passar.
A Faca Sutil é um livro maravilhoso e traz uma aventura emocionante com elementos incríveis e sedutores como feiticeiras, anjos, espectros, seres supremos, dimons. Além disso o certo e o errado, o bem e o mal é uma linha bem tênue e confusa na maioria das vezes. Esse é o tipo do livro que questiona o leitor, que nos faz torcer por personagens que nem sempre estão ou poderão fazer as escolhas que Nós consideramos certas, mas que na situação encontrada é a única escolha (se é a única escolha, é a escolha certa?).
O Fato é que, de uma maneira bem sutil, quase "brincando com as palavras", Philip Pullman, vai desenhando um universo que questiona nosso universo, vai criando perguntas que estremecem nossas crenças. É sim uma estória de cunho bastante religioso, questionador, onde os personagens caminho num destino frenético para matarem a Autoridade, uma briga entre os Anjos, o que isso parece? Pois é. É isso que vocês estão pensando mesmo. É um conteúdo forte e pode-se considerar até alienador, portanto, não o recomendaria para crianças e jovens que ainda não tem uma noção bastante desenvolvida de seus próprios valores, crenças e ideologias.

kathrein.oliveira 11/07/2023

Bom livro
Um livro intermediário entre os mundos. Muito bom!

O final é desesperador de bom hahaha e dá pra ver que o terceiro vai pegar fogo.

Adoro a construção desse mundo! Eu amo essa saga!

Julia.Marcondes 05/07/2023

Devorei!!!
Aquele livro que começa no caos e termina no caos com gostinho de quero mais.
Um universo cheio de personagens incríveis, protagonizado por 2 crianças, por uma iminente guerra entre mundos, muita aventura!
Fui envolvida do começo ao fim e não vejo a hora de ler o terceiro pra ver como acaba essa trilogia incrível!!! ?

Lukauak 03/07/2023

Universo cativante
Uma leitura frenética e ansiosa por mais detalhes e revelações. O livro chegou ao fim sem que me desse conta de tão envolvido que estava na trama. Muitos elementos novos cheios de mistério que instigam demais a curiosidade.

Tiveram alguns momentos em que achei algumas ações da Sra Coulter muito forçadas. No sentido de que ela simplesmente consegue fazer umas coisas do nada. Eu tenho uma suspeita (que é quase uma certeza) sobre esse personagem e acho que essa revelação vem ai no terceiro livro.

Esse livro foi melhor que o primeiro, sem dúvidas! Já me apeguei ao personagem do Will e como ele e Lyra se conectam. Final eletrizante.
Aline Maia 05/07/2023minha estante
O autor comenta as vezes que ele queria ter escrito o primeiro livro com um caráter menos infanto juvenil.. a faca sutil é incrível demais ?

Daniel.Carmo 18/07/2023minha estante
Realmente concordo com você que a Senhora Coulter fico um pouco forçada nesse livro, porém não fico mais forçada do que na serie da HBO, e as Feiticeiras então? Forço tanto que acabo com elas.

Vitoria388 15/06/2023

Mt bom
Melhor que o primeiro livro, achei bem mais desenvolvido apesar de ser menor.
Lyra como sempre Mt inocente pra vida, infelizmente não dá pra esperar muito de uma menina de 10/11 anos.
Amei a história do Will e gostei muito de como estão ligando as coisas!