A Faca Sutil - Pocket

A Faca Sutil - Pocket Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Matheus 06/05/2022

Não era bem o que eu esperava
Livro ?: A Faca Sutil
Autor ?: Philip Pullman
Faixa etária ?: +14
Nota ?: 4 ?

Esse foi sem dúvida o livro mais bizarro que eu já li nesse ano. Interessante, porém mal escrito, cativante, mas mal-desenvolvido. "A Faca Sutil" é a continuação de "A Bússola de Ouro" da trilogia "Fronteiras do Universo" e que eu tenho muito para falar.

Para quem leu minha resenha de "A Bússola de Ouro" sabe que eu estive esperando muito por esse livro, estava ansiosíssimo para fechar os pontos que ficaram em aberto e tudo mais, mas acho que esse livro foi diferente de tudo que eu imaginava, mas não obrigatoriamente no sentido ruim.

No início do livro um novo personagem é apresentado: Will Parry é um garoto que cuidava de sua mãe depois que seu pai foi embora, um dia, Will não estava mais conseguindo dar conta do trabalho e deixou a mãe sob os cuidados da vizinha.

Will morava em um universo diferente do de Lyra, logo, não tinha daemon. Depois de deixar a mãe, Will vai para Oxford onde encontra uma passagem mágica para um mundo alternativo.

Cittàgazze é um mundo dominado por Espectros, seres que sugam a alma dos adultos, esses seres não podem ser vistos por crianças e são indiferentes quanto a elas.

Em Cittàgazze, Will conhece Lyra e se mostra o novo portador de um instrumento mágico: A faca sutil, uma arma capaz de cortar tudo inclusive o véu que divide os mundos. Juntos, Will e Lyra irão se unir para um propósito maior.

A escrita não é das melhores e os personagens me irritaram muito nesse livro, não é a toa que esse é o primeiro livro que eu não estou do lado do herói, e sim do anti-vilão.

Outra coisa que me incomodou é que o autor parece que esqueceu muito a fantasia do outro livro e alguns personagens também, para colocar outros elementos (desculpem-me o termo) sem pé nem cabeça.

A história começa a apresentar anjos que disputam com as feiticeiras, e a introdução dos mundos é um pouco confusa além do fato de que esse livro serviu mais como um desenvolvimento enorme da história, do que como um segundo volume.

O livro teve pouca ação, um plot-twist fraco e não fechou respondeu quase nenhuma (senão nenhuma) das perguntas feitas no primeiro volume. Entretanto, o livro se mostrou interessante em certos momentos, principalmente no final.

Estou curioso para ler o último livro "A Luneta Âmbar" porque pelos acontecimentos desse livro, só existem duas opções: amar muito ou odiar.

Esse livro não chegou a superar o primeiro e apesar de não ser completamente ruim, não me surpreendeu muito positivamente. Recomendo a trilogia principalmente para os leitores de Cassandra Clare.

Obrigado por ler até aqui :)
Matheus 07/05/2022minha estante
Gente eu coloquei "anti-vilão" ao em vez de "anti-herói", desculpaaa kk

Glaulm 22/04/2022

Ótima continuação!
Um universo extremamente complexo e cada coisa que acontece, eu só pensava: "MEU DEUS COMO?". Acredito que o primeiro livro tenha mais aventura, mas o segundo é a introdução a todo esse universo.

Poliana.Albuquerque 22/04/2022

A faca nada sutil rs
O primeiro livro foi melhor, teve mais aventura, mais - Aí meu Deus e agora!
Sem comparação é um bom livro é bem escrito.

Gabriel 16/04/2022

Eu gosto muito de "A Bússola de Ouro", e acho que faltou nesta continuação um pouco do fascínio que o primeiro causa.

Apesar disso, é um ótimo livro quando se engata no meio pro final. A relação entre Lyra e Will é bem explorada e logo conseguimos entender o peso que a amizade dos dois passa a ter, a necessidade que têm um do outro. E a narrativa se adensa magistralmente para um dos finais mais tensos e emocionantes que já li.

Rodrigordijn 15/04/2022

Todos deveriam ler!
A saga Fronteiras do Universo é fantástica! Philip Pullman é um excelente escritor com uma narrativa fácil de ler e bem criativo! Deu continuidade ao livro A Bússola de Ouro de forma a deixar a história ainda mais intrigante, amarrando algumas das pontas soltas deixadas pelo primeiro volume! Vale cada segundo!

Marcus 13/04/2022

Ótimo continuação
Acontecimentos incríveis, e a chegada de um personagem que agrega muito para a história. Mas o final não me deixou empolgado para a continuação, o primeiro livro me deixou louco para comprar próximo, já esse...
Em suma, recomendo a leitura, é fluido e aprofunda muito este mundo incrível.

Wallison.RodriguAs 08/04/2022

A Faca Sútil
Gostei muito, o livro na minha opinião conseguiu superar o primeiro, me prendeu do começo ao fim, gostei muito de como abordaram os mundos e o Will conseguiu fechar o buraco que o Iorek deixou muito bem, ansioso para ler o terceiro livro

Denise 29/03/2022

?Pelo que somos espírito; pelo que fazemos, matéria??
A Faca Sutil é continuação de A Bússola de Ouro.
Escrita fluída e narrativa dinâmica de forma que não deixa lacunas entre o primeiro e o segundo livro. No entanto, alguns trechos perdem um pouco a dinâmica e se tornam enfadonhos. Mas, logo as narrativas seguintes compensam tudo. Os trechos que trazem a física quântica são sensacionais e poderiam ser mais explorados ao longo do livro. O livro traz reflexões importantes sobre a sociedade e o comportamento humano em geral. Com certeza é uma leitura que vale a pena!

Bruno236 20/03/2022

A Lyra continua incrível e faz uma dupla e tanto com o Will. Ele é um parceiro a altura dela.

Gostei desse mas não tanto quanto o primeiro.

Isabelalinda 15/03/2022

sinceramente achei esse livro mais fraco que o primeiro a história e muito parada mas a o mesmo tempo ela corre demais em algumas partes o que me deixou bem confusa pq eu já sou lerda
Eu não entendi pq matar uns personagens tão gente boa do nada
Mas os personagens novos que apareceram eu achei eles bem legais tomara que o autor não mate eles do nada também

marcosvinni11 08/03/2022

???????? 1/2
Estava com muita expectativa para esse livro por causa que a segunda temporada de His Dark Materials tinha sido minha favorito e não me decepcionei. Por mais que eu ache que algumas coisas a série de tv explora mais (a Marisa e o Lord Boreal). E mesmo sabendo o que acontece com alguns personagens, fiquei o livro torcendo pra quem não acontecesse, ainda mais os que tratam a Lyra como própria filha. Até agora o melhor da saga, que venha o último.