Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

Valentina :) 18/10/2021

Ponte para terabitia
é MUITO triste mas o livro é muito bom, o filme se parece bastante com o livro porém explica melhor algumas coisas no livro

Maria13245 31/10/2023

Ponte para Terabítia
A adaptação desse livro foi provavelmente o meu primeiro trauma cinematográfico e também um dos meus primeiros filmes favoritos.
Li o livro no começo da adolescência e poder reler agora no início da fase jovem adulta, foi uma experiência.
Mesmo com a parte triste, o livro todo me passou uma sensação de conforto, como se voltasse para Terabítia depois de muito tempo longe. Como um abraço na Marea de 12/13 anos.

michellee 18/02/2023

?feche seus olhos, mas deixe sua mente bem aberta.?
Fui envolvida por uma história que capturou minha alma desde o início até o emocionante desfecho. O livro, sem dúvida, figura entre os mais belos que já tive a oportunidade de ler, deixando-me com lágrimas nos olhos, sobretudo ao alcançar seu tocante desfecho. A forma cativante com que a autora escreve é algo notável, pois conseguiu transmitir a essência genuína da infância e da inocência das crianças, tornando a narrativa ainda mais profunda e significativa. Jess e Leslie, os personagens principais, representam uma amizade que é construída com delicadeza e verdade, mostrando-nos a importância de compartilhar sonhos, desafios e esperanças com alguém especial.

A jornada que os protagonistas embarcam em Terabítia é simplesmente incrível, revelando um mundo imaginário tão vívido que nos faz refletir sobre a magia que a amizade verdadeira pode proporcionar. Ao longo das páginas, somos levados a vivenciar as emoções e descobertas de Jess e Leslie, tornando-nos parte dessa história marcante. O desfecho surpreendente e comovente não apenas me comoveu, mas também me fez refletir sobre a efemeridade da vida e a importância de valorizar os laços que construímos ao longo do caminho. Foi impossível conter as lágrimas diante das lições emocionantes que esse livro nos traz sobre amor, perda e amizade.

"Ponte para Terabítia" é uma obra literária que transcende as páginas e toca o coração de forma profunda. Katherine Paterson soube construir um enredo que vai muito além de uma simples história, pois nos faz mergulhar na verdadeira essência da amizade e da inocência. Com certeza, é uma leitura que recomendo a todos e que merece todas as estrelas do céu!

Jaqueline.Sayumi 17/02/2020

Mesmo tendo assistido ao filme primeiro e conhecendo os rumos que a estória tomaria, ainda conseguiu me emocionar.

Gabi 16/02/2021

Leitura rápida, mas frustrante
Ponte para Terabitia é uma história que me acompanhou e me emocionou durante a infância, assim como, imagino, boa parte das pessoas. Desde que eu descobri que o filme foi inspirado em um livro (e isso já tem mais de dez anos) eu tenho vontade de ler o livro para me aprofundar mais na história, e finalmente o fiz. Infelizmente esse aprofundamento não acontece, o livro é exatamente igual ao filme e, nesse caso, o filme é bem melhor. A escrita do livro é fluída e o livro é curtinho, portanto foi a pedida ideal para ler rapidinho em poucas horas, mas ao mesmo tempo é uma escrita rasa. A única perspectiva que eu tive da história que, não lembro de ter visto no filme (posso estar enganada pois tem anos que não assisto), foi a concepção de como a amizade da Leslie é importante na vida do Jess. Ele se sente invisível dentro da família, que sempre demonstra desinteresse e descaso pelo garoto, enquanto Leslie e seus pais o acolhem.

Mais um adendo que me incomodou MUITO: o livro tem diversas falas gordofobicas, não uma, não duas, mas o livro inteiro existem passagens em que os personagens menosprezam outros pelo seu peso e isso me incomodou demais.

o aleph 16/03/2022

ponte para TERAPIA
leiam essa maravilhosa e agridoce obra infantil e ao mesmo sobre maturidade.
é simples e direto. e magicamente lúdico.

Carol.Justin 10/05/2021

Sobre o livro...
Nunca imaginei que mesmo depois de ver 50x o filme eu ainda iria chorar lendo o livro.
O livro conta a historia de Jess, um menino de 10 anos e seus problemas. Apesar de contar a historia de uma criança, o livro aborda assuntos importantes, sem falar da grande reviravolta.
O livro vale muito apena.

Fabrízia 01/05/2020

Prepare os lenços
Eu me acabo de chorar com o filme, com o livro não foi diferente. É uma leitura bem infantil, mas mas super tocante.

Ray 28/03/2023

Lindo demais, preparem os lencinhos
A maioria das pessoas conheceu o filme primeiro, e foi o meu caso também. A diferença é que o livro se passa durante os anos 70, mas é quase praticamente idêntico ao filme, e já adianto que gosto mais do filme por coisa pouca, apenas por uns detalhes à mais que lá estão mais bem delineados.

Porém revisitando a história, fiquei pensando na importância que devemos dar a sensibilidade das crianças. Jess tinha tudo pra ser uma criança que cresceria na margem do seu potencial artístico sensível, não fosse a amizade com Leslie que fez germinar nele toda essa alegria que faltava no espírito delicado dele. Ele só precisava de compreensão e o estímulo necessário pra isso surgiu na figura da amizade deles, é possível perceber que a autoestima dele melhorou, e ao fim, ele tem tudo pra se relacionar melhor consigo mesmo e com as pessoas ao redor.

A figura da professora também tem relevância nessa construção, gostei muito da parte em que o Jess compreende que "existe uma forma de melhor, o melhor verdadeiro..." ao ver que ela tinha admiração por ele também. E isso é tão precioso! Às vezes tudo o que uma alma sensível precisa é de um lugar certo pra germinar saudável e em toda a sua glória.

Fico pensando em todas as crianças abandonadas dentro de suas próprias casas e escolas, órfãos de certa forma, do afeto e dos incentivos verdadeiros... Me lembrou um pouco o maravilhoso Meu Pé de laranja Lima, que também trata do desamparo e da importância de uma amizade verdadeira.

Enfim, recomendo demais, agora vou rever o filme pela 300000x...

Mara 28/06/2020

Uma história fácil e rápida de ler com a ingenuidade e doçura da infância e um fim bem inesperado, gostei bastante me fez chorar

vitoria 01/08/2020

Aconchegante
Esperava um pouco mais do livro, mas foi uma boa leitura. Leslie é incrível! E esse final deixa com lágrimas nos olhos.

Lala 24/08/2020

Filme >>>
...............O filme é melhor :P
Realmente o filme é bem melhor