Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

ana b 22/09/2022

Brisingr
Impressionante como a cada livro essa série vai melhorando. Esse foi de longe meu favorito até agora, espero que o último consiga superar, as expectativas estão altas!
Eu estava desejando uma fantasia épica, cheia de magia, buscas intermináveis, lore de vários povos diferentes e lógico um universo de tirar o fôlego, e encontrei tudo isso e muito mais em Brisingr.
Apesar desse talvez ser o livro mais ?parado? no quesito lutas e batalhas, TANTA coisa foi revelada, e de um jeito tão interessante, que eu só percebi que a maior parte do livro são viagens quando terminei. A leitura fluiu super bem, melhor até que no segundo livro que tem beeem mais ação.
Tô doida pra saber como essa história vai acabar, tô achando o desenvolvimento simplesmente incrível!!

Thiene Morais 04/11/2022

Ele divide opiniões...
Mas eu achei ele extraordinário..

Aqui a gente vê a evolução de muitos personagens além da história avançar em acontecimentos também.

Muita gente arrastado por causa de toda política que Eragon precisou fazer com os anões, porém o autor foi fiel à cultura deles.

Indico demais a saga porque, apesar de ser uma história "levinha", a gente vê de tudo um pouco, política, religião, filosofia, cultura, amizade, amadurecimento, etc...

Eu amei a estou doida para ler o último.

Isa 21/10/2022

O começo de um fim?
Brisingr é mais arrastado do que os outros livros, mas é envolvente da mesma forma. A jornada de Eragon, Cavaleiro de Dragão, Matador de Espectros, continua, mas não percebemos o amadurecimento do protagonista. O sentimento que o livro dá, é que Eragon tentou amarrar as pontas soltas deixadas nos outros livro, organizando a casa para a batalha final e o seu desfecho.

Achei um pouco preguiçoso os conflitos esporádicos. Durante o livro não acontece nada muito relevante para o plot principal, a impressão que fica é que o autor coloca esses conflitos apenas pra dar um brilho nos olhos do leitor. É uma coisa boa, porém as resoluções são rápidas e um tanto quanto preguiçosas. No geral não deixa de ser um bom livro, mas poderia ser bem melhor. Espero que o próximo tenha um bom desfecho.

Deia 10/03/2013

Emocionante
No 3º livro da saga do cavaleiro Eragon e seu dragão Saphira ocorrem muitas batalhas, muito sofrimento, muita dor ....

Imagino o quanto mais nosso amada cavaleiro pode sofrer para conseguir chegar até Galbatorix e finalmente destruí-lo!!

Fiquei muito ansiosa ao ler Brisinger, muitas batalhas acontecem e o autor as descreve muito bem... o leitor ficará preso no munda da Alagaesia.

Eragon está forte por conta de seus treinamentos, saphira também juntos eles são uma arma poderosa contra o Império, mas ainda terão que superar o novo dragão Thorn e Murtagh antes de alcançar o rei Galbatorix.

Em Brisingr muitas batalhas aguardam o leitor, como também grandes revelações!

Boa leitura

CinMeireles 06/04/2013

Lutas, Revelações e Contemplação
Lutas, revelações... e muita contemplação. Brisingr, o terceiro livro do Ciclo da Herança de Christopher Paolini, mostrou-se diferente dos livros anteriores - para o bem e para o mal. É repleto de acontecimentos importantes e grandes revelaçõs; por outro lado, é um dos mais difíceis e cansativos de ler.
A história começa um pouco depois do fim do segundo livro, com Eragon e Roran viajando para a fortaleza dos Ra'zac, para resgatar Katrina. A partir daí, uma série de acontecimentos cruciais e importantíssimos se segue durante todo o transcorrer do livro.
O início e o fim do livro são repletos de ação. Já o meio, que corresponde a cerca de sessenta por cento da história, é completamente parado. O autor se foca no desenvolvimento psicológico dos personagens, em seus conflitos internos, e no amadurecimento das relações entre eles. Isso enriquece o livro, torna a leitura mais saborosa e dá profundidade aos personagens; por outro lado, muitas vezes é cansativo ao ponto de se tornar irritante.
Apesar de ser necessário um "mergulho" nas mentes dos personagens, seria realmente preciso tomar um capítulo inteiro e mais parte de outro com Eragon correndo de um lado para o outro pelo acampamento dos Varden, preparando-se para partir para as montanhas onde vivem os anões e atormentando-se por se separar de Saphira? E seria realmente interessante gastar um capítulo inteiro descrevendo a cerimônia de coroamento dos anões? E por que é preciso descrever tudo o que está sobre a mesa a cada refeição que os personagens fazem? No transcorrer dos outros livros, já havia sido possível ter uma boa noção dos costumes dos povos da Alagaesia; a maioria dos leitores não irá apreciar ler páginas e páginas seguidas de descrições de jantares, mobiliários, roupas, entre outras tantas descrições que se prolongam além da conta. Ainda não chega ao nível de um O Senhor dos Anéis, mas já é irritante.
Por outro lado, a história tem seus pontos positivos, e são muito. As duas separações traumáticas que Eragon e Saphira são obrigados a enfrentar mostram de forma tocante o quanto é profundo o relacionamento dos dois (me lembrou a relação entre um humano e seu daemon, na trilogia Fronteiras do Universo). Há também grandes batalhas, acertos de contas, poderes que aumentam, vinganças, mortes, intrigas, conflitos de interesses, disputas por poder, e tudo o mais que pode ser desejado por quem gostou dos livros anteriores. E acaba da mesma forma que os anteriores: deixando uma vontade irresistível de ler o próximo.
Quem está gostando da série com certeza vai adorar esse livro, que tem muito mais pontos positivos do que negativos (e provavelmente, o que eu considerei como negativo será apreciado por muitos). Porém, quem leu os outros meio "na dúvida", e está querendo ler este apenas para saber no que vai dar, provavelmente vai achar Brisingr quase insuportável de ler, por causa do ritmo lento. Para essas pessoas, eu aviso que podem pular páginas sem medo nos capítulos "parados", porque no geral nada de importante para a história acontece - apenas irá perder o enriquecimento dos personagens.

aprigio 08/08/2013

blábláblá
Brisingr continua as aventuras de Eragon cavaleiro de dragão, depois dos bem sucedidos eragon e eldest. Inicialmente, irei comparar essa série com uma situação. Imaginem alguém esbanjando saúde e felicidade, pois bem, até aqui está eragon, agora essa pessoa foi atropelada e levada ao hospital, aqui jas eldest, devido a gravidade a pessoa foi levada para a UTI, aqui se encontra Brisingr.
A situação é exatamente essa, Paolini faz das primeiras 272 páginas uma tortura, com seus detalhes faraonicos de coisas inúteis para a série. Chega ao ponto disso estragar a narração da estória em si. Cuidado que Tolkien, cujo discípulo Paolini é, sempre tomou em ter. Ele simplesmente deixa a narração de lado para perder páginas a fio com roupas, nos mininos detalhes das pedras existentes, corpo, cabelo, bigode das mais diversas formas e por aí vai. Quando os detalhes realmente são importante como em um ataque a Feinster, ele simplesmente ignora os detalhes da cidade na correria final do livro. Na decisão do rei dos anões, meu deus, são capítulos chatissimos inclusive com coisas que em nada ajudam a crescer o livro. Adoro livro sem compromisso com a correria, mas gastar 694 páginas com blábláblá, é demais
O final do livro e alguns acontecimentos como revelações sobre a família de eragon e o início do aparecimento de Galbatorax salvou o livro de um desastre. Pois alguns personagens como Nasuada só me irritaram. Ela está insuportável nesse livro, acredito que seja a carga de responsabilidade do cargo de Rainha. Vamos ver se a herança trás de volta a alegria de ler a série e não leva o paciente a morte.

luccaspe5 21/03/2021

meu segundo favorito dessa série. momentos muito mercantes, emocionantes e reflexivos.

Noronha 28/03/2017

A história continua boa, mas...
No terceiro volume da saga herança. O livro começa bem, com Eragon e Roran (meu personagem favorito) indo para as fortalezas do Ra´zac resgatar Katrina. Aqui Eragon tem o reencontro com Sloan, pai de Katrina que estava perdido. Esse reencontro faz Eragon ser obrigado a resolver questões do passado. Ai a história volta aos Varden e o livro toma um rumo politico, com os Varden tentando conquistar povos. A eleição do novo rei dos anões e a introdução dos Urgals na sociedade humana. Em resumo o livro é uma grande história politica com varias batalhas, o que seria muito bom, se o autor não enchesse tanta linguiça.

-PONTO FORTE -> A história em si é muito legal, misturar politica e ação é realmente muito bom. Tem bons eventos interessantes, que mostram a formação de carater dos personagens, seus desejos e o que vem pela frente. A gente fica o livro todo esperando pra entender o nome do livro e no final se surpreende, isso é bom. As melhores partes do livro são as de Roran, que é um lider e um guerreiro nato.

-PONTO FRACO -> A quantidade imensa de discrições que o autor faz. São paginas e mais paginas descrevendo coisas que as vezes são bem inuteis, como a forma que um camponês ''figurante'' esta vestido, casas, muros, roupas e armaduras, tudo muito detalhado, o que faz a leitura ficar chata e longa. Você quase não usa a imaginação nesse livro, é tudo tão real, tão bem detalhado que chega a ser chato.

-PERSONAGEM QUE MAIS GOSTEI: RORAN.
-PERSONAGEM QUE MENOS GOSTEI: ARYA.
-MINHA NOTA FINAL: 5,5/10

@maarianaraamos 26/08/2021

O ciclo começa a se fechar
Não é segredo como essa saga é intensa! A leitura é densa e descritiva, mas de certa forma aprendi a ler a história sem me cansar! E mais uma vez me surpreendo com os acontecimentos e sinto como a evolução dos personagens é bem construída. Como tudo tem uma hora pra acontecer e vai se encaixando, mesmo que demore. Foi um final cheio de revelações, de reviravoltas e eu sinto um vazio em como o enredo está chegando ao final! Mas muito feliz de ter conhecido esse universo incrível e tão bem construído!
Vídeo no canal em breve.
Nome do canal: Mari Ramos

Lightwood 05/05/2017

Brisingr!
Logo no começo da trama Christopher me fez lembrar novamente por que almejo tantos seus livros. Assim como os outros, este é cheio de detalhes que enriquecem a história, fazendo dela algo crível e bom de se ler. Desse modo, a ida para sua terra fictícia é bem mais fácil.

Eragon parece mais adulto e forte e depois de tantas páginas acompanhando ele e Saphira, acabei fazendo deles grandes amigos. Minha relação com eles foi maravilhosa, assim como com tantos outros personagens. Isso é graças ao aprofundamento na mente e emoções que o autor faz com cada personagem. Nasuada é simplesmente incrível como líder dos Varden. Ela é inteligente, persuasiva e forte. Uma Guerreira nata. Igualmente a ele, nós temos Arya. Neste livro sabemos um pouquinho sobre quem ela é e aquele tópico sobre ela e Eragon é quase não falado durante as 700 páginas. O Relacionamento de Roran com Katrina é bastante convincente e simples. Não é aquilo de amor impossível e é fofo de seu modo único.

Christopher cada vez mais deixa seu mundo maior dando a ele mais mistérios, profundidade e veracidade. Houve momentos que pensei que uma cena não era relevante, mas o desenrolar da história te mostra que aquele fato serviu como construção de caráter para o personagem principal, Eragon. É curioso como o livro é bem diverso com personagem que possuem características bastante distintas. Não há rótulos. Os Personagens parecem mais reais, com conflitos mentais reais ressaltando a todo momento o valor da vida e honra. O relacionamento de cada personagem é levado de modo gradativo e natural. O Bom de ler os livros de CP é que para tudo tem uma explicação, fazendo com que a história flua como se você estivesse realmente lá. O autor nunca deixa nada ser tão fácil. Ele bola empecilhos inteligentes que te faz questionar se tem como resolver, e em seguida ele te dá uma solução simples e real.

No começo não há muitas batalhas. Você terá que andar um pouco com a história para finalmente começar a vê-las. Depois da luta do resgate de Katrina, a outra batalha foi bem mais a frente e não foi algo impressionante, mais deixou aquele gosto de quero mais. Porém, depois da página 400, você percebe que o fim está chegando e que o ataque contra as terras aliadas de Galbatorix é iminente. As lutas são mais sanguinárias e violentas. Roran nos surpreende a cada cena que aparece e Eragon e Saphira brilham mais uma vez em suas batalhas aéreas e com bastante chamas.

Não pude colocar tudo aqui, pois eu iria deixar essa resenha do tamanho do próprio livro. Recomendo que leia e se surpreenda tanto quanto eu. E com um fim surpreendente, triste e melhor que Eldest, Christopher Paolini nos faz querer saber como será a conclusão da história de nossos guerreiros.

Kayan 21/06/2020

Ele é incrivelmente Grade e a Saphira baba por ele!
Aqui temos toda a interação do Eragon com os Elfos, e eu simplesmente amei tudo isso. Além de sermos apresentados ao Perfeito imperfeito (que na opinião da Saphira era só perfeito) que nos dá tanta informação sobre o vinculo dos cavaleiros de dragões que você fica triste quando o livro acaba.

Iara.Antunes 29/07/2020

Um terceiro livro que podemos dizer que Eragon e Saphira tiveram que cumprir suas promessas e aprenderam muito sobre política e escolhas dos seus líder de vários povos.

Esse livro é sobre a movimentação dos Varden em torno de vencer o imperador que trás tanta distribuição e maldade por onde passa.

Portanto, apesar disso tudo acontecendo algumas revelações importantes sobre passado do Eragon são esclarecidos. Perdas insubstituíveis ocorrem porém a uma arma secreta pra finalmente Eragon e Saphira libertar a todos.

Porém como eles sendo jovens e passado cada vez mais pro aprovações vão estar pronto pra vencer Galbatorix?

Este é a grande questão desse livro. Acaba sendo mais lento dos dois volumes anteriores, mas muita decisões e fatos aconteceram podendo dar esperança mesmo na dor pra eles trilharem o que ainda estão destinados a fazer e a ser nesse mundo.

MWeirich 11/09/2020

Caminho longo e árduo
O caminho e longo e árduo, perdas serão inevitáveis, dúvidas surgirão como uma infestação... Mas a esperança, mesmo assim, reinará no coração.

Este livro é sobre isto e muito mais, um livro cheio de perdas e lições duras e verdadeiras.

Um livro único e magistral.... Simplesmente épico.

Henrique.Alves 15/09/2020

A aventura continua
No 3° livro muitos segredos são revelados, o ritmo cintinua empolgante mas o caráter dos protagonistas de tornou mais apaixonante. É uma obra épica que vale a pena ser lida e apreciada pelos amantes do gênero.