Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Yuririn 08/12/2021

Pra mim o livro só ficou realmente legal após os 80%. Antes disso, a parte das lutas, por incrível que pareça, foi meio chatinha. Além do mais, não sei se foi pq eu "desacostumei" com o Eragon, mas, no começo, achei a personalidade dele meio não de acordo com o que foi mostrado nos livros anteriores, ele parecia mais maduro, mas de um jeito que vc não acredita muito, fato que mudou no fim do livro. Outra coisa que achei diferente foi que "a jornada" a qual antes era mostrada e detalhada na série, neste livro pareceu negligenciada, como se a personagem estivesse em um lugar e tanto faz o modo como ela chegou lá, fato que, pra mim, tornou a narrativa meio "cortada"/apressada. A parte que me agradou e prendeu foi realmente o final e pretendo ler o último livro pra ver o quê vai acontecer com todo esse rolo aí.

naclaxvz 07/01/2022

Durante os livros anteriores, sempre achei a leitura muito cansativa e o que me trazia um gás para continuar, era o final. As batalhas no finais para encerrar com chave de ouro, sempre cheias de emoções e revelações, me fizeram ansiar pela experiências e por isso sempre cheguei concluí a leitura. Dessa vez, algo diferente aconteceu. O livro seguiu o mesmo ritmo de antes, apesar de notar que a cada volume a história fica menos cansativa e mais interessante e, nesse, eu particularmente depositei muitas expectativas, até que cheguei ao final...

Vamos apontar aqui os dois acontecimentos que encerram esse volume (spoiler a partir de agora), morte de cavaleiro e dragão & luta contra o novo espectro. Começando pelo primeiro, os dois personagens super queridos pelos leitores, tiveram mesmo aquele fim??? o autor resolver matar ambos como se fosse nada, eles morreram sem sequer ter um último ato significativo. O cristal na espada do foi diariamente abastecido de energia por dezenas de elfos todos os dias durante 100 anos não serviu pra nada?? nos capítulos anteriores o autor nos encheu de esperança para uma batalha épica dando essas informações a respeito do poder dele. Eu esperava ver a fúria de um elfo que se escondeu por 100 anos e finalmente teria seu acerto de contas. Esperava ver em ação o uso da energia acumulada, que como ele bem, era capaz de mover uma montanha. Mas ele simplesmente deixou a espada cair e morreu apunhalado, logo depois o dragão também morreu. Tudo descrito em apenas um capítulo narradando em curtos parágrafos, as imagens que apareciam para Saphira e Eragon enquanto eles estavam lutando em outro lugar.

Ai vem o outro ponto, o pior de tudo foi a incoerência. Os magos de Galbatorix conseguem invocar um espectro, Eragon e Arya tentam impedir a todo custo pois foi muito bem ressaltado o quão difícil é matar um espectro e em toda a história somente três pessoas haviam conseguido, sendo a terceira o próprio Eragon, e mesmo assim, Arya que estava sendo estrangulada pelo espectro, consegue se soltar e rapidamente enfia uma espada no coração dele. Simples assim, como se fosse nada. Como se fizesse parte ds rotina dela.
Saphira durante esses cenas ficou sendo uma planta, aparecendo apenas para a anunciar a morte do dragão dourado e logo após, todos se reúnem com os líderes e começam a fofocar sobre o que aconteceu... COMO SE NÃO FOSSE NADA!!!

Sinceramente, não esperava que Christopher Paolini fosse fazer algo tão medíocre quando isso. É estranho porque foge dos padrões dele. Não sei o que houve para ele fazer uma narração tão preguiça, mas não vou pagar para ver se o mesmo acontece no último livro da saga, não vale a pena ler mais de 700 páginas pra receber um final não desleixado quando esse. Infelizmente, o amor que sinto pelo resto da história não compensa a decepção pelo que eu tive que ler. Para mim, Christopher Paolini cagou em cima da sua obra de arte que estava pronta e só faltava emoldurar.
baiano leitor 07/01/2022minha estante
naclara vai ler o último livro sim

Fernanda.Coelho 21/06/2022

O melhor livro da série até agora
Ainda falta um para eu finalizar essa série incrível, mas esse foi o melhor até agora , nesse livro acontece muita coisa , toda a história e a cada novo capítulo uma peça do quebra-cabeças vai se desvendando, achei que teve muita ação e muitas senas emocionantes, desde o primeiro livro eu anseio uma espada para o Eragon e aqui finalmente se concretiza . O Eragon está mais forte e mais esperto.no início da leitura e um pouco monótono mas de uma chance e continue, porque vai ficando cada vez melhor Recomendo essa leitura incrível a todas e sensacional

Kayan 21/06/2020

Ele é incrivelmente Grade e a Saphira baba por ele!
Aqui temos toda a interação do Eragon com os Elfos, e eu simplesmente amei tudo isso. Além de sermos apresentados ao Perfeito imperfeito (que na opinião da Saphira era só perfeito) que nos dá tanta informação sobre o vinculo dos cavaleiros de dragões que você fica triste quando o livro acaba.

Iara.Antunes 29/07/2020

Um terceiro livro que podemos dizer que Eragon e Saphira tiveram que cumprir suas promessas e aprenderam muito sobre política e escolhas dos seus líder de vários povos.

Esse livro é sobre a movimentação dos Varden em torno de vencer o imperador que trás tanta distribuição e maldade por onde passa.

Portanto, apesar disso tudo acontecendo algumas revelações importantes sobre passado do Eragon são esclarecidos. Perdas insubstituíveis ocorrem porém a uma arma secreta pra finalmente Eragon e Saphira libertar a todos.

Porém como eles sendo jovens e passado cada vez mais pro aprovações vão estar pronto pra vencer Galbatorix?

Este é a grande questão desse livro. Acaba sendo mais lento dos dois volumes anteriores, mas muita decisões e fatos aconteceram podendo dar esperança mesmo na dor pra eles trilharem o que ainda estão destinados a fazer e a ser nesse mundo.

MWeirich 11/09/2020

Caminho longo e árduo
O caminho e longo e árduo, perdas serão inevitáveis, dúvidas surgirão como uma infestação... Mas a esperança, mesmo assim, reinará no coração.

Este livro é sobre isto e muito mais, um livro cheio de perdas e lições duras e verdadeiras.

Um livro único e magistral.... Simplesmente épico.

Henrique.Alves 15/09/2020

A aventura continua
No 3° livro muitos segredos são revelados, o ritmo cintinua empolgante mas o caráter dos protagonistas de tornou mais apaixonante. É uma obra épica que vale a pena ser lida e apreciada pelos amantes do gênero.

Bruno 21/09/2020

Favorito
Que história estonteante. Tudo muito bem construído desde o primeiro livro para entregar a experiência incrível e emocionante dessa história até aqui.
De longe meu livro favorito, duvido que o último da série consiga superar.
Jamile.Almeida 21/09/2020minha estante
??????

EwertonNabuco 22/09/2020

Um livro lento porém muito bom
Essa história se arrasta de maneira muito mais lenta do que os outro livros da série, porém para mim até agora é o melhor as revelações e o final são incríveis.

Gabriel.David 27/10/2020

O estilo novela me pegou de surpresa mas cada mudança de cenário me prendeu igualmente

Edson Capetini 12/07/2022

O livro da lâmina de fogo
Brisingr faz uma grande compilação de batalhas (algumas bem intensas quando a da Campina Ardente, outras um pouco arrastadas) que chegam a preder o leitor de tal forma cada capítulo que passa a vontade de ler o próximo imediadamente para saber o que vai acontecer, além das várias reviravoltas que aparecem na obra, que particularmente, me deixaram feliz e um pouco desapontado =/

Uma coisa até que aconteceu depois de um tempo foi a aparição de mais um dragão sob o comando de Galbatorix sendo usado por Murtagh, além da importante revelação sobre a origem do poder do rei tirano louco.....

Tirando as partes que achei um pouco arrastadas da narrativa, principalmente das viagens, eu gostei muito da história e estou ansioso para ler o último livro, Herança, e ver o desfecho dessa incrível história.

luccaspe5 21/03/2021

meu segundo favorito dessa série. momentos muito mercantes, emocionantes e reflexivos.

Gabriela Teixeira 05/02/2021

Vamos lá! Brisingr eu diria que é uma passagem bem longa entre Eldest e Herança, porque como alguém disse aqui pelas avaliações o livro ele não tem um foco. Acontecem várias coisas (e com várias eu digo MUITAS), que são importante na transição de Eldest, quando Eragon começa a entender melhor o que é ser um Cavalheiro, para Herança, quando o fogo vai detonar o parquinho. Então inútil o livro não é, mas a gente sente falta de um foco narrativo.
Aqui de novo temos capítulos do ponto de vista de Nasuada, onde entendemos todos os trâmites políticos do que é ser líder da frente de batalha contra o rei. Temos também Roran, que vai nos mostrar o lado menos ?glamuroso? do exército (apesar de que ele ainda desfrutar de MUITA mordomia por ser primo do fucking cavaleiro de dragão).
Eu tava relendo a saga na expectativa de chegar nesse livro por uma coisa em particular, e chorei todos os oceanos do planeta terra quando cheguei na parte que queria.
Agora comecei Herança, com o coração já apertado por tá chegando no final da saga. A jornada até aqui foi longa, e dói no coração ter que dizer tchau ? (apesar de que tem um livro lançado depois de Herança, mas cês entenderam o que quero dizer KKKKK).

Andre 01/03/2021

Montanha russa
Esse é um típico livro-montanha-russa, que começa com uma caminhada em ritmo constante, seguida de uma lenta subida por uma longa e monótona rampa que se prolonga até pouco mais da metade do percurso, até finalmente cair com a liberação de toda a energia potencial acumulada através de rápidos e repetidos plot-twists, cambalhotas e mudanças chocantes de uma só vez.
Diferente do anterior, em que a evolução de Eragon é clara da primeira à última página, nesse não vemos muita mudança NELE, mas mais COM ele.
O evento que fecha essa parte do ciclo, embora previsto nas entrelinhas de páginas anteriores, deixa cair uma(s) lágrima(s) de nossos olhos e nos faz pensar sobre essa longa odisseia que é estar (ou se sentir) sozinho.