A comuna de Paris

A comuna de Paris Horácio González

Resenhas - A comuna de Paris: Os assaltantes do céu

Volnei 11/01/2016

A comuna de paris
A Comuna de Paris foi o resultado revolucionário da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871. A derrota francesa na Batalha de Sedan, em setembro de 1870, levou à queda do imperador Napoleão III e à formação de um governo republicano que passou a ser presidido por Adolphe Thiers, em janeiro de 1871. Uma eleição foi convocada para a Assembléia Nacional, cuja maioria de deputados eleitos em fevereiro do mesmo ano era da ala conservadora do espectro político francês, principalmente ligada aos proprietários rurais.

site: https://twitter.com/volneicampos http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

cid 27/03/2010

Os assaltantes do céu
Este não é um livro básico sobre a Comuna, como eu pensei quando o comprei. É principalmente um livre que discute as diversas interpretações do evento, e narra fatos e fala das correntes politicas dos seus participantes.
Gostei da colocação de Marx, que chamou os communards de Assaltantes do céu , querendo dizer que esse movimento tinha muita energia revolucionária , mas pouca análise das condições objetiva da sociedade. É uma critica e um elogio ao meu tempo. É a força de um sonho com exercito, decretos.Vitor Hugo e Georg Sand justificaram os communards.