Belas Maldições

Neil Gaiman
Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

Paulo Silas 20/05/2024

Uma história divertida e cativante que narra o fim do mundo se aproximando ao mesmo tempo em que busca ser evitado por uma dupla de amigos peculiares - assim como peculiar é a própria amizade entre os dois seres - e alguns auxiliares que meio que sem querer acabam se juntando para impedir a destruição do mundo. O apocalipse bíblico acontecendo de uma forma diferente daquela esperada, cujos planos acabam saindo na prática de forma destoante em razão de algumas presepadas de seres celestiais e infernais. "Good Omens" é um romance que agrada de modo mais que suficiente o leitor, recontando a temática central da trama de forma bastante jocosa.

Aziraphale é um anjo aficionado por livros que mantém um sebo com diversas obras raras. Já Crowley é um demônio que adora dirigir o seu veículo possante ao som de Queen. Desde o início dos tempos, ambos os seres cultivam uma respeitosa amizade - escondida de todos, é claro. O pequeno lampejo de humanidade que surgiu quando do primeiro encontro entre o anjo e o demônio repercutiu em uma relação bastante peculiar, mas sempre respeitosa. Os protagonistas da trama vivenciaram (e participaram ativamente de forma ou outra) importantes episódios históricos, inclusive alguns daqueles narrados na bíblia, juntando agora suas forças, cada qual à sua maneira, para impedir que o fim do mundo aconteça, pois nenhum dos dois, diferentemente de seus colegas do céu e do inferno, quer de fato o apocalipse ocorra.

Nei Gaiman e Terry Pratchett entregam aqui ao leitor o resultado de uma parceria que deu certo. A narrativa flui a contento, em que pese a atenção dada em demasia para excessivos detalhes dos tantos personagens que estão presentes na história acarrete cansaço em algumas partes. Por mais que Aziraphale e Crowley sejam apontados como os protagonistas, a história parece ser bem distribuída entre os outros elementos da trama, tendo cada qual a sua importância. "Good Omens" é um livro divertido de ler, repleto de referências bíblicas e populares. Uma boa história muito bem escrita e desenvolvida que vale ser lida!

Jon 19/05/2024

Humor ácido 100%
A editora Bertrand Brasil traz uma edição digna da mente brilhante de Neil Gaiman e da sátira de Terry Pratchett. Com direito a Box e capa dura, além das belas ilustrações. Uma boa sátira repleta de críticas e reflexões sobre a condição humana e a responsabilidade. Um verdadeiro manancial de humor ácido. Só tinha visto algo parecido em Douglas Addans, no guia do mochileiro das galáxias, quem gostou de um, vai apreciar o outro, certeza.

Gui Paes 16/05/2024

Ok, os caras pegaram o apocalipse e transformaram em uma história de fantasia (não que a original não seja também). Eu achei sensacional ao mesmo tempo que achei ruim. Amei os personagens como o anjo Aziraphale e ainda mais o demônio Crowley, o fato de terem trocado os bebes errados e a paixão deles pela vida humana. Por outro lado, não consegui pegar muito qual era as reais intenções de outros como o Newton e Anathema, pois parecem que ficaram meio perdidos. O final então, tanto suspense para o anticristo dar uma lacrada em Deus e no Bezebu falando que não vai acabar com o mundo, tipo mano? Hahahaha. Além do mais o livro tem muitas referencias de pessoas da cultura da Inglaterra, que fez eu ir no google toda hora para entender a referencia da piada. Ou seja, amei a historia no todo, mas achei que ficou meio bagunçado e com um final broxante.

Umbrelliy 04/05/2024

Eu amo esse livro com todas as minhas forças, faço minha vida ao redor desse livro e da serie, amo o aziraphale, amo o crowley, amo neil gaiman, amo terry pratchet, amo tudo que envolve esse livro

Luce Lopes 29/04/2024

Para quem vem da série:
Como todo bom fã da série de Good Omens, me vi tentada a ler o livro, assim como Crowley tentou Aziraphale a provar carne no início dos tempos. E me dói dizer, mas nem tanto, que a série superou o livro. Em mil e uma formas diferentes.

Caso queira saber, a série é completamente fiel ao livro, mudando uma ou duas coisas como ambientes para caber melhor no orçamento. O livro é a primeira temporada inteira, e caso esteja se perguntando, não, não existe nenhuma cena que tenha no livro que não tenha na série. Já o contrário, não pode ser dito.

Eu confesso que acho a primeira temporada a mais fraca das duas até então lançadas, mas não odiei ela como o livro por um simples fato: ambientação. De fato todos os eventos são os mesmos, mas na série, é algo muito mais palpável.

O livro tem uma escrita rica em alguns momentos e extremamente pobres em outras. É muito confuso, mesmo para quem vinha da série e já sabia e entendia o universo por completo. Também carece MUITO de descrições. Onde eles estão, como é o local, qual a cara que estão fazendo, qual seu tom de voz, etc. Esse livro está mais para uma coletania de piadas entre personagens que uma história de fato. Nenhuma das piadas foi engraçadas, e isso pode ser pelo meu tipo de senso de humor, mas é exatamente cansativo quando isso é 90% do livro.

A série é superior ao livro em TODAS as formas. Confesso que vim para esse livro com uma esperança de ganhar alguma coisa de Aziraphale e Crowley, e a única coisa que ganhei foi desgosto. Temos poucas cenas dos dois juntos, ou mesmo deles em si, até mesmo aquela garota que é uma bruxa tendo mais cenas que eles, o que foi bem frustrante, já que na série eles quem são os principais. Enquanto na série o relacionamento deles é bem próximo, não senti o mesmo aqui. Eles estão mais para conhecidos que se esbarram às vezes do que melhores amigos ou almas gêmeas como a série fez parecer. Muitas cenas deles juntos são originais da série, então não venha achando que vai ver todas aquelas cenas deles aqui em forma descritiva. As poucas que tem são beeeeeem qualquer coisa e não passam 1% da amizade que eles tem na série.

Nesse livro todos os personagens parecen uma porta, até mesmo meus bebês Az e Crowley. Nenhum é bem desenvolvido e parecem apenas bonecos de ventríloquo falando frases aleatórias e chatas.

Se você pretende ler o livro ou ver a série: veja a série. Se pretende ler o livro depois de ver a série: não leia. Não tem absolutamente NADA aqui que você já não tenha visto lá muito melhor executado.

Por fim, todo o meu 1,5 vai para as minhas migalhas de Aziraphale e Crowley, mesmo mal feitas.

Clary.S2 29/04/2024

Um anjo e um demônio entram em um bar...
Vi a série primeiro, as diferenças são poucas mas é igualmente bom, virou um dos meu livros favoritos não tem como não se apaixonar pela dinâmica do Crowley e do Aziraphale.

Mirele 28/04/2024

Eu gostei desse livro. Gosto muito da história dele. Mas eu acho que minha leitura foi muito prejudicada pelo fato de eu já ter visto a série. Eu aaamooo a série, mas quando fui ler muita coisa perdeu aquele ar de novidade e ficou meio repetitiva, já tem a série as vezes adapta diálogos inteiros praticamente idênticos ao livro. Ainda tem umas diferenças, principalmente mais pro final, mas se lá. Deixou a história mais tediosa pra mim.

Sophia 01/04/2024

Good Omens é sem dúvida um dos melhores livros que já tive o prazer de conhecer. Neil já era um queridinho na minha estante, e ter a oportunidade de conhecer a genialidade do Terry Prachett foi incrível (animada para ler outros livros dele).
Os pontos altos são os personagens principalmente o Crowley e o Aziraphel, que são tão simples mas tão densos, capazes de te trazer horas e horas de discussões. O humor é incrível bem diferente do que estamos acostumados, algo escrachado que beira o ridículo, mas que quando você menos espera está dando gargalhadas.
Esse livro com certeza é um dos favoritos da vida.

esrtwhille 01/04/2024

Li depois de assistir a série, e pra mim foi a melhor coisa kkk, mesmo a escrita do Neil e do Terry serem bem fluidas, as vezes eu ficava perdida sobre o que estava acontecendo por que se passa no ponto de vista de Deus que é onipresente, (mas eu não sou, então me confundia as vezes nos acontecimentos kkkk) então ter assistido a série me ajudou a me situar, mas a leitura é muito divertida e fluida, confesso que as vezes os acontecimentos e algumas cenas eram tão aleatórios que não fazem diferença nenhuma na história mas enfim.

edisik 31/03/2024

É um bom livro sobre o Apocalipse, tem um humor ácido e divertido. Mas em certos momentos se torna confuso e um pouco chato. O pior é o final que se resolve facilmente e de um jeito bem bobo.

Marcos.Leilson 30/03/2024

Início interessante
"Belas Maldições" é uma aventura que combina anjos, demônios e o fim do mundo de uma forma única. Com um início muito divertido, achei que os diálogos foram de tornando cansativos com o passar da leitura. É válido para quem quer uma leitura que vai fazer você rir e refletir ao mesmo tempo.

elphwrld 27/03/2024

Que livro foi esse?
Nem sei realmente o que dizer. Começa confuso, personagens que tiveram total atenção nas primeiras páginas foram completamente ignorados para voltar apenas depois, como se fossem coadjuvantes. Cenas detalhadas sem importância e acontecimentos embaralhados como se eu estivesse lendo notas de uma pessoa desorganizada.

Sinceramente, amo Neil Gaiman e suas histórias, não sei quanto ao outro autor, mas esse livro não foi o que eu imaginei que seria. O que realmente salvou, para mim, foi o final envolvente até a última página e os momentos engraçados ao longo do livro. Ainda quero assistir a série, mas não me forçaria a reler esse livro.

Como sempre digo, cada um tem seu gosto literário. Pode ser que você goste desse, então se queria ler este livro não se deixe levar pela minha crítica negativa, ainda há pontos positivos!

Sophi 26/03/2024

Super Recomendo
Cheio de sarcasmo e cenas inusitadas, Belas Maldições me encantou desde o começo.
Comecei a ler esse livro depois de assistir a serie e posso dizer, na minha humilde opinião, que a serie fez uma adaptação espetacular, o livro possui cenas que não foram adaptadas e a série tem cenas que só estão subentendidas no livro mas essas mudanças não prejudica a narrativa de nenhum dos dois.
Esse é um livro que recomendarei durante toda a minha vida, ele foi basicamente feito para fãs de sarcasmo narrativo e um novo ponto de vista para a mitologia bíblica como: o plano inefável de Deus e a influência que os anjos e demonios realmente exercem sobre as decisões humanas.

Lu.Arbigays 21/03/2024

Um fim de mundo muito louco
Uma história sobre anjos, demônios, crianças em suas vidas de criança, bruxas, caçadores de bruxas e etc etc etc. Cheio de comédia, as é escrito de jeito meio confuso.