A mercadoria mais preciosa

A mercadoria mais preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Karina 14/06/2020

Um respiro..
O livro é um primor! Mesmo a fábula sendo contada durante o holocausto é de uma sensibilidade inacreditável! É uma história triste, que acaba se tornando linda e muito reflexiva.
Daqueles que dão um respiro e enchem o coração ?

Rafaela Tulino 14/06/2020

Triste, real e necessário.
Uma fábula retratando um dos horrores do Nazismo: a perseguição com os judeus e a falsa propaganda do partido nazista.
Uma leitura rápida, fluída mas de um poder inestimável.

Maria 21/08/2021

Um conto belo e assombroso
Um conto curto e sensível, que te faz sentir vários sentimentos ao mesmo tempo, e um deles é conforto e tristeza, conforto por você vê a relação da mãe e do filha, protegendo ela a todo custo, e tristeza é ver a crueldade do ser humano, tudo oque elas passam para sobreviver e entre outros.
O conto é bem curto, bom para ler em uma tarde.

Julyane Polycarpo 24/03/2022

A mercadoriazinha
Tocante, interessante, triste e poético.
Achei a escrita tão poética que tem hora que o livro nem parece estar falando de algo triste. Sei lá, achei a escrita diferente demais e muito boa.

Vale a pena a leitura! Recomendo!

"Neste nosso mundo ninguém pode ganhar nada sem aceitar perder alguma coisinha, ainda que seja a vida de um ente querido, ou a própria".

Lariane.Coutinho 10/07/2020

Uma prova de amor e sobrevivência.
Eu não tenho nem palavras para expressar o quanto eu amei. É triste, é a pura verdade, é o amor de mãe e pai e a tristeza da separação.

Vanessa647 04/08/2022

Tocante!!!
Essa semana uma pessoa, em uma livraria, me recomendou um livro que não me chamaria a atenção de cara. De acordo com essa pessoa, era uma das coisas mais fofas que ela tinha lido esse ano.
Depois de dar uma olhadinha, resolvi trazer para casa e encaixar entre uma leitura mais longa e outra. Pois bem, eu adorei.
“A mercadoria mais preciosa”, de Jean-Claude Grumberg, é uma fábula, mas não esperem animaizinhos saltitantes conversando. Acho que é possível apontar como personagens principais A pobre lenhadora e a Mercadoriazinha (desculpem, só lendo, me recuso a dar qualquer spoiler dessas personagens).
São só 75 páginas, o livro foi devorado em uma hora, mas é tão intenso que assim que terminei, li de novo. Eu achei a coisa mais linda. Para mim, a mensagem foi: sempre resta uma esperança.
Foi publicado pela Todavia, e acho que é um dos livros que vou recomendar sempre agora.

site: www.instagram.com/vanessarthiago

Kaue Garcia 04/03/2023

Médio
Não achei tudo isso, talvez não seja meu tipo de livro! Uma fábula sobre um período que sabemos que foi horrível para a humanidade como um todo mas que achei confusa, foi difícil entender as correlações que o autor quis fazer ao longo da história! Enfim ? bem mediano

leiturasdabiaprado 27/04/2023

Uma fábula sobre o holocausto, um conto curto, rápido e profundo!
Devorei na hora do almoço e estou aqui trabalhando e ainda pensando na profundeza da narrativa...
Um trem que levava judeus para os campos de concentração, dentro dele uma jovem família, pai, mãe e dois bebês gêmeos...
Durante o trajeto a mãe não mais consegue ter o mesmo leite e alimentar os bebês...
Paralelamente temos um casal de lenhadores que mora às margens do trilho, também sofrem com a fome gerada pela guerra... mas, além da fome a lenhadora sofre com o ninho vazio, o sonho não realizado de ter tido filhos...
Ela sempre vai ver o trem passar, acredita que ele é um trem de mercadorias, que ali dentro tem mantimentos, bens, vidas... todos os dias ela sonha em ir com o trem ou ao menos receber algo dele...
Um dia, o trem passa com a jovem família e o pai no desespero da fome lança um dos bebês, na esperança que ao menos um sobreviva com o pouco leite materno...
A lenhadora acolhe o bebê e acredita que o mesmo é um presente dos deuses do trem!
Uma história que não termina aqui e que eu não darei spoiler, mas que recomendo!
Alê | @alexandrejjr 07/05/2023minha estante
Nossa, definitivamente é um livraço, Bia. Que história!

leiturasdabiaprado 08/05/2023minha estante
@alexandrejjr realmente, deveria ser leitura obrigatória!!

Camila1856 28/11/2020

Tão lindo, mas tão triste. O epílogo acabou comigo.
"É isso a única coisa que merece existir nas histórias como na vida verdadeira. O amor."

luhalmeida2211 12/12/2020

Lindo
Foi muito satisfatório ter lido, me fez pensar e prestar atenção em casa linha. Amei.

Roberta.Beira 07/09/2023

Lindo!
Depois de já ler e ver tanta coisa sobre os horrores do Holocausto, achei diferente e tocante ler uma fábula sobre o assunto. Dá a doce sensação de que todo aquele horror foi somente um pesadelo irreal, uma ficção infeliz inventada e que pode ser esquecida ao fechar de um livro. Pena que foi real.
Amor, doação, separação, superação, fé, dor, recomeço. Tem tudo isso nesse pequeno livro, nessas páginas carregadas de poesia cobrindo um pouco da realidade cruel de uma guerra. Só leiam!

Adiel.Guimaraes 26/01/2021

???
Um conto bem curto tendo como pano de fundo um dos fatos históricos mais tristes na história humana a 2 guerra e o nazismo o autor usa esse enredo e mostra tanto a questão da crueldade humana como também a sua capacidade de exercer misericórdia !!!! Recomendo