The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Carol 14/10/2023

Falem oq quiser, eu adorei hehe
Eu devorei esse livro em uma semana, adorei a leitura!! Pra quem conhece a saga, já sabe qual o futuro do Snow, mas mesmo assim, ler do ponto de vista dele tudo oq ele passou, mexe com sua cabeça. Ele não é em nenhum momento um narrador confiável, e essa pra mim foi a melhor parte. Snow desde sempre foi arrogante e ganancioso, mas com o decorrer da história ver ele se tornando pior a partir da narrativa dele mesmo, acaba sendo contraditório pro leitor. Snow é o antagonista da própria história, e ler do seu ponto de vista foi uma experiência única!

Mssamuca 18/09/2023

Comecei a ler com baixas expectativas, porque vi muita gente não gostando, mas me surpreendi muito com a leitura. Talvez por não ter uma relação com os outros livros da série (somente vi os filmes), eu não tenha comparado muito e isso possa ter ajudado.
O livro tem sim seus problemas, sendo o maior deles é claro o fato de já começar sabendo que não tem como gostar do protagonista. Mas é interessante ver essas outras vertentes dele, ver o caminho até ele se tornar um ser tão (mais) desprezível.
No fim, apesar disso e do início lento, o saldo é positivo.

Ivyh 18/09/2023

Não esperava gostar tanto
A história é um pouco lenta, especialmente no início, porém é lenta de um jeito que eu amo.
Achei fascinante estar na mente do Coriolanus, ele é o tipo de personagem que eu adoro acompanhar.
Lucy gray definitivamente me cativou, uma sobrevivente, forte, esperta e com uma personalidade encantadora.
Me apaixonei pela Tigris e queria proteger ela de tudo.
Sofri muito com o sejanus, ele não merecia o fim que teve (mas acredito que infelizmente não existia nenhuma possibilidade de final feliz pra ele).
O final do livro foi um pouco corrido, mas ainda assim é muito bom.
Amei demais essa leitura:)
~Ansiosa pela adaptação, espero que não seja uma decepção~

Maria 12/09/2023

Honestamente não aguentava mais tentar ler esse livro e empacar, meu deus do céu
a história obviamente é de tirar o fôlego, essa autora não faz nada atoa! vários momentos q me deixaram enojada e principalmente indignada, mas se tornou bem claro ao fim o pq dela ter escolhido revisitar esse universo de jogos vorazes justo com a história desse personagem

Lara.Haquim 31/08/2023

No começo eu achei uma leitura meio entediante e até pensei em abandonar, mas conforme fui lendo, me surpreendi muito.
O livro é cativante, e até me fez sentir empatia pela cobra do Snow.
O livro não chega a ser no patamar de Jogos Vorazes, mas acredito que seja porque a gente sabe que o Snow vai virar o vilão.
O final me surpreendeu muito, mas foi uma leitura boa.

Gabriela 27/08/2023

Legal, porém meio enrolado, a leitura não flui com mta facilidade, o livro explica mto o passado de Snow e como ele se tornou a pessoa que é em jogos vorazes

roberta589 20/08/2023

A cantiga dos pássaros e das serpentes ?????
??? nossa, NEM acredito que finalmente terminei essa joça.

gente, que livro que te leva um pouco além do enredo e da emoção que era ler e assistir Jogos Vorazes. e não é de uma forma boa? vou te contar, viu?

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um spin-off que foca na 10ª edição dos Jogos Vorazes, tá tudo bem recente ainda, a guerra, a fome e a própria punição aos distritos. foca em Coriolanus Snow, o anti-querido presidente de Panem, em como foi a vida dele antes da política, e no seu primeiro amor, por acaso, ter sido uma tributo ?rebelde? do distrito 12, Lucy Gray Baird.

sinceramente, eu esperava bem mais. lembro de quando li a trilogia pela primeira vez e o quanto eu mordia as unhas de tão ansiosa pelos próximos capítulos e livros eu ficava. com esse, eu não via a hora de acabar. li esse livro especialmente pela estreia da adaptação que vem aí no fim desse ano. senti falta da era das distopias do cinema e da literatura e quis entrar nesse mundo mais uma vez. mas senti que aproveitei mal. beeeem mal.

a autora tenta muito com o romance entre o Snow e a Lucy Gray, de uma maneira que daria super certo em um outro momento, com outros personagens. mas, a partir do momento que eu lembro da bizarrice do protagonista, me faz revirar os olhos de tédio e podridão. eu não consigo ler os pensamentos desse cara ? a respeito dela, ou não ? e pensar ?ai que fofo? ou ?que romance épico? ou qualquer coisa do tipo. eu leio e me deixa ENTEDIADA, querendo que ACABE, que ele CALE A BOCA.

outra coisa foi que o final, o que eu tava esperando mesmo, de entender como rolou a ascensão dele à presidência, se resumiu ao epílogo. e eu fiquei muito decepcionada. até porque foi MINÚSCULO.

e spoiler ??, provavelmente, mas: a família dele que fez tudo? po, pelo menos mostra o desenvolvimento. do nada nos contam o que rolou e porque existem os Jogos Vorazes e como ele ficou tão poderoso (RIP Finnick, que acertou no veneno) mas diz TUDO na LATA? numa única conversa? ah, poxa.

por outro lado, é bem interessante saber como pensa um tirano, né? eu fiquei bem curiosa de entender como ele poderia ter se tornado quem era nos filmes/livros. e acontece que ele não se tornou esse cara, ele sempre foi assim. o que me fez pensar se esse final com a Lucy Gray, não tem um quê de ?Ilha do Medo?? como se a visão dele fosse realmente deturpada do resto dos acontecimentos. mesmo ele sendo um verme, a forma como os pensamentos dele se articulavam ainda tentava nos vender a ideia de ele ser o certo da história. muito doido.

enfim. diferentemente dos outros livros da saga, esse eu não leria de novo. mas, pelo menos tô preparada pra ver o filme :)

Laís 13/08/2023

Gostei muuuito, achei bem legal acompanhar o Snow piorando cada vez mais. Minha única reclamação é esse final totalmente confuso e corrido

nina.micheletti 03/08/2023

Leitura arrastada
Como uma pessoa que adora a história e a escrita de Jogos Vorazes, eu, particularmente, fiquei muito decepcionada com essa leitura. A primeira parte é muito arrastada, começa ficar interessante quando os jogos começam mas eles são muito breves e logo vem mais uma história entediante. A personagem mais cativante é com certeza a Lucy Gray (na verdade qualquer personagem te cativa mais que o Snow, vamos combinar).

busattovini 23/07/2023

SLOT
Muito bem escrito. A princípio (e até o penúltimo capítulo), eu me identifiquei com o jovem Snow, muito mais por sua postura obediente e submissa do que por qualquer outra coisa. Acabei me vendo em seu modo de (não) reagir ao mundo. A sua maior fraqueza talvez seja a necessidade de agradar àqueles que exercem poder sobre ele, à Academia e, acima de tudo, ao legado de seu falecido pai. A sede pelo sucesso, o medo de falhar, a visão animalesca do ser humano, os conflitos internos, o perfeccionismo; tudo isso somado desemboca nos eventos posteriores aos quais fomos introduzidos na trilogia. Neste livro, porém, temos a origem e a explicação de muitos elementos marcantes, tais como os "mockingbirds/mockinjays/jabberjays", a motivação por trás dos Jogos Vorazes, uma dose de amor (ou confiança), a doçura de Tigris e, sem dúvidas, a imponência de Lucy Baird, que atrai a nossa atenção desde o primeiro instante. É quase como se fôssemos seduzidos pelo seu canto. Sinceramente, não sei por que demorei tanto para começar a ler "A cantiga dos pássaros e das serpentes" ? só posso dizer que mal posso esperar pelo filme.

Uma citação para aqueles que pretendem ler a obra: "'People aren't so bad, really,' she said. 'It's what the world does to them.'"

manuzickuhr 17/07/2023

The ballad of the songbird and the snake.
Que livro espetacular, ansiosa pra ver como a adaptação pro cinema vai ficar!! Amo muito jogos vorazes e quando vi que teríamos um filme desse livro tove que ler.
A leitura não é tão emocionante quanto jogos vorazes mas a história é simplesmente incrível e surpreendente.

Ju 14/07/2023

A cobra da neve
Achei bem interessante um livro que mostra um pouco do ponto de vista da Capitol poucos anos depois da guerra e de como foram os primeiros jogos.
Na trilogia original os jogos são um grande evento, cheio de glamour com os desfiles e entrevistas, mas no início os tributos não eram vistos nem como seres humanos, transportados em trens de caga, sem segurança ou conforto, eram colocados em exibição no zoológico e não recebiam nenhum cuidado, então era comum alguns tributos falecerem antes mesmo dos jogos, isso foi triste demais imaginar essas crianças nessa situação.
Ninguém tinha muito interesse em assistir mesmo, então a Capitol decidiu mudar isso e convocar um grupo de estudantes para serem mentores, a 10° edição foi a primeira com mentoria, um dos estudantes convocados foi Coriolanus Snow, que mais tarde viria a se tornar o Presidente Snow.
A familia Snow perdeu o prestígio após a guerra e luta para manter um status e a dignidade, é curioso porque quando você está sentindo dó deles, eles começam a atacar todas as minorias existentes, exceto a Tigris, a única decente nessa família, inclusive queria ter visto mais dela no final, saber o que a distanciou do primo já que eles eram tão unidos, senti muito falta disso.
Lucy Gray Baird foi a tributo do distrito 12°, com a ajuda de seu mentor Snow ela conseguiu se destacar bem nos jogos. Uma personagem misteriosa, inteligente e talentosa, mas também senti falta de saber mais sobre ela na reta final, mas acho que foi proposital para manter a história dela um mistério.
Snow é traiçoeiro, calculista e dissimulado, é impressionante como ele tenta arrumar desculpas para o que faz e se acha certo em tudo, conforme a história vai avançado dá pra ver ele se tornando o tirano que vimos na trilogia original, a personalidade se moldando.
O bom é que a pesar de ter demorado muitos anos, ele teve o final merecido.

Aninha 14/07/2023

?Você quer ter pensamentos próprios. Você resiste.?
Tudo é construído de uma forma MUITO bem feita. É conflituoso, é reflexivo, é bonito, é cruel, é real (de certa maneira). Enfim, mexeu muito comigo.. assim como todos da saga. Minha saga favorita de todos os tempos. A resistência sempre será a coisa mais linda que existe.

?Não, senhor,
Nada que você possa tirar de mim vale lamentar.
Pode pegar, eu dou de graça. Não vai machucar.
Nada que você possa tirar de mim merecia ser guardado!?

Giulia 11/07/2023

Snow
Não gostei muito do livro sendo sincera, achei ele muito grande?. O Snow é muito chato, nossa, eu revirava os olhos lendo. Todo momento que eu pensei que ele seria descente ele foi um lixo completo. Tadinha da Lucy Gray. Não foi algo legal de ler, achei os capítulos muito grandes, mas a historia faz sentido pro personagem, mostra como ele sempre foi um inferno e não me fez sentir dó dele em momento algum. Enfim, eu só li o livro pra ver o filme!