The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Markarroni 22/05/2020

Entediante
Essa é a palavra certa pra descrever esse livro: entediante! Nem parece que é do mesmo universo dos livros maravilhosos de Jogos Vorazes, aqueles que me fizeram dar 5 estrelas e favoritar a trilogia inteira. Parece mais uma fanfic mal escrita de quase 550 páginas.

Francamente? Esse foi um livro totalmente desnecessário e previsível. Não fez diferença nenhuma à história principal, não acrescentou nada para a leitura valer a pena. O livro até que começa bem, mas é só ladeira abaixo.

O mais decepcionante para mim, foi que eu estava esperando uma história genuína da origem vilã do Presidente Snow. Eu queria mais coragem, maldade e ingenuidade, ao invés de um romance estranho que mais foi uma tentativa patética de fazer os leitores sentirem empatia por ele.

Além disso, Snow já era - bastante - egoísta, mas não era necessariamente tão mau e terrível quanto o homem totalitário e genocida que conhecemos na trilogia principal. A gente conhece as motivações que fizeram ele se tornar o que se tornou, mas para ser sincero, não foram convincentes.

Uma coisa que eu gostei foi que a Capitol não era tão poderosa, brilhante e luxuosa como nós conhecemos, porque ela ainda sofria com as consequências da guerra que ocasionou a destruição do Distrito 13.

Outro fato interessante foi ver como os Jogos Vorazes era só uma forma de "punir os distritos com um menino e uma menina dos 12 distritos sendo jogados em um lugar até se matarem e restar apenas um", para "a principal e mais emocionante atração televisionada de Panem".

E o que dizer do "romance" de Snow e Lucy? Chato, sem sentido, onde tudo acontece rápido demais para parecer, no mínimo, aceitável. Além disso, me senti incomodado com algumas partes, que foram bastante convenientes. As coisas aconteciam e as pessoas certas sempre estavam lá no momento e lugar certo.

Pelo visto, haverá uma sequência, ora ora, o estrago não foi suficiente, Sra. Collins? E se vai escrever mais um spin-off, porque não pode ser sobre Finnick? Sobre como ele se apaixonou por Annie e tudo o que eles passaram. Ninguém merece uma história de mais de 500 páginas sobre Snow, onde ele passava o tempo todo reclamando de ser pobre e não estar recebendo reconhecimento suficiente de seus superiores.

Esse foi um dos poucos livros que eu não aguentava mais ler e ficava ansioso querendo que acabasse logo, porque estava sendo uma tortura. Faltou caracterização, construção atraente de um vilão, entrelaçamento viável e concreto da narrativa. Mas no geral, eu ainda acho que você ainda deve ler e fazer os próprios julgamentos.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Laryssa.Rabelo 22/05/2020minha estante
Nao posso negar, eu já esperava por isso, infelizmente.

Markarroni 22/05/2020minha estante
Nossa, foi uma decepção. Eu queria muito ter gostado, mas não teve muita coisa das quais eu poderia defender.

Laryssa.Rabelo 22/05/2020minha estante
eu ainda não li, quero muito ler, msm o pessoal falando mal , mas eu imaginava pq é assim que acontece com a maioria dos autores.Fazem sucesso com certos livros, daí tentam lançar outros no mesmo mundo e nunca da certo.

Markarroni 23/05/2020minha estante
Pois é. Até pensei em avaliar com 3 estrelas pra tentar diminuir o esculacho kkkk mas eu estaria forçando algo que já tava muito forçado

Weshenrique 23/05/2020minha estante
Forçou. Estou lendo e amando.

Markarroni 23/05/2020minha estante
Pra mim, a única coisa forçada é o livro. Mas que bom que você está amando. Essa é a beleza das artes. Cada pessoa pode ver aquilo de uma perspectiva diferente e cada uma pode ter emoções diferentes. Umas podem amar, outras podem odiar e tá tudo bem.

Bella Nine 25/05/2020minha estante
To lendo o livro, só que comprei ele em italiano, porque o em inglês na Amazon Brasil ia demorar e na Amazon Itália chegou hj.
Terminei a primeira parte. De verdade, por enquanto estou gostando. Mas, ainda não consigo conectar esse Snow ao Snow do primeiro livro.
E o que é essa professora dele? Praticamente fazendo experimentos com a amiga do Snow que foi picada por uma serpente venenosa... E o que rolou na arena enquanto faziam um tour junto dos tributos?
Agora, pro Snow e a prima terem cortado o vínculo, por enquanto não consigo imaginar o que esse Snow aprontou.
Estou com medo de ir pra segunda parte. Medo de me decepcionar.

Markarroni 26/05/2020minha estante
Eu realmente espero que você não se decepcione, Bella. Não quero que ninguém tenha essa má experiência que eu tive.

Bella Nine 26/05/2020minha estante
Estou terminando a parte 2. Esse Snow prossegue totalmente diferente do Snow ditador. Tem alguma coisa que ainda não faz sentido.

Auud Herself 29/05/2020minha estante
Obrigada!
nem vou perder meu tempo.

Nany 05/06/2020minha estante
Concordo, escrita muito arrastada, muita descrição, os capítulos eram o dobro dos livros anteriores (via pelo tempo de leitura do Kindle). Penso agora nas descrições dos pratos do banquete da Academia e me pergunto PRA QUÊ e POR QUÊ esse espaço no livro não foi melhor aproveitado para responder algumas muitas perguntas que eu tinha.
Acho que os personagens da Academia não ajudaram, com exceção do Sejanus eu não tinha nenhuma vontade de saber mais sobre os outros. Também gostei da Lucy e dos membros do Covey, pena que esses só tiveram 1 parte para eles.
Repito: continuo com muitas perguntas. Por que Tigris odeia o Snow em Mockingjay se eles são mega unidos nesse livro? O que aconteceu com a Lucy? Cadê o resto das artimanhas dele até chegar ao poder? Maude Ivory é mãe do pai da Katniss? Lembro de reforçarem várias vezes que ela lembra de todas as músicas que escuta, e The Hanging Tree foi performada só uma vez, pra mim parece óbvio que a família da Katniss descende do Covey, ela sabia todas as músicas da Lucy, fora o local especial dela com o pai ser exatamente o mesmo que o Covey passava o dia nadando e comendo katnisses.
Seria uma boa ideia fazer outro livro pra sanar essas perguntas? Talvez sim, talvez não. Avaliei o livro com 3,5, recomendo a leitura para quem é fã da saga, pois apesar da leitura lenta, confesso que admiro como a Suzanne consegue resgatar coisas dos outros livros e fazer encaixar perfeitamente na história. Ao ler as letras de The Valley Song, Lullaby Song e The Hanging Tree, confesso que amoleci, fora as outras menções que ela faz no livro.
Isso ficou muito grande para um comentário, mas é isso, cheguei a demorar para terminar de ler.

Bárbara Machado 05/06/2021minha estante
Gente, minha experiência foi tão oposta!

Tive dificuldade no primeiro capítulo mesmo, foi bem chatinho, mas depois a leitura engrenou pra mim. Gostei justamente pq esse Snow é tão diferente do que conhecemos, que fiquei na expectativa de saber que merda ia dar pra ele virar quem virou, hahaha!

E o final me surprrendeu. Na real eu achei que a Lucy ia morrer nos Jogos ou que a Capital ou alguém ia matá-la e acabar com o coração do Snow, a ponto de ele ficar desiludido (mas isso não encaixava bem com a ideia de ele virar um "amante da Capital"...).

Enfim, pra mim foi bem emocionante, que pena que vocês não curtiram.

Realmente, ficaram muitas perguntas, eu não sabia que vai ter outro livro!

Também acho que a Katniss é descendente de alguém do Covey, mas achei que seria da Lucy mesmo... algo que justificasse todo o ranço que o Snow sente pelo Distrito 12... imagine que foda seria se ele tivesse deixado a Lucy grávida e a Katniss fosse neta dele? Ahhhh!

Mari 07/12/2023minha estante
Eu gostei do livro

Aline.Dias 16/12/2023

Genial
Acho que a melhor escolha que eu poderia ter feito foi ler esse livro, porque o filme recentemente lançado passou uma visão muito romantizada do Snow, já que a gente não conseguia ler os pensamentos dele (além do Tom Blyth ser simplesmente lindo kkkk).

Na verdade, o Snow é uma pessoa absurdamente egocêntrica e incapaz de sentimentos verdadeiros, como amor e amizade. Não me levem a mal, eu AMEI o personagem dele e amei como todo o livro foi construído, achei genial, mas é inegável que ele é um sociopata.

?SPOILERS A PARTIR DAQUI?

Nas duas primeiras partes do livro, somos levados a acreditar que o Coryo estava, de fato, se apaixonando pela Lucy Gray. Foi somente quando ele virou pacificador que eu percebi: ele mal pensava nela enquanto passava a semana na base, nenhuma decisão que ele tomava era pensando nela ou neles dois. Tudo que ele fazia era com um único propósito: o seu próprio interesse.

Foi aí que eu entendi que, na verdade, ele não estava apaixonado pela Lucy. Ele estava encantado por ela, porque, enquanto ele era mentor, ela estava convenientemente alinhada com os objetivos dele de poder e sucesso.

Quando as coisas mudaram e eles estavam no distrito 12, o Coryo não pensou duas vezes ao optar pelo sucesso dele em detrimento da Lucy. Ele literalmente preferiu deixar ela sozinha pra morrer do que abrir mão dos objetivos pessoais dele.

É justamente essa a genialidade do livro: o personagem dele é extremamente consistente, do começo até o fim. Ele começa o livro querendo ser presidente e alcançar riqueza e poder, e termina do mesmo jeito. Por mais que ele tenha sofrido alguns desvios no caminho, a essência dele permaneceu a mesma.

Por que, então, ele quis matar a Lucy? Ficou claro pra mim que ela, na verdade, se tornou uma ponta solta pra ele. Um obstáculo no caminho rumo à grandeza. Por isso ele diz que o amor tornou ele vulnerável: ela era a única que poderia incriminar ele pela morte da Mayfair e ele passou o resto da vida com medo de que ela de fato fizesse isso.

A aflição dele não é exatamente por amar ela ou por ter perdido ela, mas sim porque, ao não saber se ela morreu ou não, ele não está no controle. Ela tem uma informação que pode acabar com a vida dele e não tem nada que ele possa fazer sobre isso.

Não tem nada que Coriolanus valorize mais do que o poder e, pra ele, o poder vem do controle. Ele nunca conseguiu controlar a Lucy Gray, ela era uma força da natureza, imprevisível e livre demais pra ser controlada. Justamente por isso ele odiava tanto os mockingjays (esqueci o nome em português, mas são os pássaros que cantam), já que eles não podiam ser controlados.

A autora é simplesmente brilhante em todas as metáforas que ela faz. Sério, esse livro é recheado de sutilezas que são simplesmente geniais. Quando o snow volta da floresta após se separar da Lucy, o pó da mãe dele foi destruído e só restou a bússola do pai. Isso representa que ele deixou de lado a doçura e humanidade da mãe, assumindo, de vez, a crueldade e a frieza do pai.

No entanto, ele volta atrás. No epílogo, ao visitar o reitor, ele pega de volta a capa do pó compacto da mãe. Isso porque, na verdade, o Snow vive uma eterna dualidade: ele sempre se questiona se seus atos são cruéis (tais como matar o Sejanus), mas ele sempre acaba se convencendo de que fez a escolha correta.

Essa dualidade acompanha ele até o último momento de sua vida, tanto que a Katniss julgou que a Coin era o maior inimigo, e não o Snow.

A Suzanne dá muita importância a símbolos e metáforas/analogias, o que com certeza é um ponto bem comum em livros distópicos. No entanto, é preciso dar o crédito da autora, porque ela se utiliza desse instrumento de maneira inteligentíssima. De verdade, o livro é uma obra prima, do começo ao fim.

Off: muito feliz que superei meu crush no Snow, meu amor Finnick agradece ??
giulia¡ 22/12/2023minha estante
Amg, o inglês dele eh mt difícil??? Pq eu estou entrando no C1 agora, e comprei esse inglês, portanto queria saber

Aline.Dias 06/01/2024minha estante
naoo!! da pra ler tranquilo ??

giulia¡ 06/01/2024minha estante
muuito obrigada!! tô ainda meio insegura pra ler

giulia¡ 06/01/2024minha estante
eh tranquilo nível quem acabou de concluir o B2 consegue entender?

Aline.Dias 06/01/2024minha estante
entaoo, como eu não sei meu nível e nem o que a pessoa aprende no B2, não sei te dizer exatamente :( desculpa!

eu falei que é tranquilo porque não é uma escrita rebuscada, como por exemplo você ler um clássico em inglês, que vai ter palavras e escrita diferentes (ex: nos livros de época, eles não falavam a idade tipo ?twenty-two?, mas sim ?two and twenty?) e esse tipo de coisa faz com que você precise pesquisar mais pra ler.

nesse livro do snow a linguagem é mais atual e mais simples mesmo, então acho que é um bom livro pra começar lendo em inglês ?? arrisca, tem que se jogar mesmo, daqui a pouco você vai ler só em inglês, ce vai ver!!

Aline.Dias 06/01/2024minha estante
o primeiro livro em inglês é chato. você vai ter que parar, pesquisar, anotar o significado das palavras, enfim?mas precisamos começar de algum lugar ne? eu começaria sim com esse livro

giulia¡ 07/01/2024minha estante
muito obrigada, amg!! vou ler simm!! espero que consiga ;)

lena 13/07/2022

The Ballad of Songbirds and Snakes
Durante muito tempo fiquei enrolando para começar esse livro, por medo de começar a gostar do Snow ou de até mesmo ter empatia, mas hoje me arrependo por essa demora. O jeito que esse livro traz referências pra trilogia e como mostra o desenvolvimento de um personagem narcisista e manipulador que no final abraça a sua real natureza foi uma experiência incrível. Espero que a Collins lance mais livros pois quero muito ver o final da ascensão dele e suas reações vendo a Katniss representar todas as falhas dele do passado.
sir.pericles 13/07/2022minha estante
Esse livro é incrível! Estou ansioso para o lançamento do filme no ano que vem!

Matheus 13/07/2022minha estante
Você acha que é mais adequado ler antes ou depois da trilogia Jogos Vorazes?

lena 13/07/2022minha estante
eu prefiro ordem de lançamento para ter essa experiência de reviravolta do que ordem cronológica com tudo explicadinho!!! deixa a experiência mais avassaladora

sir.pericles 13/07/2022minha estante
Eu também acho que é melhor ler depois. Até pq vc precisa de algumas referências de Jogos Vorazes para entender o Cantiga

Matheus 13/07/2022minha estante
Ah entendi :) obgg @sir.pericles e @lena

mat 25/07/2020

A trajetória de Coriolanus Snow
Foi um livro decepcionante, não tanto pelo protagonista nada carismático e que é desprezível, mas pelas cena clichês criadas pela autora com intuito de impactar, é um romance criado dentro de uma fórmula de narrativa comercial que está se tornando ultrapassado, além disso, a tentativa de humanizar/justificar o Snow é patética e perigosa, ainda mais levando em conta que é destinado ao público adolescente.
Gabriel Rodrigues 25/07/2020minha estante
É muito problemático humanizar o Snow acho uma escolha péssima, se ela queria contar o passado do Snow ela deveria ter feito isso sob a perspectiva de outro personagem que tivesse uma índole totalmente diferente da dele pra evidenciar o quão ele mesmo com um passado difícil continua repugnante.

mat 25/07/2020minha estante
Esse livro tem várias falhas, não parece a mesma autora da trilogia

Andressa 26/07/2020minha estante
Também foi muito decepcionante para mim, amo tanto a trilogia!!

Vinicius 15/08/2020minha estante
Eu nem sequer me interesso por esse livro kkkkk achei muito sem contexto contar a história dele, poderia ter sido outra coisa ou personagem, mas devo ler algum dia

jordanaverissimo 30/12/2023minha estante
P.S. cara achei chatinha essa cantoria toda no livro honestamente

yaspqr 30/12/2023minha estante
É difícil ler cantoria no livro porque a maioria das pessoas não sabe se lê cantando ou pula KKKK

Camila 30/12/2023minha estante
Eu só fiquei em uma coisa:que foto de perfil fofaaaaaaaaa

jordanaverissimo 05/01/2024minha estante
ADENDO: vi o filme achei meio fraca a adaptação gnt... as mudanças no final acho que não refletem tanto as ações do Snow e sei lá, as mudanças de cena são tão rápidas, os filmes da trilogia são muito mais tensos, constroem muito mais suspense

L 16/12/2023

Foi uma leitura eletrizante, gostei muito!

Apesar de ser um livro grande e te conter muito diálogo interno do Snow, apreciei imenso conhecer mais sobre a Capital e como os jogos se tornaram naquilo que conhecemos na 74ª edição com a Katniss no primeiro livro.

Nesta prequela, conhecemos os eventos principais que tornaram o Snow num ditador. Quem teve influencia nele e que momentos o puxaram para além da linha e o desumanizaram aos poucos. Gostei muito de conhecer a Lucy, ela nasceu para o espetáculo e espetáculo ela entregou. Adorei as músicas durante o livro, principalmente porque encontrei covers delas no youtube (link no final) pela Maiah Wynne - totalmente recomendo ler em conjunto.

Existem vários momentos em que vemos com a Capital não vê os distritos como pessoas, onde tratam os tributos como animais (literalmente). Na sua preocupação de tornar os jogos num espetáculo, distraindo os cidadãos da Capital e mostrar aos distritos a força e o poder do governo.

Gostava de ter um pouco mais desenvolvimento nos últimos capítulos, porque apesar de termos visto passagens do Snow onde ele nos demonstrava quem se estava a tornar, pareceu um pouco apressado e repentino.

Link para a música "Nothing You Can Take": https://www.youtube.com/watch?v=7iIS6BTgLgM&ab_channel=MaiahWynne
giulia¡ 22/12/2023minha estante
O inglês eh bom??? Ou eh muito avançado???

L 22/12/2023minha estante
Em comparação à trilogia original é um pouco mais difícil, mas acho acessível. Também me ajudou ouvir o audiobook (ainda está disponível no youtube, basta procurar)

giulia¡ 22/12/2023minha estante
mas pra quem está indo para o avançado é compreensível?

leon 14/08/2020

I'm supposed to sit here and watch this be the plot?
Eu tento fazer resenha "séria" mas pelo amor de deus. É 2020 e você têm coragem de contar uma história do snow????? We don't do that anymore we don't give the white man space!!! Eu acho um desperdício de plot. Talvez se a gente tivesse alguns capítulos com a Lucy narrando ficaria menos pior. A última parte é uma bomba atômica maior do que a jogaram no distrito 13.
Bárbara Machado 05/06/2021minha estante
Mano, mas a ideia é justamente ser um livro sobre um vilão. A gente vê como um garoto comum vai se tornando cada vez mais frio e podre, e como o meio dele influencia essa mudança, é sobre isso, sabe? Não é porque somos mais desconstruídos hoje que não podemos escrever sobre personagens tiranos.

leon 07/06/2021minha estante
Eu sei que essa é a intenção, mas se você faz um livro assim precisa ser interessante e bom. O que essa história não é nem um pouco.

Bárbara Machado 16/06/2021minha estante
Bom, aí é realmente uma questão de opinião. Eu discordo, gostei bastante do livro, apesar do começo ter sido meio chato (fiquei uma semana inteira no capítulo 1, kkk). Não esperava gostar tanto porque fiquei frustrada com o tema - queria um livro do Haymitch! - mas curti. Que pena que sua experiência foi tão ruim.

Jessica 15/06/2020

Obrigada por tudo mais uma vez, Suzanne Collins.
The Ballad of Songbirds and Snakes se passa no ano da décima edição dos Jogos Vorazes e acompanha um jovem Coriolanus Snow no último ano da Academia de Panem, escola de prestígio da Capital. Os responsáveis pelos Jogos estão insatisfeitos com a baixa audiência e interesse da população e resolvem fazer uma espécie de projeto valendo nota com os alunos do último ano da Academia. Cada um deles será mentor de um dos tributos, e eles também devem ter ideias para aumentar o engajamento da população.

O prestígio e a condição financeira da família Snow já não são mais os mesmos, então Coriolanus precisa da vitória nos Jogos para se provar. A sorte não parece estar a seu favor quando ele é escolhido como mentor da garota do Distrito 12 — humilhante para um Snow —, mas, além de estar disposto a fazer qualquer coisa para vencer, ele começa a se afeiçoar à hipnotizante Lucy Gray Baird.

Acho que talvez a coisa mais importante a se dizer sobre o livro é que atinge o equilíbrio muito difícil de humanizar o Snow sem fazer com que ele pareça bom. A maior parte dos fãs ficou apreensiva quando soube quem seria o protagonista, com medo de a história ser meio avulsa ou humanizar demais o personagem, mas Suzanne Collins não nos traria de volta a esse universo para nos decepcionar. Não, Suzanne Collins nunca faria isso.

Desde o começo, somos apresentados ao jovem Coriolanus como alguém egoísta, manipulador, ambicioso e orgulhoso que enfrentou sofrimento e grandes perdas na guerra e no pós-guerra. A família respeitada e tradicional perdeu tudo e mal tem o que comer, mas, ainda assim, ele se vê como alguém muito superior a qualquer um que venha dos distritos e se esforça para manter as aparências. Tão inteligente e carismático quanto possessivo e sedento pelo poder a qualquer custo, como já imaginávamos que ele seria.

Às vezes nos pegamos torcendo por ele — e nos culpando logo depois, porque já o conhecemos o suficiente para não confiar nele. Em vários momentos, ele toma decisões que mostram traços do personagem que conhecemos do futuro. O primeiro problema é que a maior parte das pessoas ao redor dele, com exceção de alguns colegas e a prima Tigris (sim, aquela Tigris), é ainda mais horrível. E extremamente cruel. O segundo problema se chama Lucy Gray Baird, tributo e aliada de Coriolanus. Se queremos torcer por Lucy, inevitavelmente torcemos para uma espécie de sucesso dos planos de Coriolanus. Entre os colegas, fica o destaque para Sejanus, que, com ótimos motivos, talvez seja o favorito de todo mundo ao fim da leitura.

O livro tem ritmo e estilo bem diferentes da trilogia original, especialmente devido à mudança de foco narrativo: em terceira pessoa, com foco em Snow. Boa parte dele se dedica a mostrar o próprio funcionamento dos jogos na época, bem diferente do que conhecíamos antes, e a dilemas filosóficos, principalmente da natureza humana. Os seres humanos são inerentemente bons? São inerentemente violentos? Existe algo que desperta o pior em nós? O que é preciso para manter o controle? O que nos diferencia uns dos outros?

Aliás, achei The Ballad of Songbirds and Snakes bem mais pesado, brutal e incômodo que a trilogia, que já não é leve. Também achei fascinante como expansão do universo, explicando melhor ou até mudando completamente algumas coisas que conhecíamos. Como bem disse a Iris Figueiredo lá no Goodreads e eu não saberia descrever melhor com minhas próprias palavras, “esse é um livro sobre o amadurecimento dos jogos como instrumento de controle”. E mostra como o Snow é peça essencial nesse amadurecimento.

Todo o último ato foi especialmente surpreendente. Não vou desenvolver por motivos óbvios, mas há uma espécie de mudança de chave. Em vários momentos, dá vontade de gritar, seja de ódio, de surpresa, de medo ou até de “como eu só me dei conta disso agora?”.

Existe muito a ser dito que seria spoiler. Teremos tempo para isso no futuro. Por enquanto, basta dizer que este é um livro que você termina com vontade de reler a trilogia original e rever os filmes atrás de cada detalhe que possa ter perdido. Foi isso que as minhas amigas fizeram, e acho que é isso mesmo que vou fazer agora.

Que experiência. Obrigada por tudo mais uma vez, Suzanne Collins.

site: https://www.puxadinhogeek.com.br/opiniao-sincera-suzanne-collins-a-cantiga-dos-passaros-e-das-serpentes/
elyrix 15/06/2020minha estante
ok acho que você é a primeira pessoa que vejo que deu 5 cinco estrelas pro livro, até resgatei a esperança que tinha de gostar dele aaaaa

Jessica 15/06/2020minha estante
hahahah a maior parte das minhas amigas e pessoas que acompanho deu 4 estrelas, mas é muito pessoal mesmo, até porque o livro é bem diferente da trilogia e é interessante de outras formas. Ansiosa pra todo mundo ler e tirar suas próprias conclusões!

Andresa Dias 15/06/2020minha estante
Eu fui uma das pessoas que adorou o livro e recomendo a todos. Vi que as resenhas negativas tem feito com que as pessoas desanimem de ler, mas o livro vai funcionar de forma diferente para cada um. Então o que eu digo é, leia, tire suas próprias conclusões.

Marlon.Abel 11/11/2022

Foi uma leitura bem decepcionante. Não li a trilogia original, mas a impressão que me deixou, foi que se eu tivesse que ler, iria com os dois pés atrás mesmo correndo o risco de ser injusto, porquê levando essa obra como um exemplo da escrita da Suzanne Collins, foi bem plana, inconsistente, clichê e bem previsível quando se leva em conta quem é o personagem principal do livro.
Foi chato, tedioso e interminável. Não precisava de tantas páginas e para o grande chamariz do livro que são os jogos, foi raso e rápido, dando foco em um romance chato e previsível.
Até que eu me empolgue para ler os livros da trilogia principal, vou me contendo com os filmes que eu acho legais.
yasneryst 11/11/2022minha estante
Leia a trilogia, por amor próprio! Ela é ótima mesmo. Esse livro não faz justiça aos antecessores. É uma bomba

Marlon.Abel 12/11/2022minha estante
Depois de dar uma pesquisada, eu vi que essa é uma opinião de grande parte dos fãs, sobre esse livro ser fora da curva dentro do quê ela já fez. Me deixa mais tranquilo em rever essa decisão de adiar os livros.
Obrigado.

Brenda Barros 02/07/2020minha estante
Perdão pelos erros de português, foi o corretor

Merlo 14/11/2021minha estante
concordo 100%. a lucy gray foi totalmente a manic pixie dream girl do snow. ele se apaixonou por ela só porque ela é ~~diferente das outras garotas. e ela não foi aprofundada nem um pouco. por que ela se apaixonou pelo snow? nunca saberemos

Bella Nine 28/05/2020

The Hanging Tree
Eu estava morrendo de medo de pegar esse livro é detesta-lo. Achei que morreria de tédio no começo da terceira parte até entender tudo narrado até aquele instante.
O Snow sempre foi ditador, sempre foi egotista e egocêntrico. Não se enganem! Sobretudo no final da segunda parte e começo da terceira. O Snow não era amigo de ninguém. Ele tinha inveja do amigo que tudo tinha e que tudo ele cobiçava. Honestamente? Suzanne Collins foi genial!!
Pra quem leu, por favor me respondam: The Hanging Tree é totalmente feita pro Snow??? Porque estou aqui imaginando o ódio do Snow quando ouviu essa música cantada pela Katniss, justamente uma garota do 12.
A única coisa que ainda não foi explicado, é sobre o afastamento dos
primos com o passar do tempo.
ias 29/05/2020minha estante
SPOILER

Eu entendi que a música foi feita para o Billy! A Lucy faz a música após o assassinato do Arlo, dando a entender que ela ainda tinha ligações com ele. E aquele episódio no hob? Onde o próprio Billy dizia que ela era a garota dele e eles fugiriam juntos? Lucy nunca esteve com Snow. Acredito que ele faz essas conexões depois. Ele sabe que a música foi escrita para o Billy e que foi enganado aquele tempo todo.

Bella Nine 25/06/2020minha estante
E ainda assim ela casa total com o Snow fdp!!
Só sei que esse livro foi perfeito demais, mesmo sendo o mais cruel e violento da série!! Suzanne Collins prossegue no posto de DIVA!!

Andressa 26/06/2020

Queria "desler" esse livro
Eu amo a trilogia de Jogos Vorazes e estava tão ansiosa para ler esse livro que talvez tenha criado expectativas de mais.

A história se passa durante a juventude de Snow, particularmente achei interessante a autora explora-lo como personagem principal neste livro. Porém, a construção dele é feita de forma péssima, entendo que ela queria justificar o motivo dele ter se tornado o vilão, mas a construção dele é incompatível com a personagem apresentada nos primeiros livros.

O livro começa interessante, e parece promissor, mas odeio a ideia da autora querer força a ideia de "coitadinhos da capital". E quando o jogo acaba, você fica meio "o que? Era isso?". Os personagens secundários são tão mal desenvolvidos que nem parece que foi realmente a Suzanne quem escreveu esse livro, você passa o livro inteiro apenas desejando que todos morram de tão ridículos que ela os desenvolve.

Querer forçar os personagens que fizeram sucesso nos livros iniciais, nessa história, é deprimente. Parece que a autora está desesperada por fazer mais um sucesso e acaba fazendo tudo tão "tosco".

Ainda não sei o motivo de dar 2 estrelas, talvez seja por consideração, mas o livro é péssimo. Eu queria muito poder "desler" esse livro.
ghost cookies 26/06/2020minha estante
ai que triste, tava tao animada pra ler esse livro :/

Andressa 26/06/2020minha estante
Aí amiga, perde seu tempo não, é muita decepção

palomalm14 24/05/2023minha estante
É um final devastador para Lucy. ?

Bella Nine 29/05/2020minha estante
Resumo do livro: basta ler a letra de The Hanging Tree. Só digo o quanto esse livro foi foda demais!!!

clara 22/05/2024

Suzanne collins é, sem sombra de dúvidas, a minha autora favorita!!! ela é simplesmente genial em tudo que ela faz e a construção dessa narrativa me surpreendeu a cada página. vi o filme antes de ler o livro e entendo a necessidade das mudanças que fizeram, acho que elas deixaram a história ainda melhor. mesmo assim, nada compara com a sensação que o livro traz de estar dentro da mente do snow e isso é o mais interessante da história. sensacional enxergar a linha de raciocínio e o desenvolvimento do personagem dele!
Monique Santos 22/05/2024minha estante
A minha também??