Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

Luiz Emidio 01/08/2020

Magnífico
Depois de ficar muito triste com your lie in April e ter o psicológico destruído com O túmulo dos vagalumes.
Boa noite Punpun foi mais uma obra que conseguiu mexer com meus sentimentos que vai me fazer refletir nos próximos dias.
Ver a dor do amadurecimento dos personagens, não tem como não se identificar em alguns momentos e quando vc está completamente envolvido, culmina em um final real, onde nós temos que seguir em frente não importa o que aconteça, dizer adeus as pessoas do passado, abraço as que estão no presente e aceitar as decisões que nos levou até aqui, poderemos talvez ter um futuro tranquilo, não o melhor ou que idealizamos na nossa adolescência, mas um real de acordo com nossas decisões.

Obrigado Inio Asano por uma história tão incrível
anicca 09/10/2020minha estante
Nossa, Shigatsu me destroçou de uma forma que mesmo >anos< após acompanhar Kousei e Kaori ainda fico deprê quando lembro kkkkkk

Já "O túmulo dos vagalumes" não me causou tumulto emocional, não. Fiquei refletindo sobre as guerras das quais o Japão participou e encarei o destino incerto dos irmãos com uma tristeza fria, era só consequência de líderes horríveis e péssimas escolhas. Acho que isso foi o pior de tudo, na verdade: estarem fugindo sem saber o porquê e nem para onde iriam.

Mas quando vi um amv (Sufjan Stevens - Fourth of july, do canal "i'm cyborg but that's ok"), a consternação veio feito uma onda e me derrubou. Meu deus, como foi pesaroso.

anicca 09/10/2020minha estante
Sobre Punpun, senti uma certa queda nos volumes 5 e 6... até então a euforia em saber onde tudo iria dar estava me consumindo e o único "freio" foi justamente o medo de acabar muito rápido e depois... depois não haveria mais história, né? Imagino que você conheça a sensação ushshshsh

Mas enfim, mesmo com essa preocupação eu acabei lendo freneticamente (soa contraditório, não é?) e travei um pouquinho a partir daí. E não porque a história tivesse decaído, é que o plot da Aiko e a própria personagem me incomodavam ? não no bom sentido, que foi o resultado da obra integral sobre mim.

Pois bem, acabei de finalizar o último capítulo (147) e estou em frangalhos. Foram muitas reflexões, temas pesados e rasteiras que eu tomei nessa leitura. Definitivamente um mangá inesquecível e que pretendo revisitar daqui a alguns anos. Com outros olhos e mentalidade poderei absorver muito mais e também perceber detalhes que talvez tenham passado despercebidos. Porque a obra transmite toda essa grandiosidade.

Luiz Emidio 19/10/2020minha estante
Nossa shigatsu é uma obra maravilhosa, acho que foi o anime que mais revi, e todas as vezes me emociono. Em túmulo dos vagalumes eu me envolvi demais com os personagens não teve como, outro filme muito bom que retrata a guerra é vá e veja um filme russo

Luiz Emidio 19/10/2020minha estante
Eu também achei que punpun perde um pouco do fôlego, mas parece ser proposital, pra depois da um soco em nossos estômagos. Estou louco para ler outra obra do Inio Assano

karol347 28/08/2023

Onodera é um cuzao
A obra é caótica, melancólica, depressiva. muito bem escrita e coloca realmente sem filtros a destruição que a depressão faz.
os primeiros volumes me deixaram tao animada e contente com o mangá, mas os últimos me deixaram tao cansativa que ja tava lendo forçadamente so para terminar. punpun ta tao no fundo que chega a ser chato as vezes, não só isso, mas todo mundo que pega o mangá pra ler vai ve que o personagem é extremamente insuportável

se me perguntarem sobre o que é o mangá eu saberei responder, mas se me perguntarem o final acho q daqui a um tempo nem vou lembrar. pq não era nada do que eu imaginava e também me deixou muito confusa.
pra mim, a nanjou realmente gostava do punpun, enquanto a aiko só precisava dele. eu gosto mt da aiko, é uma das minhas personagens preferidas mas ela deixou se afetar dms por ele.

no meu mais profundo, boa noite punpun conversou comigo quanto o meu gostar de garotas. lendo o mangá senti coisas e percebi mais coisas ainda. poderia torcer tbm pela aiko e nanjou se tivesse alguma chance! pelos pubianos se tornaram atraentes
Aylan0 28/08/2023minha estante
Leia cidade da luz do inio asano, muito potente tmb kkkk

karol347 28/08/2023minha estante
potente quer dizer mt depressivo?

Aylan0 29/08/2023minha estante
Exato, de preferência a história do ajudante de suicida

aoiaoi 28/08/2023

Desabafo sincero !!
Eu li isso inteiro só pra ter o direito de dizer o quão merda essa mangá é kkkk pqp que coisa de gente dodói 🤬 #$%!& tô até com ânsia de vômito dps de ler essa porcaria ;; olha vo se sincero nao gosto de falar mal e de julgar mas mds esse autor deve se um cabaço esquizitóide igual a merda do protagonista PUNPUN q ele criou. qualquer um que ler essa review vai pensar nossa que pessoa amargurada mas fodase pense oq quiser pq eu realmente achei essa merda horrível e nenhum argumento vai mudar minha opinião sobre essa obra.
a arte é bonita, bem feita.
mas todo o resto é completamente um pedaço de bosta !
já tô até me sentindo mal por espalhar tanta negatividade assim..... sou uma pessoa boa tranquila juro!
mas cara sério que 🤬 #$%!& de mangá foi esse !? é completamente edgy, doentio, perturbado! (na vdd esses adjetivos servem pra algumas obras boas, nesse caso, punpun é pior doq isso)
não tem nada de "problemas do cotidiano" nisso e se alguém se identifica com esse "protagonista" sei lá mano, desliga seu computador celular um pouco, lê um livro normal, qualquer um que seja, fica em silêncio, medita e procura ajuda.
tem algumas partes que são realistas, de certa forma, e é normal se identificar com alguns detalhes, assim como alguns sonhos e situações que as personagens passam; mas de modo geral essa merda não tem nada a ve com a realidade e não soa como nada além de um mero apelo a jovens que se consideram depressivos e niilistas (sem embasamento filosófico e/ou psiquiátrico).

enfim, tô me sentindo bem melhor dps de expressar tudo isso;
com sorte, amanhã mesmo já vou ter me esquecido dessa obra e espero nunca lembrar da mesma
aoiaoi 28/08/2023minha estante
não posso nem expressar meu desabafo sem ser censurado!!! estamos em 1964 oq é issoooo !?!??
pelo menos colocaram emojis e emojis são legais

Versalhes0 15/09/2023minha estante
tive até que criar uma conta pra te responder, finalmente alguém que compartilha o msm pensamento, da tristeza ver geral forçando a obra dizendo que é incrível e sla o que, mas é ruim pra krlh pelo amor vei, o cara vive a vida toda que nem um zé ruela chorao depois resolve bater na namorada kkkkkkkkkkk eh mole

japorra 24/12/2023minha estante
não ironicamente concordo com tudo e tbm so terminei de ler essa bomba pra poder criticar com propriedade

Cleber 29/10/2023

Último volume
E chega ao fim a triste história do Punpun. Confesso que não gostei muito dos dois últimos volumes. Punpun foi ficando cada vez pior e o que aconteceu com a Aiko deixou tudo ainda mais triste. Entendo que o autor tenha escolhido esse lado mais trágico, nas ainda prefiro outro mangá dele, Solanin, tbm é triste, mas ainda tem um pouco de esperança.
skuser02844 30/10/2023minha estante
Você gostou de Solanin, Cleber? Tenho "Solanin" e "What a Wonderful World!", mas ainda não li. Ainda tô digerindo "Boa noite Punpun". ?

Cleber 30/10/2023minha estante
Gosto da arte do Inio Asano e gostei bem mais do Solanin, ainda mais por ter música e ter um final bem melhor.

Vertinho0 04/09/2022

"Algumas vezes é difícil ser normal."
Pequeno resumo:

PunPun é mais um menino comum que está no fundamental e sofre dos mesmos problemas enfrentados pelos garotos de sua idade: amores, frustrações, puberdade. O real problema acontece quando em um determinado dia, seus pais acabam brigando e o pai de PunPun agride sua mãe. Ela acaba tendo que ser levada para o hospital e seu pai é sentenciado à prisão.

O primeiro amor de PunPun foi Aiko Tanaka, uma garota bonita que havia acabado de ser transferida para a escola. De alguma forma, esse sentimento também foi despertado em Aiko, que acabou também gostando de PunPun.

Considerações finais:

As histórias que acompanhamos é algo incrível e triste! É um mangá para você sentar e ler com calma e analisar tudo o que está no quadro e nos balões de fala. Foi um dos melhores mangás que já li. Uma obra que todo colecionador deveria ter na sua estante.
Wagner47 04/09/2022minha estante
Eu saí bem mudado depois que finalizei o mangá. Aquele último quadro do Punpun me quebrou de muitas formas.

Heitor 03/11/2022

Seja como for, hoje tenha uma boa noite, punpun.
Finalmente terminei essa que é a obra mais aclamada de Inio Asano, é uma das mais conceituadas dentro dos mangás nos últimos anos.
Boa noite Punpun é uma história sobre um garoto que ama uma garota, e como ele passa pela adolescência com esses sentimentos e impulsos no meio de um ambiente comum com um pai ausente e uma mãe depressiva.
A história é crua, não tem dó algum do leitor e consegue mostrar coisas que fazem muitos desistir da leitura por considerarem desnecessário , mas é uma realidade negligenciada por muitos.
É difícil expressara aqui tudo que senti com essa obra, fui aos extremos das minhas emoções, do amor ao ódio, da pena ao descaso, e mesmo no final não consigo expressar exatamente o que senti, uma das mil qualidades de punpun é a infinidade de maneiras que a história pode ser interpretada, pela descaracterização do protagonista é muito fácil se ver na história e passando pelos problemas comuns da adolescência ou os mais absurdos eventos que a vida guarda.
Boa noite Punpun é uma história rica e poderosa que eu recomendo muito a leitura, se você tiver psicológico.
Isabela 19/11/2022minha estante
??

Alana.Uriarte 23/04/2024

Eh isso aí
O início simplesmente entregava tudo e no decorrer do mangá simplesmente foi impossível continuar lendo, acredite ou não eu só consegui por ser uma pessoa muito curiosa mesmo.

A infância e a adolescência do Punpun realmente tiveram seu brilho. Mas a fase adulta..... meu Jesus amado. Eu não aguentava mais ler.

Chato, repetitivo, fraco. Mas eu até entendo que era realmente a vida monótona e a angústia do Punpun que o autor queria passar. E ele conseguiu bem até demais kkkkkkkk

O ponto é que, é uma obra incrível e que ensina muito sobre muita coisa, sobre como pessoas lidam, sobre dependência, sobre angústia, tristeza, medo e solidão.

Eu sou grato de ter lido essa 🤬 #$%!& mas mesmo assim o tempo que eu tive que tirar força do meu 🤬 #$%!& pra ler isso fez a nota baixar um pouco, principalmente dos volumes finais.

Mas eu recomendaria pra qualquer pessoa que tem um mínimo de sanidade mental. Se você é um fudido? Não leia.

Até a próxima, amiguinhos leitores.
Fabio.Gama 24/04/2024minha estante
Falou tudo linda

nkog.neato 20/07/2022

Vamos lá, punpun...
O punpun não era uma boa pessoa. Li os mangás na força do ódio, eu não suportava as atitudes do punpun e da família dele! É óbvio que ele era uma criança triste, um adolescente triste e um adulto perturbado e triste. Ele passou por coisas muito difíceis, e eu jamais me imaginaria na situação dele, mas ele é tão morto que chega a ser chato. Ele é tão previsível, tão humano, tão depressivo... Isso me incomodou bastante, o fato do autor não tentar deixar "mais leve" me quebrou em alguns momentos. Tem várias passagens bem profundas que te fazem pensar "o que eu estou fazendo no planeta Terra?" e isso torna a leitura um pouco difícil (?). Enfim, o traço é muito bonito e a Aiko é uma das únicas personagens suportáveis. Não pretendo reler, mas, se tiver oportunidade, darei uma segunda chance.
Breno.Leme 04/09/2022minha estante
Nossa, eu penso exatamente a mesma coisa. Mas vai fazer uma resenha dessa em grupo de otaku? Punpun é insuportável. O autor já conseguiu trabalhar melhor essas emoções no Dead Dead Demon?s. Apesar de ter aparecido um cabaço, não sei porque o Asano gosta tanto de fazer personagem assim, ele não aparece muito na historia, a Ontam e a Kadode são excelentes protagonistas da historia.

.emii ;) 21/05/2023

Boa noite Punpun #7
Que experiência peculiar ler esse mangá. A arte é linda, mas linda de verdade, esbelta, espetacular e fantástica. Eu amei o traço do autor e a sua forma única de se comunicar por meio dela. A história é curiosa e em muitos momentos achei fora da caixinha e maluca, mesmo assim, consegue te prender de uma forma...

O foco principal, é claro, é o Punpun. Acompanhamos desde a sua infância até sua vida adulta. E que vida difícil ein!? Devo alertar que o mangá aborda assuntos EXTREMAMENTE pesados, e de forma crua, o que pode chocar e causar gatilhos em alguns leitores. Foi uma leitura bem difícil de digerir pois a cada segundo era um novo tapa na cara, e só quem viu meus surtos de perto sabe do que tô falando.

Foi muito bom ler a jornada do Punpun e ver o seu desenvolvimento, mas não esperava atitudes tão sem senso. Aqui, dificilmente você encontra algum personagem que não tenha algum tipo de fala ou atitude questionável, mas de certa forma, retrata muito bem a realidade e os seres humanos. Apesar disso, não estava preparada para a pessoa desprezível que o protagonista se tornou. Eu o odiei em vários momentos, para ser sincera.

Preciso comentar sobre o relacionamento da Aiko e Punpun, o que foi tudo aquilo? A partir do momento que ele reencontrou seu amor de infância tudo começou a desandar de uma maneira TÃO rápida e absurda que fiquei incrédula. A sequência de cenas e acontecimentos posteriores a isso foi de mal a pior. Pelo amor, como alguém consegue romantizar algo assim? O Punpun se torna uma pessoa extremamente manipulativa com ela e ela se torna dependente dele. Que relacionamento caótico.

E o final? Definitivamente esperava tudo menos aquilo. Mesmo não sendo o que eu esperava, gostei bastante de como acabou. Foi um pouco de paz e esperança em tanto caos. Parando pra pensar, por mais que seja uma obra caótica e violenta, acho que o autor conseguiu captar a forma mais crua e sensível do ser humano. Muito bom, mas leia com consciência.
hey_fireheart 21/05/2023minha estante
??????

Carolina 20/11/2021

Sabia que ia me destruir um pouco, mas levei a leitura a frente mesmo assim. Poucas vezes encontro a leitura certa no momento certo. Com os últimos volumes de punpun foi assim.
Maluu 20/11/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de ler!

laurxleft 17/05/2021

Final perfeito pra obra perfeita
Coerência coesão aclamação um final PERFEITO pro mangá perfeito. esse volume conseguiu me surpreender em todos os aspectos. me fez chorar, rir, ficar ansiosa, aliviada, preocupada, nervosa, e, no fim, satisfeita. O tipo de leitura que me fez querer esquecer a saga pra poder lê-la como se fosse a primeira vez. Todos os pontos se encaixaram de uma forma tão simples que me fez me achar boba com tantas teorias. O mangá aborda a vida real de uma forma tão sensível e natural, como ela é, de fato. A vida segue acontecendo, com o protagonista ou sem ele. As coisas se repetem, o que ele passou outras pessoas passaram e também passarão, as vezes o próprio leitor, eu em muitas situações, identificação que me fez gostar ainda mais da leitura.

O desenvolvimento de todos os personagens é maravilhoso. Aliás, o fato do autor continuar mostrando nos outros volumes personagens que apareceram no primeiro volume como amigos do protagonista, apesar deles não terem mais contato, é incrível, porque, de fato, eles não têm valor apenas por terem cruzado o caminho de alguém. Cada história é valiosa por si só.

A ilustração é impecável, razão que me fez comprar o box do mangá físico, além do fato de que no segundo volume já tava completamente apaixonada pela obra.

No final entendi que a representação do protagonista como pássaro acontece porque ele não é uma pessoa específica, ele pode ser qualquer um, ele É qualquer um, tudo o que ele passou ele não passou porque é o protagonista, mas porque é uma pessoa comum e a vida acontece ao redor dele, como com qualquer outra pessoa.
anoca 11/08/2021minha estante
saudade do que a gnt já viveu lendo

mary ᯠᡣ𭩠07/05/2024

Abalo
Boa noite punpun é realmente um manga que te deixa mal, mesmo o punpun sendo p protagonista não impede de coisas ruins acontecer com ele. Nesse manga trata muito bem a injustiça da vida e os problemas psicológicos que os personagens tem, traumas que levam cada um deles a cometer atos absurdos causados por seus sentimentos, e é feito de forma bem clara porque até mesmo a aparência de punpun muda quando seu sentimento se torna mais forte. Fiquei muito triste com esse final, acabei odiando punpun por se tornar um personagem tão doente, e ficando muito triste por aiko nem preciso dizer? esse manga foi muito profundo aos meus sentimentos.

Leonardo.Moura 25/06/2020

Que obra magnífica mas não é pra todas pessoas por aborda assustos pesos como depressão, abuso e morte , mas pra quem tem estômago pra obra super recomendo , neste último volume eu me emocione pela primeira com uma hq, conseguiu ser tão profunda pra fazer isso .

anoca 24/07/2020

coerente e honesto
é aquele tipo de mangá que depois que tu encerra a história, ela apenas cresce