O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Alana.Gomes 21/10/2022

problemático, para dizer o mínimo
O livro se resume a uma trintona fumante, alcoólatra, que claramente sofre com transtornos alimentares e precisa de validação masculina.
E por nenhum momento no livro isso é visto como um problema, afinal, consumir 400 calorias sendo que o mínimo aceitável por um adulto é de 1800 e achar isso super bom, parece super normal? não é mesmo? pq aparentemente pra autora sim.

Valena.Monteiro 04/10/2022

Engraçado, divertido, mas também problemático. Essas são as palavras pra descrever esse livro.
Confesso que dei boas risadas com essa história, com todos os roles que a protagonista passa. Mas não tenho certeza que foram mais risadas do que falando "isso é um problema".
Mas gostei, principalmente como uma personagem ser reinventa.

maria 04/10/2022

da metade pra frente eu só fingi q li esse livro. só fui pulando várias páginas e tentando entender minimamente o contexto pra acabar logo, não me importo nem um pouco de não ter entendido tudo. esse livro é CHEIO de problemáticas bem típicos dos anos 90 e, mesmo que eu entenda o contexto histórico de quando ele foi lançado, tem coisa que simplesmente não me desse. não aguentava mais e só queria acabar logo.

Nat 22/09/2022

M.b
Gostei bastante do livro. É engraçado e leve. Teve algumas partes que me incomodaram um pouco mas é um livro que foi escrito a bastante tempo então relevei. Mas mesmo gosto do livro preciso dizer que o filme é bem melhor hahaha
Senti falta de mais cenas com o mark mas as partes da Bridget com os amigos e famílias compensou bastante o tempo diminuído que ele tem na historia pelo menos pra mim.

Laura Hempfling 12/09/2022

Interessante
Pra quem já viu o filme é até bem parecido. Mas fiquei pensando como alcoolismo goi romantizado nesse livro... fora isso achei legal.

scent 07/09/2022

não é o melhor livro do mundo, mas um dos melhores para me entreter quando eu tenho uma obsessão absurda com esses filmes e de bônus uma queda terrível pelo colin firth

mimdsz 22/08/2022

primeiro livro que li depois de uma ressaca literaria enorme
é um livro pra vc descontrair, me lembrou um pouco de fleabag por causa da protagonista meio autodepreciativa, achei bem engraçado. só achei que nao teve um final muito bom, tudo aconteceu rapido demais, e eu estava esperando que fosse mais detalhado!

William.Sousa 15/08/2022

Divertido
É um livro rápido e divertido. A protagonista tem uma grande questão com o próprio peso (ela se pesa todos os dias e avalia quantas calorias consome) e isso pode causar desconforto em algumas pessoas então fica aí o aviso. Não AMEI o livro e provavelmente não leria novamente, mas recomendo pra quem tenha interesse de entrar na mente de uma mulher inglesa da década de 90 solteira aos 30 anos de idade. A Bridget é bem engraçada!

LuMa 08/08/2022

Eu fui aquelas que viu primeiro o filme e agora concluí o livro. Não farei comparações. Mas o ruim de ter visto o filme primeiro é que já vamos na expectativa de certos acontecimentos. Mas o que me deixou mesmo frustrada foi a personagem em si. Seus pensamentos fúteis e mesquinhos. Do seu complexo com a balança e seus vícios desenfreados, mas são essas mesmas coisas que a torna uma personagem tão atrativa e real. Suas inseguranças reflete a de muitas mulheres por aí. Então passo um pano. Porém não dá pra passar pano para Daniel, que certamente, foi criado para ser odiado mesmo. E quanto a Mark Darcy. Ah, Darcy! Como não amar. Só terminei o livro por sua causa. E era um sofrimento suas poucas aparições. Gostei muito do livro, tanto quanto gosto do filme, mas não chega nem perto de ser o melhor.

Lylyzinha 04/08/2022

Delicinha de livro?
Decidi ler pq amei o filme, acho q virou um dos meus favoritos, e gostei bastante da Bridget (apesar de no filme, ter alguns pequeninos momentos em q eu acho ela meio tonta, mas aceito kkkkk)

Uma leitura mto gostosa e q me prendeu mto, me apeguei a Bridget e gostei de vdd do jeito q foi tratada as inseguranças dela, apesar de algumas terem me assustado como a obsessão dela em perder peso, q chegou até fazer com que eu pensasse sobre meu peso? é.... Eu cheguei a ficar meio noiada comigo mesma, conforme a Bridget ia escrevendo TODO SANTO DIA qual era seu peso, eu fiquei paranoica com o meu. Nao foi nada extremo ta kkkk nada q tenha me feito mal, mas percebi q faz mto tempo q nao me peso..... E fiquei com sincero medo do resultado, mas é exatamente essa a questão q o livro quer passar, sobre essa insegurança com o seu corpo, q é algo desnecessário ! Vc nao precisa seguir um padrão, ou caçar erros em si mesma, o q é pessimo, tanto q tbm gostei q essa parte de insegurança na aparência, foi mostrado pelo amigo da Bridget, o Tom.

Sobre o relacionamento da Bridget com o tal Mark Darcy..... Cara.... Obvio, ele é um homem mil vezes melhor q o Daniel Cleaver, sim ! Mas eu acho a personalidade dele e ele, tao..... Sei lá, uma porta kkkkkk nao é querendo ofender, mas, tanto no filme, quanto no livro, ele quase nem aparece, e qndo aparece é uma cena de sei lá, um segundo, aí acaba q a gente nao sabe nada dele, e ele tem pouco tempo com a Bridget.... Entao eu acho um pouquinho nada a ver eles começarem um pequeno romance, pq poxa.... Quase nem foi mostrado eles se conhecendo e realmente conversando sabe ? Ai, nao gostei mto kkkk

De resto foi super tranquilo, tudo no livro. Foi como assistir o filme de novo, mas por meio da leitura, adorei e pretendo continuar os próximos livros?

ps : eu odiei a mae da Bridget, mulher sem noção, chata e fiquei P da vida com a merda q ela fez no final e nao teve, exatas consequências NENHUMA ! espero q ela suma nos próximos livros kkkkk

Camila1856 18/07/2022

Eu sou a própria Bridget
Sabe quando a gente se identifica tanto com um personagem que foi feito para ser cômico e em vez de rir de tudo acaba ficando meio pra baixo? Foi oq aconteceu comigo.. Esse é um dos meus filmes favoritos, mas eu vi quando era nova e agora tenho a idade da Bridget não acho tão engraçado essa pressão para casar, ter filhos, continuar jovem, bonita, magra. Era pra ser um livro divertido, mas só me fez refletir sobre a vida, sobre mim. Realmente um livro pode atingir cada pessoa de forma completamente diferente. Como o livro foi escrito em outra época tem alguns pontos bem problemáticos, mas acho válida a discussão que traz para os dias de hoje.

lalidesu 15/07/2022

Datado, porém divertido.
Eu assisti ao filme várias vezes, e só em 2022 fui ler o primeiro livro da trilogia. Achei muito divertida a leitura desse romance, e a citação dos atores que posteriormente fizeram os papéis antagônicos no filme me deu uma sensação maravilhosa, deve ter sido um fan service surpreendente pra quem leu o livro antes de assistir ao filme. A leitura é fluida, o livro é organizado como um diário de fato e leve e fácil de ler.

cattess 05/07/2022

"Me desculpe, o que disse?"
esse livro é bom p tirar as pessoas de ressacas literárias, ele flui muito bem e por isso é uma leitura rápida. eu ri mt com eleKKKKK é otimo

Carol 04/06/2022

Argh
Gente, que livro legal. JURO. Eu sou a apaixonada no filme e não resisti quando vi os livros pra comprar. EU AMEI. A escrita é leve, e MUITO ENGRAÇADA. Algumas coisas me incomodaram da Bridget, tipo ela ser bitolada com o peso, sem estar acima do peso. Mas, como o livro foi escrito nos anos 90, acredito que essa era uma preocupação real da época.
Amei e super indico