O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

CATATAU 03/06/2022

VIDA DE SOLTERICE
Amei a história da Bridget Jones e seus amores.
Amores sim...
O cafajeste Daniel...
E o meigo Darcy...
Cada situação vivida por ela, situação constrangedora e ao mesmo tempo engraçada tanto no serviço como na sua vida social entre os amigos e familiares...
Mas ela sempre saia bem, afinal é Bridget Jones sendo Bridget Jones...
Sua preocupação na sua vida de solteira de quando iria encontrar uma pessoa certa pra viver o resto da sua vida, enquanto não tinha coragem de se declara ao seu amor de sua vida...
Amei muito ler os três diários... ops, os livros da Bridget Jones.

Julia.Roloff 23/05/2022

Toda mulher é um pouco como Bridget Jones
Bridget Jones é uma mulher na casa dos trinta anos que enfrenta diversos empecilhos na sua vida profissional e amorosa.

Os problemas de Briget são vários: ela não consegue manter o peso ideal, não consegue parar de beber ou fumar, odeia seu emprego, não consegue um namorado e seus pais estão se divorciando.

Neste livro vamos acompanhar um ano da vida de Bridget, enquanto ela enfrenta todos os seus problemas (e arranja outros).
—--------
Eu gostei desse livro por vários motivos, mas um que me marcou mesmo foi a representação.

A Bridget é uma personagem terrivelmente sincera e real. E eu me encontrei várias vezes dentro da mente confusa dela.

Mesmo pensando 60 kg, Bridget se acha gordinha e tenta emagrecer o livro inteiro. Claro que isso é um reflexo da época em que se passa o livro, quando a discussão de se aceitar não era tão comum.

Contudo, ainda sim dá para entender como a Bridget se sente. Ela é uma mulher desorganizada, perdida no que quer da vida, indecisa e tem diversos defeitos, foge muito do padrão de mulheres que costumo encontrar na literatura.

E justamente por ser tão cheia de defeitos, eu me identifiquei tanto com ela.

Além disso, o livro é realmente engraçado. Me diverti muito com a mente da Bridget e os personagens da sua história.

O senso de humor britânico sempre me pega, e esse aqui ainda mais.

Foi uma ótima leitura, recomendo muito.

Sens0 23/05/2022

Perder peso
O livro ele tem uma pegada sessão da tarde, mas mesmo tendo esse estilo quase descontraido ele diz assuntos serios (mesmo que de uma forma quase sem perceber) de como nos anos 80 (e ainda hoje, porem na epoca parece ser pior) quanto mais velhas as mulheres fossem, mais cobrada elas eram para se casarem e ter filhos, no livro tambem ela conta calorias e desconta suas frustações em cigarros.
Fica claro a obsessão por perder peso e ser magro no universo do livro (se 58kg é gorda, eu sou obesa)

btrz95 13/05/2022

Esse livro se tornou o meu mais novo guilty pleasure. Guilty porque ele é absurdamente gordofóbico ("Ah, mas o livro foi escrito em 1996, esses assuntos ainda não estavam em pauta, não tinham a importância que tem hoje, etc" Ok, continua sendo absurdamente gordofóbico). A obsessão da Bridget pelo próprio peso ultrapassa quilômetros do aceitável para uma leitura de um chick lit (e eu sei que estou falando do livro que praticamente criou o gênero), mas ela não chega a pesar nem 60Kg e fala de si própria e de outros de uma forma super problemática e capaz de destruir a leitura de quem busca livros desse gênero. Reconhecendo e afastando esses momentos, a história é aquele filminho de sessão da tarde que passa rápido demais e te deixa com vontade de seguir acompanhando a vida da Bridget.
thamyris 23/05/2022minha estante
Mas essa não é a crítica do livro? Falar sobre como a sociedade da época cobrava as mulheres com um padrão de beleza absurdo?

btrz95 01/06/2022minha estante
Mas não é uma crítica meio rasa, sabendo que ela só tem esse questionamento no final do livro depois de um mísero diálogo? Ela se chamou até de obesa. Eu entendi que teve ali uma crítica (ou uma tentativa pelo menos), mas achei que foi tudo tratado de uma forma bastante superficial e problemática.

Karol 30/04/2022

A história tem algumas semelhanças com o filme, como o desespero da protagonista por estar solteira. O livro é todo pelo diário e ponto de vista da Bridget. Senti mais falta do Mark Darcy aparecendo no começo e meio da história. O final foi legal e diferente do filme. Mas acho que prefiro o filme.

Paola 29/04/2022

Expectativas frustradas com sucesso!
Por muito tempo achei que ia amar esse livro quando finalmente o lesse. Já que vi muita gente o elogiar e hoje tenho idade próxima da Briget. Mas não, eu não gostei. Para não mentir, curti alguns momentos, como quando a Bridget era atrapalhada, quando ela se reunia com os amigos, e sobre os trabalhos, mas é só. A mãe dela e o Daniel me faziam revirar os olhos sempre que apareciam, do pai eu sentia dó. E pelo menos 2 vezes por capítulo, enquanto a Bridget estava descrevendo suas compulsões e loucuras, eu só conseguia ver uma mulher frustrada e com problemas psicológicos.
Não achei o livro engraçado. O que achei, é que é extremamente machista e gordofóbico.

Se a pessoa não é como eu e não se incomoda com isso, acho que pode gostar desse livro sim, mas se esses pontos lhe incomodam, não recomendo nem um pouco.
Beca 31/05/2022minha estante
Concordo plenamente

antonio446 23/04/2022

tava precisando de um livro assim
de início, parece muito que o livro vai ser aquele tipo de história de filme genérico de romance dos anos 2000 que passa na sessão da tarde e que você assiste porque não tem nada melhor pra fazer, e durante a leitura você percebe que é exatamente isso, mas se surpeende com os diálogos bem humorados e a história genérica mas divertida.

a escrita de diário funciona bem e deixa a leitura mais fluída, fora os personagens, que são cativantes e parecem humanos (essa parte é debativel).

foi um livro que superou minhas expectativas, e mesmo sendo bem genérico sessão da tarde (como eu pontuei no início), a protagonista e o ambiente da história me conquistaram desde o início da leitura.

não exatamente uma leitura leve, mas é descontraída e aconchegante!

saralencarr 17/04/2022

meu deeuuusss, estou apaixonada por esse livro, pelos personagens e por tudo!!! nunca pensei que eu precisava ler um livro ?bestinha? como esse. eu amei em como a vida da bridgert é retratada e que ela não é nem 10% perfeita kkkkkkkkk. amei muito a bridgert e me apeguei a ela pq ela me representou muito. nunca me diverti tanto lendo um livro ???
unica coisa que eu nao gostei era a obsessao dela pela magreza quando ela ja era magra mas ok da pra relevar por causa do ano que ele foi escrito.

giovanna 16/04/2022

envelheceu como leite fora da geladeira
no começo nao gostei e no fim parecia que tava no começo

retrata uma mulher que nao se encaixa na sua vida pq fica buscando atender a pressao que a sociedade coloca nela, chega a ser comico por breves cinco segundos mas quando vc se da conta de que nao retrata mais a mulher moderna comeca a ficar cansativo ver ela tentar atingir objetivos que sao tao ultrapassados

os únicos pontos interessantes aconteceram em novembro, um envolvendo o tom e outro com a mae da bridget

mark ate que é legal mas foi taoooo pouco explorado, se tivesse aparecido mais tbm teria sido um ponto interessante

ps: a confusao do final tbm foi boa apesar de levemente confusa e a grande lição ?Não diga ?o quê? diga ?desculpe, o que disse??? ate que foi engraçada

Kell 03/04/2022

Leve, divertido e fluído
Um dos meus livros favoritos, a leitura é muito fácil e divertida, a Bridget é uma personagem muito fácil de se relacionar e se identificar.

Madu 31/03/2022

Comparação filme X livro
É o meu filme FAVORITO DA VIDA, meu conforto para tudo, decidi ler o livro que eu já tinha o pdf há um ano, é totalmente diferente do filme mas atingiu as minhas expectativas. O beijo do final, apesar de ser diferente teve a mesma magia que o do filme! Sinto menos vergonha lendo do que assistindo! Amei, amei e amei!!! Mark Darcy tem meu coração!

Sarah 20/03/2022

Divertidamente hilário!
Apesar de ser escrito nos anos 90, e em forma de diário, ele traz assuntos, momentos e, especialmente, pensamentos, ainda muito presentes na atualidade e no mundo feminino. Que nunca se sentiu insegura com o corpo? Quem nunca se matou em uma dieta (as vezes até louca) ou na academia para emagrecer? Quem nunca teve que ficar ouvindo "e os namoradinhos" dos tios e tias inconvenientes enquanto é/era solteira? Quem nunca saiu com algum cara escroto e só se deu conta depois?! Quem nunca se sentiu invalidada no seu trabalho ou por sua escolaridade ou por seus pensamentos ou até pela sua forma de vestir? Não
tem como ler #ODiárioDeBridgetJones e não se identificar com esses dilemas do dia a dia e rir (muito) ao longo da leitura. Divertidamente hilário! Recomendo mil vezes! E ler só me fez amar ainda mais os filmes.

leferraz 17/03/2022

Gostei bastante desse livro. Comecei a ler porque tenho o volume número 3. Comprei em uma liquidação, mas não tinha lido os outros ainda.
A leitura é super fácil, a escrita é como se fosse um diário. Ri demais e me identifiquei em várias partes do livro.

Geovana584 11/03/2022

Bridget Jones é uma lenda
Apesar de se passar nos anos 90 , a inglesa Bridget representa muito as mulheres do século XXI , com todos os dramas familiares e amorosos criamos uma conexão incrível com essa personagem. Jamais imaginaria que me identificaria tanto com uma personagem . Bridget eu te amo ?