O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Renata CCS 17/02/2013

Muitas mulheres se enxergam através desta personagem
O DIÁRIO DE BRIDGET JONES foi o livro responsável pelo gênero chick-lit (romances leves e divertidos para mulheres) que tanto agrada o público feminino. Bridget Jones é a anti-heroína de trinta e poucos anos que mora sozinha em Londres, loira, gordinha e atrapalhada, sofre de um tipo de “diarréia verbal crônica”, tem um emprego do qual não gosta muito, um chefe meio tarado, uma mãe perua que quer casá-la que qualquer jeito e tem dois objetivos principais: ela quer emagrecer e arranjar um namorado. Ela também tem alguns objetivos secundários, como arrumar um emprego melhor, deixar de fumar e beber menos. Enfim, Bridget é uma mulher como muitas outras no mundo: se acha a mais feia e a menos desejada pelo universo masculino. A trama do livro é desenvolvida em forma de diário que começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de dezembro daquele ano, e contém informações que a protagonista considera muito importantes tais como: a quantidade de calorias, bebidas e cigarros consumidos no dia. São relatos de encontros e desencontros com namorados, beijos, transas, traições, idas à balança, chocolates comidos em momentos de depressão, saídas com amigos, bebedeiras, etc. Repleto de rotina e paranóia feminina, ler este livro é como fazer uma nova amiga que possui uma vida com diversas semelhanças com a sua. Provavelmente esse é um motivo de Bridget ser um livro tão aclamado: ele fala conosco sem frescuras e delongas e faz lembrar-nos de nós mesmas em diversas situações engraçadas e vexatórias. A autora não teve a menor intenção de nos fazer refletir sobre absolutamente nada importante, não é nem de perto uma leitura essencial na sua vida: ele foi feito para divertir e cumpri esse papel razoavelmente bem. Confesso que, pela primeira vez na vida, gostei mais do filme homônimo do que do livro: a Bridget Jones do filme é infinitamente mais engraçada e carismática. Outra vantagem do filme é de vermos os outros personagens ganharem vida e voz próprias, não somente através dos perfis relatados no diário da protagonista. Mas seja livro ou filme, sem dúvida há uma identificação automática das leitoras com Bridget, e creio ser esta identificação a grande responsável pelo sucesso da história.
Joy 07/03/2013minha estante
Concordo com você. Eu também curti muito mais o filme do que o livro.

Dadá 03/05/2013minha estante
Achei honestamente ser este um caso raro de filme melhor que o livro. Os atores são ótimos, muito bem caracterizados, principalmente a protagonista, Bridget. Além disso, os demais personagens são hilários e no livro nos são apresentados apenas do ponto de vista de Bridget, assim não temos a oportunidade de os conhecermos realmente, como tivemos com o filme.

sonia 28/10/2013minha estante
O livro foi inspirado em Jane Austen, mas é claro que a protagonista Bridget está longe de ter as qualidade de Lizzy, antes é uma atrapalhada e confusa mulher moderna. Ganhei o livro de minha filha, e tb gostei bem mais dos filmes.

Luciana.Vieira 03/04/2022minha estante
Esse é um dos poucos casos onde gostei mais do filme que do livro.

Bart 28/07/2021

O Diário de Bridget Jones
*Helen Fielding*
Editora Paralela, 2016 - 322 pág.
Bora falar de livro!!
????e meia
Que livro gostoso, altas risadas em locais públicos, ainda bem que uso máscara kkkkkkk.
Lendo o livro agora, percebi que não tinha assistido ao filme todo, ou é porque o livro é melhor. Ri muito e hoje consigo ver coisas que me passaram batidas quando assisti ao filme!!
Bridget Jones é uma mulher recém trintona ? , sua solteirice é algo que sempre aflige seu ser kkkkk da forma que é descrito ... é a porta p/fim do mundo, trintona e solteira!! Isso por si só vai empurrar Bridjet nas maiores furadas, situações hilárias. Principalmente quando Mark Darcy, um cara que não está nem aí p/Bridjet mas ela (assim como muitos de nós) se coloca nessa necessidade de ser APROVADA pelo amor dele.
Toooodo capítulo começa com  com um resumo dela naquele momento...
"TERÇA-FEIRA, 3 DE JANEIRO
58,9 kg (rumo à obesidade. Por quê? Por quê?), 6 unidades alcoólicas (excelente), 23 cigarros (muito bom), 2472 calorias."
Você pode acompanhar a obsessão com o peso, se vai caber em determinada roupa... a escritora fez isso até o final do livro... é muito engraçado e interessante, ela pensou em tudo!!
Gracinhas a parte...
????O livro é de 1996, mas fala muito de como estamos hoje (mulher, homem), o quanto a aprovação do outro nos adoeceu, refletindo em nosso emocional, corpos e comportamentos, Bridjet é um arquétipo do "NÃO olhar p/si mesmo", e esse é "o mau e mal" do momento!
Quanto espero do outro, o amor que era p/vir de mim mesmo? Isso é porta p/uma lista de merdas que nos dispomos ... relacionamentos ruins, nunca estar bem consigo mesmo, dependência do outro... tem muita coisa!!????
Se eu pudesse falar com Bridjet... "em 1°lugar, você precisa começar a olhar p/o mulherão que você é,  pare de tentar se achar nos outros e comece a valorizar as suas capacidades, você não precisa da aprovação de ninguém, PARE de se anular perante a pessoa incrível que você já é!! Seja o seu MULHERÃO!!
Caramba dá p/fazer uma roda de debates!! É um Livraço, indico demais!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Nati 29/07/2021minha estante
Você me deixou morta de vontade de ler esse livro.

Bart 29/07/2021minha estante
Eu prefiro que vc esteja viva p/lê-lo kkkkkkkkkkk
Vai rir muito!!!

Nati 29/07/2021minha estante
Eu ri agora do seu cometário. Hahahahaha
Amo livros divertidos.

Bart 29/07/2021minha estante
?????

Nessie 03/05/2011

PREFIRO O FILME
Pela primeira vez eu sou obrigada a dizer que o roteiro de um filme ficou mil vezes melhor que o do livro.
Ler O Diário de Briget Jones me deixou com vergonha de ser mulher. A autora coloca as fêmeas (sim, praticamente nos chama de animais) como burras, estúpidas, desesperadas, inseguras e tontas.
No filme, Briget é engraçada e meio boboca, mas no livro ela chega no limite da ignorância e seus devaneios são um aborrecimento.
O livro inteiro fala de seu romance com Daniel Claver e, de repente, Mark Darcy aparece e salva o mundo. Simples assim... No filme ele aparece com mais frequência e mostra sua falsa antipatia pela mulher que o seduz, porém no fim ele acaba admitindo o quanto ele a ama.
Helen foi muito infeliz ao mostrar os dois lados negros da vida de uma mulher. Se é solteira, ela se torna uma louca viciada e desesperada por um romance, fazendo bobagens infantis e sendo a pior babaca do universo. Se é casada, ela é uma tola sem futuro que precisa limpar cocô de filho espalhado pela sala da amiga.
Enfim, pelo filme, Briget ainda mora no meu coração =)
Susu 28/06/2011minha estante
Concordo plenamente Nessie!!!

Bruna.Descovi 15/08/2012minha estante
Acho que no livro ela mostrou bem os extremos, e sinceramente, conheço muitas pessoas que são exatamente iguais a Briget do livro... Mas achei bem divertido!

Jamy Jones 06/12/2012minha estante
Acho que voce interpretou mal o lado das solteiras. Boa parte das mulheres vai se identificar com alguns aspectos da vida de solteira da Bridget, mas não com todos. Por outro lado, Helen é bem realista em se tratando de mulheres casadas, na minha opinião é claro :B

Dani 19/01/2013minha estante
Sim,concordo.O livro fala como se as mulheres de 30 anos para cima tenham que ficar louca atrás de namorado.Isso é um pouco de...infantilidade,no filme ela me parece uma mulher e no livro uma adolescente.

Drica 04/01/2015minha estante
Li o livro há uns dois dias atrás. Já tinha assistido o filme há muitos anos atrás e claro que Mark Darcy e Bridget moram no meu coração S2!
Mas concordo com você! Eu ri muito do livro, pois era melhor que chorar de decepção.
Gostei da sua resenha!

Ziza 12/02/2015minha estante
E eu achava que era a única que tinha gostado mais do filme que do livro! Concordo com a sua opinião. Não é que o livro não tenha suas partes engraçadas mas a protagonista beira a total insanidade só pq é solteira!!! Depois de ler o primeiro nem tenho vontade de saber dos outros.

Carol 28/03/2015minha estante
Concordo plenamente!!! O livro é uma viagem.... não sei se pq o livro é antigo, mas achei totalmente "fora da casinha"!! Perfeita sua avaliação!!! Eu ainda seria mais critica!!!

Lady Addams 15/07/2023

Bobo e Fútil
Não tenho muito a comentar de um livro que não me conquistou em nenhum momento; achei os personagens, em grande maioria, supérfluos e sem objetivos.
O enredo, onde eu esperava que seria de uma comédia romântica, não engaja, não atiça e não diverte!!! Personagens poderiam ser melhores explorados, como as neuroses da própria protagonista, o triângulo amoroso, o ambiente de trabalho, se tivesse um sentido e objetivo definidos no enredo. A sensação é de ler e ler e, por fim, somente andar em círculos.Salvo, exceto à regra mencionada, somente a Pam deu um pouquinho, mesmo que mínima, de graça. A descrição, então, no final do romance de Bridget com Mark parece que foi escrita às pressas.
Não pretendo continuar a série de livros. E como li em uma das resenhas aqui feitas anteriormente, GRAÇAS A DEUS OS ANOS 2000 ACABOU!!! No livro vemos coisas tão patéticas dos anos 90/2000 como a obsessão por calorias e o peso na balança .
Não é tipo de literatura que me atrai.

@laladoslivros 05/07/2020

A única parte boa é quando você acaba
Personagens chatos, o romance é "??????", história chata, drama do desfecho do final sem graça, muita esteriotipação mal feita.

Eu literalmente só terminei pra falar mal com propriedade.
alissonferreira.c1 05/07/2020minha estante
Eu amo uma crítica bem estruturada e com contexto. Kkkkkkkkk Eu também sou assim. Quando é muito ruim, mas dá pra terminar, eu leio tudo, só pra dizer que li e que preferia nem tet começado.

@laladoslivros 05/07/2020minha estante
Siiiim kkkkk aí, e eu tô tão puta aqui, pq achei que por ser muito famosa, essa história ia ser pelo menos engraçada ou gostosa de se ler, mas é ruim em todos os níveis! Quero nem ver o filme pra nn ter mais raiva

Nathi 25/07/2021

As pessoas são imperfeitas e isso é incrivelmente engraçado!
Sim, eu li esse clássico do romance e posso finalmente panfletá-loooo.
Antigamente eu achava que esse livro era feito em forma de diário, então não me interessava muito em ler pois eu amo quando o livro tem diálogos. Porém, eu me surpreendi, tem sim partes escritas como diário, mas são pequenas partes intercaladas com os dias deixando a leitura leve e muito, muito divertida!

Bridget é gente como a gente, tem seus defeitos, suas manias e superstições. Acompanhamos um ano de sua vida onde vemos nossa mocinha tentar largar os vícios, emagrecer e arranjar um namorado para finalmente não ser considerada solteirona. Bridget tem uma queda pelo chefe e acha que ele é o cara certo, mas é aí que chega o Darcy (Orgulho e Preconceito? Amei!) e a vida da nossa atrapalhada protagonista se complica mais.

Não, não é um triângulo amoroso clichê. Eu mesma achava que seria assim, mas não precisam se preocupar. É fofo como tudo acontece e de uma forma meio maluca, é real. O amor não tem que ser do jeito que queremos e muitas vezes nossas expectativas são apenas isso: expectativas. As vezes a pessoa que você encontrou por acaso se torna alguém importante, e as pequenas coisas da vida mudam tudo sobre nós mesmos.

O Diário de Bridget Jones apresenta pessoas reais, divertidas e que enfrentam problemas como qualquer um. Os amigos da Bridget me ganharam e é legal ver como eles se ajudam em um momento complicado e embaraçoso.
Eu gargalhei alto das presepadas que a protagonista aprontou, além de que a família dela é bem engraçada (tudo bem que a mãe dela é doida e muitas vezes sem noção, mas a sua excentricidade foi divertida de acompanhar e deu uma certa leveza).

Talvez algumas pessoas não gostem desse livro por conta de alguns estereótipos, ou pelo fato do romance não ser um foco aqui. Mas acho que foi essa a proposta do livro, as pessoas do mundo real vão tirar suposições de você não importa o que fizer, então quando vemos isso ser retratado em algum lugar pode ser um pouco chato. O tópico principal do livro era o desenvolvimento da personagem e acompanhar um ano da sua vida, não era para ser um plot super bem feito em que ela amadurece completamente em pouco tempo. Até porque vamos concordar que ninguém é tão interessante quanto os livros fazem parecer. Além disso, o livro é da década de 90, então é óbvio que muito coisa mudou ao longo dos anos e os pensamentos são outros. É a mesma coisa que julgar as atitudes de Friends quando a época é completamente outra!

Embora o livro seja uma comédia romântica ele pode trazer alguns ensinamentos se você parar para prestar atenção. É uma leitura rápida e super, super, super divertida. Eu amei? Talvez. Sim. Muito? Claro!

Maria 06/01/2022

Não diga "o quê?", diga "desculpe, o que disse?"
O começo do livro não me pegou muito. Diferente da maioria das pessoas que leram esse livro, eu não o li pela nostalgia dos filmes (visto que nunca assisti nenhum). Ele estava abandonado na minha estante e resolvi iniciar essa leitura.
No decorrer da trama, a história começou a me cativar e eu me diverti lendo. Bridget Jones é uma mulher solteira de trinta e poucos anos que luta contra os conflitos comuns em sua vida. Não posso dizer que me identifico com a personagem, já que ela tem o dobro da minha idade, mas consegui desenvolver uma certa empatia por ela.
Os personagens que mais me causaram irritação (até desprezo), foram a mãe de Bridget e Daniel. Sinceramente, que mãe é essa meu deus? Toda vez que apareceu no livro eu senti repulsa por ela.
Em resumo, é um bom e divertido livro. Terei o prazer de ver o filme para fazer uma comparação.

? 3,5

Neide22 21/10/2021

Então... Não gostei... Não consegui me divertir com as trapalhadas de Bridget, não a achei incrível, não me conectei com ela. E queria muito que Mark fosse melhor descrito no livro.

Lucas A. 12/05/2021minha estante
Li esse livro uma vez. Kkkkkks. Não tinha o que ler e ele tava lá. Resolvi ler só por ler mesmo. Demorei uns dois dias pra ler. Deu pra rir muito ainda kkkkks.

Lucas A. 12/05/2021minha estante
Gostei da resenha. Não achei cansativa, e o fato de ser "estereotipado" passou bem pelo meu radar. Não me preocupei muito com isso. Queria mesmo era ver se ela arrumava alguém no final do livro ou não hahahahahaah.

Geovanna.Holanda 12/05/2021minha estante
Chato chato

Jamais

Deborah 10/07/2020

Eu amo a Brigted Jones!
Se tem uma protagonista que ganha nossa simpatia essa é a Brigted Jones. A autora não se preocupou em criar uma personagem perfeita, e são exatamente as peculiaridades dela que a torna marcante.

Muito engraçado, e o romance não segue um caminho óbvio. Muito leve e fácil de ler.

Helena 21/12/2022

Opinião sobre O Diário de Bridget Jones
A leitura foi bem divertida e leve, mas com o conhecimento sobre o filme, me trouxe uma expectativa que não vi sendo atendida conforme o livro foi acabando. Ele foi finalizado de forma muito apressada e mal feita, não dando um desfecho adequado pro romance principal, o que me deixou decepcionada.
Essa definitivamente foi a única vez em que concordo que o filme é melhor, não erraram em nada e eu adoro assisti-lo. Quase parece que o livro é que foi a adaptação, e não vice-versa.
Recomendo para uma ressaca literária, mas não espere uma obra de arte, acho melhor assistir o filme.

Mayana26 30/06/2021

Um verdadeiro diário feminino
Resolvi ler após 2 anos que assisti todos os três filmes. Trata-se de um livro sobre uma mulher moderna que trabalha em uma editora britânica, tal como sobre todos os reveses da sua (um tanto bagunçada) vida. Solteira, fumante, exagerada nas doses de bebidas, insatisfeita com o próprio peso e com uma família (uma mãe) que lhe dá nos nervos, após o natal, Bridget Jones, disposta a melhorar de vida, resolve escrever tudo que passou depois do ano novo em seu diário: calorias gastas e consumidas, evolução do peso, unidades alcoólicas, conversas com os amigos, caso de polícia e, claro, as desavenças do amor de Bridget. Uma leitura divertidíssima, com uma protagonista humana e um triângulo amoroso em que se torce para que ela não sofra e escolha o cara certo, este Diário com toques de Jane Austen faz rir com as situações em que a personagem se mete, não deixando de nos fazer se identificar.

Veregirl 30/01/2022

Cura ressaca
Esse livro era tudo o que eu estava precisando, é divertido, fluído e arranca no mínimo alguns sorrisos.
Não tem como não gostar da protagonista, a forma como ela traz questões comuns do dia a dia com um certo "humor", como: o grupo de amigos, os problemas no trabalho, pessoas inconvenientes e claro, a vida de solteira depois dos trinta kkkkkk.
Amei as referências de orgulho e preconceito e espero que os próximos livros tenham isso também.
Ahh é, tem um problema sério com gordofobia. Eu "relevei" porque foi escrito numa outra época, mas pode acabar incomodando algumas pessoas.

Yanka 15/09/2020

Envelheceu mal
Fui ler já sabendo mais ou menos no que esperar, é uma leitura fácil e leve MAS não consegui entender qual é a desses personagens fissurados em relacionamentos e perda de peso. Ok, o livro já tem lá seus 20 anos e sabemos que socialmente existe pressão para que mulheres sejam magras e "agarrem um homem" mas aqui é MUITO além do esperado. Chega a ser repetitivo o diálogo "bridget é uma fracassada pois não consegue se casar". Outro ponto é

[SPOILER] o fato dela ficar com o Darcy sendo que eles mal se encontraram e tiveram algum diálogo com mais de meia dúzia de frases. [SPOILER]

A cena do Darcy atravessando o gramado hmmm impossível ler sem imaginar o Colin Firth, talvez eu tenha suspirado involuntariamente. Vou ler a continuação em algum momento pq intercalo com leituras mas densas, mas espero que bridget evolua como personagem.