Caçadores de Nazistas Andrew Nagorski

Resenhas - Caçadores de Nazistas

Ana Priscilla 27/08/2023

Sobre a caça aos nazistas no pós-guerra
Gostaria de escrever uma resenha mais completa, mas vou resumir, foi uma leitura muito intensa! Precisei parar algumas vezes. A narração é incrível, senti que estava dentro de um documentário e um ótimo documentário, bem completo. São personagens reais, a realidade é devastadora. Cada capítulo narra como ocorreu no pós-guerra a busca pela justiça, os caçadores foram incansáveis quanto a isso. Houve várias formas de justiça e também a justiça simbólica, porque as vidas perdidas não voltam. O mundo nunca vai poder esquecer o horror que as vítimas passaram e quem participou dessa máquina da morte. Graças aos caçadores de nazistas, sempre denunciando e relembrando ao mundo.

Moya2 14/08/2023

Uma dura lição.
Esse livro deveria ser parte da formação escolar.

Ler os relatos dos julgamentos com a descrição de detalhes de crimes perversamente hediondos gera uma repulsa e um ódio absurdo. Qualquer condenação ainda seria pífia diante do volume e da violência exarcebada e incontrolável promovida pelos perdedores.

A desforra dos prisioneiros libertados nos campos de concentração dá uma leve sensação de justiça, que ao mesmo tempo satisfaz e mas promove um auto-questionamento: os libertos são diferentes dos algozes?

De toda forma, os ?Caçadores de Nazistas? trabalharam praticamente o tempo todo sob o amparo da lei, trazendo os criminosos à um julgamento imparcial, mas que por excelência, sempre tarda e infelizmente em alguns casos, falha.

Covardes, muitos deles viveram uma vida como ratos escondidos no esgoto, e acabaram de safando da justiça.

Uma mácula na história da humanidade, que lamentavelmente foi parcamente justiçada.
Aline MSS 16/08/2023minha estante
Nossa. Quero mto ler! ??????

Vanderson.Gomes 02/07/2023

Sempre impressiona.
O tema Nazismo sempre impressiona pelos números e pelos registros do quanto o homem pode fazer maldades contra seus ?inimigos?, ler um pouco sobre a justiça aplicada aos criminosos nos dá uma sensação de paz.

Mage 04/06/2023

Muito bom! envolvente e bem detalhado, sem falar no fato de ser sensacionalista passando uma sensação de vericidade

BeatrizFonseca1 19/05/2023

Os Nazistas fizeram coisas horríveis aos judeus, negros e deficientes,nos campos de concertação, o livro problematiza o julgamento de vários nazistas , que foram mortos ou fugiram depois que Alemanha perdeu a guerra na segunda guerra mundial.
O autor traz á baila os malefícios que a cultura da supostas superioridade ariana provocou na Europa, durante o conflito belico

Binho 05/05/2023

Caçadores de Nazistas
Adorei o livro. A história é bem completa, tem imagens relacionadas (que poderiam ter mais, sinceramente), tem depoimentos e entrevistas, não só dos Caçadores como também dos Nazistas. Mas é um livrinho recheado de anticomunismo. Glória a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que livraram-nos do nazismo.

Thais 13/03/2023

Uma parte da história que não deve ser esquecida
"Minha opinião é que, em vista da monstruosidade desses crimes, temos para com os sobreviventes e as vítimas um dever que vai além de simplesmente dizer 'já se passou algum tempo, isso tudo deveria ser varrido para baixo do tapete"'.
Sempre gostei de estudar e ler sobre histórias, esse período do mundo principalmente, como dito ao longo do livro por mais que muitos quisessem simplesmente esquecer o ocorrido é necessário sim buscar por justiça passa os anos que for! Em pleno Guerra fria, Alemanha dividida, Áustria querendo tirar seu corpo fora frente as acusações etc., só mostra o quanto é necessário fazer barulho para que os monstros paguem por tudo que fizeram de mal!

Will 12/08/2022

Ótimo relato histórico...
Uma leitura agradável, com uma base de conhecimento bem completa, o escritor conseguiu desenvolver muito bem a linha do tempo envolvendo as diferentes gerações de caçadores de nazistas, com suas variadas motivações, modos de atuação e também suas divergências. Além dos criminosos mais conhecidos, temos alguns nomes de menor impacto, mas com histórias interessantes.
Acho importante dar algum destaque aqueles que, independente da razão, batalharam para levar alguma justiça ás vítimas do que acredito ser o crime mais bárbaro da humanidade. Um bom livro, qualquer um que tenha interesse no tema nazismo ou Segunda Guerra Mundial em geral, vai gostar.

Loko 31/05/2022

Impressionante!
O livro é bem leve e pode, facilmente, agradar o público leigo. Confesso que aqui tinha detalhes sobre a vida de alguns carrascos nazistas (ou de seus captores) que nem eu, em meus anos que já acúmulo em leituras sobre o III Reich, sabia.

A Obra trás uma riqueza de detalhes e explora um lado que poucas Obras sobre as mentes nazistas discutem: a mente dos envolvidos. É formidável o esforço do autor em buscar diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto ou explorar diferentes fontes sobre o mesmo conhecimento.

Vale a pena? Sim, muito. Mas, recomendo, que a pessoa que se aventure tenha um conhecimento mínimo sobre o Holocausto e a Alemanha Nazista. Muito bom!

Felipe 26/05/2022

"Sempre precisamos escolher um lado"
"[...] A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima."

Acho que com essa frase posso resumir a presente obra, que livro gostoso de ler.

Apesar de não ter uma ambientação de "aventura", estilo a série "Hunters" ou o filme "Bastardos Inglórios", o livro traz diversas informações e acontecimentos do mundo pós segunda guerra mundial, principalmente, em relação aos nazistas e suas barbaridades contra os judeus e outras minorias perseguidas.

Fiquei impressionado com a "impunidade" que muitos tiveram, infelizmente, a Guerra Fria e outros fatores impulsionaram isso.

Porém o relato das prisões e julgamentos são fascinantes, sem contar que a Operação para capturar Adolf Eichmann é estilo "James Bond".

Um fator negativo em relação ao livro e que em determinadas partes ele se arrasta muito com informações sem relevância para o contexto.

Recomendo o livro para os amantes de fatos históricos sobre a persecução contra os nazistas.

Carol 04/05/2022

Detalhes sobre o mau
Neste livro temos acesso ao processo de caçada aos criminosos do regime nazista, bem como a tarefa árdua de provar os crimes que cometeram, enquanto vivem pelo mundo como cidadãos de bem.

AlessandraD. 27/10/2021

Os bastidores do julgamento de Nuremberg, o sequestro de Adolf Eichmann em Buenos Aires , as caçadas de Simon Wiesenthal

Luiz Henrique 21/09/2021

Caçadores de Nazistas
Achei interessante, apesar de por vezes a leitura ser um pouco arrastada e cansativas pois os fatos parecem se tornar muito repetitivos. Contudo, o conteúdo é excelente, bem explicado e organizado. Para quem se interessar no assunto, recomendo.

Tama 04/07/2021

Conhecer para não esquecer. E jamais permitir que se repita.
O mal está plantado na humanidade. Os nazistas são meramente a sua manifestação.
A guerra acabou. O holocausto terminou. Mas os nazistas ainda existem, assim como o mal.
E deu frutos. Comunismo. Guerra fria. Ditaduras.
Entender para jamais permitir que volte a acontecer.

Tiago Queiroz 09/03/2021

Excelente livro
O livro é muito bom. O autor narra as represálias contra os nazistas no imediato pós-guerra, desde guardas de campos de concentração que eram linchados por prisioneiros imediatamente após serem libertados, passando pelo famoso julgamento de Nuremberg, os casos Eichman e Menghelle , até casos recentes de nazistas que foram identificados nos últimos anos, já bem idosos.
O autor fala também de brigas internas e divergências que o ocorriam entre os próprios caçadores.
Gostei muito da obra, só não dei nota máxima porque apresenta algumas falhas, como erros de revisão (incluindo frases truncadas) e alguns trechos desnecessários que são basicamente detalhes excessivos sobre a vida pessoal dos caçadores e filigranas em algumas operações, o que cria algumas barrigas no texto, quebrando o ritmo da narrativa.
Entretanto, no geral o livro é muito bom e a história, muito interessante.