Frida Kahlo

Frida Kahlo chirstina urrus

Resenhas - Frida Kahlo

Maíra 17/09/2011

"Uma fita ao redor de uma bomba"
Nunca vi melhor definição pra Frida como a de André Breton. Apesar de uma história toda povoada de dores e situações difíceis (mais de 20 cirurgias, acidentes, problemas na coluna, amputação da perna, abortos e traição), ela consegue misteriosamente manter o sorriso no rosto, um humor afiado e viver uma vida instigante. Sempre a frente de seu tempo, bissexual, polêmica, revolucionária, artista... E, obviamente, dona de uma força absurda.

O que me fascina em Frida Kahlo é provavelmente todos os fatores citados acima e mais um qualquer coisa de mistério que não sei explicar. Sei que é uma vida que precisa ser lida, ser conhecida, exemplo de força, personalidade, vontade de viver.

O livro em si, na minha opinião, deixou alguns vazios. Os casos de Frida praticamente não são citados. Assim como seu relacionamento com Trotski é pouco aprofundado. Apesar disso, dá um bom panorama dos 47 anos de vida da artista (especialmente para quem não conhece quase nada e quer passar a conhecer). Um livro bonito, intercalando fotos, desenhos, cartas e texto. Vale a pena. Especialmente pra descobrir mais dessa mulher fascinante, tanto como artista quanto como pessoa.

patricia abel 01/03/2010

Frida sempre Frida
O livro é complemento do documentário e do filme da artista. O livro fascina como ela fascinava, ou melhor, fascina a todos. A história da sua vida é contada "pictoricamente". Você sente tudo que ela passou em sua vida. É excepcional. Amo de paixão.