Caverna de Cristais: A Aliança dos Povos - Volume 2

Caverna de Cristais: A Aliança dos Povos - Volume 2 Helena Gomes

Resenhas - A Aliança dos Povos

clubdol1vr0 24/03/2022

Como que consegue escalar tão longe de um livro pra outro, hein?!

Incrível como a saga passou de mundo medieval pra diversos mundos e cada um com seu costume, raça e tecnologia

Nesse livro, os personagens principais estão mais experientes e mais poderosos, prestes a enfrentar a Mudu-za que é a vilã de toda a saga, será que vão conseguir se livrar dela?!

Achei muito massa o fato de ter diversas raças diferentes no livro, gostei muito da construção desses mundos durante o livro, o jeito que vão descobrindo que eles existem e tal

Acho que os mundos que mais gostei foram o Medieval e o da Era da Tecnologia, quando habitantes desses dois mundos se encontram é muito legal

A saga tem um potencial enorme pra virar série com aqueles orçamento gigante pra ficar mais legal

Parabéns novamente a Helena Gomes

Daniel Ribeiro 28/02/2009

Guinada Espacial
Uma guinada nas vidas de Thomas e Erin, esse livro joga os personagens num mundo novo com cenário de fundo misto de Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas, tirando os jovens de seu conhecido mundo mdieval. Mas como todos os caminhos levam a Roma, a imensidão sideral não foi suficiente para levá-los direto aos problemas que nasceram para enfrentar.
Com toques exotéricos e muitas, mas muitas mesmo homenagens aos anos 80, a autora leva os personagens a enfrentarem seus maiores inimigos, sem no entanto enviá-los para uma jornada de aprendizado e fortalecimnto de seus poderes e habilidades.
Apesar de ter se esticado um pouco, a estória ainda vale a pena pela aventura e emoção que não faltam nas páginas desse livro.
Recomendo.

Ninive7 20/08/2009

Maravilhoso
Simplesmente perfeito! Por enquanto o melhor livro da Helena. Ela continua a história de uma forma totalmente irresistível, dando um rumo à vida de Thomas e nos apresentando personagens novos e inesquecíveis (como Mudu-za), sem contar no aprofundamento psicológico nos personagens já conhecidos do primeiro livro (William é o maior exemplo disso). Suas referencias são maravilhosas, desde cinema, música e cultura geral. Um dos melhores livros que eu já li.

Bruno Leandro 13/07/2011

Do Medieval para o Espacial
Este segundo volume da série A Caverna de Cristais já não se passa na Terra. Thomas e Erin vão para o espaço, para outro planeta, e conhecem a Aliança dos Povos, que é uma espécie de Organização das Nações Unidas espacial. Os perigos aumentam e Mudu-za está cada vez mais perto de alcançar seus objetivos.
O que achei interessante neste livro foi a súbita mudança de mundos. Agora Thomas e Erin têm que reaprender tudo sobre o que acreditavam ser o mundo, tendo seus horizontes abruptamente expandidos. Vince irá parar nesse mundo, mas, para a surpresa de todos, ele já o conhecia, sendo de onde ele veio. A personalidade do rapaz vai, inclusive, se tornando mais agradável, ou menos desagradável, se preferirem.
O livro é recheado de referências pop e nele podemos encontrar algo de Legião Urbana, Senhor dos Anéis, Star Wars e Star Trek, entre outros. A tecnologia aqui é de outro nível e, se uma parte do que vemos já é velho conhecido nosso, há gratas surpresas e novidades. Gostei muito do que li e espero ansiosamente que a saga continue.

Laila 04/02/2012

Em mais esta parcela da série A Caverna de Cristais, Thomas, Erin e Vince partem um busca de aliados que ajudem a atrasada Britanya a vencer os seus temidos inimigos Nergals. Só que não é apenas no planeta Terra que a guerra acontece, todos os mundos correm riscos de serem dizimados pela terrível raça.
Será que a Aliança dos Povos vai ajudar o esquecido planeta Terra? Será que os irmãos bruxos vão conseguir deter a temida rainha Nergal?
Em Aliança dos Povos, descobriremos mais detalhes surpreendentes da antiga e misteriosa guerra entre Eloras e Nergals. E também entenderemos um pouco mais de que forma todos os nossos personagens se entrelaçam no passado, presente e futuro.

Quando li o livro pela primeira vez, me surpreendi com a forma como a ficção cientifica estava mais presente nesse segundo volume da obra. Não estava acostumada a ler livros com o tema, mas posso assegurar que adorei a surpresa.
O livro, não deixou de apresentar a mesma aura de mistério e revelações contidas no primeiro. A autora nos leva, aos poucos, a entender toda a história passada, o que contribui muito para a leitura não ficar cansativa como nos livros que a história nos é jogada toda de uma vez.

Acho realmente uma pena que a série ainda não tenha sido completamente publicada, não só pela minha ansiedade como leitora, para saber como termina toda a trama, mas também porque acredito que os leitores do Brasil estão sendo privados de uma excelente história!
Espero sinceramente que em mais alguns anos a editora responsável complete a série, saciando assim a curiosidade de todos nós, leitores assíduos.

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/

Portal Caneca 07/12/2014

Não esperava absolutamente nada ao começar a série “A Caverna de Cristais”. A sinopse nos apresentava mais uma fantasia medieval, como muitas outras no mercado, e não muito mais do que isso.

Já no primeiro livro da série, eu fui comprado pela história. As primeiras aventuras de Thomas, Erin e William me conquistaram numa narrativa fluida e muito bem localizada, e A Aliança dos Povos é uma evolução completa do primeiro livro, tão similar e, ao mesmo tempo, imensamente diferente do seu antecessor.

A primeira mudança drástica do livro vem na passagem do reino medieval, apresentado em O Arqueiro e a Feiticeira, para um universo mergulhado na ficção-científica. Somos apresentados a inúmeros planetas e povos, todos diferentes e com suas próprias características. Gaia é um espetáculo, nos lembrando de grandes cidades de sagas como Star Wars e Star Trek, englobando várias raças unidas sob uma grande cidade, uma NY da galáxia.

E as referências não param por aí, o livro explora muito bem tudo que a cultura pop tem para nos mostrar. O personagem de William é o nosso guia no mundo, apresentando casas de show alienígenas onde se toca Guns n’ Roses, um grupo de refugiados que nos lembra a aliança rebelde de Star Wars, e o próprio treino que os irmãos William e Thomas recebem nos lembra muito o que jedis podem fazer.

Com toda essa cultura inserida, Helena Gomes ainda consegue nos presentear com uma história bem completa, original em sua essência. A jornada dos heróis nos mostra personagens bem profundos e cheios de defeitos. As brigas entre os irmãos e as suas dúvidas e medos move boa parte da narrativa, além de tornar muito mais fácil aceitar e se relacionar com tais personagens. William, apesar de não ser o grande protagonista, é um dos personagens (se não o personagem) mais complexos da saga, com marcas muito profundas em sua construção.

Dando forma a tudo isso, temos a bela escrita da autora. Desde o primeiro livro, vemos um trabalho excepcional em demonstrar a idade média, tanto na linguagem quanto nos costumes dos personagens, e quando a história vai para os outros mundos, temos uma evolução da mesma. Personagens vindo de mundos mais tecnológicos e atuais falam de forma muito mais informal e solta, contrastando com o que vemos na Britânia. E o contraste aparece muito bem nos personagens principais. Erin é uma das que mais apresenta mudanças neste sentido, absorvendo tudo que aprende para se tornar mais complexa, juntando o que os dois mundos podem lhe oferecer.

O livro desliza em alguns momentos, a grande vilã Mudu-za apresenta uma grande ameaça durante boa parte da história, mas no final soa muito mais frágil do que deveria. Além disso, todo o último ato do livro parece mais acelerado às vezes, causando uma estranheza quando comparado com o resto do livro. Há também alguns pequenos problemas em certas passagens, onde há um excesso de informações e ideias jogadas nas páginas, como viagem no tempo, mesmo que faça sentido estar presente ali.

Contudo, o saldo continua sendo extremamente positivo. A Aliança dos Povos dá um final digno para as aventuras de William, Erin, Shannon, Thomas e tantos outros personagens memoráveis. É simples em sua essência, e as inúmeras referências a filmes, séries e livros farão com que sua leitura seja extremamente amigável. No final parece que você está vendo todos os seus personagens/personalidades favoritos da cultura, como Arthur, Tolkien, Sherlock, Luke, Vader, Spock e tantos outros juntos em uma grande e original aventura, uma aventura que você acaba torcendo para que nunca acabe, como todo bom livro faz com você.

site: http://portalcaneca.com.br/

Alves 16/10/2021

Essa saga vem ganhando cada vez mais meu coração!
Aqui retornamos a jornada de Thomas junto com seu irmão Will (que amo demais, oh homem), o antigo Vince de Angelis, e sua amada Erin, é só digo uma coisa: a história já começa cheia de pancadaria. Teremos um encontro para lá de inusitado com o verdadeiro ?vilão? da história (old que Savac era só um peão na história) e veremos muitos desentendimentos se desenrolarem, levando a trama novos mundos.
Nosso trio irá precisará se separar, como Tom e Will já previam, para enfrentar obstáculos provocados pela guerra dos negarls, mas principalmente, a superar os próprios medos e inseguranças.
O que mais amei nesse livro foi ver como os personagens amadurecem no decorrer da história, principalmente Thomas. E claro que não poderia deixar de mencionar meu personagem favorito, o Will, veio para nos mostrar que ele é muito mais do que demonstra, descobrimos tantas coisas a respeito dele que temos vontade de pegá-lo no colo, abraçá-lo e nunca mais soltar.
Já a Erin, confesso que senti preguiça e raiva dela em vários momentos, mas ela ainda consegue ser a nossa querida figura feminina forte. Também veremos um melhor desenvolvimento da Shannon, que se torna nosso cristalzinho (e digo mais, depois do Will, ela é minha personagem favorita).
O que mais me impactou foi descobrir como são profundas e antigas as ligações de cada personagem, quem leu o primeiro livro sabe que os personagens são reencarnações, e esse livro aborda o assunto de forma mais profunda, ligando várias pontas soltas.
Então, amigos, se me perguntarem se vale a pena ler A Caverna de Cristais eu digo: SUPER VALE A PENA!