Para Filosofar

Para Filosofar Cassiano Cordi...

Resenhas - Para Filosofar

Rui Alencar 16/07/2014

SE APENAS USAMOS O JÁ PENSADO E DEFINIDO, ESTAMOS ACEITANDO UM MUNDO DE "SEGUNDA-MÃO", O MUNDO DOS OUTROS.

São inúmeras as pessoas que jamais se preocupam com um fato terrível: suas vidas consistem na aceitação passiva de explicações já prontas, ofertadas pelas várias ideologias do meio social. Se apenas aceitamos as fórmulas prontas, estamos nos alienando e dando a outros o direito de pensar por nós. Ao nos acomodarmos e reproduzimos o que nos mandam, estamos nos adaptando, admitindo o já pronto como melhor possível e renunciando à nossa capacidade de transformação.

"Quem julga que conhecemos tudo e que o conhecemos perfeitamente e que somos capazes de comunicar tudo que conhecemos, comete um exagero não menor e não menos falso que o dos céticos.
A verdade é que nas questões filosóficas nada é simples. Toda solução simples é uma solução falsa. E em geral é uma solução preguiçosa - como é o ceticismo que nos livra de todo o dever de investigação longa e árdua, porque para ele nada há para investigar.
A realidade é terrivelmente complexa, e a verdade sobre ela também deve ser terrivelmente complexa. Só por um trabalho longo e árduo pode o homem apropriar-se de uma parte dela, não muito, mas sempre alguma coisa (J.M.BOCHENSKI)

"O travesseiro é o melhor conselheiro"

"A ignorância é adubo para demagogos e corruptos"

"O homem só pratica o mal quando ignora o bem"

Thaís 30/10/2012

Este curso de filosofia para iniciantes apresenta temas como conhecimento, ética, cidadania, ideologia, política, liberdade, amor, arte e outros, recorrentes nas principais tendências filosóficas através dos tempos. A obra é rica em atividades e textos de filósofos ou extraídos da literatura e da imprensa. As atividades divididem-se em três seções - Roteiro de estudo , que auxilia o aluno na organização do estudo e compreensão do capítulo; Para refletir , que aprofunda a reflexão, exigindo uma atitude mais crítica e opinativa; Para ler e debater , com textos variados, que oferece ao aluno diferentes pontos de vista e a oportunidade de praticar a arte de argumentar e debater. Cada capítulo contém sugestões de livros e filmes. No fim do livro, há um glossário e um apêndice com informações sobre os principais filósofos e estudiosos mencionados.