Novecento

Novecento Alessandro Baricco

Resenhas - Novecento

Luiza2030 25/06/2023

Mesmo sendo só um monólogo adorei o livro, bem curto e foi uma leitura fácil. Assisti ao filme também é adorei a história do Novecento.

thaisraiz 08/02/2023

In culo la legge
Li pra uma prova de literatura Italiana não entendi muito bem nada, como esperado, mas viagens de barco nos livros são sempre muito interessantes. Esse livro conta a história de um homem único, apaixonado pelo que faz que próximo as convicções. É um monólogo bastante filosófico sobre não fugir de quem és

bnizzola 31/12/2022

Para refletir
Achei o livro divertido, dinâmico, a leitura é fácil para estrangeiros (no meu caso, que li em italiano mesmo) e, acima de tudo, o livro me fez refletir sobre a vida em vários sentidos. Recomendo demais a leitura super rapidinha mas com muito significado.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 31/03/2021

Um monólogo surpreendente e divertido
Novecento foi uma grata surpresa para mim!
Longe de ser chata, a narrativa traz trechos engraçados e reflexivos, além de surpreender o leitor em diversos pontos.
A história se passa em um navio, o que por si só já poderia ser bem diferente. E não se trata de um navio qualquer, mas um a vapor, que no período entre guerras transportava milhares de imigrantes para a “América” (isto é, para os Estados Unidos, mas também para o Brasil).
E o navio, como tantos naquele período, transportava pessoas muito ricas e pessoas muito pobres. Evidentemente, cada classe viajava de uma forma, mas todos sobre o mesmo navio. E foi assim que, um belo dia, a equipe do navio encontrou um bebê abandonado ali. Dentre as opções que tinham, acabaram por adotar o tal garoto, o protagonista deste livro, dando-lhe o nome de Danny Boodmann T. D. Lemon Novecento.
Mas o nome não é a única peculiaridade deste personagem. Tendo nascido e crescido em um barco, Novecento nunca levou uma vida muito normal, nunca frequentou uma escola. Porém, acima de tudo isso: perante a lei, Novecento sequer existia! (não que ele se importasse muito com isso…).
Apesar de nunca ter frequentado uma escola formal, Novecento aprendeu muito observando e vivendo. Como o próprio narrador ressalta em vários momentos, estando num navio como aquele, Novecento tinha contato com muitas pessoas e podia, através disso, conhecer o mundo, principalmente aquele não conhecia por si mesmo.
Além disso, Novecento crescendo principalmente entre os músicos do navio, tornou-se um grande pianista. O melhor, aliás.
Para além do fato de não existir perante a lei — o que nos faz refletir muito sobre identidade — outro grande conflito da história está no fato de Novecento nunca ter pisado em terra firme e continuar querendo viver assim, mesmo quando já não parecia mais possível.
Eu gostei muito do desenrolar dessa história, e também do final dela. Um livro daqueles que fica ecoando em nós e que quando terminamos temos vontade de soltar um sonoro “uau”. Certamente valeu a pena tê-lo enfrentado e conhecido.

site: https://blogdastatianices.com/2021/03/31/novecento-alessandro-baricco/