Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Gaby_Yasmin 05/08/2022

BIIIIIIIIIIIN
Não gostei muito, mas talvez o fato de ser uma leitura obrigatória não ajude muito, afinal odeio ler livros quando sou obrigada a isso. Achei que ele contou muitas histórias desnecessárias, e dessas histórias saem tantos nomes e personagens que eu sempre ficava perdida em quem eram as pessoas.
Na minha opinião, a melhor parte do livro é quando ele conhece mais pessoas que são deficientes físicos como ele, pois é a partir desse momento que ele começa a aceitar que ele é uma tetraplégico e que isso não é o fim do mundo.

"? O negócio é o seguinte: o passado aconteceu, foi bom, mas não volta mais. Agora a gente tá noutra. Você está na beira de uma escada e tem muitos degraus pra subir. Cada degrau é uma tremenda vitória que tem que ser muito comemorada. Olhar pra trás não adianta. Aconteceu.
? É, são as tais etapas que todos dizem ? falei.
? Você vê, quando cheguei aqui tava desesperado, quase não fazia nada sozinho. Hoje em dia, você pode me jogar numa casa que me viro perfeitamente bem, e é isso que é importante, ter independência. As pernas a gente substitui, mas a liberdade de não ter que depender de ninguém é que é importante."

VinAcius.TarragA 04/08/2022

Uma história de luta e superação.
Marcelo consegue transmitir em sua biografia a incerteza e o medo do futuro após seu acidente mas sem nunca perder o bom humor. Feliz ano velho é um clássico contemporâneo.

Ana 18/07/2022

Livro tão divertido que vc até esquece que é um drama e real e que o autor realmente passou por tudo aquilo.
Tem hora que parece que é só ficção, como as gracinhas que ele falava, o Tom Zé elogiando a música deles, e alguns detalhes dele zoando as enfermeiras. Mas é tudo real e ele deve ter sofrido muito. Mas soube passar pro livro de uma forma mais leve. gostei muito de ler esse livro.

Emilly 16/07/2022

Simplesmente não tem como ser bom. A ideia é boa e tudo seria muito bem trabalhado se focasse nas coisas certas. A sensação que dá é que a maior parte do livro fala de sexo e as relações amorosas dele. Além disso, todos os personagens são rasos e as coisas as vezes são levadas com uma sátira desnecessária ou uma narração que não tem ligação nenhuma com a história.
A parte interessante é sua adaptação e as coisas que ele aprende a utilizar no dia a dia, mas isso é pouco abordado.

Layla 04/07/2022

Uma nova visão de mundo
Não sei muito como comentar um livro como esse, que trata da vida real de alguém, já que estou acostumada com livros de ficção, mas esse aqui mereceu uma apreciação. Foi uma leitura incrível, emocionante e que me prendeu muito. A escrita do Marcelo é leve e parece mais uma conversa com o leitor, coisa que, para mim, facilita muito a leitura de qualquer obra. Não tenho muito mais a expressar além da minha admiração pelo Marcelo, que venceu tantas adversidades que não consigo nem imaginar. Esse livro com certeza valeu a pena, e me surpreendeu muito positivamente.

izabelgbeltrao 14/06/2022

livro recomendado pelo meu pai e possui muitas questões interessantes e frases impactantes. achei interessante como vários assuntos são abordados, mas ao mesmo tempo conseguimos perceber o foco da narrativa.

Cleber 08/06/2022

Relato de uma época
Marcelo Rubens Paiva nos conta sobre os acontecimentos da sua vida, de uma forma simples e sincera, com o seu jeito de falar sem frescuras ou intervenções. Talvez esse seja um dos pontos mais positivos do livro, vemos uma pessoa real falando sobre sua vida, sem filtros, as vezes achamos ele uma pessoa legal, outras vezes, um babaca e preconceituoso, mas sempre me lembro que esse livro é produto de uma época, de como as pessoas realmente pensavam e interagiam. Procurei esse livro, principalmente, pela parte que fala sobre a ditadura militar e suas consequências, mas as partes que mais me chamaram a atenção foram as questões com a tetrapegia, muito bem colocadas pelo autor. Um dos pontos que mais gostei também, foi com o círculo de amizade formado diretamente em contato com o Marcelo.

Não tenho 04/06/2022

Então?..
Gostei mas poderia ser melhor.
Estava bem ansiosa pra ler ele, pois era um trabalho de escola. Li ele todo no mesmo dia.
????::????????????????????????????????????????..

Danielle.Oliveira 24/05/2022

Leitura agradável
Uma leitura simples e fluida, que nos prende em pensamentos que o autor traz com muitos detalhes.
Gostei muito da forma sincera com que o autor apresentou seus questionamentos, frustrações, pensamentos e cada fase vivida após o acidente.
Coisas que a gente nunca pensar já, se não fosse o relato de quem passou pelo que o Marcelo bem relata.
Para mim, um dos pontos altos é quando ele passa a se identificar com grupos de semelhantes e aceitar o que o destino o trouxe de novo.
Algumas lembranças relatadas (que não sei se são reais) achei um pouco enfadonhas, mas não chega a estragar o livro.
O fechamento achei SENSACIONAL!
Eu indicaria a leitura, ela é rápida e agradável.

Eduarda.Bianco 21/05/2022

Feliz Ano Velho
A linguagem do livro é bem fácil, mas a linha do tempo acaba sendo meio confusa e possui muitos personagens e narrações desnecessárias para a história. Não me identifiquei com a narrativa nem tive apego a nenhum dos compositores dela, por isso achei a leitura meio arrastada. Apesar disso, foi interessante escutar o ponto de vista do autor sobre alguns fatos da história do Brasil que presenciou.

Nessa 19/05/2022

?O futuro é uma quantidade infinita de incertezas?
Realmente, é mesmo. Bom, nesse livro pude acompanhar a vida do Marcelo depois de sofrer um acidente que o deixa tetraplégico. Consegui ?sentir? e ?entender? os seus sentimentos, o que ele pensava, suas dores, incertezas, medos, euforias, felicidades?, enfim. Foi legal como ele foi se adaptando à nova vida, apesar de muitas vezes querer simplesmente apagar. É inspirador ver a luta dele e entender que, mesmo com muito medo, ele ia. Sempre ia. E é assim que deve ser. Muitos ensinamentos!! A real é que a gente não tem certeza de nada, a vida tá aí e o Marcelo é a prova viva de que o universo, as vezes justo, as vezes não, sempre pode nos trazer algo positivo.

Biel 17/05/2022

Acho que perdi 2h
Meu prof me indicou esse livro.
E pra falar a vdd não gostei muito.
Aí parecia que o cara só falava das mulheres que ele ficou. A parte mais legalzinha é ele falando como lida com a paralisia. Foi razoável

VictAria 15/05/2022

é um livro muito foda. uma linguagem contemporânea, fácil de ler. a história tinha tudo pra ser trágica mas acaba sendo genial. eu amei esse livro mais do que pensei que gostaria.