Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

isabelareadsbooks 02/05/2022

É um livro bom
O livro tem uma escrita bem fácil e do ponto de vista biográfico é bom pq a conexão com o autor é estabelecida bem rápido. O livro tem bastante teor sexual, vi várias pessoas falando como isso é ruim mas n achei, me pareceu mais uma escolha do autor. Apesar disso, tem várias cenas em que o machismo fica bem explícito e isso me incomoda. Além disso, o final me pareceu mal escrito, tipo ele mantém uma narrativa linear o livro inteiro para no final mudar e encaixar algumas cenas desconexas.
Minha impressão foi de que ele correu pra terminar o livro e ai o final ficou diferente do resto, ou ele escreveu o final depois de resto do livro. Enfim, é um bom livro mas definitivamente não é meu favorito.

Maithe 28/04/2022

Feliz Ano Velho
O livro é bem escrito, com uma linguagem fácil de entender e a história é interessante. Apesar do foco ser o acidente e o que mudou na vida do Marcelo com isso, ele fala também do passado dele, o que evita que o livro seja monótono. Mas, em vários momentos ficou confusa a linha do tempo e tem pessoas que aparecem do nada, deixando confuso sua relação e relevância na vida do autor.

William 16/04/2022

Bacana! E ?tals?
Intrigante ver pelos olhos do Marcelo toda a situação passada, como é desesperador passar por tudo aquilo e ainda ser forte.
A leitura é intrigante, e por mais que possua muitos pontos que me incomodaram muito, é uma leitura válida e faz jus ao sucesso que teve.
Por ter sido escrito por um jovem de vinte e poucos anos, o livro foca muito no que era importante para ele na época como garotas e sexo, e a forma como é abordado é muito constrangedora é irritante.
Mas não deixo de recomendar por conta disso.

alice 15/04/2022

adeus ano novo, feliz ano velho
Avaliando de um ponto de vista biográfico, é um livro muito! bom, te aproxima bastante do escritor, muito legal poder interpretar os sentimentos, e compreender as dificuldades do Marcelo depois do acidente. Como sou acostumada com romances e fantasia, em alguns momentos senti a leitura um pouco entediante, mas entendo que o objetivo do livro é outro. Gostei da experiência..

Isabela.Carvalho 14/04/2022

Achei que por se passar quase que inteira em um hospital, a história seria extremamente monótona... mas me surpreendi. Com o contexto que existia acredito que o autor conseguiu intreter muito bem com relatos de sua vida, movimentos que liderava, suas antigas paixões e o lento progresso no presente (dentro do hospital).

Vivi 13/04/2022

não sei definir
não sei dizer muito o que pensei, até pq o livro é mais um relato do que rolou com o autor kkkkk
mas a escrita é bem fácil e tudo, e dá pra refletir bastante sobre tudo que rola, da paralisia e da ditadura. o que me incomodou é que o cara não pode ver uma mulher que já olha com segundas intenções, meio machistinha, enfim

nate 11/04/2022

triste ano triste
Cara, sinceramente, o pior livro que eu já li até agora na minha vida. Horrível, simplesmente horrível, nojento, asqueroso, péssimo. Não é nem um pouco inspirador como dizem, me dá asco quando eu vejo a capa dele, simplesmente. Odiei, nota 0,5, o ninfomaniaco do Rubens Paiva que [*****]
Rob 11/04/2022minha estante
*Raiva Genuína*

Any 08/04/2022

Coloco esse livro num patamar de leitura razoável, acho que fui muito esperançosa por causa da fama do livro e acabei terminando com um grande "AH, TÁ". Em alguns momentos ele tem as suas relevâncias mas muito dos acontecimentos não te passam verdade.
Acho válido a importância da escrita fluida que esse livro apresenta se levar em conta o seu público-alvo, com certeza ele é um ótimo livro introdutório para adolescente entre 16-17 anos que desejam tomar gosto pela leitura.

Lucikelly.Oliveira 07/04/2022

Não gostei
Mesmo considerando que o autor Marcelo escreveu o livro quando era jovem eu não gostei nada da narrativa do livro.

Rob 06/04/2022

Desgosto
Simplesmente o pior livro que eu ja li na minha vida, sem sacanagem.
Terminei há uma semana e eu fiquei com nojo genuíno de fazer a resenha.
Não serve como inspiração; não serve como guia moral ou qualquer que seja; não serve como aprendizado histórico; não serve como porta de entrada política, nem nada relacionado a mesma.
Literalmente falha em tudo que tenta.
Não sei como nem o porquê de a UFRGS ter colocado o livro como leitura obrigatória, mas com certeza não valeu a pena na minha concepção.
GauterX 09/04/2022minha estante
*Raiva genuína*

Rafi.escritor 03/04/2022

Legalzinho
É uma leitura leve, com humor ácido e cheio de reviravoltas. Mas em alguns momentos o escritor é extremamente apelativo e tem falas preconceituosas, machistas e racistas. Entendo que não tem como dissociar um livro da época que ele foi escrito, com suas questões sociais e o pensamento da massa. Bom livro, com uma grande história que tinha como ser mais desenvolvida sem falar tanto sobre sex* e mulheres.

alvezzxl 27/03/2022

08 ou 80
Foi um livro bem complicado de ler, as partes que ele contava sobre como ele estava vivendo depois do acidente, os dias dele no hospital, em casa e o dia a dia dele tentando entender e viver foi realmente muito interessante e a leitura fluiu muito rápido, mas em compensação a maioria das partes de flashbacks e histórias passadas da vida dele foram muito maçantes de serem lidas, minha leitura nessas partes foi muito demorada e muito difícil pois eu realmente achei que tinham histórias ali que não precisavam estar, entendo que ele queria mostrar a vida e as coisas que ele gostava antes do acidente, mas mesmo assim algumas partes foram bem chatas de ler.

Num geral o livro me fez refletir bastante, gostei de como ele tentou abordar o assunto do acidente de uma forma leve no livro, imagino que na vida real não tenha sido tão leve assim e sim que tenha sido uma barra bem pesada. É um livro bem 8 ou 80, entendo as pessoas que não gostam ou tem problemas com os pensamentos do Marcelo, inclusive eu mesma revirei os olhos diversas vezes com algum pensamentos e comentários dele, mas enfim, uma época diferente.

Desde os 50% eu já tinha em mente a nota que eu daria e mesmo depois de acabar ela não mudou, não imagino dar uma nota maior ou menor que essa. Mesmo que o livro tenha me feito refletir, pensar em muitas coisas, rir e etc, muitas partes foram difíceis de ser lidas e isso atrapalhou bastante em um todo.

Edmar.Michiles 22/03/2022

Ótimo livro
Marcelo Rubens Paiva. Com 20 anos sofreu um trágico acidente, após pular em um lago raso, fraturando a vértebra e ficando tetraplégico... Aí começa sua narrativa... Acordar, não sentir o corpo, sequer conseguir mexer o pescoço, os meses na UTI, as novas experiências, o pensamento positivo que depois se tornou um pensamento suicida, as visitas, a solidariedade, as lembranças, inclusive as lembranças do pai, levado por militares durante o Regime Militar e nunca mais visto... As meninas, as amigas, a faculdade... As pequenas conquistas, tirar o colete ortopédico, conseguir empurrar a cadeira sozinho, ir ao estádio, os amigos com a deficiência em comum, o enfim concordar com sua condição e viver com a mesma energia de antes do acidente, mesmo na situação que se encontrava.

Stuart.bookster 17/03/2022

Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva
Um livro sensaciona, Marcelo nos ensina a ser jovem e a nunca desistir. A irreverência juvenil é algo que sempre me admirou, é biblíco, enxergar isso na luta de Marcelo contra a doença e de não se curvar a ela é brilhante. Interessante que me causou uma reflexão tão profunda sobre a vida, vivemos um 8 ou 80, ou vivemos intensamente e esquecemos a prudência ou não vivemos nada. Eu juntei a isso minhas leituras de Sêneca onde aborda-se prudência e o equilíbrio, talvez isso falte a modernidade, o equilíbrio, o meio da balança, vivemos nessa gana de produtividade e isso é associado a viver, quando na verdade nada tem a ver, mas fugir dessa convenção social também é quase impossível. São reflexões como essa que o livro nos oferece, mas sem dúvida a maior delas é que "uma das certezas da vida é que o futuro é cheio de incertezas"

Renata Rocha 17/03/2022

Esse livro é uma coisa complicada, tinham partes que eram muito legais e tinham partes que eram um porre, o autor falava muito sobre sexo de forma desnecessária, as partes em que ele falava sobre como foi todo o processo de adaptação que eram boas e interessantes.