Uma criança abençoada

Uma criança abençoada Linn Ullmann

Resenhas - Uma Criança Abençoada

Marcos774 15/03/2024

E o final?
Pra mim foi uma leitura válida. Capítulos curtos, leitura fácil. Uma história de uma família envolta em uma tragédia e centrada na figura de um pai bem autoritário e mulherengo. Pra mim o livro pecou no final, pois na premissa a gente tem uma ideia de que vai ocorrer um encontro entre filhas e pai e no final nos decepcionamos. Entretanto gostei da leitura que me divertiu e entreteu.

Nathalia.Ottaiano 31/12/2023

Confuso
Não sei muito bem como descrever esse livro, mas o achei bastante confuso!
Simplesmente não entendi o que a autora queria retratar com esse livro, sei que ela queria retratar sobre família e também de se aceitar, mas não acho que ela abordou isso de uma forma simples.
Foi uma leitura muito arrastada, diversas vezes fiquei com vontade de abandonar! Até achei que ficaria de ressaca literária depois de ler esse livro (acabei não tendo, amém). Tinha cenas que eu achei que seria bem melhor se a autora não tivesse colocado.
Conseguiu me agregar bem pouquinho e não leria novamente.

CAMBARÃ 08/12/2023

"Uma Criança Abençoada" é um livro que nos mostra as nuances e complexidades das relações familiares, ao mesmo tempo em que nos convida a refletir sobre a importância de aceitar e amar a nós mesmos, mesmo diante das dificuldades e falhas.

Lusia.Nicolino 20/11/2023

Toda história precisa de um fim!
Uma ilha no Báltico, na Costa Leste da Suécia. É ali que três irmãs, de mesmo pai e mães diferentes, vivenciam a infância, as primeiras descobertas, e é ali também que encerram um ciclo, quando decidem visitar o pai que já se recolheu das suas atividades. Um pesquisador renomado na área da ginecologia, brilhante, mas de temperamento difícil, que marcou a vida de cada uma delas de uma maneira diferente e particular. Erika, Laura e Molly, o que cada uma guarda daquela década de 70? O que pode ser trágico em um lugar tranquilo de férias ensolaradas? Mais do que misterioso, uma narrativa potente que me surpreendeu bastante, fui expectadora, mas queria agir e mudar algumas decisões das meninas! Entregue-se a essa descoberta!

Quote: "Ela não queria aquilo. Não queria vê-lo. Não conseguiria lidar com a proximidade física. O telefone era perfeitamente adequado. Mas deixou-se levar pela própria sugestão. A menininha se deixou levar. A voz esganiçada de um velho do outro lado da linha. A ideia de uma vida sem o pai. 'A sensação é um pouco parecida com a de um epílogo, Erika'."

liliana 17/06/2023

O livro tem uma pegada tipicamente nórdica (logicamente, sendo norueguês) que faz você imaginar as cenas frias, lentas, abafadas e levemente sombrias, com aquela minuciosa descrição dos objetos como se fossem vivos e pudessem falar, mesmo em cenas tão silenciosas e distantes; com personagens melancólicos e pouco comunicativos, que aparecem o tempo e falam o tempo todo mas transparecem pouco si.
Faz sentido a autora ser comparada a Virgínia Woolf em Rumo ao farol (que, aliás, abandonei porque achei muito arrastado, mas reconheço a genialidade e a profundidade das obras dela), pois a descrição das coisas e das cenas é feita de maneira singular, leve e pesada.
Linn consegue te fazer entender algo sem se dar ao trabalho de explicar. Ela lança informações ?ao vento?, vai e volta pelo tempo e tece as histórias como se fosse uma bailarina que parece pesar o mesmo que uma pluma dançando rápida e habilmente em um palco vazio. E, mesmo assim, tudo fica sempre muito claro e faz-se assimilar.
Foi isso que eu senti lendo Uma Criança Abençoada, e me pergunto porquê ninguém fala desse livro.

Wes_silas 02/06/2023

Uma criança abençoada
O livro conta a história de três irmãs do mesmo pai, com mães diferentes, a história gira em torno de um verão que elas passam com o pai na casa que fica em uma ilha.
O livro traz narrativas diferentes, visto que cada parte é focada em uma irmã, com diversos flashbacks com lembranças do último verão que passaram juntas na ilha, enquanto as 3 irmãs viajam para visitar o pai que a alguns anos não vêem.
É uma história confusa, difícil de ser entendida e também lida, arrastei a leitura por dias, e quase desisti dela em diversos momentos.
Não entendi o propósito da autora em ter utilizado alguns gatilhos no livro, como estupro, visto que não tinha acréscimo nenhum no enredo.
O final foi realmente decepcionante, não sei que rumo a autora quis levar, mas com toda certeza não segui ele, não tive empatia ou sequer simpatia por nenhum dos personagens, fiquei decepcionado em ver como não houve punição, consequência ou sequer arrependimento de nenhuma das coisas horríveis que os personagens fizeram.
Não recomendo a leitura, não me agregou em nada, e o final é realmente um fracasso.

Andre 15/05/2023

Intrigante
Que montanha-russa de emoções foi a leitura desse livro. Quis abandonar de ódio, porém não conseguia largar. Não posso dizer que não gostei. Mas também não posso dizer que gostei? não sei, é um livro conflituoso onde cada um terá uma experiência própria. Vale a leitura.

Walter.ARF 19/12/2022

Acredito que seja um livro que bastante gente não vá gostar. É uma crônica a respeito da relação do pai, com vários filhos com mães diferentes, como a história da infância é construída a partir das relações das férias de verão com o pai, as filhas e suas mães e madrastas, e como, apesar de dividirem muito da infância, a vida adulta de todos acabou desencadeando na superficialidade de relações.
Eu imaginava um livro diferente, mas li relativamente rápido devido à escrita e estrutura dos capítulos, e, no fim, me trouxe o prazer de ler a respeito da relação familiar sob várias perspectivas diferentes. O capítulo de Molly é o mais arrastado, mas Erika e Laura são interessantes.

Heyss 24/12/2017

Com texto fluente e seguro, Linn Ullmann apresenta uma história de família alternando os pontos de vista de três irmãs que resolvem visitar o pai idoso após longo período sem contato. As entrelinhas falam muito mais do que as palavras em si, e é nelas que Ullmann conta a história em seu aspecto mais profundo. Recomendo enfaticamente.

Fer 30/05/2017

Complexo, exótico e frustrante.
No começo achei um livro estranho, uma forma diferente de escrever com 3 protagonistas, cujas histórias são contadas com inúmeros flash backs intercalados com o momento presente, e vai migrando de um personagem a outro muito rápido ... me senti meio perdida. Mas acostumei com a narrativa e comecei achar o trabalho com o psicológico e a personalidades das personagens muito interessante.
O fim é que me decepcionou de verdade, não entendi o objetivo da autora... o que estava em discussão afinal e qual foi a conclusão?
Espero que surjam novas resenhas para compreender melhor esse livro.