MEMÓRIAS DO ARAGUAIA

MEMÓRIAS DO ARAGUAIA DAGOBERTO ALVES DA COSTA

Resenhas - MEMÓRIAS DO ARAGUAIA

Gustavo Rafhael 24/08/2021

Memórias do Araguaia é um relato bem breve e um tanto superficial do que foram os dias de Dagoberto Alves da Costa como guerrilheiro do PCdoB na luta contra a ditadura militar, no episódio que ficou conhecido como Guerrilha do Araguaia.
Mesmo eu tendo achado bem superficial o depoimento, as falas são um tanto reveladoras para leigos como eu. Me surpreendi ao saber que a Guerrilha do Araguaia foi um movimento completamente despreparado, onde os militantes praticamente foram enviados para a selva amazônica sem o mínimo de treinamento e sem armamento suficiente para tal peleja. Já algo que não gera nenhuma surpresa é o delírio comunista que movia os militares naquela época, que foi usado como motivo para o golpe de 64 e a repressão durante todos os anos de ditadura, e como esse fantasma do comunismo assombrou e até hoje assombra conservadores brasileiros e saudosistas da ditadura.
Se você quer saber um pouquinho desse capítulo da nossa história que quase não é falado quando o assunto é a ditadura militar no Brasil, recomendo a leitura.