Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

Nalí 01/04/2020

Razoável
Anastácia teve a infelicidade de casar com Jardel, um homem controlador, manipulador e abusivo, que fazia todos acreditarem que ela sofria de problemas mentais e acabou por interna-la em um manicômio. Anastácia por muito tempo sentiu-se culpada por sua situação, porém estar longe de Jardel, mesmo em um hospício, deu-lhe esperanças de ser livre e ajudar outras mulheres em situações difíceis.
De contra partida temos Benício, um filho bastardo de um cafeicultor escravagista, que quer ficar o mais longe possível do pai e do seu legado. Para isso ele, com seu irmão Samuel que nasceu escravo, assumem o sobrenome De Sá e saem em busca dos seus sonhos, sem usar da influência do pai para isso. Samuel torna-se advogado e Benício arquiteto.
E como você já deve ter deduzido, em algum momento os caminhos de Anastácia e Benício se cruzam, dando início a um romance, que não irei entrar em detalhes para não estragar a experiência de quem ainda não leu.
É notável ao ler, o quanto a autora pesquisou e se esforçou para nos ambientar em um Brasil pré-abolicionista, no final do século XIX. Ela não poupou esforços ao descrever as paisagens e construções da época. Mas infelizmente a história não funcionou pra mim!
Antes de tudo, quero ressaltar que não tenho formação literária e apenas divido aqui minhas opiniões e impressões baseadas em meu gosto pessoal, e não tenho como intuito ofender nem enxovalhar o autor e os leitores que apreciaram a obra. Entretanto, sinto-me do direito e dever dividir com quem nos acompanha as leituras que não foram positivas.
Mas afinal, o que não me agradou? Para começar o romance em si, sabe aquela química que tem entre os personagens que nos faz suspirar e torcer por um final feliz? Eu não senti isso entre os personagens principais. Outro ponto que me deixou desmotivada ao ler, foi o ritmo da história, muito era dito e pouco era feito, então a história demora a acontecer e infelizmente paciência não é meu forte.
Sobre a narrativa, os diálogos são interrompidos por explicações, explanações e pensamentos, que os deixam extensos e cansativos, e sinceramente, por vezes desnecessários, pois repetiam ideias que já haviam sido ditas antes. Por fim, e esse foi o ponto que mais me incomodou, foi que em vários momentos a autora se aprofunda em explicações dos sentimentos, sensações, conclusões, etc., que uma determinada cena causaria, tirando do leitor a oportunidade de chegar às próprias conclusões e sentir-se parte da história.
Claro que há méritos na história como se passar no Brasil, trabalhar a inclusão, trazer mulheres fortes e independentes, ser bem escrito, etc. Mas os pontos que destaque acima, acabaram se sobressaindo e findei a leitura dando 2,5 estrelas no skoob.
Para concluir, volto a dizer que tudo o que foi explanado baseia-se em minhas opiniões pessoais, portanto, ainda indico a leitura do livro, porque para você a experiência pode ser diferente e justamente os pontos que me desagradaram poderão lhe ser aprazíveis.
Cris Marcon 01/04/2020minha estante
Olá Nalí tudo bem? Queria alguém para conversar sobre este livro pois eu me decepcione tanto, me sinto até mal de falar. Achei tão enrolado, praticamente nenhuma personagem me cativou. Vc conseguiu ler até o final? Bjo

Nalí 01/04/2020minha estante
Oi Cris, eu cheguei ao final sim... Mas também me senti bem decepcionada. Infelizmente o romance é muito água com açúcar e não tem química nenhuma.

Cris Marcon 01/04/2020minha estante
Sim, concordo 100%. Eu confesso que li até o Cap 19 e aí pulei para os capítulos finais. Mas não entendi o que era o mistério, que aprontou aquela cesta de morangos, chocolate, vinho na locomotiva, e mudou o local que ela guardava o testamento do Jardel... Qual foi a explicação pra aquilo? Achei tão sem sentido... E tudo fazia ela chorar, aff, me irritei ?.

Nalí 02/04/2020minha estante
Lembra do comparsa do Jardel, o Pierce? Era ele, tentando deixar ela instável, para que ela achasse que o fantasma do marido estava atormentando ou que ele ainda estivesse vivo, e poder colocar ela de volta no hospício para ficar com as propriedades que ela herdara. Cheguei desejar um plot, tipo o Conde ter simulado a própria morte e querer dominar ela por traz dos panos, algo assim... mas não era só o sócio dele sendo ganancioso. Dai ele entra com uma ação contra ela para contestar o testamento fazendo todos acreditar que era louca, e daí neh, começou a tirar soluções da cartola, colocando a princesa Isabel e dom Pedro II no rolo... ai ai, decepcionante.

Cris Marcon 02/04/2020minha estante
Afff sério isso Nalí? Mas que enredo bobo! Mesmo sem ter lido tudo, sabia que o Pierce ia voltar porque tinha que ter algum personagem do mal na estória né! Eu fiquei na mesma que vc, torcendo por um plot mas imaginei que não ia aparecer nada de mais

Cris Marcon 02/04/2020minha estante
Eu terminei um livro tão maravilhoso no fim de semana, que conta a história do Brasil da forma mais incrível que imaginei. Se chama a mãe da mãe de sua mae e suas filhas... O nome é enorme mas olha, como valeu a pena! Tirando uma coisinha aqui é outra ali, achei perfeito!

Nalí 07/04/2020minha estante
Oi Cris, sério sim! Também fiquei bem desapontada com o desfecho... Não conheço esse livro, mas se é bom vou procurar ele pra ler! Desculpa a demora pra responder, mas não recebo notificação de comentários... Se quiser pode me mandar mensagens, pq lá notifica ??

Carina 24/08/2019minha estante
? muito maravilhosoooo quando a gêmea ama as mesmas pessoas que a gente ??????

Gih 31/08/2019minha estante
Amo tanto você, que nem sei ?

Carina 06/09/2019minha estante
Maravilhosaaaa do meu coração

daphnemerces 30/01/2024

Lindo!!
É o segundo livro da Paola que leio e amo! A escrita é muito delicada e singela, tem várias mensagens e frases de efeito incríveis, os personagens são muito cativantes e um plus: se passa no Brasil
Iayza. 02/02/2024minha estante
Oii, esse livro tem como classificação livre? ou tem cenas impróprias?

daphnemerces 02/02/2024minha estante
oiê! Não tem hot não, pode ler q é bem fofo

@laladoslivros 16/06/2020

Narrativa cansativa e personagem principal chata.
O trabalho histórico feito pra esse livro realmente é incrível, mas POTA Q PEREO Q PERSONAGEM CHATA DO CARALHO!!!

Anastácia é um porre!! Toda hora repetindo a mesmíssima coisa. Eu amo romance e principalmente de época, mas faltou muito pra o casal principal cativar como um casal. Demorei uns 15 dias pra ler um livro que leria em 3 se a narrativa fosse mais leve ou menos redundante.

Ela repete a mesma coisa 300 vezes, vc lê e nn sai do lugar. Tudo acontece só na cabeça dela e isso é irritante. Infelizmente, um dos piores livros q já li.
Náthali 16/09/2020minha estante
Senti a mesmíssima coisa, podia ter umas 300 páginas sem toda a repetição

Náthali 16/09/2020minha estante
Demorei uns 15 dias também ou mais

tici 09/07/2021

O enredo desse livro é ótimo e a escrita da Paola é super imersiva, além de ter um desenvolvimento incrível das relações e dos personagens. Adorei como esse livro aborda e conecta a gente com as diferentes histórias e pesares, mas eu percebi um forte caráter repetitivo, tando em alguns termos específicos tipo ?maculada? como em parágrafos muitos descritivos que reafirmam a mesma informação várias vezes, tornando a narrativa um pouco lenta e meio cíclica.
larissa3433 09/07/2021minha estante
Amg vc é mto chic usando termos chics

tici 09/07/2021minha estante
KKKKKKKKKKK ??

Amanda Ramos 09/05/2020

Por acompanhar a Paola no YouTube e gostar muito do trabalho dela fui com muitas expectativas pra ler esse livro. No início até que foi instigante, mas do meio pro fim a leitura se arrastou muito. A protagonista me irritou com todo o girl power dela e a necessidade de se provar a todo momento, de que era livre, etc. Fora o excesso de frases de impacto. Precisava de tantas?! Apesar disso, não acho que seja um livro ruim! Me chamou muito a atenção a escolha do cenário brasileiro, já que não sei de nenhum escritor da atualidade escrever romances de época que se passem no Brasil. Acho que é um livro legal pra se ler em uma ressaca literária.
@laladoslivros 28/05/2020minha estante
Eu tô aqui tendo um ataque de agonia por causa dessas frases de impacto, pesou a mão bonito viu

Cleice 05/06/2020minha estante
Super concordo com tudo que vc falou. MDS esse livro tinha tudo p ser maravilhoso .

Rafinha 08/02/2022

Meio cansativo no começo, mas não desista!
Eu tinha achado um pouco cansativa a escrita pelo fato da autora descrever muito os sentimentos o tempo todo filosofando, mas isso melhora muito e acontece muito mais diálogos ao decorrer do livro.

Uma história sobre amor, coragem, amizade, justiça e recomeços. Lindo demais, história importante e personagens incríveis. Além do mais, se passa no Rio, incrível! ?
Thainá 23/07/2022minha estante
Oi Rafa, melhora mesmo? Tô quase desistindo ?? mas gosto muito da Paola e queria dar uma chance? mas tá muito arrastada a leitura

Rafinha 31/07/2022minha estante
Na minha opinião, sim! No começo achei bem parado e sentia preguiça, mas quando engatou, terminei felizzz!

Ana 20/12/2023

O romance se passa no Brasil, no final do século XIX, e conta a história de Anastácia e Benício. Ela é uma jovem condessa, que vive em um casamento marcado por abusos físicos, psicólogicos e gaslighting. Seu marido é um homem violento, que a mantém presa em um hospício com a alegação de que a esposa é louca e sofre de histeria feminina. Após três anos, o marido de Anastácia morre e sua vida toma novos rumos. Agora, fora do hospício, ela precisa reconstruir a própria vida e curar suas feridas e traumas antes de se abrir para um novo amor.

Já Benício carrega o fardo de ser o filho bastardo do Barão de Magé, um notório cafeicultor. Ele encontrou na construção civil o motivo para vencer na vida sem depender do nome ou do título de seu genitor. Benício também tem que lidar com as marcas do passado e suas inseguranças.

Eu gostei do pano de fundo da história, a ambientação e a parte histórica foram bem interessantes, deu pra ver que a autora fez um bom trabalho de pesquisa. Mas achei o casal bem picolé de chuchu, a primeira parte foi de boas mas depois não senti muito clima entre eles...
Núbia Cortinhas 25/12/2023minha estante
O que é gaslighting?

Ana 25/12/2023minha estante
É quando o abusador mente e distorce as coisas para manipular a vítima e fazê-la duvidar da própria sanidade. No caso do livro o marido da mocinha faz todos acreditarem que ela está louca.

16/10/2019

A autora tem uma escrita muito agradável e fluída, mas o excesso de descrições tornou a leitura muito maçante. Quem gosta de livros extremamentes descritivos, irá se maravilhar. Eu como prefiro histórias mais diretas, acabei passando várias páginas, pois a maior parte não teve nenhum grande acontecimento ou diálogo interessante (que fizesse a diferença na história), já que a maior parte era descrições de ambientes e dos sentimentos dos personagens. Enfim, há muita descrição e poucos acontecimentos.
Quando li a sinopse achei que o livro tinha como foco o romance, porém o foco é mais a superação dos traumas do relacionamento abusivo que foi vivenciado pelos protagonistas.
É um drama com um toque levemente de romance, visto que ele fica mais em segundo plano e não existe muita profundidade.
Hester1 16/10/2019minha estante
Ih! Tava pensando em comprar, mas já mudei de ideia. Detesto livros descritivos demais, só para encher páginas, às vezes.

17/10/2019minha estante
Sim, é 400 páginas de lamentações hahaha tem bastantes quotes reflexivos, mas fora isso não é uma história que me prendeu. Muito drama.

Tayana Alvez 20/08/2019

Para um Brasil sem memória, tragam por favor, livros que contam a nossa história.
Em Livre para Recomeçar somos apresentados a personagens fortes por todos os lados. Sem o clichê da mocinha de 16 anos à frente de seu tempo e sem o cara com um título que é rude diante de todos, mas quando ninguém está olhando é fofo com a mocinha.
NADA DISSO.
Um dos pontos que mais gosto dessa história é que o romance não é o ponto principal, assim como em Volte para mim, aqui em Livre para Recomeçar temos uma história importante e seus personagens tem uma trajetória necessária que independe do Romance para ser incrível. Ainda que o romance nos faca rir e chorar, sonhar, suspirar e desejar um amor como o do nosso casal principal.
Além disso, LPR tem um peso maior ainda, já que o livro se passa no Brasil e traz a nossa história intrínseca nele.
Em meio a tantos romances com duques e condes, se permitam amar um livro com uma mulher que já foi casada, uma escrava liberta, dois filhos bastardos de um grande barão do café e uma noviça no centro do enredo.

Eu poderia discorrer horas sobre esse livro, mas vou apenas deixar alguns pontos aqui, para motivar a leitura de você!

1 - Como brasileira senti muito orgulho desse livro e da história que ele traz. Como moradora do Rio de Janeiro, revisitei várias partes do meu estado com um sorriso bobo no rosto. Eu sentia muita falta de mais romances históricos nacionais que falassem do nosso país, e LPR o faz com maestria, ele não é um romance de época com foco num casal, ele é um romanchistórivolterol que se preocupa MUITO em nos inserir naquela realidade.

2 - Como mulher negra me senti muito bem representada. É óbvio que eu não faço ideia do que era ser uma mulher negra no Brasil escravagista, mas eu carrego o peso da ancestralidade nos ombros, eu sou a realização dos sonhos das minhas ancestrais e olhar para Darcília me faz sentir abraçada.

3 - A escrita da Paola. Esse motivo vale por muitos. Em volte para mim, conheci a Paola escritora e me encantei. Eu simplesmente não acreditava que aquele era um livro de estreia, e em LPR isso não mudou, Paola tem uma escrita que te seduz a mergulhar na história dela como só o canto de uma seria faria.

4 - A protagonista, Anastácia é uma das mulheres mais incríveis que eu conheci na minha vida e se tornou uma fonte de inspiração ENORME.

Eu tenho uns 500 quotes favoritos, mas vou deixar aqui o que tem mais significado no meu coração.

Às vezes, o mundo abafa nossos sonhos com tanta força, que deixamos de acreditar que somos capazes.

Novamente, Paola estará no meu top 5 do ano!
Talita 22/08/2019minha estante
estou muito ansiosa para ler *.*

CammisFiggueiredo 26/12/2023minha estante
Cara... Eu acabei de ler esse livro e até agora você é a única leitora que notou o foto e teve a mesma sensação que eu. Estava adorando o livro, até a menção da querida e a história da família real ser aversa a escravidão e torturas. Decepcionada com esse final ?

Ingrid568 01/06/2020

Todos precisam ler Livre Para Recomeçar
Esse livro mexeu com meus sentimentos de uma forma que não consigo nem explicar. Livre para recomeçar é um livro contado em primeira pessoa por dois personagens, Anastácia e Benício. Anastácia é uma mulher que já sofreu muito, teve um casamento detestável e em um determinado momento esse marido a internou em um Hospício no Rio de Janeiro, após 3 anos presa ela recebe uma visita inesperada e é informada que seu marido havia falecido, e que ela estava livre e tinha herdado suas terras. Benício é conhecido como o Bastardo do café, filho de uma índia e um homem branco, seu pai era dono de uma das maiores produtoras de café no Brasil, mas ele não queria seu nome ligado ao de seu pai, ele tem um irmão, também bastardo, porém sua mãe era uma escrava da fazenda de seu pai. Ambos saíram da fazenda e decidiram lutar para libertar escravos e lhes empregar em sua empreiteira. Anastácia e Benício são unidos em um certo instante por uma luta parecida a liberdade das pessoas.

Esse livro tem personagens muito intensos, a narrativa é muito bem escrita e a Paola Aleksandra consegue unir fatos históricos com personagens da vida real de uma forma incrivel. Esse livro trata de assuntos importantes da sociedade brasileira. Como a escravidão no Brasil, racismo que infelizmente em pleno o século XXI você ainda vê pelas ruas do país, os direitos das mulheres, que naquela época mulher não tinha lugar de fala e se discordasse de atitudes de seu marido ou qualquer regra ditada pela sociedade era taxada de louca e histérica, relacionamentos abusivos e pessoas lutando pelo direito de serem livres. Livres de casamentos odiosos, livres da escravidão, livres de homens cruéis, livre de julgamentos, livres de acusações falsas, livres para serem quem elas quiserem.

As mulheres do livro são mulheres incrivelmente fortes e guerreiras. Darcilia é aquela amiga que todo mundo precisa kk Amei como a autora desenvolveu não só a história dos personagens principais mas também de todos ao seu redor.

O livro é incrivel, a autora conta não só o romance da obra, esse romance você vê ele crescendo naturalmente ao decorrer do livro, ela conta principalmente a luta que cada um deles tem, os problemas que eles tem que enfrentar, isso foi umas das coisas que me fez amar ainda mais a obra.

Se eu ficar aqui digitando e falando os vários e vários motivos pelo qual eu amei tanto o livro, vou escrever até a ponta dos dedos doerem kk

Digo apenas mais uma coisa, VOCÊS PRECISAM LER LIVRE PARA RECOMEÇAR KKK
Leitura e . 01/06/2020minha estante
Oii.. Bom diaa.. Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Mayara Mendes 06/12/2022

Me sinto mal por dar três estrelas
Sou uma leitora voraz de romances de época , mas esse eu achei tão cansativo , as descrições dos personagens e lugares era muito minuciosa e repetitiva , adoro a Paola e sigo seu canal , mas faltou emoção e aquele gostinho de quero mais a cada página .
Ana 15/12/2022minha estante
Eu me sinto exatamente assim ?

shaiigr 08/09/2021

Ok
Não consegui me envolver muito na história e a leitura foi bem lenta pra mim.
Acho que muitas caracterizações e dizeres começaram a ficar repetitivos no livro.
No mais, é uma boa história de amor que cresce em meio a traumas do passado.
shaiigr 08/09/2021minha estante
A temática é repetida em demasia também