O Jogo da Mentira

O Jogo da Mentira Ruth Ware

Resenhas - O Jogo da Mentira

Kel 01/09/2020

Podia ser melhor
Começou bem, prometia uma boa história. Foi despencando do meio para o fim, ficando arrastado. Fiquei decepcionada com o desfecho, deixou algumas questões não respondidas. Podia ter seguido um rumo diferente, mais emocionante.
Ricardo Tavares 03/02/2021minha estante
Exatamente isso. Parecia uma narrativa promissora. Tinha tudo para ser uma história empolgante, contudo, o jogo do título é uma mera desculpa, uma brincadeira de adolescentes que não condiz com pessoas aadultas na faixa dos trinta. A solução final foi previsível e insatisfatória.

Kel 08/02/2021minha estante
Desse jeito. Uma pena

Leticia_gg 31/08/2020

Certamente é um livro intenso, mas não necessariamente um livro bom. Há cenas cuja função na narrativa eu ainda continuo questionando. Outras, são de absurdar qualquer um pela falta de noção. Para mim, pareceram peças encaixadas na posição errada do quebra-cabeça. No entanto, ainda acho que é um livro que vale a leitura porque merece que cada leitor tire suas próprias conclusões. O andamento do enredo é bom, não é cansativo apesar da limitação de cenário, e gostei muito das quatro amigas, ainda que tenham me irritado um pouco em algumas partes. Queria ter sabido mais sobre o destino delas, especialmente o de Thea. Acredito que seja uma leitura digna, ainda que no final nos deixe com aquela sensação de que podia ter sido muito, muito mais.

Roberta Kwietniewski 25/08/2020

LIVRO MEDIANO
O Jogo da Mentira foi uma leitura bem agradável, Ruth sabe como prender o leitor.

Porém a leitura não teve nada de muito surpreendente no sentido de inovação do enredo e gênero suspense.

Para mim foi um suspense gostoso, cheio de plot twist porém nada mais que isso.

Mari 19/08/2020

O livro não me prendeu. Não funcionou comigo!!
Não gostei muito do livro. Ele não funcionou para mim. A narrativa bem fluida mais a protagonista não me ganhou e muito menos suas amigas. Porém o final ficou bom e que salvou de ganhar 1 estrela. Por isso minha nota para este livro é 2 estrelas.

Déborah Melo 14/08/2020

Legal
Escrevendo para poder constar no desafio skoob rs
Tentarei escrever uma resenha real a partir da minha atual leitura...

Allan Tancredo 09/08/2020

Um livro com um começo estranho, mas que se torna muito bom
A história no começo, não me chamou muito a atenção, mas depois dos 30% ficou bom e o teve um plot twist legal.
Só não dei cinco estrelas por causa do começo.
Recomendo a leitura.

Gabriele 08/08/2020

Muito mistério para poucos acontecimentos
O jogo da mentira é um jogo que as meninas criaram que têm algumas regras, que inclusive faz parte das repartições do capítulo. Mas o mistério criado é tamanho que por um momento o leitor pensa que alguma coisa muito extraordinária vai acontecer, mas no fim, é muita enrolação para pouca surpresa que corresponda a isso, por este motivo não gostei.
Kory 19/08/2020minha estante
Simmm, comecei o livro e fiquei pensando ?a revelação vai chegar com tudo? e no final achei bem Blé, sem contar que só gostei da Fátima, o resto das meninas achei chatinhas.

Coisas de Mineira 03/08/2020

O Jogo da Mentira foi minha primeira experiência com a autora Ruth Ware, apesar de eu ter tido interesse em conhecer seus livros anteriormente. Ela é escritora do Em Um Bosque Muito Escuro, e é aclamada pelo sucesso de A Mulher Na Cabine 10. Por isso eu tinha certeza que iria me deparar com uma escrita de qualidade. Então fui de coração aberto para o que O Jogo da Mentira tinha para mim.

Ware, escritora que se dedica a temas como crimes e suspense, e recebeu o título de Agatha Christie dos dias atuais. Olhem que honra. Mas, realmente sua escrita nos entrelaça de tal forma, que quando percebemos já estamos enredados à sua teia.

O título é bastante literal, pois iremos conhecer com detalhes do que se trata O Jogo da Mentira. As participantes dele são quatro garotas. Essas que, um dia foram adolescentes, e que estudavam juntas em um colégio interno no litoral da Inglaterra. Estou falando de Isa, Fatima, Thea e Kate. Cada uma com uma personalidade característica e marcante. E ressalto desde o início que uma das melhores sacadas da autora, foi conseguir manter as características de cada uma delas.

Descobriremos no decorrer da leitura o motivo de cada uma das adolescentes terem sido enviadas para essa escola. Enfim, tenha em mente que essas amigas estão eternamente ligadas por um segredo enorme, e terrível. O que para mim, foi bastante interessante. Fiquei muito apreensiva buscando entender o que pode vir a ser esse tal segredo. Segredo esse que faz quatro adolescentes manterem laços unidos por toda a vida. E mais… Firmes e fortes em não revelá-lo a ninguém.

“Por que não entendi isso? Por que não entendi que uma mentira pode sobreviver a qualquer verdade, e que nesse lugar as pessoas lembram?”

Voltando um pouco no tempo, há 15 anos, Isa Wilde chega a Salten House – o tal colégio interno supracitado. Entre alguns acontecimentos na condução até o colégio envolvendo quatro adolescentes, e interesses das meninas uma nas outras, nasce ali um grupinho de amigas. Fatima, Kate, Thea e Isa, garotas de 17 anos, se tornam inseparáveis. Mesmo Fatima e Isa tendo acabado de chegarem à escola.

As meninas além de unidas ali na escola, passam os fins de semana juntas na casa de Kate. Elas caminham por meio de pântanos, florestas, e passam seus dias tomando sol e nadando no rio que passa ali por trás das dependências da família. O pai de Kate é muito liberal, e é também o professor de Artes no semi-internato onde as meninas estudam. Ah, não posso deixar de falar do “meio irmão” de Kate, o Luc. Ele está sempre por perto.

Bom, para de fato entender o título do livro, você precisa saber que O Jogo da Mentira foi criado por Kate e Thea. As adolescentes se tornam assustadoramente excelentes mentirosas. Elas competem entre si, mas também buscam enganar todas as outras pessoas. Se contam pontos a respeito do tipo da mentira, e o quanto convincentes elas foram. As inverdades vão ficando cada vez mais críveis. Elas acabam por se tornar ótimas atrizes. Deixando pouca margem para os demais perceberem que estão de fato mentindo sobre algo. Até que algo aconteceu. Não sabemos o que é. Mas sabemos que é grave… Pois agora, elas mentem por suas vidas.

Mas, o jogo tem regras a serem cumpridas? Com certeza. Segue…

Regra 1: Conte uma mentira;
Regra 2: Insista na sua história;
Regra 3: Não deixe que descubram;
Regra 4: Nunca mintam umas para as outras ;
Regra 5: Saiba quando parar de mentir.

A trama é narrada por Isa, que hoje está vivendo em Londres com seu companheiro, e tem uma filha ainda bebê, chamada Freya. É advogada e tem 32 anos. Uma noite, inesperadamente ela é acordada por uma mensagem de texto enviada por Kate. Ela diz simplesmente: “Preciso de vocês”. E isso é como um código secreto entre elas quatro, que já há muito tempo não vinham se falando por motivos de “vida que segue”.

O “x da questão” se dá porque uma pessoa passeando com seu cachorro por Salten, acaba encontrando um osso perto da praia. Esse osso é humano. E foi aí que começaram todos os problemas. A quem pertencerá esse osso? Quem morreu? E porque ele não está devidamente enterrado com todos os ritos funerários? Pois bem! É só o início de nossas perguntas.

Kate vive sozinha ainda na mesma casa, que hoje está um pouco mais destruída pelas ações do tempo. Isa não pensa duas vezes. E sem ao menos questionar, carrega sua bebê juntamente consigo, e vai ao encontro da amiga que solicitou socorro. Certamente, Isa crê que Kate não a contataria se não fosse extremamente necessário. Fatima e Thea também se deslocam ao encontro de suas duas amigas.

“Eles estão aqui (…) só eles, nós também, os fantasmas do nosso passado, as meninas magras e risonhas que fomos antes daquele verão que terminou com um desastre cataclísmico e nos deixou cheias de cicatrizes, tentando seguir em frente, mentindo não mais como um jogo, e sim para sobreviver.”

Isa percebe como o passado das quatro amigas é entrelaçado de tal forma, que não há forma de desatar esse nó. Porquanto, percebemos que as mulheres criadas por Ware são fortes, com instinto aguçado, resolvem seus problemas e não são subjugadas. Adolescentes agem de forma impensada e muitas das vezes, de forma arrogante. É normal quando juntas, as meninas se sentissem superpoderosas, e serem egocêntricas quando sozinhas. Vemos que a autora criou um time de meninas que fazem qualquer coisa para se safar de uma enrascada. Seja ela qual for!

A desculpa plausível das quatro estarem ali depois de tanto tempo, é um jantar de ex-alunas do colégio Salten House. Mesmo que elas nunca tenham estado em nenhum dos outros encontros. Imaginem que as quatro mulheres reunidas ali na casa da Kate, tenha sido um momento muito especial. Permeado de lembranças e muito saudosismo de quando eram apenas garotas preocupadas em enganar todas as outras pessoas. Com essas lembranças, também vamos tendo flashes do passado, que vem a colaborar com a construção das nossas próprias teorias.

Concluindo, deixo você com uma certeza: possivelmente a maior das mentiradas praticadas por Thea, Fatima, Kate e Isa está para vir à tona. Do que se trata, e se elas estão em perigo por causa desse segredo que quer emergir após tantos e tantos anos, é algo que vou deixar para você descobrir! Eu gostaria muito de saber se essas mulheres se arrependem das escolhas feitas quando adolescentes. Ou se acham justo as consequências de sua grande mentira.

“Fecho os olhos e ouço os sons do passado, me imagino de novo a menina que era, uma menina ainda com as amigas por perto, com os erros ainda no futuro.”

A edição de O Jogo da Mentira, que no Brasil é publicada pela editora Rocco, traz uma capa onde podemos ver uma rede de pesca. Já predizendo onde vamos parar quando começamos essa leitura. Se o próprio título está emaranhado, imagine a gente. A fonte escolhida é muito confortável para leitura. Assim como a gramatura e tipo de papel escolhido para impressão. Apostando no “menos é mais”, a Rocco nos entrega uma diagramação simples e impactante. Recomendo muito a aquisição dessa obra, para que você também possa descobrir qual é o maior segredo dessas melhores amigas! Em suma, essa é uma obra que não deve ser desperdiçada.

Ruth Ware é uma autora britânica de thriller psicológico. Nasceu em 1977, e trabalhou como garçonete, livreira, professora de inglês (para estrangeiros), e assessora de imprensa. Isso tudo antes de escrever seu primeiro romance: Em Um Bosque Muito Escuro. Vive em Londres com seu marido e seus dois filhos.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/o-jogo-da-mentira/

Patricia.Areias 27/07/2020

Thriller Insosso
Protagonista sem carisma, personagens completamente apáticos com uma escrita que exausta por se tornar repetitiva. O plot twist é facilmente refutado, já que possui uma construção e argumento tão bobo. Reese Witherspoon, você me prometeu.......... :(

Amante de livros 24/07/2020

O jogo da mentira
Perfeito, Perfeito e Perfeito! Eu li alguns comentários dizendo que não era essas coisas e tals, ainda bem que isso não me abalou! Leitura incrível e li super rápido porém esqueci de atualizar aqui rsrs Super recomendo!

Cris 22/07/2020

Vou contar a verdade para vocês
A ideia geral do livro é excelente, o enredo promete muito e (quase) cumpre essa promessa na primeira metade, mas de repente, vem ladeira abaixo e a gente termina porque precisa terminar.
O livro é narrado por uma das quatro amigas que têm um segredo do passado, e a amiga escolhida é a mais desinteressante, as outras três com certeza teriam sido uma melhor opção.
Não consegui sentir empatia pela protagonista, uma EGOÍSTA, com letra maiúscula mesmo, foi difícil ver o verdadeiro ´eu´ dela ir aparecendo conforme o livro se desenvolvia.
A história tem muitas inconsistências e contradições, coisa que não pode acontecer em livro de suspense, outro problema é a mentalidade das quatro amigas E da bebê, todas muito infantis para a idade, seus medos eram justificados aos quinze anos, mas todas são adultas, não dá pra engolir tanta insegurança na fase da vida em que estão, qto a bebê, parecia que tinha dois meses e não seis.
A nota do livro é 2,5.
Recomendo se você estiver ilhado, sozinho e não tiver mais nenhuma opção de leitura.

Nati Morgan 12/07/2020

Comecei a ler este livro porque faz parte de uma das indicações do clube de leitura da Reese Witherspoon e achei que seria bom, já que o outro que li da Jojo Moyes tinha sido incrível.
Enfim, o livro até a metade dele estava ótimo, eu fiquei entretida e o suspense estava ok. Depois que todo o clímax do livro foi resolvido a leitura despencou. A Isa, uma das personagens principais, foi irresponsável durante todo o livro por colocar a filha de 6 meses em todos os perigos existentes e o enredo da Kate e do irmão Luc me deu sono e só por isso mesmo que esse livro apenas não foi.... mas poderia ter ido haha
Kory 19/08/2020minha estante
Amei se comentário, acabei de terminar o livro e corri para o Skoob para ver se mais alguém compartilhava a mesma opinião que eu.
Fiquei boa parte do livro preocupada com a bebê, a todo momento sentia medo que algo acontecesse com ela.
Achei a Kate uma personagem chata e total preguiça da história dela e do irmão, enfim, pra mim a história foi bem fraca.

Nati Morgan 20/08/2020minha estante
Esse livro tinha tudo pra ser bom, né? :/

Ana Carolina 04/09/2020minha estante
Qual livro da JoJo?

Marcianeysa 25/12/2020minha estante
Onde vejo esse clube do livro da Reese?

Nati Morgan 29/12/2020minha estante
No Instagram o @ é @reesesbookclub e no YouTube tem alguns vídeos de listas de livros que já possuem tradução aqui no Brasil :)

Marcianeysa 29/12/2020minha estante
Obrigada!

Ra 23/10/2021minha estante
Nati qual do clube do livro da resse witherspoon você recomenda?

Lari 06/07/2020

Eu havia lido que esse livro é bom pra quem gostou de "big little liars" (pequenas grandes mentiras) e concordo bastante, lembrei muito de quando eu li esse outro e amei a nova leitura. Fiquei viciada na história, em três dias eu já tinha terminado, porque é uma espécie de suspense/mistério em que quatro amigas tem um segredo que as deixa em uma situação bastante complicada, principalmente porque uma delas quebrou as regras do jogo da mentira e as outras não sabem de toda a verdade, tornando tudo mais delicado.

Houveram cenas em que eu fiquei bem tensa, com medo do que estava prestes a acontecer. As únicas coisas que senti falta no livro e não gostei muito é porque eu passei muito tempo esperando algo que fosse me surpreender intensamente e, por mais que tenha cenas surpreendes (e vale a pena ler), eu estou acostumada com suspenses que me deixam mais surpresa do que esse deixou, ainda mais porque o final teve alguns detalhes que eu previ, eu já estava adivinhando algumas partes e eu nao gostei do comportamento da protagonista nas últimas páginas. Achei que o final poderia ter sido escrito com mais cuidado, mas gostei muito desse livro e já fui atrás de outro da mesma autora.

Josy de Paulo 30/06/2020

Pensei que ia ser sobre meninas que contavam mentirinhas na escola, mas a história tomou um rumo completamente diferente e eu adorei.

Tami 29/06/2020

Gostei da leitura, achei um bom suspense, apenas algumas cenas no final que achei meio sem lógica..rs..mas por ser o primeiro livro da autora que tenho contato me fez querer conhecer outros livros dela!