Quando a luz apaga

Quando a luz apaga Gustavo Ávila

Resenhas - Quando a luz apaga

Dja 19/05/2024

O livro tem muita enrolação, muitos detalhes que me levaram a arrastar o começo da leitura por bastante tempo, a forma como o Artur vai desvendando o caso fez valer a pena ter continuado lendo.

Elizajales 16/05/2024

O livro não é ruim, definitivamente, mas O sorriso da hiena é melhor (e é impossível não comparar). Nesse tem muita enrolação desnecessária, muito blablabla de pensamentos de uns personagens completamente who, dava pra dispensar. No mais, o livro é bom, a história é interessante e o assassino é um imbecil que me causou muita muita raiva, só gostaria de saber mais sobre o caso que a Bete tava investigando em paralelo ao de artur, o que não é concluído e eu fiquei curiosa

.Lara 09/05/2024

Quando a luz apaga me fez refletir MUITO, sobre algo que já é discutido, porém muito pouco, que é a invisibilidade das pessoas em situação de rua (principalmente quando se trata de assassinatos e desaparecimentos). E esse livro critica exatamente isso.
Além disso, a leitura pode ser um pouco arrastada e confusa, pela quantidade de personagens, alterando os pontos de vista a todo momento, mas com o tempo, dá para se situar.
Gustavo Ávila não deixa o ?plot twist? para o final, já percebi que sua escrita não foca nisso e eu vejo isso como um ponto positivo e não espere personagens amáveis, são personagens mais fáceis de ter raiva do que outra coisa, ninguém ali é perfeito e isso torna a leitura mais interessante.

Ana 05/05/2024

Gustavo Ávila o escritor que você é!!!! Nosso Jöel Dicker brasileiro.

Esse tava na minha lista a anos e nem sei como ele foi parar lá, mas que bom que foi.

A narrativa é muito intrigante e envolvente. No início o leitor fica meio perdido pois vários personagens são apresentados separadamente cada um em seus próprios universos e contexto, e não parece que vai fazer sentido. Essa parte do livro é mais arrastada, e dá vontade de parar.

Mas aí as coisas e pessoas começam a se conectar e você simplesmente precisa saber como aquela teia vai ser formada.

E eu amo livros que não deixa o plot twist pras últimas páginas. Eu amo quando no meio ele já te revela, te surpreendendo por aquilo ter acontecido tão precocemente, e ao mesmo tempo concedendo o tempo necessário pra explicar detalhadamente como tudo aconteceu, mas se chegou a aquele ponto ali.

Os personagens aqui não são apaixonantes e sim provocativos (e eu amei tanto isso). E o detetive é algo digno de Hércules Poirot.

Muito bem escrito e construído, com foco em uma população nunca escrita em lugar nenhum. Um esplêndido retrato do que a literatura brasileira contemporânea é e ainda pode ser.

Ander 24/04/2024

O livro é bom, mas não é nossa uau.
Me fez pensar muito na vida dos moradores de rua e mas dificuldades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Achei mui to longo, pelo que apresenta. Quase 40% do livro e ainda apresentando personagens novos. As motivações do assassino não me convenceram.
Muita coisa para pouca história.
Lento em algumas partes.

Ed.Costa 03/04/2024

?Quando a Luz Apaga? - Um Thriller Policial Envolvente
"Quando a Luz Apaga" é um thriller policial escrito por Gustavo Ávila que cativa desde a primeira página.

A trama acompanha o detetive Artur Veiga, cuja investigação sobre os desaparecimentos de moradores de rua se revela um quebra-cabeça complexo e envolvente.

À medida que Artur se aprofunda no caso, percebe que há camadas mais profundas do que ele inicialmente imaginava.

Cada virada de página traz uma nova revelação, mantendo o leitor ávido por mais.

A trama ganha um novo fôlego quando um desaparecimento foge ao padrão estabelecido, aumentando a pressão sobre Artur para resolver o caso antes que seja tarde demais.

O livro é uma montanha-russa emocional, conduzindo o leitor por reviravoltas e surpresas enquanto tenta desvendar os motivos por trás dos crimes e decifrar a mente do assassino, que se mostra um sociopata calculista e cruel.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos a investigação de Artur, somos apresentados a personagens profundamente desenvolvidos, cada um contribuindo para a trama de maneira única e memorável.

Com uma narrativa consistente e personagens bem delineados, "Quando a Luz Apaga" é um verdadeiro tesouro para os fãs do gênero policial, garantindo uma leitura envolvente e emocionante do início ao fim.

Vale a pena conferir!

Bea Vih 25/03/2024

Whatnot
A spectacular book! I confess that when I finished I was left wanting to read more! a very fluid read. I was captivated by Detective Artur's lines of reasoning, which led to the revolution in the case! I would say it was an exciting book! It has many reflections for our daily lives! I just missed Bete's appearance a little bit hahahhaha! How was her case?

Giuliana.Susini 01/03/2024

Um ótimo passatempo
O livro fala de algo muito atual, recorrente e ao mesmo tempo, invisível: moradores de rua. E também sobre outros assuntos tão complicados quanto, como autismo e a postura da polícia no Brasil cotidiano.

Adorei o personagem Arthur, me identifiquei demais.
Vale a pena demais ouvir essa história. ??

Ferdy 15/02/2024

Esperava mais, achei que o autor colocou muitas ideias e personagens na história e se perdeu um pouco, demorei pra engrenar na leitura...insisti por ter gostado muito do trabalho anterior do Gustavo, mas este aqui não curti tanto...o livro é bem escrito, mas um pouco longo demais, demora pra chegar num clímax que você quer chegar logo no final...

anisania 15/02/2024

Nós somos a sombra do mundo.
Eu acho que se tem uma unanimidade com respeito a esse livro é que você não consegue ser indiferente a ele. Tudo bem, você pode não ter gostado da leitura, dos personagens, do plot, mas você vai terminá-lo sentindo algo. E isso é valiosíssimo.

Acho que o Gustavo pega o que tem de melhor no gênero de thriller e investigação e coloca umas doses de coração que faz com que você se apegue a história de um personagem qualquer que aparece num capítulo e morre no outro. E você se importa com isso. Muito. (Inclusive muito sádico da parte dele continuar fazendo isso comigo.)

Talvez tenha tido um excesso de filosofias e reflexões para o meu gosto...? Talvez. Mas não chegou a atrapalhar. Ao final eu tive que dar uma relida no capítulo inteiro porque fiquei assim ¿¿¿ das idéias? Sim. Na real isso aconteceu várias vezes porque eu me perdia sobre quem era quem. São muitos personagens.

Mas é muito bom você tentar ver as várias interpretações que se pode dar ao título: o que é a luz, o que é apagar, o que acontece quando a luz se apaga.

Por mim pode fazer uma sequência com 10 livros do Arthur e suas investigações que estarei lendo.

"? As pessoas choram, choram, choram e nunca choram; riem, riem, riem e nunca riem; amam, amam, amam e nunca amam. Todos os sentimentos tão fáceis de adquirir que o corpo já não produz por si só, já não é de verdade, é tudo sintético, falso.
E é difícil chocar mentirosos."

Bia 04/02/2024

Thriller bem construído, levanta tantas questões a se questionar, moral, julgamento, invisibilidade das pessoas em situações de rua… e o que esperamos do outro, nossas expectativas, nossas idealizações. Incrível.

Carina 02/02/2024

Intrigante e interessante
Gostei muito da história e da forma como o autor apresentou seus pontos, seus personagens e o mundo em que criou ali. Acho, muito honestamente, que o livro poderia ser mais curto; a história foi extendida além da conta e ficou um pouco cansativo. Também achei que ficaram faltando algumas explicações no final. Mas ainda assim, é uma ótima história, abordando temas bem incomuns.

Sara :) 30/01/2024

Que escrita perfeita
Esse autor já virou um dos meus favoritos em suspense. Tudo o que ele escreve é simplesmente perfeitooo. Preciso de mais!!! É muito imersivo, tudo perfeitamente pensado. Muito bom!

Wania Cris 25/01/2024

Muito bom, mas faltou uns ajustes...
Segundo livro que leio do autor e fico satisfeita por finalmente conhecê-lo. Ele melhorou bastante a escrita em relação ao primeiro, porém também a estendeu um pouco além da conta.

Senti falta também de uma coerência com a continuação do primeiro que termina com Arthur casado com Rosa. Já nesse, ou a estória se passa antes do primeiro ou o primeiro foi só um delírio e nada se mantém no segundo.

A trama é bem rocambolesca e isso não é ruim, mas demorou um pouco a se desenrolar. Uns cortes no excessos ajudaria bastante.

Mas fica a satisfação em ler um bom suspense nacional.