Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Matheus 16/09/2023

Meu eterno livro de cabeceira
Pra mim, esse é um livro que eu nunca vou ter terminado de ler. Eu não sinto como se tivesse chegado ao fim, acho que nunca vou chegar. A história se repete e se repete cada dia mais. Cada vez que eu abro o livro, é uma nova experiência. Eu amo TANTO a Clarice Lispector.

CryRacheal 14/09/2023

Felicidade clandestina me trouxe emoções diferentes do conto amor. Nesse conto eu simplesmente fiquei furiosa com uma menina pela sua atitude, e foi libertador a atitude da mãe. Clarice sempre marcando presença com sia escrita melancólica

bru241 11/09/2023

Clarice tem a facilidade de me encantar. Em ?Felicidade Clandestina?, a autora trouxe aspectos da felicidade em suas diferentes formas e simbologias. Como o ser humano busca incessantemente essa felicidade, mas muitas vezes não se sente merecedor ou não sabe lidar com ela. Ela sempre pertence à alguém, está em alguém. Meus três contos favoritos foram: ?Felicidade clandestina?, ?Miopia progressiva? e ?Cem anos de perdão?. O fluxo de consciência da Clarice é tão único e perpassa todas as expectativas criadas pelo leitor. Queria poder sentir novamente, como na primeira vez que li.

gustavo.bonifacio.73 11/09/2023

A natureza da felicidade
Você já reparou que raramente notamos que estamos felizes no presente? Na maioria das vezes, lembramos e falamos com saudade de um passado feliz. É justamente essa a natureza clandestina da felicidade de que Clarice Lispector trata em um dos contos desse livro, o qual lhe empresta o nome. Recomendo a leitura e a reflexão sobre essa característica humana, para que possamos ser ?-- e percebermos que só é possível ser --- felizes no presente.

tici 09/09/2023

Terminado dia 09/09
Eu adorei! Primeira experience lendo a Clarice contista e foi incrível! Adorei cada conto, e ela sempre comenta sobre alguns temas chaves que já vi que são meio "zona de conforto" dela :)

Maria Clara 09/09/2023

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente."

Luiza2108 07/09/2023

Diferente, mas bom
Felicidade Clandestina é um livro de contos e histórias.
É bem diferente dos que eu costumo ler. Tive dificuldade de entender algumas palavras e de acompanhar o raciocínio mas consegui terminar depois de duas semanas. Peguei ele da biblioteca mas gostaria de ter ele em mãos

T0m4tT 06/09/2023

NÃO TERMINEI ELE TODO, PAREI NA PÁGINA 130!
Não o terminei por ele pertencer à biblioteca da minha escola, então tive de devolver no prazo e não li ele a tempo antes da data.

Vou ser sincera que foi um livro complicado pra mim, já que não conhecia muito dos termos mais "complexos" (provavelmente da época e que não são mais utilizados com frequência hoje) e me senti incomodada com as falas escritas com vírgulas entre a frase dita e a descrição visual de quem está falando/como aquela pessoa está falando. Por exemplo:

"? Você está falando sério, querido?, Perguntou-o com a expressão horrorizada e os olhos tão abertos quanto os de um peixe., Mas nós tínhamos decidido de começar as preparações do nosso casamento!"

Não é um livro ruim, muito pelo contrário! Abriu minha mente para várias coisas e me fez repensar em diversos pontos da minha vida (até os que eu não gostava de pensar por me dar crise mas essa parte podemos ignorar), entretanto, me senti deslocada e sinto que minha leitura não foi tão gratificante assim, como se eu tivesse começado pelo mais difícil logo de cara ao invés de tentar algo mais simples pra minha cabeça de minhoca.

Quero lê-lo novamente algum dia quando eu tiver mais conhecimento e conseguir compreender melhor o que eu li, pois ainda acho que preciso melhorar na leitura!

Naislan 05/09/2023

Felicidade Clandestina
Felicidade Clandestina é um livro de contos e crônicas da incrível Clarice Lispector. Como é gostosa a escrita e a forma que a autora passa para o seu leitor.

RibeiroBea 03/09/2023

Felicidade Clandestina
"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim."
Sem palavras, simplesmente Clarice Lispector

bluecherryblossom 30/08/2023

"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia."

Rakell 28/08/2023

Contos com temática diversa
Sempre que leio Clarice, é no intuito de ficar mais próxima de mim. Ela tem uma capacidade de fazer com a gente se reconheça na sua escrita que abala.
Com os contos de Clarice, é um pouco diferente pq são temática as diversas. É um material muito bom pra trabalhar em sala de aula. Em alguns podemos sim nos encontrar, em outros não. Esse foi o primeiro livros de contos que leio dela, embora eu conheça outros contos soltos. Por enquanto, fico com seus romances como preferidos de sua escrita. Mas vou continuar lendo essa mulher genial. Leiam Clarice Lispector!!!!

Tonia.lenda 27/08/2023

Trsite
Incrivelmente triste e sofrido, mas com uma escrita linda e poderosa, clarice sempre maravilhosa em suas palavras, não leria de novo, mas ensina muito!

mary 27/08/2023

-os obedientes
-os desastres de sofia

anasprenger 22/08/2023

Não espere muito
Vou expor o meu artigo de opinião que fiz sobre "o ovo e a galinha" para o trabalho da escola, que basicamente também resume tudo que achei do livro.
"O ovo e a galinha", conto de Clarisse Lispector
O nono conto do livro Felicidade clandestina, de Clarisse Lispector, junta diversos contos da autora, entre eles, "O ovo e a galinha".
O conto fala sobre o que teria vindo primeiro, o ovo ou a galinha?
A pergunta por si só já é complicada, mas a autora conseguiu complicar ainda mais.
A história não é somente sobre o mistério, mas trás também diversos elementos, questões e falas que podemos levar para vida. Fala sobre o tempo, sobre a importância e sobre a perda, nos levando a refletir entre as entrelinhas, nos fazendo não só pensar sobre o que estamos lendo, mas também nos fazendo pensar o que significa tudo que estamos lendo.
Se estamos lendo sobre um ovo, ou se estamos lendo sobre algo ou alguém mais importante e que vai mais além. Cada frase, cada linha, cada parágrafo, todo o conto nos faz pensar e refletir, basta da interpretação da pessoa que faz a leitura.
Por Ana Elisa Sprenger