Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Micaeli 19/10/2023

Felicidade clandestina
Teve contos muito bons e outros que eu não entendi nem 10%, mas no final os livros da Clarice sempre me encantam. Acho que eu só não gosto muito desse estilo de vário contos independentes.

maju 15/10/2023

Transbordo
Queria ordena-los todos mas em minha própria estupidez me perco, confio de mais em meus antigos erros, portanto um breve e incompleto top 3 (que de três não tem nada, como olhará e descobrirá)

o ovo e a galinha
a criada
perdoando deus
menino a bico de pena
o grande passeio
restos do carnaval

a quinta história
duas histórias ao meu medo

wardiary 15/10/2023

Essa foi minha primeira leitura da Clarisse Lispector e o jeito que me tocou foi indescritível. A escrita de Clarisse é extremamente forte e complexa e ela conseguiu descrever muito bem as sensações de ser humana ? muitas vezes não é possível entender, e quando é, traz uma sensação de melancolia.

geo 13/10/2023

Tenho a mesma essência que clarisse, mas nunca poderia me igualar a seu ser mais íntimo, nem ao menos posso explica-la de forma que faça juz ao fenômeno que foi e ainda é.

Manuela222 13/10/2023

Amo esta mulher, amo esses contos, amo as narrativas, meu deus, eu amo cada detalhe desse livro. não me vejo no direito de fazer uma resenha complexa disso quando sinto que minha cabeça virou geleia lendo!!!

maria 30/09/2023

????
Ler clarice lispector é questionar os míseros detalhes da vida, e ao mesmo tempo apreciá-los. Sem sombra de dúvidas, meus contos favoritos foram: miopia progressiva, legião estrangeira, a mensagem, as águas do mundo e uma história de tanto amor.

Débora 27/09/2023

Leitura densa
Segundo livro que leio da Clarice e achei uma leitura bem densa. Senti mais dificuldade para entender o que a autora estava querendo transmitir em suas palavras, já que não sou tão acostumada com esse tipo de escrita, tornando a leitura um pouco mais demorada. Não li todos os contos, mas, um dia, pretendo.
História preferida, até o momento, foi a que leva o título do livro.
?Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante?.

LuDosLivros12 27/09/2023

Entrando no mundo das histórias da Clarice
Geralmente eu não sou muito fã de crônicas, contos e tal, mas achei esse diferente. Teve algumas histórias que não entendi mto bem e que me deixaram confusa, mas acho que a subjetividade e o abstrato são a "magia" da Clarice Lispector. No geral gostei.

Suzana 26/09/2023

Sinceramente, essa resenha vai ter muitos erros. Porque eu não tenho quase nenhuma informação sobre a Clarice e sinto que não peguei nem metade do que ela quis passar nesses contos.

Ou talvez ela não quisesse passar nada. Mas provavelmente queria.

Gostei bastante do que entendi, mas achei a leitura difícil por não ter entendido quase nada.

De qualquer forma, o que mais gostei foi a forma como ela transformou histórias triviais em histórias cheias de reflexões importantes.

"Nada mais havia de dizer. Faltava-lhes o peso de um erro grave, que tantas vezes é o que abre por acaso uma porta. Alguma vez eles tinham levado a sério alguma coisa. Eles eram obedientes. Também não era apenas por submissão; como num soneto, era obediência por amor a simetria."

Vou ver vídeo no YouTube para entender melhor.

carolina 23/09/2023

| ler clarice é sempre esse emaranhado de confusão e quando você pega a linha de raciocínio é sorte, profundo. é tão peculiar sua escrita que se você não estiver presente não é possível entender muito. particularmente não gostei tanto desse livro mas tiveram alguns bons contos

Maria 21/09/2023

Poesia e verdades nuas e cruas
Clarisse sempre demonstra através das palavras a intensidade da vida.
Em Felicidade Clandestina a reunião de contos revela através de metáforas os mais profundos sentimentos humanos: raiva, amor, decepção, alegria...
"Uma história é feita de muitas histórias. E nem todas posso contar."

Dqueiroz 20/09/2023

Clarice rouba o fôlego do leitor.
Amo ler os livros da Clarice. Adoro a maneira como a autora escreve, a introspecção, o subjetivismo. Amo de paixão. Só não dei 5 estrelas, porque geralmente só faço isso com os meus livros favoritos e esse só não se tornou um ainda porque precisarei reler para de fato compreender alguns dos contos que dessa vez ainda não fui capaz de entender.

gr.will 20/09/2023

Felicidade Clandestina abre esse livro e é um dos meus contos preferidos. Dessa vez, imergir na literatura de Clarice através desse conto não poderia ser melhor.

Muitos dos contos mais famosos da autora se encontram nesse livro, se não me engano. E é cada conto bom que me peguei parando várias vezes após a leitura de alguns, tudo para conseguir absorver o que tinha acabado de ler. Outros contos, confesso, li, li e não entendi quase nada rs.

Me pareceu também que muitos desses contos versam sobre a infância, amadurecimento, amor, primeiro amor... tudo daquele jeitinho clariciano. O livro se encerra com um conto que é clássico das aulas de literatura da escola. Esplendor puro esse livro!

Its_Maria 18/09/2023

Preciso reler
Li junto com um clube do livro mas não li tudo, algumas partes pulei, então acho que não posso opinar muito sobre. Quero reler em breve.

naclara20 17/09/2023

?Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.?