Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

RibeiroBea 03/09/2023

Felicidade Clandestina
"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim."
Sem palavras, simplesmente Clarice Lispector

bluecherryblossom 30/08/2023

"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia."

Rakell 28/08/2023

Contos com temática diversa
Sempre que leio Clarice, é no intuito de ficar mais próxima de mim. Ela tem uma capacidade de fazer com a gente se reconheça na sua escrita que abala.
Com os contos de Clarice, é um pouco diferente pq são temática as diversas. É um material muito bom pra trabalhar em sala de aula. Em alguns podemos sim nos encontrar, em outros não. Esse foi o primeiro livros de contos que leio dela, embora eu conheça outros contos soltos. Por enquanto, fico com seus romances como preferidos de sua escrita. Mas vou continuar lendo essa mulher genial. Leiam Clarice Lispector!!!!

Tonia.lenda 27/08/2023

Trsite
Incrivelmente triste e sofrido, mas com uma escrita linda e poderosa, clarice sempre maravilhosa em suas palavras, não leria de novo, mas ensina muito!

mary 27/08/2023

-os obedientes
-os desastres de sofia

anasprenger 22/08/2023

Não espere muito
Vou expor o meu artigo de opinião que fiz sobre "o ovo e a galinha" para o trabalho da escola, que basicamente também resume tudo que achei do livro.
"O ovo e a galinha", conto de Clarisse Lispector
O nono conto do livro Felicidade clandestina, de Clarisse Lispector, junta diversos contos da autora, entre eles, "O ovo e a galinha".
O conto fala sobre o que teria vindo primeiro, o ovo ou a galinha?
A pergunta por si só já é complicada, mas a autora conseguiu complicar ainda mais.
A história não é somente sobre o mistério, mas trás também diversos elementos, questões e falas que podemos levar para vida. Fala sobre o tempo, sobre a importância e sobre a perda, nos levando a refletir entre as entrelinhas, nos fazendo não só pensar sobre o que estamos lendo, mas também nos fazendo pensar o que significa tudo que estamos lendo.
Se estamos lendo sobre um ovo, ou se estamos lendo sobre algo ou alguém mais importante e que vai mais além. Cada frase, cada linha, cada parágrafo, todo o conto nos faz pensar e refletir, basta da interpretação da pessoa que faz a leitura.
Por Ana Elisa Sprenger

tatá 21/08/2023

Clarice Lispector
Meu primeiro contato com a autora, e acho que não poderia ter sido melhor.
Foi um livro muito muito bom!! A Clarice trás tantas frases e reflexões que, sinceramente, valem muito a pena de serem lidas.
Amei muito e já anseio por ler mais dela.

Caíque 17/08/2023

Voa voa andorinha voa e vai buscar teu ser pega nesse alpiste da vida um pouco de migalha e joga em ti planta-te semeia-te
ce' 24/08/2023minha estante
SOCORRO

Manuziane 17/08/2023

Extraordinário
O livro é icônico, algumas histórias são bem confusas e não devem ser entendidas, apenas apreciadas. Sinto que demorei demais lendo ele, procrastinei e acabei estendendo o tempo de leitura.

LaianeMatemática 06/08/2023

Poucas palavras sobre cada conto
FELICIDADE CLANDESTINA: criança sofre gaslighting. Não gosto muito desse.

UMA AMIZADE SINCERA: dois amigos sem assunto. Eu entendo, mas não empatizo.

MIOPIA PROGRESSIVA: criança que já sofre o peso da expectativa dos outros vai passar um dia com uma pessoa que não espera nada dele. Esse aqui me toca muito. Um dos meus favoritos do livro.

RESTOS DE CARNAVAL: criança não pode brincar carnaval. Sou contra a cidade de Recife. Não gosto desse.

O GRANDE PASSEIO: sobre solidão na velhice, sobre desumanização, sobre não ser desejada em lugar nenhum. Esse aqui dói que nem um chute na costela. Talvez o melhor do livro.

COME, MEU FILHO: o filho é o meu amigo Eduardo. Gosto muito desse conto.

PERDOANDO DEUS: mulher vê um rato morto e briga com Deus. O conto mais Clarice Lispector de todos. Um dos meus favoritos e um dos melhores do livro também.

TENTAÇÃO: criança ruiva se apaixona por cachorro (ruivo). Clarice Lispector tem uns contos bem esquisitinhos as vezes. Esse é um deles. Não me apetece.

O OVO E A GALINHA: se a Clarice Lipsctor tem uns contos esquisitinhos, esse é o mais esquisitinho de todos. Foi uma barreira pra eu terminar o livro por muito tempo, porque eu não sabia se tentava entender o que tava sendo dito ou se eu só ia lendo, deixando fluir. Eu acabava abandonando e indo pro próximo conto. Só terminei de ler quando escolhi a segunda opção, pensando que existem obras de arte que a gente não tem que entender mesmo, só sentir. A autora até fala várias vezes que não entender é a forma de entender. Tive que seguir essa recomendação. Comecei, então, a achar o conto muito engraçado. Mas lá pro final eu comecei a pensar que talvez tenha algo pra entender sim. Esse conto me deixa muito confusa. Mas ele é muito marcante e, por isso, um dos meus favoritos.

Pra resumir em poucas palavras: mulher vai fazer café da manhã e transcende.

CEM ANOS DE PERDÃO: criança comete crimes (furto). Eu acho que os contos autobiográficos de infância não me pegam muito. Nem me lembro muito desse.

A LEGIÃO ESTRANGEIRA: uma mulher amargurada, uma criança chatinha e um pinto. Esse é muito bom, mas não é um dos meus favoritos.

OS OBEDIENTES: sobre um casal de acomodados. Esse me pegou muito, mas não é um dos melhores, eu acho.

A REPARTIÇÃO DOS PÃES: uma galera vai pra um almoço pro qual não queria ir. Eu achei esse meio seco, monótono, não sei. Não me chamou atenção em nada.

UMA ESPERANÇA: uma esperança (o inseto) aparece na casa. Talvez eu não tenha entendido esse. Não gostei.

MACACOS: mulher compra um macaco de roupinha pros filhos. Eu fiquei meio sem acreditar que naquela época as pessoas realmente vendiam macaco de roupinha. Tenho que pesquisar como era isso. Não gosto desse conto.

(Me dando conta que poucas palavras sobre muitos contos dá muitas palavras e estou ficando cansada de escrever)

OS DESASTRES DE SOFRIA: criança com síndrome de impostora. É o conto autobiográfico de infância que mais me tocou, pela temática de "aprender a ser amada". Não é um dos meus favoritos, porém.

A CRIADA: sobre uma moça que é uma criada. Desse eu nem me lembro sinceramente.

A MENSAGEM: sobre dois adolescentes, um menino e uma menina, que são amigos. Esse é sobre gênero e é bem interessante, mas acho que não entendi bem a mensagem.

MENINO A BICO DE PENA: na perspectiva de um bebê. Esse é legalzinho. Só isso.

UMA HISTÓRIA DE TANTO AMOR: criança cuida de galinhas. Um dos contos esquisitinhos. Eu até gostei um pouco.

AS ÁGUAS DO MUNDO: mulher toma banho de mar. A história é só isso. Eu adoro como o "plot" dos contos da Clarice Lipector pode ser resumido em poucas palavras (daí a ideia de escrever esta resenha desta maneira), porque o grosso da história mesmo se passa dentro da mente dos personagens. Isso me dá muitos sentimentos. Me faz prestar mais atenção em tudo que eu sinto em momentos mundanos. Me faz pensar que minha vida poderia ser escrita de maneira interessante por uma autora talentosa o suficiente. Me inspira, sabe? Tomar banho de mar realmente é uma experiência complexa. Tudo que a gente vive é muito complexo. Gosto desse conto por me fazer perceber isso. Acho que é uma coisa que todo mundo devia ter ciência: tudo é complexo. Não seja simples demais.

A QUINTA HISTÓRIA: mulher queixa-se de baratas. Adoro a estrutura desse aqui, como a coisa vai se expandindo. E é muito divertido. Tem isso também. Os contos da Clarice são divertidos. Esse é um dos meus favoritos.

ENCARNAÇÃO INVOLUNTÁRIA:

DUAS HISTÓRIAS A MEU MODO:

O PRIMEIRO BEIJO:

(Eventualmente vou terminar)

King Nikolai wife 04/08/2023

Amo muito este
Só não dou uma nota maior pois não gosto muito dos últimos contos, mas reler esse livor me fez voltar pra quando eu tinha 14 anos lendo esse livro pela primeira e entendendo muita coisa que eu não entendia.

carolayne.p 02/08/2023

Clarice sempre irá escrever o que eu sinto.
Em cada conto, Clarice nos leva a uma viagem pelos labirintos da mente humana, explorando temas como solidão, identidade, amor e a busca pela felicidade. Sua prosa delicada e introspectiva mergulha nas nuances da psicologia humana, revelando os desejos ocultos, as paixões silenciosas e as sutilezas das relações interpessoais.

Com uma linguagem poética e envolvente, a autora nos convida a refletir sobre questões existenciais e sentimentos universais, como a saudade, a melancolia e a esperança. Cada conto é um convite à autodescoberta, provocando uma sensação de identificação com as personagens e suas jornadas emocionais.

Clarice Lispector é conhecida por sua escrita íntima e introspectiva, e "Felicidade Clandestina" não foge a essa característica marcante. A obra nos desafia a adentrar em nossas próprias emoções, ressignificando experiências cotidianas e revelando a beleza nas pequenas coisas.

Najúlia 02/08/2023

"A esperança era o meu pecado maior."
Não tenho nem palavras para descrever a escrita de Clarice Lispector... São contos carregados de sentimento humano, é fácil se identificar quando você se permite sentir a história também.

Gabriela 30/07/2023

Pra falar a verdade nem li todos os contos (esse livro é dividido em contos). Odeio livros de literatura, para mim não tem sentido é muito confuso tudo. Praticamente sempre vai ter alguma coisa por trás da história mas eu não consigo entender.
Por fim vários contos falam sobre as vivências da autora.
Melina.Birck 03/08/2023minha estante
Concordo totalmente, esses livros são impossíveis de entender