Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Gabrielle450 25/07/2023

Meu prineiro livro da clarisse
Para mim foi uma ótima pedida para começar a ler Clarisse. Tive uma visão de como ela era, sua forma de pensar e de escrever. Felicidade Clandestina é uma série de contos sem nenhuma ligação aparente mas ambos com uma introspecção profunda sobre a vida, o amor e o ser humano.
Não é um livro para ser lido de forma corrida mas sim para refletir a cada conto e tentar entender o subjetivo e o que a autora quis dizer. Por exemplo, no conto "O Ovo e a Galinha" eu tive que parar uns minutos pra compreender a complexidade da analogia.
Reconendo para quem quer começar nos clássicos, pela linguagem fácil. Me parece ser o tipo de livro que, ao longo do tempo, você tem outra visão e extrai outras coisas do livro. Essa foi a primeira vez que li mas, creio que daqui 10 anos, terei uma visão dele diferente da atual, com 18.
Em resumo, é fantástico.

Isadora 18/07/2023

Profundo
Os contos da Clarice Lispector são realmente muito bons, a cada conto ela consegue fazer com que o leitor sinta algo diferente. As histórias dela sempre possuem algo por trás, e que na maioria das vezes se mantém ocultas, o que deixa sempre uma sensação de confusão, onde o final trás mais perguntas do que respostas.

18/07/2023

Mãe das coisas
Como eu amo essa mulher. amo não entender quase nada de primeira e amo a genialidade dela de misturar vários temas sem se perder em nenhum. eterna mãe de tudo.

Babi 12/07/2023

Fofo
Foi um conto que li para uma aula de português, e, embora não costume ler muitos contos assim, gostei bastante.
A escrita é bastante confortável, e a situação relatada é até engraçada. Gosto de ler coisas assim, embora a maioria dos meus livros só tenha dor e sofrimento.

Ju 11/07/2023

Clarice, Clarice...
Decidi encarar Clarice de vez (após muito temer sabe-se lá por qual motivo) quando ganhei esse livro de presente, pois nunca havia lido nada dela. Imagine a minha surpresa ao me deparar com o primeiro conto, Felicidade Clandestina, e ele despertar memórias de infância que há muito estavam enterradas?

Clarice é boa demais, é só o que posso dizer. Os contos me fizeram rir, chorar, questionar o que diabos eu estava lendo e, acima de tudo, refletir. Sinto que alguns deles ainda não sou velha o suficiente para compreender. E é isso. Essa constância evolução.

Meu top 4 de contos se organiza da seguinte forma:
1. A Legião Estrangeira
2. Felicidade Clandestina
3. Uma história de tanto amor
4. Os Desastres de Sofia
Gabbe 12/07/2023minha estante
Felicidade clandestina é simplesmente meu conto preferido da vida????

Maria 11/07/2023

Clarice é sensacional
A cada conto um novo universo que se adentra, que traz muitas questões e interpretações da vida para o leitor.

fakeflwr 08/07/2023

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se amava verdadeiramente."

"Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?"

Depois de ler três livros seguidos da Clarice Lispector, posso dizer que sou o próprio bot da Clarice no twitter.

xsznep0 04/07/2023

INCRÍVEL
A obra "Felicidade Clandestina" de Clarice é uma experiência única e surpreendente. A forma de escrita por diferentes contos é cativante, possuindo um ótimo contraste com a escrita densa da autora.

A linguagem metafórica e profunda sempre tão presente nos contos de Clarice nos desperta os mais profundos sentimentos. Diferentemente de outra obras como "Perto do coração Selvagem", a expressão desses sentimentos é mais literal, o que torna a leitura muito fluida.

Particularmente não é a minha obra favorita até o momento, pois realmente tenho preferência de quando ela descreve os sentimentos de forma mais complexa, mas em momento algum o texto deixa de apresentar seu impacto.

Meus contos preferidos foram:
-> A mensagem
-> Uma história de tanto amor
-> Os desastres de Sofia
-> O ovo e a galinha

Citações favoritas:

"Amor é não ter. Inclusive amor é a
desilusão do que se pensava que era amor".

"A menina era um ser feito para amar, até que se tornou moça e havia os homens".

Camila 02/07/2023

Composto por contos escritos em períodos diferentes da vida de Clarice, "Felicidade clandestina" nos trás textos complexos e intrigantes.

O meu primeiro contato com Clarice foi no ensino médio, lembro-me de ter lido uns três textos produzidos por ela durante uma aula de língua portuguesa e um em especial me marcou intensamente.

Por algum motivo nunca busquei algum outro contato com as obras dela, mas sempre tive curiosidade, enfim 2023 foi esse ano e como valeu a pena, já que dentro desse livro coincidentemente encontra-se os três contos que li no ensino médio e como é bom encarar essas histórias com outra perspectiva de vida.

Portanto deixo aqui em destaque os seguintes contos: "Perdoando Deus", "O primeiro beijo", "As águas do mundo" e o que dá título a obra "Felicidade clandestina".

Essa sim foi uma experiência interessante, apesar de não ter conseguido emergir em todos os contos que o livro apresenta, me senti conquistada e espero em breve ter a oportunidade de ler mais textos produzidos pela Clarice.

Aline.Faria 29/06/2023

Clarice é pra quem tem coragem de ler. Sempre perfeita e certeira, colocando em jogo seus proprios sentimentos que identificamos como nossos, de todos nós.

oliveiralauras 28/06/2023

Maravilhoso, não consigo expressar em palavras o que está mulher causa dentro de mim. Obrigada por tudo, Clarice!

letresenhas 27/06/2023

Grandioso
Tenho medo de dar uma avaliação inferior a 5 para qualquer livro da Clarice, porque ela é grandiosa, porque ela é lendária, porque ela é inigualável. Ela foi uma mulher extraordinária e se eu a tratei no presente é simplesmente porque eu sinto que Clarice é um estado mental, se sentir Clarice é inevitável e ela está tão viva em todas essas obras que é até difícil tratar Clarice no passado.
Eu li obras dela que me tocaram mais profundamente do que ?Felicidade Clandestina? e por mais que o começo tenha destruído minha vida e reconstruído minha alma eu não me conectei com ele da mesma forma do meio para o fim. Eu espero que entendam que isso é uma experiência individual e pessoal, talvez esse livro seja o melhor que você vai ler em toda a sua vida simplesmente porque é o que você precisa ler agora.
Enfim, acredito que me precipitei querendo abraçar o mundo inteiro, acabei de ler vários livros da literatura russa, me aventurei num romance nacional e agora decidi ler Clarice esquecendo que Clarice é um estado da alma, não surtiu o mesmo efeito que teria surtido se eu estivesse precisando ler ele, não sei se faz sentido, mas é como é.

Samyra33 19/06/2023

"Amor é quando é concedido participar um pouco mais. Poucos querem o amor, porque amor é a grande desilusão de tudo o mais. E poucos suportam perder todas as outras ilusões. Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor."

letisgou 14/06/2023

Clarice te tira do eixo.
Clarice enxe os os pulmões e te deixa sem ar na mesma intensidade!

Todas as palavras de Clarice são cirúrgicas, todos os pensamentos dela te torna uma parte do enredo.

Kaju 08/06/2023

Este livro é uma coletânea de diversos contos de Clarice Lispector. Desde a curiosa e confusa crônica O ovo e a galinha, passando pelo profundo texto Felicidade Clandestina e chegando ao meu favorito: As águas do Mundo!
Gosto da maneira como ela descreve os detalhes e como desvenda sua imaginação. Um clássico é um clássico.
giulia¡ 10/06/2023minha estante
A classificação é livre, né?