A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo

A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo George R. Knight

Resenhas - A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo

Kened 14/06/2022

Um chamado ao despertamento
Acredito qu todo adventista do setimo dia, e cristãos evangélicos, deveriam ler este livro. O autor, sem medo e sem preconceitos, de forma direta, fala a líderes e a membros os reais problemas da igreja hoje, e como a visão apocalíptica esta distorcida.

Camila.Paulino 13/03/2021

Maravilhoso
Em uma época de tantas dúvidas e indefinições, esse livro é uma leitura esclarecedora para adventistas do sétimo dia.

Alexandre Januário 10/01/2021

indispensável
Para todo estudante da Bíblia e das profecias. Um livro que mostra outro olhar para o Leão e cordeiro no apocalipse.

oswaldocavalcante 07/06/2020

Provocador e edificante
Provocador. É o primeiro adjetivo que se encaixa muito bem com "A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo" de George R. Knight. Edificante é o segundo.

Partindo da situação em que a igreja se encontra hoje, Knight faz uma verdadeira dissecação de nosso estado, os possíveis resultados vertentes de permanecer nele, e também aponta soluções para um ponto bíblico e equilibrado. O título original seria "castração do adventismo", no sentido de deixar infértil, estéril, mas talvez os editores acharam chocante demais para se intitular um livro assim.

Essa, contudo, era justamente essa a intenção do autor - a igreja demonstra um torpor tal, que precisa ser despertada. Com uma habilidade de escrita excelente, Knight leva o leitor a uma compreensão bastante ampla de como a igreja chegou neste estado profético, contando com a experiência de esfriamento espiritual do próprio autor, que foi pastor, e abandonou a igreja por longos sete anos.
Como ele mesmo conta, a princípio tinha visão desequilibrada da mensagem adventista, e nos mostra como normalmente adotamos um pensamento binário com duas posições em extremos opostos. Isso solapou sua fé. Dado essa experiência, ele tenta nos mostrar uma posição bíblica e saudável, mas a viagem até lá é estimulante e provocativa.

O livro é muito bem estruturado e a abordagem é clara, sem arrodeios. Muitíssimo edificante, George Knight se dá ao trabalho de explicar ponto por ponto, mas de forma concisa, como se deu o processo de formação da mensagem adventista, por que ela é tão distinta e essencial para o tempo do fim, e a loucura que estamos cometendo de escondê-la - É nossa própria razão de existir como igreja; a mensagem adventista é submersa e preenchida da visão Apocalíptica, justamente o que o mundo precisa ouvir para o tempo do fim. Sem ela, estamos nos auto-castrando, tornando-nos inférteis enquanto procuramos nos adequar ao ambiente cristão das demais denominações para sermos aceitos - Knight classifica isso como perder nossa "arrogância santificada", uma arma poderosa para a propagação da verdade, como fizeram os discípulos no primeiro século, que criam ter uma mensagem tão essencial ao mundo, que deram suas vidas por ela.

As explicações diretas e simples da formação da mensagem adventista com sua sólida base bíblica e processo histórico é simplesmente uma das mais claras que já pude ler. O livro todo é sumamente bíblico, do começo ao fim, e causa um grande despertamento por nos levar à própria razão de estarmos aqui como igreja. Após esse tratado, o autor nos conduz a uma bela revisão das principais doutrinas distintivas com uma ótima fundamentação. Tudo muito claro, bíblico e simplificado para entender.

Para um melhor aproveitamento, é recomendável uma boa compreensão das principais profecias de Daniel, o tema do Santuário e uma visão geral, mas não necessariamente aprofundada, do livro de Apocalipse. Isso permitirá ao leitor entender muito bem a relevância da mensagem profética adventista, e porque ela é distintiva em relação a tudo o mais que o cristianismo moderno apresenta ao mundo. Nossa mensagem distintiva é nossa razão de existir, e também nossa base bíblica mantenedora.

O apelo de George Knight é urgente, e tenho para mim que todo adventista com algum tempo de igreja deveria lê-lo. Particularmente, causou-me um despertamento, ampliou minha compreensão da importância de nossa mensagem distintiva e ao mesmo tempo incômoda, além de ter me impressionado bastante o quão biblicamente sólida nossa ela é.

site: https://medium.com/oswaldocavalcante/resenha-a-vis%C3%A3o-apocal%C3%ADptica-e-a-neutraliza%C3%A7%C3%A3o-do-adventismo-george-r-knight-5e363467d30f?sk=a174e0b3445e2f325f839b5db25454a9

Diogo218 05/04/2020

Castração da mensagem Adventista.
Nesse livro, o autor nós leva a perceber que se abandonarmos a nossa mensagem apocalíptica estaremos castrando a nossa indentidade. Um alerta aos novos e antigos membros para que mantenham a esperança e se torne mais uma vez relevantes no mundo.

Ana 01/05/2019

"A visão apocalíptica e a neutralização do adventismo" é um excelente livro, por tratar de forma direta e corajosa de questões que são muito importantes para os adventistas e também, é claro, para os cristãos em geral. A Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece ter um chamado profético para a proclamação das três mensagens angélicas de Apocalipse 14 no tempo do fim, e este livro é um chamado para que nos atentemos ao real significado das profecias apocalípticas e das boas novas que devemos levar.

O autor cita três formas pelas quais o adventismo se neutraliza e pode se tornar improdutivo e irrelevante como igreja. A primeira é a chamada pregação apocalíptica da besta, ou seja, a pregação sobre os eventos proféticos que não está centrada em Cristo, e sim em mínimos detalhes. Às vezes pensamos tanto no que e em como pode acontecer que deixamos de lado a razão de ser das profecias: a segunda vinda de Cristo.

A segunda forma pela qual podemos nos tornar uma igreja infértil é através de um cristianismo centrado nas "boas obras" e na "vida correta", em vez de na figura de nosso Salvador e Redentor. Um cristianismo sem o Cordeiro e Seu sacrifício que nos dá vida se resume a princípios éticos - ou a uma religião que nos traz o desespero de não sermos "bons o suficiente". Devido as dificuldades de guardar o sábado e de seguir a reforma da saúde, por exemplo, às vezes algumas pessoas acham que fazer essas coisas as torna "boas o suficiente" para serem salvas, como se fossem autossuficientes e não dependessem do amor de Cristo, que se sacrificou por nós mesmo que não mereçamos. Sua Graça é incomparável. O cristianismo que perde de vista o sacrifício do Cordeiro é um cristianismo estéril porque a ética não produz fé, e o legalismo só produz desespero.

A terceira forma pela qual nos neutralizamos é através de um cristianismo (e de um adventismo, para ser mais específica) que esqueça da função apocalíptica do Cordeiro, da "ira do Cordeiro". Ok, pensamos, Jesus morreu por nós, mas...e aí? Continuamos sofrendo. Esquecemos que o Cordeiro imaculado e sacrificado virá como um Leão, o Leão da tribo de Judá, para dar fim ao pecado e a tudo, tudo! que ele causa. Um adventismo estéril é o que perde de vista sua razão de ser, sua única esperança: a crença no segundo advento de Cristo.

Recomendo esta leitura a todos os cristãos, para que reflitamos mais sobre os fundamentos de nossa fé, e especialmente aos cristãos adventistas, para que reflitamos sobre nossa fé e sobre a necessidade de sempre sermos cristocentrados, e não sábadocentrados ou bestacentrados. Em alguns pontos "boiei" e nestes tive que fazer uma leitura mais superficial, por ser nova na igreja e ainda não ter estudado o Apocalipse e o livro de Daniel com profundidade, e por isso sei que no futuro terei que ler o livro novamente. Enquanto isso, pretendo emprestá-lo para o máximo de pessoas que eu puder.
Raissa 05/05/2019minha estante
Adorei!

Ana 06/05/2019minha estante

lorenafdearaujo 27/01/2019

Essencial
Esse livro deve ser lido por todo adventista. Temos uma missão nesse mundo e ela foi se perdendo com o tempo. Esse livro ajuda a entender o que é mais importante em nossa missão e ajuda a recuperar o foco.

Tomé 06/07/2017

Resenha - A visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo
George R. Knight é autor também dos seguintes livros: A Mensagem de 1888, Em Busca da Identidade e Adventismo, este último você pode ler a resenha aqui: Adventismo. Todos estes livros foram traduzidos para o português, e publicados pela Casa Publicadora Brasileira. Knight é um dos maiores historiadores sobre o Adventismo que a igreja

Adventista têm.

O Que achei da obra
Para entender a ideia que o autor tenta transmitir aos leitores deste livro tive que ler e reler. Tudo isso porque as ideias de Knight são maduras, e bem revolucionárias. Na obra, o autor traça um diagnóstico da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Após uma análise profunda sobre a origem do adventismo, o autor o autor chega a conclusão de que o adventismo de hoje corre o perigo de neutralizar pontos importantes que fazem dele um movimento distinto e remanescente. O autor também fala do amor que deve existir entre aqueles que dizem ser o povo Remanescente da profecia Bíblica. Para ele podemos ser ou ter importantes verdades doutrinárias, porém sem o amor ao próximo nada seremos e importância nenhuma teremos. Um dos pontos muito discutido na obra é a visão apocalíptica. O autor conclui que muitos adventistas não mais pregam sobre profecias, e quando pregam, o fazem de maneira distorcida, muitas vezes dando mais ênfase aos símbolos e esquecendo o centro das profecias: o Cordeiro- Jesus Cristo.

O autor incentiva ao equilíbrio. Pois sem ele, podemos distorcer grandemente as mensagens da palavra de Deus. Leitura indispensável para quem deseja conhecer melhor o adventismo, bem como sua interpretação das profecias. Também serve para os adventistas que infelizmente esqueceram o primeiro amor.

George Knight analisa o Adventismo atual, e chega a conclusões de que os Adventistas estão cada vez se distanciando de sua missão e principalmente da pregação de temas proféticos em seus púlpitos. E quando o fazem, apresentam as profecias sem o Cordeiro-Jesus no centro.

site: http://www.livrosemissao.com/2017/07/resenha-visao-apocaliptica-e.html

Wiris.Siqueira 05/06/2017

Muito esclarecedor!
Como eu enrolei pra terminar esse livro... Não demorei por ser ruim, mas por preguiça mesmo. Queria ter lido antes pra que eu pudesse adentrar ainda mais neste assunto. O livro nos mostra acontecimentos do início da Igreja Adventista do Sétimo Dia, esclarece doutrinas, nos mostra uma visão atual da visão apocalíptica adventista e contrasta com a visão que os pioneiros tinham no século 19, além de falar sobre a relevância da visão apocalíptica que a igreja adventista possui, e como ela está de degradando a cada dia e perdendo espaço para outras coisas, que também são importantes para a pregação do evangelho, só que deixam de lado o que a igreja desde o seu início pregou, que é a volta de Jesus.

Mauricio 26/12/2015

Um Livro Atual
Na minha opinião esse é um dos melhores livros que já li quando se trata sobre profecias e fim dos tempos.
Com uma linguagem fácil, dinâmica, George Knight, um dos mais relevantes autores cristãos. explica as profecias de Daniel e Apocalipse e mostra qual a verdadeira importancia desses livros no momento em que vivemos. Sem medo de colocar o dedo na ferida, nos diz como muitas vezes interpretamos esses textos erroneamente e contribuímos para a neutralização do adventistmo, nos tornando apenas mais uma em um mar de outras denominações, e assim acabamos perdendo nosso foco e nossa identidade.
Um dos pontos altos do livro é a maneira como ele expõe sua vida pessoal, contando experiências e admitindo crises espirituais, mesmo tendo 3 diplomas teológicos.
Um clássico instantâneo que merece ser lido. Te desafio ao terminar o livro pensar da mesma maneira.
Wiris.Siqueira 05/06/2017minha estante
Realmente. Certamente é um livro necessário!

eveyleandro 27/01/2015

A visão apocalíptica e a Neutralização do adventismo
Este livro já em suas linhas iniciais começa com uma indagação feita por muitos " Por que ser adventista?" Se você pensa que ele apenas irá defender um ponto de vista ou algo assim, você ira se surpreender, já de inicio me identifiquei com o modo dele escrever, já que ele começa com uma auto biografia ao contrario do que eu mesma pensava a respeito, George não nasce no berço adventista, mas logo jovem encontrou uma razão para seguir este caminho. Porém logo cedo também questionou sua própria utilidade nisso, mesmo jovem já estava lá ele com tantas responsabilidades e três diplomas teológicos, mesmo que de inicio tenha se auto afirmado que não seria esmorecido por qualquer dificuldade. Pois então, ele tem em seu caminho pessoas que o fazem parar para pensar, e pessoas que ele esperava um puxão de orelha, dando a ele apenas uma amostra simples de suas convicções com amor e paciência, então ele volta a sua vida no meio adventista, como ele mesmo diz no livro " meu adventismo foi batizado" sem dar muitos detalhes a vocês, George tem perguntas, que eu mesma me fiz e as vezes ainda faço, no conforto da igreja. Logo ele termina sua pequena auto biografia, para falar de algo que me deixou em choque de inicio, como eu posso neutralizar uma verdade que eu mesmo professo?!

A questão muitas vezes como ele mesmo da a entender é que as pessoas buscam algo, mas deixam perguntas feitas por elas mesmas ao longo de sua jornada, mesmo quando elas acreditam ter certeza no que professam crer. Jesus foi problemático ele cita no livro, pois sua vida foi de encontro a questão do cotidiano e chamar lideres tão respeitados de víboras, não foi bem uma forma legal de se enturmar digamos assim. Jesus mais que defendeu algo, ele acreditava na verdade, ele é verdade como diz em João 14:16. Então existe um problema, o erro, o que muitas vezes fica meio generalizado é que nada é bem assim. No movimento adventista vivemos os detalhes de uma visão apocalíptica e não vemos o mais simples e puro disso que é a cruz de Cristo. Equilíbrio deve ser o objetivo, mas qual a importância, a relevância do adventismo para o mundo? Você saberia responder essa questão?
A visão apocalíptica é fácil você obter os detalhes, estudos de Daniel, Apocalipse, esses livros já não são misteriosos como antes, porém fácil é esquecer da razão de tudo isso, que é Jesus Cristo.
O apocalipse é um despertar para o mundo pós moderno, fala sobre o cordeiro imaculado, a restauração da harmonia do mundo, do novo céu da nova terra. Nos capítulos seguintes a belos esclarecimentos de diversos versos de apocalipse, que nos ajudam a entender um pouco também da indenidade profética da igreja adventista, mas em tudo a importância de estarmos de entrelaçados com a verdade de um modo como já foi feito antes. Abordando Daniel em seus detalhes e relevância para nossos dias, fácil é fazer teologismo, sem fazer teologia, que é a pregação real e transparente do evangelho de Cristo. O grande conflito é eminente em tudo, e a relação de apocalipse 18:10,17,19,21 que tem por enfase " em uma só hora" sobre a queda de babilônia, as linhas seguintes me fizeram cair em uma realidade que muitas vezes nosso confortável banco não nos deixa ver.

Em 1989 o governo da Alemanha ocidental, um pais comunista, caiu em " um só momento" em que não se esperava, sendo logo acompanhada por todo o bloco soviético. Por décadas os soviéticos dominaram, porém em " uma só hora" tudo se acabou. O que na verdade impede de tudo se ruir tão rápido que você não poderá nem acompanhar? Nosso planeta é consumido mais que produz, e vemos que tudo está pronto para um colapso, como muitas grandes civilizações tiveram ao longo da historia em seus auge. Ninguém esperava o 11 de setembro, nem era viável em nossa mente um pais como EUA sofrer um ataque dessa proporção, estiveram sempre despreocupados a cerca disso. A demora de um fim para tudo, causa muitas vezes duvidas em questão de que ou o que esperamos afinal, porém, tudo está pronto para ser servido. Deve existir uma relevância de uma verdade que nos force a perceber nossos caminhos, limpar nossas janelas para olhar que o jardim está com grama tão alta, que nem se pode ver a rua.

Essa mensagem de apocalipse 12:17-14:12 é de vital importância, sendo crucial e que está enraizada na pregação de um adventista com convicção, Interessante que o autor comenta algo que é bem natural de se pensar, a teologia adventista não é perfeita, de maneira alguma, porém está enraizada na bíblia e somente nela.
Muitas vezes esquecemos quem somos, não sabemos responder uma simples pergunta, por que você é adventista?! Por que você é cristão?!
Neutralizar não seria a palavra que eu usaria se eu fosse o autor, seria mais para extinção, para você entender, você precisa ler, estar com a mente centrada no cerne da questão. O livro termina fazendo uma relação maravilhosa das parábolas de Jesus, qual ele faz referencia a espera, pois muitos dizem até estar cansados de esperar por esse momento que é o conflito final do mundo, O livro não é didático como o próprio auto cita, é um despertar para a mensagem relevante para este seculo em que vivemos.
Foi uma leitura muito proveitosa, instrutiva, um tempo realmente ganho. Mais que recomendado está esse livro para sua estante.

Termino com uma passagem do livro que me fez cair da cadeira literalmente, e mais que feliz fiquei em ver um dos personagens que eu mais gosto e faço das palavras do autor as minhas.

Sherlock Holmes e seu fiel assistente estavam acampando em uma expedição. Á meia noite, Sherlock acorda Watson e pergunta: "O que você está vendo"?
Watson faz um belo discurso sobre a beleza das estrelas, a forma da constelação da ursa maior e a grandiosidade da Via Láctea.
" Seu tolo!" , Sherlock grita: " Alguém roubou nossa barraca!"

Perdemos tempo apreciando as estrelas e nossa mensagem corre o risco de se tornar estéril.

site: http://nerdepressao.blogspot.com.br/