A crise da humanidade européia e a Filosofia

A crise da humanidade européia e a Filosofia Edmund Husserl




Resenhas - A crise da humanidade européia e a Filosofia


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Tati- Leitora 19/05/2022

O livro é extremamente atual e trata sobre assuntos que ainda nos afetam nos dias de hoje, muito bom e vale a pena ser lido apesar que, a linguagem é bastante complicada e técnica em vários momentos tornando necessário a explicação de alguém dependendo do tanto que você souber sobre o assunto.
comentários(0)comente



Jon 21/01/2013

resenha - a crise da humanidade européia

EDMUND HUSSERL, NASCIDO NA ÁUSTRIA EM 08/04/1959 E FALECIDO NA ALEMANHA EM 1938; FOI UM IMPORTANTE FILÓSOFO QUE DEU ORIGEM A FENOMENOLOGIA. ESTA CIÊNCIA SURGE QUANDO HUSSERL RESOLVE EXAMINAR O PENSAMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE, DESDE QUE SE SUBMETESSEM A FILOSOFIA.
O DISCURSO DE HUSSERL SOBRE A CRISE DA HUMANIDADE EUROPÉIA.

HUSSERL VIVEU EM UMA ÉPOCA HISTÓRICA EM QUE O PROGRESSO HUMANO, DESENCADEOU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, E ESTARIA POR LEVAR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL; NO PERIODO ENTRE GUERRAS ASSISTIMOS A ENSAIOS ARMAMENTISTAS, COMO A REVOLUÇÃO ESPANHOLA, RUSSA E REESTRUTURAÇÃO DA ALEMANHA, COM ASCENSÃO DE HITLER AO PODER.
NESTE CLIMA ANTAGONICO, HUSSERL FAZ SEUS 05 PRINCIPAIS DISCURSOS, SENDO QUE O ULTIMO SÓ FICARIA PRONTO APÓS O FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIA ( DISCURSO DE 1936), POR TER SIDO CONDENADO AO SILÊNCIO NA ALEMANHA, JÁ QUE ERA DE DESCENDENCIA JUDAICA.
AS BASES DA FENOMENOLOGIA SURGEM ATRAVÉS DAS SEGUINTES QUESTÃO:
HEIDEGER, SEU PRINCIPAL DISCIPULO, QUE O PROPRIO HUSSERL O CONSIDERAVA COMO SEU SUSSESSOR SISTORCE AS TESES DA FENOMENOLOGIA E AFIRMA QUE A SITUAÇÃO QUE A EUROPA ESTARIA VIVENDO, LEVARIA A SUA DESINTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DE UM NOVO IDEAL PARA O MUNDO.
PARTINDO DESTA TESE HUSSERL FARÁ SEU DISCURSO QUE O EXPLICAREOI MINUSIOSAMENTE ABAIXO:
SEGUNDO HUSSERL A FENOMENOLOGIA SE ORIGINA DA FILOSOFIA, POIS AGTRAVÉS DO ESTUDO DA PRIMEIRA CONSEGUE-SE UMA MELHORA NOS IDEAIS, ASSIM COMO AS CIENCIAS NATURAIS DERAM ORIGEM A CIÊNCIA CÍENTIFICA, POIS ESTÁ ÚLTIMA ATRAVÉS DO ESTUDO DA PRIMEIRA E BUSCANDO PERFEIÇÕES NA ANATOMIA, FISIOLOGIA ETC, DARÁ ORIGEM A CIÊNCIA CÍENTIFICA; PORÉM AMBAS ACABAM POR TER BASES NA QUIMICA E NA FISICA, QUE CULMINAM NA FILOSOFIA, POR SER UMA CÍENCIA QUE DEU ORIGEM AS DEMAIS.
ANALISANDO A SITUAÇÃO DA EUROPA E AS PALAVRAS DE SEU EX- DISCIPULOS HUSSERL DIZ QUE ASSIM COMO UM HOMEM FORTE E VIGOROSO SE DEFINHA, MESMO ASSIM PODERÁ ACONTECER COM UMA NAÇÃO, E NESTE CASO A EUROPA ESTARIA DEFINHANDO, ESTARIA ADOECENDO, SENDO A PRINCIPAL DOENÇA A CRISE QUE ESTARIA PASSANDO; PORÉM TAL CRISE AINDA NÃO SERIA SUA CAUSA MORTE QUE A LEVARIA A UMA DESAGREGAÇÃO.
HUSSERL VAI AINDA MAIS ALÉM E INDAGA A SEGUINTE QUESTÃO:
“ O QUE LEVARIA A EUROPA A ESCAPAR DESTA DESAGRAGAÇÃO”
1 – AS CIÊNCIAS DA NATUREZA?
2 – AS CIÊNCIAS DO ESPIRITO?
PARA HUSSEL AS CIENCIAS DA NATUREZA, DESEMPENHARAVAM UM PAPEL FUNDAMENTAL, POIS COLOCAVAM O HOMEM NUM MUNDO DE INFINITUDES, ONDE A NATUREZA, E OS FENOMENOS SERIAM EXPLICADOS PELAS CIÊNCIAS, TAIS COMO A MATEMATICA, A FISICA ETC.
QUANTO AS CIÊNCIAS DO ESPIRITO ESTAS, COLOCAVAM O HOMEM EM UM MUNDO DE FINITUDES, POIS SEUS CONCEITOS COLOCARIAM O HOMEM NUM MUNDO DE FINITUDES, E AO MESMO TEMPO INDAGA OUTRA QUESTAO:
PORQUE AS CIÊNCIAS DO ESPIRITO NÃO LOGRAVAM EXITO PARA APAZIGUAR TAL CRISE, JÁ O QUE SE VIA E SE VIU NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A LUTA ARMADA DOS POVOS EUROPEUS QUE GEROU A PRIMEIRA GRANDE GUERRA, ONDE RELIGIOSOS, MATARAM RELIGIOSOS EM COMBATE?
HUSSERL AFIRMA TAMBÉM QUE AS CÉNCIAS DA NATUREZA SE COMPARADAS COM A CIÊNCIA DO ESPIRITO SÃO MAIS VANTAJOSAS, A MEDIDA DE EXITO QUANDO PRECISAM INTERFERIR EM QUALQUER CENÁRIO.
PORÉM, HUSSERL CONCLUI QUE NENHUMA DESTAS CIENCIAS IRIAM SALVAR A EUROPA, POIS A MESMA SÓ SERIA SALVA SE VIRASSE SEU ROSTO EM DIREÇÃO AO PASSADO E E VICE OS SECULOS VII, VI E V, a.C QUE CULMINOU COM A ORIGEM DA FILOSOFIA; LEMBRAR QUE O SURGIMENTO DA FILOSOFIA SURGIU NA PRÓPRIA EUROPA E QUE SE DESENCADEOU POR TODO O MUNDO, QUE FORA UM MOVIMENTO CUJO OBJETIVO SERIA LEVAR A SABEDORIA, BEM COMO NÃO FOI UM MOVIMENTO EGOISTA, POIS ATÉ OS ESTRANGEIROS DELA PUDERAM USUFRUIR.
HUSSERL AFIRMA, QUE A FILOSOFIA FRAGMENTADA DERA ORIGEM A TODAS AS CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FENOMENOLOGIA; TAL CIÊNCIA FENOMENOLOGICA TINHA POR OBJETIVO A EXAMINAR E ANALISAR O PENSAMENTO HUMANO. QUANTO AS CIÊNCIAS DO ESPIRITO AO QUAL HUSSERL AS CONSIDERAVA LIMITADAS, AFIRMA QUE AS MESMAS TAMBÉM VIERAM DOS POVOS GREGOS, DOS DEUSES E MITOS; PORÉM O MUNDO CIRCUNDANTE DOS GREGOS ERA MUITO MAIS DIFERENTE DESTE MUNDO CIRCUNDANTE DAS CIÊNCIAS DO ESPIRITO, ONDE OS GREGOS ANTIGOS CONSIDERAVAM DEUS COMO UM (LOGUS) E SERÁ ASSIM QUE A FENOMENOLOGIA IRÁ O CONSIDERAR.
PARA HUSSERL A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO DE UM POVO ESTÁ EM ALGO QUE O COLOQUE EM UMA INFINITUDE E NÃO A UMA FINITUDE.
PARA HUSSERL A EUROPA AINDA TERIA CURA, SE PASSASSEMOS A ANALISAR O SEGUINTE PONTO:
MESMO A EUROPA FRAGMENTADA, MESMO ASSIM SEUS POVOS ESTARIAM UNIDOS POR LAÇOS FRATERNAIS, E QUAL SERIA ESTE LAÇO?
SEGUNDO HUSSERL O LAÇO SERIA A FILOSOFIA, POIS A EUROPA SEMPRE DESEMPENHOU UM PAPEL DE INFLUENCIA EM TODO O MUNDO; NA EUROPA SURGE A FILOSOFIA QUE CHEGA ATÉ A ASIA MAIOR COM ALEXANDRE O GRANDE. A EUROPA É O PRIMEIRO PAIS A SE EMBRANHAR NOS MARES E DAR ORIGEM AS GRANDES NAVEGAÇÕES E DESCOBERTAS DE OUTROS CONTINENTES E SUBJULGAÇÃO DESTES POVOS ENCONTRADOS; A EUROPA É A ENCABEÇADORA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL; HUSSERL AFIRMA TAMBÉM QUE PAIS COM UMA CULTURA BEM ESTRUTURADA E ORGANIZADA, COMO POR EXEMPLO A INDIA, VOLTA SEUS OLHOS PARA A EUROPA, E UM INDIANO TERIA O PRAZER DE SE EUROPEIZAR (PELOS SEUS PENSAMENTOS), MAS A EUROPA JAMAIS SENTIRIA O MESMO DESEJO DE SE INDIANIZAR.
HUSSERL ANALISA TAMBÉM, OUTRAS CULTURAS FILOSOFICAS IMPORTANTES, COMO A DA CHINA, A DA INDIA E A DE OUTROS POVOS, MAS NENHUMA DESTAS FILOSOFIAS SERÁ OU SERÃO SUPERIORES ÀQUELAS QUE OS GREGOS DESENVOLVERAM, OU MELHOR APRIMORARAM O CONHECIMENTO DOS POVOS VIZINHOS E O DIFUNDIRAM DE FORMA ESPETACULAR NO MUNDO; POIS A FILOSOFIA DOS GREGOS, OU DOS POVOS EUROPEUS É UMA FILOSOFIA QUE COLOCA O HOMEM NA INFINITUDE DO MUNDO, E COMO É UMA INFINITUDE O ANCEIO PELO SABER E PELO CONHECIMENTO SERÃO SEMBRE BUSCADOS; AS OUTRAS FILOSOFIAS COLOCAM O HOMEM NA INFINITUDE DO MUNDO. TAL INFINITUDE PODE SE VER NAS CIENCIAS DIVERSAS DO ESPIRITO, AS QUAIS DURANTE MUITOS ANOS, DEIXARAM A EUROPA ESTAGNADA EM DESENVOLVIMENTO.

HUSSERL FECHA A CONCLUSÃO DIZENDO QUE, OU A EUROPA VOLTA SEUS ROSTO E VE A SAÍDA QUE TEM ATRAVÉS DA FILOSOFIA E CURA SUA DOEÇA (CRISE), OU SAIRÁ DEFINITIVAMENTE DO CENÁRIO MUNDIA TENDO A MORTE COMO CAUSA.(DESINTEGRAÇÃO).

987279556
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR